Mais um episódio da minha infame cruzada Master System, na qual eu me propus a jogar TODOS os jogos de Master System, mais ou menos em ordem alfabética.
Como prometido, vamos falar sobre os jogos do Sonic. O primeiro Sonic é um estouro, muito bom. Não é um mero port low-tech do jogo de Mega Drive: as fases são novas e têm um bom level design, e o jogo se sai muito bem em todos os outros aspectos técnicos. Leiam a ótima análise do Caduco aqui. Sonic 2 também é legal, mas achei o level design do primeiro bem melhor. O tal do Sonic Chaos também é bom, dá para controlar o Tails, mas também não é bom como o primeiro. O truque para um bom jogo do Sonic não está nos gráficos, mas no level design. Espero que a turma do Sonic 4 se lembre disso.
Curioso mesmo é o tal do Sonic Blast. O jogo não é exatamente ruim, mas quando você começa a jogar dá uma sensação de que é tudo muito esquisito. Imaginem se Donkey Kong Country fosse lançado para o Master System? Desastre, né? Pois é, eu acho que o objetivo desse Sonic era mais ou menos esse. Os gráficos são ousados demais, e o resultado final ficou muito, muito esquisito. Vale uma olhada como curiosidade, mas o jogo é meio mais ou menos. Ah, ainda tem Sonic Spinball, que é legal mas é um pouco fácil demais. Nunca joguei o do Mega Drive, depois vou pegar.
Space Harrier: acho que todo mundo já conhece, né? Cara, que jogo difícil! Um amigo tinha o cartucho, eu não passava nem da segunda fase. Com emulador eu me dispus a zerar o jogo. Mesmo com save states, eu morria toda hora! Demorou muito para eu chegar à FASE DEZ (!), e quando terminei a fase e vi que entrava a fase 11 eu simplesmente desisti. Não é possível!
Fiquei sem entender nada com Streets of Rage: o primeiro é muito bom, inclusive a música, conversão milagrosa! Já o Streets of Rage 2… que diabos aconteceu com o jogo? Pensei que fosse port do Game Gear mas não é, a versão de GG é pior ainda. As cores até são bonitas, mas tudo encolheu e o especial do carro de polícia foi retirado. Vai entender…
O que aconteceu? O cara encolheu?
Strider também foi um caso curioso: o primeiro é muito lento, o segundo (Strider 2) muito rápido. Mas os dois têm algo em comum: são jogos medianos. O segundo ainda se sai um pouco melhor, mas o controle tem uma falha crucial. O mais legal em Strider é usar a espada de plasma, mas no Strider 2 o cara lança uma estrelinha ninja… a espada só sai quando você está se movendo e aperta o botão de ataque. Horrível, por que inventaram essa estrelinha maldita? Vejam todos os Ninja Gaidens, em algum deles o cara lança estrelinha como ataque principal? Claro que não, jogar estrelinha você pode jogar até no seu cachorro, mas fatiar alguém com uma espada não! É isso que a gente quer fazer num jogo! Tá, no Shinobi o cara lança estrelinhas…
Surpresa positiva com Submarine Attack, um jogo de nave… com um submarino! Interessante a proposta. Não é um clássico, mas é diferente e divertido. Surpresa negativa com Super Tetris: como alguém consegue estragar esse jogo? O cenário não muda e é horrível. A música também é um desastre e não muda. As peças só rodam em um sentido. E inventaram um especial que limpa a tela nos momentos mais difíceis! Como é que um ser pensante, feliz usuário de suas propriedades intelectuais e sexuais, faz uma coisa dessas em Tetris? Inacreditável. Como me informaram aí nos comentários, é uma daquelas ROMs coreanas…
Summer Games eu também estou tentando entender até agora: sempre que tento jogar, ele me força a escolher oito jogadores, a digitar nome para cada um deles e, acreditem, a jogar todas as provas com os oito jogadores, um de cada vez! Será que a rom está bugada? Alguém confirma isso?
Só um pequeno parêntese: não achei Superman: the Man of Steel ruim. Até me diverti zerando. Podem tacar pedras 🙂
Para fechar, um ótimo jogo e uma bomba. Qual vocês preferem primeiro?
Speedbal 2. Já jogaram esse negócio? Para mim, foi a surpresa da semana. Joguei o primeiro Speedball e achei uma meleca enorme e grudenta, daquelas que você não consegue tirar inteira do nariz porque fica uma parte colada e meio espalhada lá dentro. Mas o segundo jogo chuta o balde: é divertidíssimo! O Master System não tem um jogo de hóquei que preste, e o Speedball 2 mistura hóquei a handball e pancadaria, com excelentes resultados! Acho que ainda vou fazer um post especial sobre o jogo depois. Um barato, você bate nos oponentes e ganha multiplicadores que aumentam o valor dos gols. O melhor de tudo é derrubar o goleiro depois que ele defende a bola, ou quebrar pau na “pequena área”. E os gráficos até que são bons, lembram os primeiros jogos de esporte lançados para o Mega Drive.
Agora vamos à bomba: que diabos é esse Street Fighter 2′ da Tectoy? Sério, eu não sei o que dizer. Os gráficos são inacreditáveis, muito bons, tanto dos personagens quanto dos cenários. Os lutadores se movem relativamente bem (a alta velocidade disfarça um pouco a falta de quadros), e tem até voz de “Round 1, fight!” O que pega é que o jogo é “injogável”. Você tenta fazer um “tefét-fét-frúget” com o Ryu, e quando chega na diagonal traseira o personagem abaixa e defende, e não sai dessa posição defensiva nem por decreto! É sério, é ver para crer! Não sei como o jogo chegou a ser lançado desse jeito, a coisa é totalmente inviável, uma afronta. Férias Frustradas do Pica-Pau é um clássico perto disso aqui.
Coisas que só acontecem no Master System: o desconhecido “Master of Combat” dá um pau em “Street Fighter II” e em “Mortal Kombat”.
A propósito, uma alma caridosa me mandou a lista de golpes do Masters of Combat. Eu dei outra chance ao jogo, e posso dizer seguramente que é o melhor jogo de luta do Master System. Você pode até preferir Mortal Kombat (que cá para nós, teve conversão milagrosa para o console, com bons gráficos e jogabilidade razoável). Só que Masters of Combat foi feito especialmente para o Master System: os golpes especiais exigem sequências fáceis de fazer no controle do Master; é possível fazer movimentos de esquiva, salto e afins facilmente com combinações de botões bastante práticas. Todos os personagens têm seu cenário bonitinho, uma música legalzinha e o jogo como um todo se move com suavidade e rapidez. Tem até fase bônus! É um jogo bem mais completo e “jogável” do que Mortal Kombat, que definitivamente não nasceu para ser jogado no Master System. Um barato.
Semana que vem tem mais, molecada! Já estamos na letra “t”!
pow eu lembro q no meu aniversario de num sei qtos anos (11 acho) ganhei essa fita do street no master system… tipo q eu jogava ele pra kct mas pow… q jogo R-I-D-I-C-U-L-O jah esse masters of combat eu via ele nakele poster q vinha com as fitas e sempre quiz joga-lo… flws ai…
maximuscesar[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Tec Toy é Móh Coito Interrompido!
Tirando a tradução dos Phantasy Star e Turma da Mônica,
quase tudo que ela hypa e lança vira palhaçada.
O que acontece?
GLStoque[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
hehehehe… Esse Street eh uma lástima mesmo!!! Dar um Pa-pai-quer-ham-burguer do Ryu eh foda! hehehe
Ah… sobre o Sonic Spinball do Mega: eh muito… mas muito difícil mesmo!!!!
hehe
Ahhh… a seção jah tá na reta final… to adorando esse super Review do master!
Vinny “Segata” Pinheiro[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@Vinny “Segata” Pinheiro
Nossa, “Pa-pai-quer-ham-burguer”? Essa foi pior do que “Sou fã das tartaruuuu-gas”! 🙂
Eu também estou me divertindo um bocado com esse negócio. Talvez no futuro eu faça algo parecido com outros consoles.
Orakio Rob, “O Gagá”[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
A sua rom de Jogos de Verão está bugada. Tanto no cartucho original (que eu cheguei a jogar por dias) como numa rom que joguei recentemente dá para escolher um jogador só e quais eventos quer jogar.
Off-topic: Para uma pesquisa futura, procure por um jogo de Mega chamado “Boys Soccer Team III”. Esse é um dos meus favoritos que ninguém gosta/conhece.
Marcelo Paschoalin[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@Marcelo Paschoalin
Olha só, “Summer Games” não é a mesma coisa que “California Games” (traduzido aqui como “Jogos de Verão”). São jogos diferentes.
Orakio Rob, “O Gagá”[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@Gagá
Doh! Esse foi meu momento Homer de hoje.
Mas, para me redimir (agora que lembrei do jogo direito), sei que no original eu jogava com um jogador só (não lembro se podia escolher os eventos), pois aluguei o cartucho por um fim de semana. Da rom eu nada sei, pois o jogo não valia tanto a pena assim.
Marcelo Paschoalin[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@Marcelo Paschoalin
Nossa, você alugou esse negócio? Sinto muito! 🙂
Orakio Rob, “O Gagá”[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
o SFII do master prova que a TecToy pensa que os gamers brasileiros ainda estão na era atari e se divertem com qualquer conjunto de luzes, cores e sons…
No mais, tirando os jogos clássicos essenciais não joguei muito esses outros que você citou, vou dar uma conferida depois!
Mas, Sonic Blast é uma tranqueira, parece um game cancelado de game gear..
E nem no street of rage 2 do mega tem polícia Oo eu gosto dos SoR do master, o dois é esquisitinho mas cumpre o papel (afinal tem poucos beat ‘em up pro master)
Lord Heizel Diwänji[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Ah é, né? 🙂
Orakio Rob, “O Gagá”[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@Orakio Rob, “O Gagá”
Era minha versão da “cruzada Master System”. Eu me propus a jogar todos os jogos da locadora naquela época–jogar, não necessariamente terminar.
Lembro que nesse mesmo fim de semana eu tinha alugado o World Games também. Pelo menos era mais divertido (embora a jogabilidade do Summer Games tenha sido melhor).
Marcelo Paschoalin[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Ótimo post, Gagá! Deve ter sido brochante jogar essa versão de SFII depois de escrever sobre a versão dos arcades e do SNES. A Tec Toy vacilou legal nesse jogo.
Mas, felizmente, a SEGA não tem culpa no Super Tetris. Esse tetris zoado é um jogo coreano. Geralmente a rom costuma vir com um (Korea) do lado do nome. Aliás tem vários jogos estranhos que saíram de lá como o Toto World 3 e um jogo de queimada bem meia boca. Mas acho que o Super Tetris é o mais famoso desses games coreanos.
Aliás, a SEGA lançou um tetris para Dreamcast, o Sega Tetris. Me lembro que era bizarro pois depois de poucos levels as peças caíam de forma insana e alguns levels depois as peças caíam como se estivessem no level 1, era muito estranho.
Adinan[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Do jogo Strider eu só gostava da música, era bem futurista. Mas o jogo era estranho.
Gagá, não sei se vc jogou esses, mas acho que merecem destaque: Shadow Dancer ( o jogo com o melhor gráfico de um 8 bits, na minha opinião) e Super Monaco GP (joguei muito com meu irmão, e o estranho é que prefiro a versão do master system do que a do mega drive).
Que pena que ta acabando… Podia ter um Cruzada Master System – 2å temporada!
Elielson[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@Adinan
Ah, isso explica tudo… valeu pela informação sobre o Tetris!
@Elielson
Ah, é… eu pulei o Shadow Dancer porque não roda no emulador do Dingoo, vou jogar hoje mesmo no PC e falo dele semana que vem. Quanto ao Super Monaco GP, eu gosto mais do II, o do Senna, mas acho que não cheguei a falar dele por aqui, não é?
Aliás, teve um jogo de fórmula 1 bem legal que encontrei no Master System e que quase ninguém conhece. Vou fazer um post sobre ele depois.
Orakio Rob, “O Gagá”[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Eu prefiro o Sonic 2 ao Sonic. Aliás, o meu Sonic preferido é o 2 do Master! Eu adorava o jogo, exatamente pelo design dos levels, tinha muita passagem secreta, tinha finais diferentes se você conseguisse as esmeraldas ou não, etc. Como nunca joguei a sério o Sonic 3 do Mega, nem o Sonic & Knucles, este é o meu jogo preferido do porco espinho!
O SoR 2 do Mega também não tinha o Robocop, mas eu acho que os personagens encolheram porque o jogo tinha mais variedade de inimigos e tal, então diminuíram os personagens para caber na rom.
E cara, Master of Combat! Eu era viciadasso neste jogo!
Mauro Martins[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Quem será essa alma caridosa q te mandou os golpes? hehe 😛
SFII tem um ponto bom: os gráficos (tirando da fase da Chun-Li e o mal posicionamento dos personagens no cneário e em relação a chuva) e… e… só.
Acho que todos os Sonics do SMS são bons, na ordem: Sonic 1, Chaos, 2, Blast.
Strider 1 é bem melhor que o 2, seja no SMS ou no Mega.
Os SoRII, de qq console, não têm o especial do carrinho, mas tem os golpes especiais e o do SMS não é diferente. (Aliás, o carrinho do SoRI veio de um outro clássico da Sega: E-Swat)
Sobre Speedball, acabou de passar um filme na Globo que tem tudo a ver: Com a bola toda com Vince Vaughn e Ben Stiller.
Daniel “Talude” Paes Cuter[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Você ainda não jogou o Sangokushi 3 Gagá? Chegaram a usar a engine dele para fazer uma outra versão de Street Fighter 2 na Coréia. Esse cartucho é tão raro que nunca dumparam ele para uma rom.
maxi2099[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@maxi2099
Mas tem uma versão pirata de SF2 para Master System, kra, se chama Jang Pung II: http://www.smspower.org/db/jang_pung_II-gg-kr.shtml e é o único emulado. Tem também o I e o III, mas ainda não foram emulados.
Daniel “Talude” Paes Cuter[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Acabei de achar fotos do JPIII: http://www.smspower.org/forums/viewtopic.php?t=12147
Daniel “Talude” Paes Cuter[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@Daniel “Talude” Paes Cuter
É esse aí mesmo, só que essa é a versão de Game Gear, não tão difícil de ser encontrada.
maxi2099[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
o master era um console maneiro, mas prefiro o bitsystem
Bruno[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
KKKKKKKKKK!!!! Adorei o nome dos perenagens:
MEGA (VEGA), LEE (RYU), CHUN JA (CHUN LI), TISON (BISON), TILE (GUILE), CAN (KEN – Yes you ‘ken’! eueheuheu)
Adorei tbm o cenário do Castlevania e o do Streets of Rage! eueuheue
Muito tosco! 😛
Vinny “Segata” Pinheiro[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Quando meu irmão jogou Os 2 Streets Of Rage de Master na época, eu perguntei a ele como eram..ele dizia pra mim “são iguais”.. eu achava que era lorota dele, mas aí eu notei que não é.. fora que o segundo acaba sendo uma cópia piorada do primeiro..garai..!!
Mestre Ryu Kanzuki[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Definitivamente Masters of Combat eh o melhor jogo de luta pra Master e até melhor que alguns jogos de Luta pra Mega e Snes ( definitivamente melhor que Shaq Fu ) rsrs..
Um video de exemplo :
http://www.youtube.com/watch?v=K5RjXncOA_k
Ah tem como jogar com o Chefão final, o famigerado The Alien : é só zerar o jogo no modo normal ou Hard que duas novas opçoes de dificuldade apareceram, as duas liberam o Boss! Mas cuidado: a dificuldade e velocidade aumentam vertiginozamente, aconselho treinar um pouco 😉
kzduardo Oliveira – 25anos RJ[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@kzduardo Oliveira – 25anos RJ
Pois é, às vezes a primeira impressão não é boa, mas quando a gente tenta outra vez com um pouco de carinho acaba curtindo o jogo. Fiquei bastante surpreso com o Masters of Combat, não imaginei que um fighting game pudesse funcionar bem no Master System.
Orakio “O Gagá” Rob[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@Vinny “Segata” Pinheiro
hahahahahaha!!!!
Acabei de achar para baixar o Jang Pung 3…e tem gente, numa comunidade do Orkut de Master System ,dizendo que é o Melhor jogo de Luta pra Master xD
KZDUARDO RJ[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
com certeza q Master of Combat é o melhor jogo de luta do master, eu ia lhe soltar os cachorros no outro post, mas esqueci, eu tinha esse jogo, comia com farinha em todos os niveis de dificuldade e ainda tem um jogador secreto com seu cenario tbm, muito legal !!
Ronaldo[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Os golpes especiais em Street fighter devem ser executados segurando as diagonais por 1 segundo e depois apertando o botão. Eu consigo mandar vários hadoukens em seqüência! Ignore a porcaria do manual. E a grande falha desse jogo é a defesa que não existe. na verdade você toma dano a cada dois golpes sempre, com ou sem defesa. 🙁
Patrick[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Slc, jogar um jogo de luta no master é uma tarefa épica, tirando mortal konbat e killer instinct eu não curto quase nada pré 32 bits
LUIZ ANTONIO DO AMARAL JUNIOR[Citar este comentário] [Responder a este comentário]