Olá galera do Gagá Games! Aqui é o retrogamer André Breder para levá-los em mais uma viagem rumo ao passado dos Video Games! Hoje vamos voltar para o ano de 1979! Tenham todos uma boa leitura e até a próxima!
Eventos importantes do ano de 1979
– Novas companias entram no mercado: Activision, Capcom Inc., Strategic Simulations, Inc., Edu-Ware Services, Inc. e Infocom.
– Em 1979, o Atari 2600 foi o presente de natal mais vendido, principalmente por seus jogos exclusivos. Estima-se que um milhão de consoles foram vendidos somente neste período.
Lançamentos importantes do ano de 1979
* Games:
– O game Adventure é lançado para o Atari 2600. Este game é considerado como o primeiro do gênero “action-adventure”, e posteriomente se tornaria o sétimo título mais vendido do Atari 2600. Na época em que o game Adventure foi criado, a Atari não dava crédito para nenhum de seus programadores de games por seu trabalho. Em um ato “rebelde”, o criador do game, Warren Robinett, colocou uma mensagem escondida no game, que o indentificava como o seu criador. Warren acabou então criando o primeiro “Easter egg” na história dos video games! Segundo Warren, um jovem jogador de Salt Lake City, Utah, foi o primeiro a descobrir o “easter egg” e informar a Atari do seu feito.
– Richard Garriott lança Akalabeth, um jogo do gênero RPG para o computador Apple IIe. Foi com este lançamento que Garriott começou sua carrreira e Akalabeth pode ser considerado como o precursor da série Ultima.
– Namco lança o game Bomb Bee, a sequencia de Gee Bee. A empresa também coloca no mercado o game Galaxian, que foi o primeiro jogo colorido lançado para os fliperamas; e posteriormente o game Cutie Q, que foi mais uma sequencia do Gee Bee.
– O game Superman, criado por John Dunn, é lançado para o Atari 2600. No game o jogador controla o personagem Superman, logicamente, que deve reparar um ponte que foi destruída por Lex Luthor e também capturar o vilão e seus comparsas. Para atrapalhar a vida do herói, fragmentos de Kryptonita foram liberados por Luthor, e caso o homem de aço enconste neles, ele perde suas habilidades de capturar os criminosos e de voar. Para reaver seus poderes, é preciso encontrar e beijar a bela Lois Lane.
– Cinematronics lança o game Warrior para os fliperamas, que foi um dos pioneiros dos chamados “fighting games”. Warrior traz dois cavaleiros em um duelo e faz uso de gráficos vetoriais.
– A SEGA lança para os fliperamas o game Monaco GP. O principal objetivo no game, como era comum nos jogos de corrida da época, é tentar bater o relógio, para poder continuar jogando.
– A Atari lança para os fliperamas os games Lunar Lander e Ed Logg & Lyle Rains’ Asteroids.
– Em Outubro a subLOGIC lança o game Flight Simulator para o computador Apple II.
* Video game consoles e Computadores:
– A Mattel faz um teste de vendas com o seu console Intellivision em Fresno, Califórnia. O console seria lançado em todo o território americano somente no ano de 1980.
– A Milton Bradley Company lança o Microvision, que foi o primeiro console portátil a fazer uso de cartuchos.
– Texas Instruments lança o computador TI-99/4, que não faria muito sucesso devido ao seu alto preço na época: algo em torno de 1.150 dólares!
– A Warner Communications’ Atari cria o portátil Cosmos, mais um console da empresa que acabou nunca sendo lançado.
Próxima parada: 1980
No próximo artigo vamos prosseguir para o ano de 1980, começando a falar um pouco da década onde o mercado de games quase foi pro “saco”… até lá aventureiros do tempo!!!
Artigos anteriores
*De Volta para o passado dos Video Games – Parte 1
*De Volta para o passado dos Video Games – Parte 2
*De Volta para o passado dos Video Games – Parte 3
*De Volta para o passado dos Video Games – Parte 4
*De Volta para o passado dos Video Games – Parte 5
*De Volta para o passado dos Video Games – Parte 6
*De Volta para o passado dos Video Games – Parte 7
Referências: Wikipédia
Presente!
GLStoque[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Como sempre mais uma postagem de qualidade! Parabéns!
Nesbitt[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Monaco GP já é oq seria no futuro, os jogos de 8 bits, com bastante cores e ação já mais “controlada” que no Atari, ele é um dos jogos que faz parte da linha Sega Ages para PS2.
Superman é muito, muito bizarro. E Adventure vale muito a pena jogar. Seu personagem é tão forte que carrega uma ponte, rs.
Daniel “Talude” Paes Cuter[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
AA meu Deus, Adventure!!
Eu ADORAVA jogar esse jogo, foi o primeiro JOGO DE AVENTURA DO UNIVERSO!!
Agente realmente imaginava que aquele quadradinho com a setinha grudada eram um cavaleiro e sua poderosa espada!
Snif!
Sabat[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Eu tinha um cartucho com 4 jogos, onde a gente mudava de jogo nas chavinhas, e um deles era Superman. Eu gostava muito desse jogo, achava legal pegar os bandidos e mandar todos pra cadeia. Nem sei se esse era o objetivo do jogo…
Adventure eu também joguei, mas não eu era muito bom.
Essa tacada de mestre do Warren eu não conhecia, aliás, isso demonstra que hj vivemos numa realidade totalmente diferente daqueles tempos. Onde já se viu não dar ao artista o crédito por seu trabalho? Nessa época, os programadores eram guerreiros!
Essa série tá ótima Breder!
Elielson[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Pessoal , que tal uma futura reportagem com os Adventures e RPGs do Atari ? jogos como o próprio Adventure , a série Sword Quest , os revolucionários jogos da Starpath (Escape from the MindMaster , Dragonstomper , etc …) e outros . Poderia ser uma bela duma matéria , hein ?
Washington[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
“Agente realmente imaginava que aquele quadradinho com a setinha grudada eram um cavaleiro e sua poderosa espada!”
Não sei se a minha infância foi menos imaginativa, o que não creio já que sou artista plástico, mas em Adventure eu sempre vi o quadradinho e a flechinha como…..um quadrado e uma flechinha!
kkkk
Nesbitt[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Vc não teve infância XD kkkkkkkkkkkk
Sabat[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Tirando o Adventure, eu não sou grande conhecedor de games do gênero Adventure ou RPG do Atari 2600. Mas se tiver tempo no futuro, posso ver se corro atrás de alguns dos títulos que você citou, e então posso fazer algo sobre eles por aqui… que viver verá… ou não… 🙂
André Breder[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Pingback:Gagá Games » De Volta para o passado… dos Video Games – Parte 9
Pingback:Gagá Games » De Volta para o passado… dos Video Games – Parte 10
Pingback:Gagá Games » De Volta para o passado… dos Video Games – Parte 11
Pingback:Gagá Games » De Volta para o passado… dos Video Games – Parte 12
Bacana o comendatário do Intellivision, aliás no Brasil ele foi lançado pouco depois que o Atari VCS e juntamente com o Odyssey2. Vale á pena mencionar que Intellivision criou uma das campanhas publicitárias mais agressivas da época, colocando dois televisores e comparando seus jogos com os do Atari, e não esquecendo que ela por muito pouco não toma um grande processo pelos adiamentos do teclado e K7 para o sistema. Parabéns pessoal por levantar a história dos games com muita qualidade.
Old Game Master[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Pingback:Gagá Games » De Volta para o passado… dos Video Games – Parte 16
Pingback:Gagá Games » De Volta para o passado… dos Video Games – Parte 17
Pingback:Gagá Games » De Volta para o passado… dos Video Games – Parte 20