Nem só de jogos de luta vivia o NEOGEO. Apesar da vasta biblioteca de fighting games, o console da SNK também apostava em outros estilos, como prova Windjammers, lançado pela Data East em 1994. O jogo conseguiu misturar várias tendências em uma espécie de Pong anabolizado. Quer saber o resultado deste samba do crioulo doido? Continue lendo.
Se você curte aquela mesa de disco presente em fliperamas, gosta de frisbee, era viciado em Pong e admira as magias dos games de porrada, encontrou o jogo certo! Windjammers (conhecido como Flying Power Disc no Japão) é tudo isso num só pacote.
A partida transcorre em um confronto direto entre duas pessoas. O objetivo é lançar, durante um tempo determinado, a maior quantidade de discos no gol adversário. Algumas regiões da meta valem cinco pontos, enquanto as restantes valem três. O oponente ainda pode faturar dois pontos se você deixar o disco cair no chão.
Os 74 mega do cartucho oferecem seis personagens selecionáveis em seis cenários diferentes. Para equilibrar as coisas, cada atleta tem qualidades e defeitos, bem como, um poder especial (um arremesso vitaminado, com efeitos de laser ou fogo). As quadras são fechadas como gaiolas, e as paredes podem ser usadas como tabela, confundindo o rival.
O modo single player proporciona boa dificuldade e diversão, mas é no modo multiplayer que a adrenalina alcança patamares máximos, instigando a competitividade. Por esta e por outras razões, Windjammers oferece alto replay value, e ao final de cada combate fica no ar aquela sensação de que você pode fazer melhor, aprimorando seus reflexos e aperfeiçoando seus ataques.
A jogabilidade é simples, porém, eficaz: com apenas dois botões é possível executar um range bastante grande de movimentos, como lançamentos rentes ao solo, parabólicos, defesas e ainda o super ataque.
Obviamente, pelas fotos, percebe-se que a parte gráfica não é o ponto forte do jogo. Mas quando você vê o jogo em movimento, ao vivo, nota que a animação fluída compensa o visual. As músicas não são memoráveis, mas também não irritam. Os efeitos sonoros são bem trabalhados, contendo sons peculiares dos discos, anúncios antes do apito inicial, ovação da torcida e comemorações individuais dos competidores.
Windjammers é um título must-have para os donos de NEOGEO. Desafie seus amigos, promovendo momentos inesquecíveis de entretenimento num jogo que mistura pong, tênis e frisbee. Apesar de tecnicamente simples, o trabalho da Data East sobreviveu ao tempo, graças ao seu gameplay dinâmico, atraente e viciante.
Lendo essa breve revisão parece ser um jogo interessante e divertido. Vou dar uma olhada no emulador, porque definitivamente um cartucho desses deve ser raro e caro pra dedéu!
Junião[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Esse jogo é muito divertido. Eu já havia jogado no emulador e é bem legal jogar com um amigo entre uma partida ou outra de KOF.
Fernando Lorenzon[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Pelas imagens e pela descrição feita no post, Windjammers parece ser um daqueles divertidos game casuais para se jogar com os amigos ou em família. Interessante.
André Breder[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Esses tempos atrás eu estava experimentando uns jogos de NEOGEO pra postar no Shugames e me deparei com um bem parecido com esse, parecia jogo de QUEIMADA.
O Neo Geo esconde muitas pérolas, esse é só mais um deles.
Parabéns pela análise!
Cosmão[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@Junião
Recomendo mesmo, é o estilo simples, mas viciante!
Sandro "Matusalém" Vasconcelos[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@André Breder
É bem desse estilo mesmo. Bem que o Wii poderia fazer uma versão moderna dele!
Sandro "Matusalém" Vasconcelos[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@Cosmão
ô se esconde….
Sandro "Matusalém" Vasconcelos[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Esse jogo é bem divertido mesmo! Parabéns Sandro, estão ficando ótimas as postagens!
Nesbitt[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@Nesbitt
Valeu Nesbitt! Não abandona o blog lá! Estou preparando um review de F-Zero GX do game Cube prá postar lá! Abraço!
Sandro "Matusalém" Vasconcelos[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Esse joguinho é viciante, principalmente pela simplicidade de jogá-lo. Com 5 minutos se pega a manha. Bom artigo Sandro!!!
Piga[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@Piga
Realmente os comandos são bem simples, tem jogo de esporte por ae que usa trocentos botões mais o analógico, mais o digital e o escambal. O mercado está carente de simplicidade, por isso que gosto do Wii na nova geração.
Sandro Vasconcelos[Citar este comentário] [Responder a este comentário]