Olá galera do Gagá Games! Aqui é o retrogamer André Breder para levá-los em mais uma viagem rumo ao passado dos Video Games! Hoje vamos voltar para o ano de 1987! Tenham todos uma boa leitura e até a próxima!
Eventos importantes do ano de 1987
– Novas companhias entram no mercado de games: Maxis, Gametek Inc., Apogee Software, Ltd. e Empire Interactive PLC.
– A Activision adquire a Infocom, enquanto que a Electronic Arts adquire a Batteries Included.
– A Warner Communications’ Atari Games dá início a divisão chamada Tengen.
Lançamentos importantes do ano de 1987
* Consoles e computadores
– A NEC lança o console PC Engine no Japão.
Apesar de muitos pensarem que o PC Engine é um videogame de 16 bits, na realidade sua CPU principal é de 8 bits e sua PPU (Picture Processing Unit – responsável pelos gráficos) é que é de 16 bits, o que proporcionava gráficos fantásticos para a época. Outro item de destaque era o formato dos cartuchos: chamados de HuCard, eram praticamente do mesmo tamanho de uma cartão de crédito.
– A Commodore lança o computador Amiga 500, que acabou se tornando muito popular na Europa, sendo mais utilizado para se jogar games.
– A Acorn lança o computador Acorn Archimedes 32-bit juntamente com o game Zarch, que chamou atenção por seus gráficos 3D muito bem feitos para a época.
* Games:
– Konami Corporation lança o game Metal Gear no Japão para o MSX2, juntamente com o arcade Contra e com a chegada do game Castlevania no ocidente. Todos os três games marcavam o início de franquias da empresa que se tornaram muito populares no mundo todo nos anos que se seguiram. A Konami também lançou para o Famicom/NES alguns títulos interessantes como Salamander, Top Gun e The Goonies II. E para fechar com chave de ouro, houve ainda o lançamento de Nemesis 2, conhecido como Gradius 2 no Japão, para o MSX.
– A Nintendo lança o game The Legend of Zelda nos Estados Unidos e na Europa, enquanto lança a continuação Zelda II: The Adventure of Link para o Famicom Disk System no Japão. Outro título interessante da Nintendo lançado para o Famicom e para o NES, é Mike Tyson’s Punch-Out!!, que traz, como o nome já entrega, o boxeador Mike Tyson como o último lutador que o jogador irá enfrentar no game.
– LucasArts lança o game Maniac Mansion, o primeiro jogo a fazer uso da “SCUMM engine”, fazendo com que o título inovasse dentro do gênero adventure.
– A Ocean Software lança o game Head Over Heels para os fliperamas, que trouxe uma visão isométrica, foi aclamado pela critíca e se tornou muito popular entre os jogadores.
– A Squaresoft lança o game Final Fantasy, um RPG criado por Hironobu Sakaguchi, para o Famicom no Japão.
O título do game é uma alusão de que ele seria o último game da companhia, que na época passava por uma situação difícil. Final Fantasy acabou se tornando um grande sucessso, sendo responsável por salvar a Squaresoft da falência. Hoje em dia Final Fantasy se tornou uma das franquias mais famosas e rentáveis do mundo dos games.
– A FTL Games lança o game Dungeon Master para o computador Atari ST. Dungeon Master é considerado como o primeiro RPG de ação em tempo real feito em 3D. O título fez um enorme sucesso junto aos jogadores e foi aclamado pela crítica especializada, que não economizou em premiar o game nas diversas revistas da época.
– O adventure The Leisure Suit Larry in the Land of the Lounge Lizards é lançado pela Sierra Entertainment, para diversos computadores. O game se tornou um grande sucesso, tendo vendido mais de 250 mil cópias.
– A Namco lança para os fliperamas os games: Wonder Momo, Yokai Douchuuki, Dragon Spirit, Blazer, Quester, Pac-Mania, Galaga ’88 e Final Lap.
– A Epyx lança para várias plataformas o game California Games, que trazia várias modalidades esportivas.
– A Capcom lança o game Mega Man (Rock Man na versão nipônica) para o NES/Famicom, título que seria o primeiro de uma das mais longas franquias da empresa. Ainda em 1987 a Capcom lançou para os fliperamas o game Street Fighter, outro título que seria o início de uma das franquias mais rentáveis da companhia, e 1943: The Battle of Midway, o segundo game de sua franquia de scrolling shooters.
– A Incentive Software lança Driller, considerado o precursor dos modernos “first-person 3D games”.
– A Beam Software Pty., Ltd. lança o beat ‘em up Bad Street Brawler, para as plataformas Commodore Amiga, Commodore 64, MS-DOS e NES. Vale citar que a versão lançada para o NES foi um dos dois games criados para serem utilizados com o acessório Power Glove.
– A Brøderbund lança o game Lode Runner para o NES.
– A SEGA lança para o Master System o game Phantasy Star, um dos primeiros RPGs a misturar ficção científica com fantasia, e o primeiro RPG a ter como protagonista uma mulher. Outro grande lançamento da SEGA foi o game After Burner, para os fliperamas, que posteriormente ganhou versões nas mais variadas plataformas domésticas, incluindo o Master System. Ainda em 1987 foi lançado, também para os fliperamas, os games After Burner II, que trouxe poucas diferenças em relação ao game original; Shinobi, primeiro de uma futura franquia de sucesso da SEGA; e Super Hang-On, sequência do aclamado Hang-On.
– A LJN lança para o NES o game The Karate Kid, que é vagamente baseado nos dois primeiros filmes que mostram a vida do garoto Daniel LaRusso com seu mestre/amigo Sr. Miyagi.
– O RPG Dragon Quest II (Dragon Warrior II em território americano) é lançado pela Enix para o MSX e para o Famicom/NES. A versão do Famicom foi um estrondoso sucesso no Japão, tendo vendido milhões de cópias.
– A Nihon Falcom Corporation lança para o MSX o game Dragon Slayer IV: Drasle Family. O jogo foi lançado também para o NES, onde teve seu título alterado para Legacy of the Wizard. Ainda em 1987 a Falcon lança o RPG Ys I: Ancient Ys Vanished, que teve versões para várias plataformas.
– A Accolade lança para vários computadores, o game de corrida Test Drive, que seria o primeiro de um franquia de grande sucesso.
– A Elite Systems lança para os computadores Atari ST, Amiga, Amstrad CPC, Commodore 64 e ZX Spectrum o título ThunderCats: The Lost Eye of Thundera, um game de ação trazendo os personagens do desenho animado ThunderCats.
– A Toaplan lança para os fliperamas o scrolling shooter Twin Cobra.
– Desenvolvido pela Technos Japan e lançado pela Taito Corporation, o game Double Dragon se torna um grande sucesso dos fliperamas, sendo considerado como o melhor beat ‘em up lançado até então. O game acabou se tornando posteriormente numa franquia que fez bastante sucesso nas decadas de 80 e 90. A Taito lançou ainda, também para os fliperamas, o game Rastan, um hack and slash.
– A Irem lança para os fliperamas o shoot-em-up R-Type, que fez grande sucesso e teve posteriormente versões lançadas para as mais variadas plataformas domésticas.
– O RPG Ultima: Exodus, é lançado para o NES, pela Electronic Arts, que também coloca no mercado o interessante game Skate or Die!, lançado para os computadores ZX Spectrum, Commodore 64, Atari ST, Apple IIgs, Amstrad CPC, e IBM Compatibles com MS-DOS.
– Mesmo com a Nintendo tendo exclusividade de várias produtoras de games, o Master System recebeu títulos interessantes em 1987, como After Burner, Alex Kidd BMX Trial, Alien Syndrome, Aztec Adventure, Fantasy Zone II: The Tears of Opa-Opa, Fantasy Zone: The Maze, Gangster Town (para ser jogado com o acessório Light Phaser), Ghostbusters, Kung Fu Kid, Out Run, Rocky, Wonder Boy, Zillion e Zillion II: The Tri Formation.
Próxima parada: 1988
No próximo artigo vamos prosseguir para 1988… até lá aventureiros do tempo!!!
Artigos anteriores
*De Volta para o passado dos Video Games – Parte 1
*De Volta para o passado dos Video Games – Parte 2
*De Volta para o passado dos Video Games – Parte 3
*De Volta para o passado dos Video Games – Parte 4
*De Volta para o passado dos Video Games – Parte 5
*De Volta para o passado dos Video Games – Parte 6
*De Volta para o passado dos Video Games – Parte 7
*De Volta para o passado dos Video Games – Parte 8
*De Volta para o passado dos Video Games – Parte 9
*De Volta para o passado dos Video Games – Parte 10
*De Volta para o passado dos Video Games – Parte 11
*De Volta para o passado dos Video Games – Parte 12
*De Volta para o passado dos Video Games – Parte 13
*De Volta para o passado dos Video Games – Parte 14
*De Volta para o passado dos Video Games – Parte 15
Referências: Wikipédia
ZELDA, FINAL FANTASY, PHANTASY STAR e MEGA MAN?
Morreria Feliz!
GLStoque[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Esse foi o ano dos RPGs e adventures. Final Fantasy, Ys, Zelda, DQ2, Phantasy Star…só jogão!
E o PC Engine, amo esse console! Pena que no ocidente não fez sucesso como no Japão, pois ele tem uma senhora biblioteca de jogos, em especial shooters e a série Valis em CD. PC Engine é tudo de bom! 🙂
Adinan[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Adventure e RPG, que nada.
O negócio é pancadaria!
DOUBLE DRAGON RULES, BABY!!!!!!!!!!
Cidraman[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Double Dragon na veia!!!!!
Nesbitt[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Taí um ano importante pra mim.
Gabriel Marques[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Calma que ainda tem outras séries bacanas por vir.
André Breder[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Da lita, até hoje só joguei pra valer mesmo o Phantasy Star, que é simplesmente um dos meus games preferidos de todos os tempos. E acho que vai ser difícil eu pegar um RPG mais “crássico” para jogar um dia. Depois que você joga games como Final Fantasy VI, Final Fantasy VII, Chrono Trigger, Phantasy Star IV, etc, fica difícil conseguir pegar um RPG jurássico para jogar.
André Breder[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Também sou muito fã da franquia Double Dragon, só que é uma pena que ela não tenha conseguido sobreviver quando surgiu no cenário games do calibre de um Final Fight e Streets of Rage.
André Breder[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Nossa, muito maravilhoso o ano de 1987 para os video-games! =D
JuniãoSFWS[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
O ano dos RPGs, sem dúvida. E com o lançamento das diretrizes que ditariam a forma de todos os RPGs subsequentes.
Zolini[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@Cidraman
Double Dragon é muito bom! Adoro essa franquia, meus favoritos são o DD2 para NES, o Super DD para SNES e o remake para GBA. Mas é uma pena mesmo que a série está meio esquecida.
Tem um remake pra Zeebo do jogo original, espero que seja bom. 🙂
Adinan[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Caramba… quer dizer que a Squaresoft estava no fundo do poço? E que Final Fantasy seria seu último jogo?
Como o mundo dá voltas!!!!
Eu só joguei o remake de FF, no PSP, e achei o jogo muito bom. Só que não terminei, apanhei FEIO pro last boss e fiquei com preguiça de upar levels… Mas o save tá lá… Um dia eu mato aquele desgraçado fiodumaégua…
Konami mostrando as garras!
E Double Dragon? O clássico dos clássicos. O remake pro gameboy advance é muito bom!
Eita viagem boa essa de voltar ao passado!
Elielson[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@Adinan
Cara, DD2 do Nes foi o primeiro jogo do nintendinho que eu joguei na vida. E foi numa tv pequenina, em preto e branco!!!!! Mas quando a gente é moleque, tudo é festa! Viciei nesse jogo, acho um dos melhores do Nes, todo ano eu termino ele, virou uma tradição hehehe
Deviam mesmo lançar uma nova versão desse jogo, mas sem mudar o corte de cabelo deles! Tem que manter o mulet! Hehehe
Elielson[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Também gosto muito do Double Dragon II do NES, e também adorei o remake que fizeram do primeiro jogo para o Game Boy Advance. Uma análise do Double Dragon II ainda vai pintar aqui no Gagá Games, pela minha coluna Recordar é envelhecer… aguardem e cofiem…
André Breder[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Desculpem-me fazer chover no molhado, mas é que eu também adorei o remake de Double Dragon para Game Boy Advance! Joguei milhares de vezes o jogo, inclusive de 2 jogadores com o cabo link. Demais!!! xD
JuniãoSFWS[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Não tem que pedir desculpas não… o Double Dragon Advance ficou bom pra caralho mesmo! Jogão!!!
André Breder[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Double Dragon, Megaman, Castlevania, só clássicos saindo esse ano! Belo apanhado, não sabia dessa quantidade de games saindo tudo junto, e o mais interessante, muitos deles sobrevivem até hoje, alguns com os MESMOS gráficos, como Megaman.
Cosmão[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
1987 foi um dos melhores anos ja contados aqui pelo Breder. PC engine rapas… maravilha de console!! Castlevania e Zelda chega para a gente auqi no ocidente, Punch Out, Contra, Salamander, Phantasy Star, Final Fantasy, eta!!!
Sabat[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Mais um tópico excelente. De tudo, lembrei com saudades das filas para jogar Double Dragon e do ótimo Skate or Die no Commodore 64.
Parabéns André.
José Augusto Rocha F°[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Sou mais 1986 hahahahahahha Mas esse ano também é marco na historia dos VGs, nem precisa re-citar as pérolas de 1987, são jogos fodásticos e ditadores de tendência!
Mais um post incrivel, manda bala Breeder!
Fara[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Só é uma pena que algumas franquias não estão mais tão em “alta” hoje, como há alguns anos atrás.
André Breder[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Concordo. Muito coisa boa saiu em 1987.
André Breder[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Valeu! Fico feliz que tenha curtido o post, e que o mesmo tenha trazido de volta boas lembranças.
André Breder[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Opa valeu pela força Fara! Terça-feria que vem tem mais… se Deus quiser!
André Breder[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Breder, em que ano vc pensa em parar?
Ys é interessante, mas nunca tive a chance de ganhar a armadura.
Metal Gear conseguiu ser o primeiro jogo em que você não precisa matar o inimigo, isso deixa ele mais interessante.
1987 é um ano excelente! Eu que tive Master System lembrod e ver em vários jogos essa data no copyright.
Daniel “Talude” Paes Cuter[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Como aqui no blog o limite é a quarta geração de consoles, irei parar esta série de artigos em 1996, ano em que os consoles de 16 bits perderam terreno para os de 32 Bits.
André Breder[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
California Games (Jogos de Verão) e os outros jogos clássicos da Epyx compostos de mini-games de modalidades esportivas foram definitivamente a inspiração para Wii Sports da Nintendo.
Uma coisa em que a jogabilidade do MGS original ganha da série Solid (pelo menos para mim): você vê todos os inimigos na tela, sabe exatamente onde eles estão. Isso ainda foi de certa forma seguido no MGS original, tanto pela visão mais de cima quanto pelo radar soliton, que era basicamente um pequeno visor que lembrava o jogo original. Mas nas sequels, para propósitos de “realismo” e “desafio”, o uso de radar foi drasticamente reduzido e a visão de cima não adianta muito nos ambientes maiores, sendo que você tem que controlar a câmera um bocado e se virar para distinguir inimigos escondidos na selva… dureza, viu?…
87 foi um grande ano, assim como 88 (ano de Kenseiden)… 🙂
literativa[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Já chegou a jogar a versão Subsistence do Metal Gear Solid 3? Esta versão recebeu uma nova câmera que deixou mais fácil a visualização dos inimigos.
André Breder[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
bwahaha eu tenho, parte da MGSCollection.
é justamente pensando nessa câmera que falei: você tem que ajustar toda hora a câmera, pra trás, pra frente… ela não fica mais fixa por cima (embora acho que tenha essa opção). Gostei, não. Nem dos inimigos se escondendo no mato… 😛
literativa[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
A versão que vem nesse pacote “MGSCollection”, não é a Snake Eater? Pelo que vi na época em que este “box” da série Metal Gear Solid saiu, a versão de MGS 3 que vinha no pacote era a Snake Eater e não a Subsistence. Ou o seu box veio com a Subsistence mesmo?
É tudo questão de gosto. Eu já não tive problemas com o MGS 3, tanto em sua versão original Snake Eater, quanto em sua versão com uma segunda opção de câmera, Subsistence. Talvez por ter antes jogado outros games em 3D com uso de câmeras parecidas, eu tenha me adpatado melhor ao game do que você, tanto que tenho o MGS 3 como o meu preferido da franquia (nota: ainda não joguei o MGS 4 e nem as versões que saíram para o PSP).
André Breder[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
agora tu me deixou com a pulga atrás da orelha. Fui dar uma olhada na wikipedia:
http://en.wikipedia.org/wiki/Metal_Gear_Solid_3:_Snake_Eater#Subsistence
parece ser essa versão que tenho mesmo, porque tem o Snake vs Monkey e a câmera é realmente completamente 3D, visualização de qualquer ângulo. O artigo diz que Subsistence empacotou juntos os 2 jogos anteriores, então acho que o que eu tenho é MGS3:Subsistence, não MGS Collection. 🙂 que sorte! 😛
Mas ainda vou arrumar uma maneira de melhorar minha performance nesse jogo e me dar bem com a câmera…
literativa[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Cara, gosto muito deste game, tanto que ao ficar falando sobre ele estou sentindo uma vontade danada de jogá-lo novamente. Mas atualmente estou jogando o God of War II e o Final Fantasy X, ambos pela milésima vez, então vou ver se deixo para matar a “saudade” do MGS 3 mais para frente.
André Breder[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
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nemesis 2 vinha com o chip de som scc da konami, revolucionário na
época e fez gradius 2 vender muito por onde passou.
Salamander2[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
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