Olá galera do Gagá Games! Aqui é o retrogamer André Breder para levá-los em mais uma viagem rumo ao passado dos Video Games! Hoje vamos voltar para o ano de 1990! Tenham todos uma boa leitura e até a próxima!

Eventos importantes do ano de 1990

– Novas companhias entram no mercado de games: Eidos plc, Team17 Software Limited e Natsume Co., Ltd.

– É lançado na Suécia a revista “Nintendo-Magasinet“.

Lançamentos importantes do ano de 1990

* Consoles:

– A Nintendo lança no Japão o Super Famicom, o seu console de 16 Bits.

Super Famicom
Super Famicom

O console utiliza uma CPU 65C816 de 16 Bits com uma freqüência de 3,58, 2,68, ou 1,79 MHz, e fora desenvolvido pela Nintendo para concorrer com o Mega Drive, da sua principal concorrente até então, a SEGA. Apesar de possuir um chip de vídeo mais avançado que o do Mega Drive, ele tinha um processador muito mais lento, o que ocasionava constantes slowdowns em vários jogos.

O sucesso de sua venda foi superior a 50 milhões de unidades por todo o mundo. Muitos também o consideram o melhor console da história, pela quantidade e qualidade dos jogos desenvolvidos para ele.

Os dois jogos no lançamento foram Super Mario World e F-Zero. O primeiro, estrelado pelo mascote Mario, costumava acompanhar o console nas vendas e contabilizou 20 milhões de cópias. O segundo contabilizou 2,85 milhões e deu início a mais uma fraquia da Nintendo.

– A NEC lança o console portátil TurboExpress. Ele foi o mais poderoso portátil de sua era, podendo rodar games do PC-Engine/TurboGrafx-16 por meio de HuCards. Infelizmente por seu alto preço, e por causa de uma campanha publicitária fraca, o portátil da NEC acabou não se tornando popular como os seus concorrentes.

– A SEGA não quer ficar para trás: coloca no mercado japonês o portátil Game Gear e lança o Mega Drive na Europa e no Brasil, onde é distribuído pela Tec Toy.

Neo Geo
Neo Geo

– A SNK lança o console Neo Geo Advanced Entertainment System (AES). O AES surgiu após o sucesso da placa MVS nos arcades japoneses, sendo nada mais que o mesmo hardware com um design adaptado para um console doméstico, isso fazia com que os jogos caseiros fossem exatamente iguais aos jogados nos arcades.

Apesar dessa vantagem todo sistema de hardware era voltado para a exploração profissional de jogos e contava com recursos gráficos avançados ainda caros para o usuário final. O seu preço era extremamente alto em comparação aos outros videogames da época: 650 dólares americanos e os cartuchos passavam dos U$200 (o preço de um Sega Genesis/Mega Drive).

* Games:

Bonk’s Adventure é lançado para o TurboGrafx-16, sendo a primeira aparição do personagem nos Estados Unidos. Vale lembrar que Bonk acabou se tornando depois uma espécie de mascote do TurboGrafx-16. O console da NEC ainda recebeu o interessante Bomberman, que apesar do título, não se trata de uma versão/remake do primeiro jogo desta franquia da Hudson Soft, e sim um jogo completamente novo.

– O game Final Fantasy da Square, é finalmente lançado em terrítorio americano por meio do NES da Nintendo. O game de corrida intitulado Rad Racer II, também da Square, é lançado para o NES na mesma época.

– Apesar de estar ainda engatinhando no mundo dos games, o Super Famicom recebe três games legais em 1990: ActRaiser, Final Fight e Gradius III.

Metal Gear 2: Solid Snake do MSX2.
Metal Gear 2: Solid Snake do MSX2.

Sierra On-Line lança o game King’s Quest V que é aclamado pelos jogadores, fazendo um enorme sucesso. O game é lançado para várias plataformas e computadores.

– A Konami lança para o MSX2 o game Metal Gear 2: Solid Snake. O jogo recebeu muitas críticas positivas, e foi considerado uma evolução do que já havia sido mostrado no Metal Gear original. Na mesma época a Konami lançou para o NES o game Snake’s Revenge, que não teve envolvimento do criador da franquia, Hideo Kojima, sendo considerado então como um game “não canônico”, ainda mais por sua história fugir totalmente dos outros games da série. Outros dois títulos importantes lançados pela Konami na época são Castlevania III: Dracula’s Curse e Super C, ambos para o NES.

– A Intelligent Systems juntamente com a Nintendo lança para o Famicom o RPG Tático Fire Emblem: Ankoku Ryū to Hikari no Tsurugi, o primeiro de uma franquia de sucesso dentro do seu gênero.

– A Atari lança para o console portátil Atari Lynx o game Gauntlet: The Third Encounter; e para os fliperamas o game de luta Pit-Fighter, que chamou a atenção na época por ser um dos primeiros games a usar atores digitalizados.

– A Taito lança para os fliperamas os beat ‘em ups Growl e Sonic Blastman.

Mega Man 3
Mega Man 3

– A Lucasfilm Games lança para os PCs o adventure The Secret of Monkey Island, que faria um grande sucesso e se tornaria numa famosa franquia, com várias sequências que repetiram o estrondoso sucesso do game original.

– A Capcom lança grandes games para o NES onde podemos destacar os seguintes títulos: Adventures in the Magic Kingdom, Chip ‘n Dale: Rescue Rangers, Code Name: Viper, Little Nemo: The Dream Master, Mega Man 3, Street Fighter 2010: The Final Fight e Yo! Noid. A Capcom ainda lança games de nível para os fliperamas, como 1941: Counter Attack e Mercs; e para o Game Boy sai o interessante título Gargoyle’s Quest.

– A Natsume lança para o NES o excelente game Shadow of the Ninja, que possui muitas similaridades com os games da franquia Ninja Gaiden, com o adicional da possibilidade de se jogar com até dois jogadores simultaneamente.

– A Enix lança Dragon Quest IV: Chapters of the Chosen para o Famicom, game que inicia uma nova trilogia da sua famosa franquia.

– E a Square também dá seguimento a sua franquia mais famosa: Final Fantasy III é lançado para o Famicom e Final Fantasy Legend II chega ao Game Boy.

Moonwalker no Mega Drive
Moonwalker no Mega Drive

– A Brøderbund lança para os PC o game de corrida Stunts, que chamou a atenção na época por seu modo de edição/construção de pistas, que permitia os jogadores criarem e salvarem seus próprios circuitos.

– Os consoles da SEGA mostra mais uma vez sua força: para o Master System são lançados games divertidos como Alex Kidd in Shinobi World, Castle of Illusion, Columns, Danan: The Jungle Fighter, ESWAT: City Under Siege, Michael Jackson’s Moonwalker, Ninja Gaiden, Paperboy, Shadow Dancer, Super Monaco GP e Ultima IV: Quest of the Avatar; e para o Mega Drive saem títulos de peso como After Burner II, Batman, Castle of Illusion, Decap Attack, Dynamite Duke, ESWAT: City Under Siege, Gaiares, Ghostbusters, Michael Jackson’s Moonwalker, Phantasy Star III: Generations of Doom, Phelios, Populous, Shadow Dancer: The Secret of Shinobi, Strider, Super Monaco GP, Thunder Force III e Wonder Boy III: Monster Lair.

Sid Meier’s Railroad Tycoon, o primeiro game da hoje famosa série “Tycoon” é lançado pela MicroProse para os PCs.

– A Namco lança títulos bacanas: para o Famicom sai o título Digital Devil Story: Megami Tensei II, e para os fliperamas uma enxurrada de títulos como World Stadium ’90, Final Lap 2, Dragon Saber, Rolling Thunder 2 e Steel Gunner.

– A Technos Japan Corp. lança para os fliperamas o título Double Dragon 3: The Rosetta Stone, mais uma sequência de sua famosa franquia. O game trouxe como novidade a possibilidade de se jogar com outros personagens além dos irmãos Lee. Para o NES o grande destaque da empresa foi o lançamente do game River City Ransom.

Ninja Gaiden II
Ninja Gaiden II

– Várias produtoras lançam grandes games para o NES: a Data East lança títulos bacanas como Al Unser Jr.’s Turbo Racing, Bad Dudes, Battle Chess e Caveman Games; a Jaleco também lança games intessantes onde os destaques são Astyanax e Maniac Mansion; a Tecmo lança o excelente Ninja Gaiden II: The Dark Sword of Chaos, título que é até hoje considerado por muitos como o melhor game da franquia Ninja Gaiden nos consoles de 8 Bits; a SNK ataca com o Action/RPG Crystalis; a Sunsoft traz títulos como Batman e Journey to Silius; e a Acclaim Entertainment também não fica atrás e lança para o NES o clássico Double Dragon II: The Revenge e o mediano mas interessante Ghostbusters II.

– A Nintendo lança no mercado americano o game Super Mario Bros. 3.

– A Infogrames lança o título Alpha Waves, para os PCs , que é considerado como o primeiro game do gênero “plataforma” feito em 3D.

– Mesmo estando no seu primeiro ano de vida, o Neo Geo da SNK recebe alguns títulos interessantes, como Cyber-Lip, Magician Lord, Riding Hero, The Super Spy e Top Player’s Golf.

– O Game Boy da Nintendo também aumenta sua “gameoteca” com títulos bacanas como: Amazing Penguin, The Amazing Spider-Man, Batman, Bubble Bobble, Burai Fighter Deluxe, Chase H.Q., Dr. Mario, Dragon’s Lair, Dragon Slayer I, Duck Tales, Gauntlet II, Ghostbusters II e Kung Fu Master.

Próxima parada: 1991

No próximo artigo vamos prosseguir para 1991, ano em que nasceu um “certo” ouriço que colocou mais lenha na guerra entre os consoles de 16 bits… até lá aventureiros do tempo!!!

Artigos anteriores

*De Volta para o passado dos Video Games – Parte 1
*De Volta para o passado dos Video Games – Parte 2
*De Volta para o passado dos Video Games – Parte 3
*De Volta para o passado dos Video Games – Parte 4
*De Volta para o passado dos Video Games – Parte 5
*De Volta para o passado dos Video Games – Parte 6
*De Volta para o passado dos Video Games – Parte 7
*De Volta para o passado dos Video Games – Parte 8
*De Volta para o passado dos Video Games – Parte 9
*De Volta para o passado dos Video Games – Parte 10
*De Volta para o passado dos Video Games – Parte 11
*De Volta para o passado dos Video Games – Parte 12
*De Volta para o passado dos Video Games – Parte 13
*De Volta para o passado dos Video Games – Parte 14
*De Volta para o passado dos Video Games – Parte 15
*De Volta para o passado dos Video Games – Parte 16
*De Volta para o passado dos Video Games – Parte 17
*De Volta para o passado dos Video Games – Parte 18

Referências: Wikipédia

De Volta para o passado… dos Video Games – Parte 19

21 ideias sobre “De Volta para o passado… dos Video Games – Parte 19

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *