Semana passada não teve Cruzada NES porque o Gagá aqui estava entupido de trabalho… e eu continuo entupido de trabalho, então vamos lá que hoje eu vou escrever esta edição da cruzada em tempo recorde!
Finalmente chegamos ao ano de 1986. Nesse ano, a molecada menor de idade enlouquecia com a tremenda sacanagem de Kim Basinger em Nove Semanas e Meia de Amor, enquanto seus pais enlouqueciam com a tremenda sacanagem de José Sarney com o Plano Cruzado. Assim fica fácil entender por que dizem que a infância é uma era de ouro.
Até que o ano começou bem para o Famicom. O primeiro jogo do ano foi TwinBee, shoot ‘em up vertical da Konami com um aviãozinho simpático (ou dois, se você estivesse jogando com um amigo). Para coletar power-ups, você disparava contra as nuvens, e delas saltavam sinos. Disparando um número x de vezes contra os sinos eles mudavam de cor, o que implicava em power-ups diferentes.
À esquerda, TwinBee mostra que é “fofinho” mas é dureza. À direita, o Famicom Disc System acoplado ao Famicom
Parece moleza, mas o lance dos sinos acrescenta uma baita dificuldade ao jogo. Você tem que se preocupar em atirar nos inimigos e nos sinos ao mesmo tempo até que eles fiquem da cor que você quer. Mas você tem que ir contando os tiros, porque custa para o sino ficar vermelho, mas com um mísero tirinho a mais ele volta a ficar branco e você solta aquele palavrão… muito bom o jogo, eu curto muito.
A Konami começou animada, e no mês seguinte lançou Goonies. Confesso que achei o jogo meio “nhé”… a versão de MSX (que é quase que totalmente diferente, e tem post do Cyber aqui no Gagá Games) é um milhão de vezes mais charmosa e interessante.
Eu sei o que pode parecer, mas nosso herói não está com gases: os inimigos viram fumaça quando atingidos por um chute. Na versão do MSX, à direita, tudo é muito mais legal. Inclusive a cachoeira :p
No mesmo dia em que saiu Goonies, 21 de fevereiro de 1987, saía também o Famicom Disk System. Ainda tem muito fã de NES que desconhece a existência do aparelho (que só saiu no Japão), então vou explicar brevemente: era tipo um drive para disquetes que você acoplava ao Famicom. Os jogos em disquete eram mais baratos de se produzir, e nos RPGs dava para gravar o jogo num disquete mesmo, ou seja, nada de gastar grana para encaixar uma bateria no cartucho. Havia até um sistema bem básico para som FM, mas nada comparado ao que se via no Master System, por exemplo.
O FDS já foi lançado com um clássico: The Legend of Zelda, que chegou fazendo excelente uso do tal sistema de salvar os jogos em disco. A versão lançada no ocidente veio em cartucho, e foi o primeiro jogo de videogame a incluir uma bateria para salvar seus progressos. Sim, isso significa que na época esse negócio de salvar o jogo era coisa de ficção-científica para os donos de consoles. Zelda foi aquele sucessão que vocês já sabem, e eu fiz um post especial sobre ele aqui, confiram para maiores detalhes.
Zelda dispensa apresentações. E tudo é fofinho e engraçadinho em Circus Charlie… jogão, rapaz, deixa de ser preconceituoso!
Em março chegou o simpático Circus Charlie… ah, eu lembro de como eu achava o máximo ver esse jogo no arcade… ficava imaginando como seriam as outras fases. Quando meu amigo conseguiu o jogo de NES eu fiquei doido. Gráficos simples e cativantes, musiquinha que não sai da cabeça… muito bom esse jogo, talvez até a sua namorada ache o leão bonitinho e curta também.
No mesmo mês chegava mais um RPG: Hydlide. Muita gente diz que Zelda não é RPG porque o personagem não ganha pontos de experiência ou avança de nível. Se você está entre eles, pode considerar Hydlide como o primeiro RPG de Famicom. Graficamente, chega a ser humilhante comparar um jogo tão simples com o poderoso Zelda, mas até que diverte, e o danado ainda oferece magias e tal. Você ataca os inimigos dando trombadas neles, que nem em Ys, só que é preciso manter o botão de ataque apertado para causar mais dano (senão você fica em modo de defesa).
O jogo é espartano ao extremo, e pouco convencional. Eu nem imaginava para que servia a primeira magia que eu consegui, “turn”. Descobri tentando matar o vampiro: só de encostar no cara eu já morria, aí tentei usar a tal magia e o sujeito virou para o lado oposto! 🙂 Matei pelas costas, sem dó nem piedade. Confesso que achei o jogo legalzinho, mas é coisa bem rústica, só para fãs hardcore de RPG mesmo. Tinha um cara fazendo um diário de bordo… aqui.
Para fechar, o interessante Magmax. É, eu disse “interessante”, porque o jogo não chega a ser bom, mas tem sacação: você começa com uma nave, e a visão da tela é lateral com inclinação, dando uma sensação de profundidade. Ao entrar por um dos túneis espalhados pela fase, você vai para o subsolo e o jogo vira um shoot ‘em up tradicional, com visão lateral sem inclinação.
Dá para virar robô também, o que aqui significa que você ganha mais tiros mas fica enorme e altamente vulnerável, rs…
E é isso aí. Semana que vem tem mais, não percam!
…
Peraí, eu tenho que mostrar uma coisa para vocês:
Viram? O nome é Tag Team Wrestling. Depois não digam que eu não avisei.
Hydlide eu joguei mto no saturn (Virtual Hydlide) e depois joguei emulando no snes… sempre achei legal…
agora, magmax era foda!! tanto como jogo e como dificuldade! eu tinha no meu “TOP GAME” (que depois virou turbo game)…
mto bom!
Kevin[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
86, ano que eu nasci, a samus nasceu, o link nasceu… ano muito bom! vamos aguardar a semana que vem né…rs
maximuscesar[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Parem tudo!
Um clássico surgiu.
Sim, “The Goonies” para MSX.
Cidraman[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@Cidraman
ahahahah, adorei!
E que clássico que me fazia odiar (por alguns instantes, é claro ehehehe) meu Atari 2600 e querer um MSX. Nem sabia (mas imaginava) que tinha um port para NES – até vi um speedrun dele agora por curiosidade e mais pra frente até surgem umas cachoeirinhas, Gagá :p – mas nada próximo do charme do MSX. Os sprites dos inimigos tem uma ou duas cores ao mais mas o scroll de tela mata o jogo, eu diria.
The Goonies deveria ter tido um “reprogrammed game by SEGA” no Master :p
Eric Fraga[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@Cidraman
Acho que Goonies foi o jogo com o qual eu mais perdi horas no MSX. Belezinha de jogo.
@maximuscesar
E tem post especial de Metroid a caminho, meu amigo, aguarde…
@Kevin
Eu também joguei o de Saturn. Era todo 3D e parecia filme, lembro que aquilo para mim era simplesmente fantástico. Hoje todo mundo malha, mas na época era muito impressionante.
@Eric Fraga
Eric, cuidado para não confundir: esse Goonies aí da foto à esquerda saiu só para o Famicom. O Goonies II saiu no ocidente, e também era diferente do de MSX. Será que não era ele que tinha a cachoeira?
Aliás, tem review do Goonies de MSX aqui no Gagá Games:
http://www.gagagames.com.br/?p=5610
Orakio Rob, “O Gagá”[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Nossa, vcs têm certeza de que tão falando do msm jogo que eu tô pensando?
Lembro que qdo eu aluguei esse Virtual Hydlide na época eu fiquei super chateado por ter que ficar com esse jogo um final de semana inteiro, achei mt ruinzinho…
E qto a esse Tag Team Wrestling… Os japas realmente gostam desse lance de caras grandes e suados seminus… Só ver jogos como Cho Aniki, ou aquele Muscle March que saiu pra Wii.
Japas são realmente pessoas estranhas… XD
Jorge Chernicharo[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@Orakio Rob, “O Gagá”
Acho que é o 1 mesmo, só para Famicom, de 1986 (info do gamespot).
Esse é o link da primeira parte do speedrun. Perto do final, vemos as cachoeirinhas 🙂
http://www.gamespot.com/nes/action/goonies/video_player.html?id=ICQzkTf55b4IsjLZ&om_act=convert&om_clk=userimagevideo&tag=user_vids%3Btitle
Vou ler o review agora 🙂 Pra quem não se cansou de Goonies ainda, no Cosmic Effect rolou um review em http://cosmiceffect.wordpress.com/2010/03/05/the-goonies-msx/
De qualquer maneira, até a bateria da versão da música do NES eu tirava 🙂
Eric Fraga[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@Eric Fraga
É mesmo, rola uma cachoeira… mas é meio xôxa 🙂 Editei a legenda da foto.
Aliás, acho que a música que toca na parte da cachoeira também toca na versão do MSX, tenho uma lembrança dela…
@Jorge Chernicharo
Deve ser esse mesmo, Jorge, o jogo costuma ser malhado mesmo. É que na época eu nunca tinha imaginado jogar um RPG com imagens tridimensionais parecidas com filme e tal… olha aí as fotos:
http://www.mobygames.com/game/sega-saturn/virtual-hydlide/screenshots
Aliás, é um remake 3D desse joguinho aí do NES.
Orakio Rob, “O Gagá”[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Gagá, esse Circus Charlie é sensacional! Adoro esse joguinho até hoje. A versão dos arcades é ainda melhor, mas essa do NES divertia muito tb. Muito viciante.
Agora, esse Hydlide eu vi ele ser zoado pelo AVGN se não me engano. Mas parece ser legal, vou conferir esse e o Super Hydlide de Mega.
Adinan[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Pingback:Tweets that mention Gagá Games » Cruzada NES: palhaços, vampiros e lutadores dançarinos -- Topsy.com
Strong Bad? STRONG BAD?! http://en.wikipedia.org/wiki/Strong_Bad
Hyper Emerson[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Nunca passei da primeira fase do Magnax, achei q só seguia esse esquema, não sabia da transformação.
Circus Charlie é bem legal também e os mapas de Zelda são sensacinais, mas como falei no post específico sobre ele, dá para errar o caminho e entrar numa dungeon q não deveria, sem querer.
Daniel “Talude” Paes Cuter[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Interessante esse Hydlide…. confesso que sou meio tarado pra essas pedradas de RPGs antigos…
Cosmão[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
O Virtual Hydlide é ruim mas tem umas coisas muito bem planejadas para a época, como o enorme mundo aberto que é gerado aleatoriamente toda vez que você começa um jogo novo. O que acaba com o jogo é a movimentação de tudo que deve ocorrer em uns 20 fps resultante de programação porca.
maxi2099[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
“Nesse ano, a molecada menor de idade enlouquecia com a tremenda sacanagem de Kim Basinger em Nove Semanas e Meia de Amor, enquanto seus pais enlouqueciam com a tremenda sacanagem de José Sarney com o Plano Cruzado. Assim fica fácil entender por que dizem que a infância é uma era de ouro.”
Caramba, como tou rindo disso!
*pausa para respirar*
Lerei o resto.
Thiago[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Estou adorando essa cruzada! É tanta coisa obscura… *_*
Jair “Darsh” Costa[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@Jair “Darsh” Costa
E eu adorei o nome do seu blog, rs… coloquei aí na lista de parceiros, ok?
Orakio Rob, “O Gagá”[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Ow… Twinbee era do capeta!
Muito foda controlar a Fechação dos sinos.
Contar os tiros era muito difícil, mas era perfeito para jogar de dois.
…
De Goonies, eu me lembro, mas não tenho nada a dizer.
…
Ahhhhhhhh! Que Luxo!
Circus Charlie era tudo! Muito bom!
Adorava a musiquinha. Putz! Tinha me esquecido disso. Arrasou!
…
Eu tinha esse tal de MagMax em um cartucho com 1000 jogos. Era legal, mas não consegui passar da segunda fase. Coisas de um menino de 5 anos.
…
Essa Cruzada está ficando cada vez mais espetacular.
Muitas ligações neurológicas foram restauradas hoje.
Arrasa Nem!
GLStoque[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Quem são essas Lôkas do Tag Team Wrestling?
GLStoque[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Nossa, muito legal essa cruzada NES!
Eu sou fã incondicional desta geração 8bits, principalmente dos primeiros jogos “descompromissados” que apareceram no NES como o divertidíssimo Circus Charlie (claro que não dá pra comparar a qualidade com o do Arcade) mas é tão divertido quanto, aliás bem mais divertido pq naquela época meus pais jamais deixariam eu pisar numa casa fliperama!!
Ritinha Rat[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@Ritinha Rat
Valeu o apoio, Ritinha!
Vem cá, esse seu blog aí parece interessante… vai levar adiante?
Orakio Rob, “O Gagá”[Citar este comentário] [Responder a este comentário]