bann-cruzada_nes_horizontal

Ontem foi feriado religioso de Corpus Christi, o que significa que 1/3 dos meus leitores está de ressaca de orações e mais 1/3 está de ressaca de cerveja mesmo, porque é feriadão e tá todo mundo curtindo. Mas o Gagá não para de trabalhar, e como hoje só devo ter 1/3 dos meus leitores, fiz uma Cruzada NES bem light. Joguei só uns poucos jogos, e a maioria deles é estranha/ridícula/bizarra, porque estou guardando os clássicos para a semana que vem — que vai ser das boas.

A minha jogatina de NES desta semana começou com Dig Dug 2, uma sequência lançada em abril de 1986 e que eu nem sabia que existia. O primeiro jogo, como vocês devem lembrar, é muito divertido, um clássico: você está debaixo da terra, num cenário de espaço restrito (e ligeiramente claustrofóbico) “inflando” monstros até eles estourarem antes que te peguem. Pois bem, a sequência se dá em uma área aberta na superfície, e a tela tem até scroll de tão espaçosa. E nem rola aquele lance bacana da música só tocar quando você se move. Não é preciso ser gênio para notar que estamos diante de um caso de FAIL!

digdug2-el_buracondigdug2-fogo_no_rabo

Até rola um lance de derrubar pedaços do cenário para trazer o clima de espaço restrito do jogo original, mas no fim das contas, é fogo no fiofó do designer dessa sequência!

Mas a coisa ficou bacana mesmo no dia 25 de abril de 1986. Nesse dia, o Gagá fazia aniversário! E para comemorar, a Konami lançou o uber-classic, o motherfucking-awesome, o fuck’emup Gradius! Putz, eu adoro esse jogo. A versão do NES eu só fui jogar agora mesmo, mas a versão do MSX era nonstop lá em casa.

Se você já fez sua lição de casa e leu a matéria do Dougão sobre jogos de navinha na Old!Gamer #3, já deve saber que Gradius (lançado para arcades no ano anterior) foi extremamente influente, introduzindo conceitos como powerups e options (aquelas “sombras” que seguem sua nave e atiram junto com ela).

gradius

Sem piadinhas na legenda do Gradius. Isso é RESPEITO, soldado!

A versão de NES é excelente: ótimos gráficos, aquela musiquinha irresistível e uma dificuldade alucinante. Passei dois dias tentando ir além da segunda fase sem save states e não consegui por causa daqueles moais malditos. Se você é fã do estilo, Gradius é um no brainer, pode ir lá no Virtual Console comprar o seu que eu garanto.

Acontece que no mesmo dia 25 de abril, Gradius ganhava um forte concorrente, a série de jogos educativos Sansuu Nen!

É claro que estou sendo irônico. Mas vejam só que coisa inusitada:

sansuu2nensansuu2nen-bau

Esse é o Sansuu 2 Nen: Keisan Game. Você move a setinha pelo “labirinto”, e volta e meia tem uma “batalha aleatória” com esse capetinha aí da foto da esquerda. O combate é via conta: 28+6? E zanzando pelo labirinto você acha até baú de tesouro! Sim, é tipo um RPG educativo. É claro que se você jogar não vai ver muita graça, mas o conceito é muito interessante, palmas para quem bolou esse treco.

Destaque para o capetinha, que é o máximo:

capetinha_do_nes

Presente do Gagá para você assustar seus sobrinhos

Mas tem mais jogo da série: em Sansuu 2 Nen: Keisan Game, você controla um carrinho. No alto da tela pinta uma conta, e você tem que bater no carro com o número que seja o resultado da tal conta.

Achou fácil? Então apresento a vocês o fabuloso Sansuu 3 Nen: Keisan Game:

sansuu3nen

POMBAS! VAI DEVAGAR AÍ, CONTA DE DIVIDIR É DIFÍCIL!

Faça as divisões rapidinho, senão o barquinho ali vai tascar uma bomba no seu submarino. Empolgante, não?

Para fechar: o NES também tem sua versão de Spy vs Spy. Eu já fiz um relato emocionado aqui durante a cruzada Master System, acho que mencionei que fui criado à base de muita revista MAD e coletâneas de tirinhas do Garfield… pois é, Spy vs Spy são os espiões da MAD, e a versão do NES é bem mais caprichada que a do Master System. Os bonecos são maiores e mais animados, e… nossa, vejam só isso!

spyvsspy_sangrento

Santo Sunday Bloody Sunday! O espião branco crava uma faca no peito do espião preto num jogo da Nintendo! GTA é PINTO perto disso aí! Que feio, Nintendo!

Deixa eu fechar isso aqui com um jogo interessante — eu não disse BOM, disse INTERESSANTE. Seicross. Já ouviu falar? É tipo um rock n’ roll racing de NES, só que sem o rock n’ roll, sem a visão isométrica e sem os carros. Pensando bem, não sobra muita coisa, né?

seicross-aberturaseicross-corrida

É, você pilota uma moto esquisita e sai atirando nos inimigos numa corrida muito doida. A aceleração é automática, não tem freio! Trombou com um obstáculo, dançou. O legal mesmo é bater nos inimigos e jogá-los contra os obstáculos. Tem uns carinhas que você pode resgatar também, mas eu prefiro imaginar que os estou atropelando.

Mas o real motivo para eu destacar esse jogo é… bom, dá uma espiada na tela de abertura aí em cima. Que diabos é NIHON BUSSAN? 🙂 Se você acha que eu sou mente poluída, saiba que eu fui pesquisar por aí e descobri que a desenvolvedora existe até hoje e, ora vejam só, faz jogos de Strip Mahjong em DVD!

Sem mais por hoje… semana que vem a gente volta com clássicos de verdade!

Cruzada NES: esfaqueando gente num console da Nintendo!
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14 ideias sobre “Cruzada NES: esfaqueando gente num console da Nintendo!

  • 04/06/2010 em 11:44 am
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    Gostei das bizarrices dessa semana. Lembro-me bem de DigDug 2, na época não achava tão ruim, mas o primeiro era espetacular. As minha habilidades com jogos de navinha quando criança não eram grandes coisas por isso nunca fui fã de Gradius. Acho muito preto. Um RPG educativo parece uma boa idéia, só precisa cuidar da logística do negócio. Parece com Madou Monogatari do Mega Drive que junto jogo de luta com RPG de um jeito meia-boca. Nunca gostei de Spy Spy. E tenho uma vaga lembrança dessa corrida de motinha aí. Ótima viagem no tempo. Aguardando novas coordenadas. Arrasa Nem!

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  • 04/06/2010 em 6:25 pm
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    Cara, lembro de Dig Dug do Atari 2600. Grande jogo. E Spy vs Spy sempre achei fascinante por causa do ponto de vista, do cenário detalhado. Nesse aspecto, me lembrava sei lá, Elevator Action – apesar de serem coisas diferentes. Manter distância de Dig Dug 2 do NES, entendido 😀

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  • 04/06/2010 em 7:07 pm
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    Gradius… Olha, nunca fui fã de shmups horizontais, prefiro os verticais (Gosto de Raiden e Aero Fighters), mas pra Gradius (e parodius) eu faço uma exceção… Embora não consiga terminar o primeiro estágio de Gradius V. Sim, eu sou uma vergonha senhores.

    GLStoque :
    As minha habilidades com jogos de navinha quando criança não eram grandes coisas por isso nunca fui fã de Gradius.

    Vai de Parodius (da própria Konami) pelo bem pelo mal, são risadas garantidas

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  • 04/06/2010 em 7:28 pm
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    Santo Gradius!!!

    Apesar de ser mais fã de R-Type e seus cenários orgânicos maravilhosos (além do estilo de jogo mais cadenciado), não há como negar a influência desse clássico da Konami nos shmups que vieram em seguida. Aliás, a matéria de cada da Old Gamer #3 está sensacional, só ela já valeria os R$14,90 pagos pela revista.

    Dig Dug eu lembro vagamente, e essa história de RPG educativo só poderia ter saído daquela ilha que todos nós amamos que é o Japão. Spy Vs Spy é clássico até o talo (altas lembranças da minha coleção antigas de MAD que acabei vendendo… e me arrependendo em seguida!!) e esse Seicross eu não conhecia.

    Aliás, nessa cruzada NES tivemos vários capítulos (9, para ser exato), e ainda estamos em 1986. Se bobear passaremos até 2012 mesmo acompanhando essa cruzada!! =D

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  • 04/06/2010 em 8:59 pm
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    Adney Luis :
    Santo Gradius!!!
    Apesar de ser mais fã de R-Type e seus cenários orgânicos maravilhosos (além do estilo de jogo mais cadenciado), não há como negar a influência desse clássico da Konami nos shmups que vieram em seguida. Aliás, a matéria de cada da Old Gamer #3 está sensacional, só ela já valeria os R$14,90 pagos pela revista.

    Nem me fale, hoje posso dizer que conheço muito de Jogos de navinha! XD

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  • 05/06/2010 em 12:23 am
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    Gradius! Brows, fala sério, que espetáculo! Me lembro de algum jogo no mesmo estilo que vc enfrentava um tipo de ave no final do jogo. NÃO É TWINBEE! Era um de nave, feio pra caralho, mas muito bom. Como não vi tal jogo depois nos últimos 15 anos, não tive o prazer de terminar. Tenho 1800 roms de nintendo 8-bits e não encontrei esta parada. Até agora não sei qual é. Enfim, ótima releitura, Orakio (vai ser difícil de te chamar de Gaga)!

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  • 05/06/2010 em 4:16 pm
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    Kyo :

    Adney Luis :
    Santo Gradius!!!
    Apesar de ser mais fã de R-Type e seus cenários orgânicos maravilhosos (além do estilo de jogo mais cadenciado), não há como negar a influência desse clássico da Konami nos shmups que vieram em seguida. Aliás, a matéria de cada da Old Gamer #3 está sensacional, só ela já valeria os R$14,90 pagos pela revista.

    Nem me fale, hoje posso dizer que conheço muito de Jogos de navinha! XD

    Eu estou lendo BEEEEEM DEVAGAR pra durar bastante XD a matéria de shmups (eu nem conhecia esse termo kkk) ta excelente!! E Gradius é unanimidade pra mim, Vic Viper na VEIA!!kkkkkk

    Agora, eu avisei tu Véio Gagá, o nes pra cada 1 jogo bom, tem 50 ruim… o problema é que ele tem uns 500 jogos BONS XD faça as contas ae ahUHAUhauA

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  • 05/06/2010 em 6:41 pm
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    Gradius é sem dúvida nenhuma um dos mlhores shooters side-scrolling já lançados pro NES. Sua jogabilidade é monstro e sua diversão é 10. Tô com inveja do Orákio, queria tá fazendo uma cruzada como essa… (se bem que estou na cruzada trampo atualmente 🙁 )

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  • 11/06/2010 em 9:38 pm
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    pegando o gancho do começo do post, momento matemática – 3/3 [tres terços] é o mesmo que um inteiro certo?

    1/3 [um terço] mais 1/3 mais 1/3 = 3/3 ou um inteiro correto?

    porém 1 dividido por 3 = 0,333…

    0,333… mais 0,333… mais 0,333… = 0,999… que não é um inteiro, ops! onde está a pegadinha?

    tenho que parar de estudar e jogar mais games!

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  • Pingback:Gagá Games » Cruzada NES: shoot ‘em up medieval com 11 letras, quem sabe essa?

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