Mais uma edição do Recordar é envelhecer pinta aqui no Gagá Games! Desta vez eu, André Breder, recordo um dos melhores games já lançados para o Master System: Castle of Illusion, estrelado pelo rato Mickey! Espero que os visitantes do Gagá curtam o texto. Tenham uma boa leitura!

Um dos melhores jogos do Master System!

Castle of Illusion é um dos grandes sucessos do Master System. Estrelado pelo mascote da Disney, o famosíssimo Mickey Mouse, o jogo em si é realmente muito bem feito, agrandando desde as crianças mais pequenas que são fãs do rato mais conhecido do mundo, até os adolescentes que gostam de bons jogos no estilo Ação/Aventura. No Brasil o jogo chegou a ser divulgando tempos depois como um dos mais vendidos do console de 8 Bits da SEGA por estas “bandas”.

A História do jogo

É Mickey… é hora de mostrar serviço…

A história é simples: Mickey e sua namorada Minnie viviam felizes em “Vera City” até o dia em que a bruxa Mizrabel , que tinha inveja da beleza e popularida de Minnie, resolveu sequestrar a pobre ratinha.

Mickey então parte para uma dura jornada até o “Castelo da Ilusão” onde deverá juntar as setes gemas do arco-íris para assim poder chegar até o covil da bruxa Mizrabel.

Mas será realmente uma tarefa complicada, já que Mickey terá que enfrentar os “Mestres da Ilusão” e vencê-los, para assim conseguir as gemas coloridas.

Um jogo que não deve nada para seus concorrentes!!!

Na época em que Castle of Illusion foi lançado o gênero Ação já era o preferido pelos gamemaníacos, que estavam acostumados com jogos como Mario, Alex Kidd e Mega Man, por exemplo, fazendo com que o jogo estrelado por Mickey fosse muito bem aceito, pois ele não ficava devendo em nada para seus “concorrentes”.

Gráficos

Mickey sempre está sorrindo…

Graficamente o jogo é excelente! Os desenhos dos personagens e cenários dos estágios são muito bem feitos, e com um grande riqueza de detalhes. As telas de fundo são realmente muito bacanas! A aventura ocorre em variados cenários, passando por florestas, fábricas de doces, fábrica de brinquedos, até castelos escuros e tenebrosos!

Jogabilidade

Uma das principais ações de Mickey é que ele pode pular sobre seus inimigos e dar “bumdadas” para vencê-los. Isso hoje em dia pode até soar ridículo e ser alvo de gozações por partes dos gamemaníacos mais novos, mas na época em que Castle of Illusion foi lançado ninguém ligou para este “detalhe” curioso.

Além das “bumbadas”, Mickey pode também atirar alguns objetos em seus adversários para eliminá-los de maneira mais segura. O jogo tem uma jogabilidade bem similar aos dos jogos da série Super Mario Bros da Nintendo, ou seja, não há em que botar defeitos. Todos os controles fluem muito bem, com os comandos sendo executados de forma rápida e precisa.

Efeitos e Trilha Sonora

Lutando contra o Dragão verde…

Os efeitos sonoros estão muito bem feitos, e bem diversificados. Todos possuem um “clima” bem infantil. Algo mais do que natural em um jogo estrelado por um personagem amado pelas crianças como o Mickey.

A trilha sonora é bem legal também, com temas diversos, onde predominam um clima mais alegre, no bom sentido, lógico.

Mas temas mais tensos também estão presentes no jogo, como as músicas dos chefes de fase. Destaque para a música da última fase do jogo, que é sem dúvida a melhor entre todas as outras, que também são de excelente qualidade!

Dificuldade

Um final feliz…

Dependendo da idade do jogador, Castle of Illusion varia de um jogo com um grau de dificuldade mediano a fácil.

Jogadores mais “hardcore” terminam o jogo de olhos vendados, no entanto. As fases tem seus obstáculos ou dificulades, mas nada que jogadores mais “veteranos” não estejam acostumados ou que já tenham encontrado desafios semelhantes em outros jogos lançados anteriormente a Castle of Illusion.

Os chefes do jogo são fáceis, até mesmo os finais. Para as crianças ou jogadores menos habilidosos, há ainda como escolher o modo “Practice”, que serve basicamente para se aprender os comandos do jogo em um modo com dificuldade bem reduzida e fases mais curtas.

Conclusão

Castle of Illusion pode até ser um jogo fácil, mas bem fácil mesmo, mas ainda assim é muito, mas muito divertido!

Quem viveu este jogo na época em que ele foi lançado com certeza passava horas jogando-o, conseguindo assim terminá-lo várias vezes em um mesmo dia. Quem dera os jogos de hoje em dia fossem como o velho Castle of Illusion, onde você sente vontade de jogá-lo novamente nem que seja para terminá-lo pela milésima vez!

Recordar é envelhecer: Castle of Illusion (Master System)

12 ideias sobre “Recordar é envelhecer: Castle of Illusion (Master System)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *