Mais uma edição do Recordar é envelhecer pinta aqui no Gagá Games! Desta vez eu, André Breder, recordo um dos melhores games já lançados para o Master System: Castle of Illusion, estrelado pelo rato Mickey! Espero que os visitantes do Gagá curtam o texto. Tenham uma boa leitura!
Um dos melhores jogos do Master System!
Castle of Illusion é um dos grandes sucessos do Master System. Estrelado pelo mascote da Disney, o famosíssimo Mickey Mouse, o jogo em si é realmente muito bem feito, agrandando desde as crianças mais pequenas que são fãs do rato mais conhecido do mundo, até os adolescentes que gostam de bons jogos no estilo Ação/Aventura. No Brasil o jogo chegou a ser divulgando tempos depois como um dos mais vendidos do console de 8 Bits da SEGA por estas “bandas”.
A História do jogo
A história é simples: Mickey e sua namorada Minnie viviam felizes em “Vera City” até o dia em que a bruxa Mizrabel , que tinha inveja da beleza e popularida de Minnie, resolveu sequestrar a pobre ratinha.
Mickey então parte para uma dura jornada até o “Castelo da Ilusão” onde deverá juntar as setes gemas do arco-íris para assim poder chegar até o covil da bruxa Mizrabel.
Mas será realmente uma tarefa complicada, já que Mickey terá que enfrentar os “Mestres da Ilusão” e vencê-los, para assim conseguir as gemas coloridas.
Um jogo que não deve nada para seus concorrentes!!!
Na época em que Castle of Illusion foi lançado o gênero Ação já era o preferido pelos gamemaníacos, que estavam acostumados com jogos como Mario, Alex Kidd e Mega Man, por exemplo, fazendo com que o jogo estrelado por Mickey fosse muito bem aceito, pois ele não ficava devendo em nada para seus “concorrentes”.
Gráficos
Graficamente o jogo é excelente! Os desenhos dos personagens e cenários dos estágios são muito bem feitos, e com um grande riqueza de detalhes. As telas de fundo são realmente muito bacanas! A aventura ocorre em variados cenários, passando por florestas, fábricas de doces, fábrica de brinquedos, até castelos escuros e tenebrosos!
Jogabilidade
Uma das principais ações de Mickey é que ele pode pular sobre seus inimigos e dar “bumdadas” para vencê-los. Isso hoje em dia pode até soar ridículo e ser alvo de gozações por partes dos gamemaníacos mais novos, mas na época em que Castle of Illusion foi lançado ninguém ligou para este “detalhe” curioso.
Além das “bumbadas”, Mickey pode também atirar alguns objetos em seus adversários para eliminá-los de maneira mais segura. O jogo tem uma jogabilidade bem similar aos dos jogos da série Super Mario Bros da Nintendo, ou seja, não há em que botar defeitos. Todos os controles fluem muito bem, com os comandos sendo executados de forma rápida e precisa.
Efeitos e Trilha Sonora
Os efeitos sonoros estão muito bem feitos, e bem diversificados. Todos possuem um “clima” bem infantil. Algo mais do que natural em um jogo estrelado por um personagem amado pelas crianças como o Mickey.
A trilha sonora é bem legal também, com temas diversos, onde predominam um clima mais alegre, no bom sentido, lógico.
Mas temas mais tensos também estão presentes no jogo, como as músicas dos chefes de fase. Destaque para a música da última fase do jogo, que é sem dúvida a melhor entre todas as outras, que também são de excelente qualidade!
Dificuldade
Dependendo da idade do jogador, Castle of Illusion varia de um jogo com um grau de dificuldade mediano a fácil.
Jogadores mais “hardcore” terminam o jogo de olhos vendados, no entanto. As fases tem seus obstáculos ou dificulades, mas nada que jogadores mais “veteranos” não estejam acostumados ou que já tenham encontrado desafios semelhantes em outros jogos lançados anteriormente a Castle of Illusion.
Os chefes do jogo são fáceis, até mesmo os finais. Para as crianças ou jogadores menos habilidosos, há ainda como escolher o modo “Practice”, que serve basicamente para se aprender os comandos do jogo em um modo com dificuldade bem reduzida e fases mais curtas.
Conclusão
Castle of Illusion pode até ser um jogo fácil, mas bem fácil mesmo, mas ainda assim é muito, mas muito divertido!
Quem viveu este jogo na época em que ele foi lançado com certeza passava horas jogando-o, conseguindo assim terminá-lo várias vezes em um mesmo dia. Quem dera os jogos de hoje em dia fossem como o velho Castle of Illusion, onde você sente vontade de jogá-lo novamente nem que seja para terminá-lo pela milésima vez!
É um dos raros jogos de Master System onde a qualidade Disney fez a diferença.. Tenho este cartucho até hoje! 😉
gamer_boy[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Outra grata surpresa, um daqueles jogos que parecem bobos e você não leva fé. Era meio constrangedor dizer que o jogo do Mickey era bom, mas putz, era bom mesmo. Fiquei curioso quanto à equipe que desenvolveu o jogo:
http://www.mobygames.com/game/sega-master-system/castle-of-illusion-starring-mickey-mouse_
O curioso é que, tirando Tokuhiko Uwabo (o “Bo”, que fez também a trilha sonora de Phantasy Star e outras pérolas) eu nunca tinha ouvido falar do resto da equipe.
Orakio Rob, “O Gagá”[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Um clássico do Master System, me diverti muito jogando ele. Quando era pequeno o jogo não era fácil, pois faltava-me habilidade e experiência para decorar seus padrões. Também pudera, fiz escola no Master System (quase não jogava NES).
Conforme foi citado no post, curto muito as cores vibrantes e a trilha sonora alegre e memorável (“Bo” é o cara XD), marca típica da Disney. Para mim a versão do Master System é muito superior à sombria e “maçãzuda” do Mega Drive. O jogo tem muitos segredos, assim como seu sucessor Land of Illusion. Land of Illusion mantém a qualidade do Castle of Illusion, é mais extenso, tem habilidades que são aprendidas durante o jogo e tem mais personagens da Disney, mas não tem o mesmo charme que o seu antecessor.
Alguém ainda se lembra de uma propaganda da Tec Toy televisiva do Master System na qual aparecia um trecho do jogo, especificamente uma das partes que aparecem biscoitos na fase dos doces?
ANTIDEUS[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@ANTIDEUS: Eu estou meio “caduco”, e não consigo me lembrar da propaganda televisiva no qual um trecho do Castle of Illusion foi mostrado, mas ainda me lembro da propaganda que divulgava o Land of Illusion por aqui… bons tempos…
André “Caduco” Breder[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
SHOW DE BOLA..TENHO 32 Anos E ATYE HJ CURTO ESSE JOGO ,,, ZERO ELE DE OLHO FECHADO ,,CLARO ,D,ECOREI ,,MAS MINHA FILHA TA COMEÇANDO A CURTIR O CASTLE OF ILLUSION !
A TRILHA SONORA É MTO LEGAL……. ME LEMBRA OS VELHOS TEMPOS DA DECADA DE 90 E MEU MASTER SYSTEM
Gerard 32[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
ahhh e belo post André ^^
Gerard 32[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Valeu Gerard!
André "Caduco" Breder[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Joguei muito! Bons tempos (e bons jogos) do Master System…
MarCel[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Pingback:Gagá Games » Recordar é envelhecer: Legend of Illusion (Master System)
ótimo game! um dos mellhores do master system!
wolverine-logan[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
De fato era um dos melhores jogos do master system e eu consegui zerar o jogo. Além dele tinha o moonwalk( michael Jackson) também muito bom, tinha um de carrinho de corrida, etc…. amo jogar video game até hoje!!!! Não esqueçam do atari outro excelente jogo de video game, tais como: frogger, seaquest, hero, megamania, frostibit, como come, enduro, etc… sou fanática por video game dos tempos antigos. Sou da época do atari, master system, sega, dinavision, nitendo, playstation, e depois daí só o wii.
Elaine[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Pingback:Gagá Games » Recordar é envelhecer: Aladdin (Mega Drive)