A notícia é da semana passada, mas vocês vão respeitar os meus cabelos brancos e dar um desconto para o Gagá aqui.
Faz tempo que o tio Suzuki não produz nada lá na SEGA, tanto que recentemente o CEO da Sega americana, Simon Jeffrey, disse por engano que ele nem era mais empregado da empresa.
Pois é, agora é para valer: a SEGA Sammy anunciou oficialmente que Suzuki se aposentou. Na verdade, ele vai continuar a trabalhar em funções de gerenciamento na divisão AM Plus da SEGA, mas está fora da parte de criação de jogos.
Os trabalhos clássicos de Yu Suzuki incluem pérolas como Space Harrier, Hang On, Out Run e After Burner 2. Mais tarde, ele criaria sucessos como Virtua Racing/Fighter/Cop.
Lá pelas bandas de 1999 ele começou a tomar um rumo mais experimental: lançou Ferrari F355 Challenge nos arcades, um jogo de corrida tão realista, mas tão realista, que eu tinha o jogo no meu Dreamcast, dava umas partidinhas todo dia e NUNCA passava da primeira pista! O jogo é fantástico, mas se você nunca dirigiu uma Ferrari na vida, vai ter problemas. Isso restringiu bastante o público do jogo.
Depois veio o tão amado Shenmue. Os fãs arrancam os cabelos toda vez que surge um boato sobgre Shenmue 3. O fato é que os dois primeiros jogos custaram uma fortuna e não se pagaram, numa época em que a SEGA já ia muito mal das pernas.
É triste ver um mestre como Suzuki encerrar a carreira num momento de decadência, mas são coisas da vida. Vamos lembrar do sujeito pelos clássicos que nos proporcionou. Valeu, tio Sú, boa pescaria!
Ele se aposenta e depois lança Shenmue3 para outro sistema/console! 🙂
gamer_boy[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Uma pena, mas tio Su fez por merecer um bom descanso.
Claudio Prandoni[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Ao ler esta notícia eu fico com uma sensação que Yu Suzuki foi mal aproveitado na SEGA nos últimos anos. Um cara com o talento dele ficar na “geladeira” chega a ser burrice, agora não sei se foi ele que não quis mais saber de criar games ou se foi a SEGA mesmo que deu uma tremenda bola fora deixando um talento como esse de lado.
André “Caduco” Breder[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Não creio que encerrou em decadência, já que na parte financeira não foi bem, mas na parte artística (o que importa) com Shenmue ele foi o que mais aproximou o videogame de uma forma de arte verdadeira dando uma narrativa que deveria ser seguida, ao invés de tantos bioshocks da vida. Podem falar de Kojima, mas ele não criou uma narrativa (o que é mais importante), ele apenas copiou coisas de cinema e transpôs para o videogame. Shenmue nasceu videogame.
Leandro Moraes[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@Leandro Moraes
Acho que me expressei mal… eu quis dizer que ele fechou a carreira amargando um fracasso. Eu adoro Shenmue (é o único jogo original de Dreamcast que eu tenho), mas infelizmente foi um “fracasso” comercial, embora tenha um monte de fãs e seja uma realização genial. Espero que ele não ligue para isso e esteja se aposentando feliz.
Orakio Rob, “O Gagá”[Citar este comentário] [Responder a este comentário]