Puuutz, agora eu fui longe! Olhem só o que eu desenterrei! Rise from your grave, Shin Megami Tensei! 🙂
Shin o quê?
Shin Megami Tensei, rapaz! Ou Persona para os fracos 🙂
Não é possível que você não conheça Persona, aquele RPG esquisitão lançado para o Playstation e que hoje é um dos grandes RPGs no ocidente. Pois saiba que Persona é uma espécie de spin-off da série Shin megami Tensei. Não entendeu nada? Tá bom, vamos começar do zero.
Shin Megami Tensei é um RPG lançado pela Atlus em 1992 para o Super Famicom. O RPG foge do lugar comum e se passa em Tóquio, na década de 90. Esqueça as cavernas e florestas dos RPGs convencionais: aqui você vai usar computadores, entrar em prédios, subir de elevador e enfrentar monstros no shopping. Muito louco, não?
Você controla Kazuya e seus amigos no meio de uma “invasão” de demônios invocados por uma espécie de Hitler japonês. Se ao lutar contra um demônio você for bom de papo, vai poder trazê-lo para o seu lado e invocá-lo quando quiser. Também é possível misturar demônios para gerar outros mais fortes. A idéia é muito louca e divertida.
SMT fez um sucessão no Japão, mas só saiu por aquelas bandas, ganhando versões para vários consoles (incluindo o Playstation). Felizmente o jogo recebeu esta que parece ser uma excelente tradução para o ingês do grupo Aeon Genesis. Como não manjo nada de japonês não posso avaliar a fidelidade da tradução, mas até o momento ela está muito bem escrita e coerente.
Além de ganhar duas continuações diretas, SMT ganharia três spin-offs: Devil Summoner, Digital Devil Saga e Persona, este último traduzido e lançado para o Playstation, conquistando enorme sucesso. Logo, se você é fã da série Persona, agora vai poder ver onde tudo começou.
O jogo é sinistro, com músicas sinistras, gráficos sinistros e imagens… sinistras 🙂 Amanhã eu começo a postar a jogatina, e juro que este diário de bordo vai andar mais rápido que o de Langrisser!
Até lá, pessoal!
CORREÇÃO: Como lembrou o amigo Tallarico nos comentários, a série de games “megaten” (como a série ficou conhecida) começou antes. A primeira versão saiu em 1987 para o MSX, chegando também ao Famicom e outros. Foram lançados dois jogos Megami Tensei antes que este, Shin Megami Tensei, chegasse ao Super Famicom.
esse jogo é estranho, eu li o primeiro livro d onde é baseado o jogo(na verdade esse é uma “continuação” já q o original baseado mesmo no livro é do NES… os jogos Persona são legais tb… ainda mais o 3 onde para invocar as personas os personagens dão um tiro na cabeça,rs… mas algum dia pretendo jogar e vencer esse, to tentando jogar o persona 2, mas tá dando erro a rom no meu psp…
Tallarico[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Tem razão, Tallarico, a série começou antes. Mas foi no MSX, pouco antes do Famicom. Já acrescentei no post.
Orakio Rob, “O Gagá”[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Boa escolha de jogo…
MegaTen é um jogo único! ^^
Marcelo[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Opa, esse diário de bordo vou acompanhar do começo e vou tentar acompanhar a jogatina. Por conhecidência eu tenho esse jogo no DVD de roms que gravei pra emular no PS2 e vejam que ela já estava traduzida 😀
Confesso que esse game eu não conhecia, mesmo já tendo ouvido falar de Persona. Gagá sempre desenterrando as coisas 🙂
Sérgio Oliveira[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Fiquei curioso com este RPG… rs…
Vou ver se consigo jogá-lo por algum emulador ou coisa assim.
Abraço 😉
[SN]Alucard[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Caramba esse rpg é muito malvado, dá calafrios…principalmente a introdução dele…uahuahauah acho os Personas muito legais , mas como o Marcelo falou o Megaten é unico, e os spin offs dele também…..
Raidou[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Se puder m arranjara ROM já traduzida vou agradecer pq da ultima vez q tentei ficava estranho os caracteres… e aproveitando, quem quiser o primeiro volume do livro eu tenho um doc com ele, mas c não m engano tá em ingles…
Tallarico[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
E para atualizar encontrei esse site q parece q tão traduzindo o remake dos primeiros jogos: http://kyuuyaku.blogspot.com/ não li ainda tudo pq tá meio foda agora,rs
Tallarico[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Também vou acompanhar o diário! Já terminei uma vez e estou curioso para ver qual dos finais você conseguirá…!
Boa Sorte!
Ziphakiel[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Gagá, aqui a pesquisa por toda a história da série Megami Tensei!
6 – Game Boy
8 – Game Boy Advance
2 – Game Gear
1 – MEGACD
2 – NES 8 Bits
1 – NDS (versão Megami Ibunroku – Devil Survivor, a confirmar)
1 – PC Engine CD
1 – Playstation Portable (PSP)
6 [4+2] – Super Nintendo (SNES) (mais série Tensei)
1 – MSX
http://www.spacemul.net/#mise_a_jour_recherche|megami|^[ACO]|^[0-9A-Z]|
http://www.spacemul.net/#mise_a_jour_recherche|tensei|^[ACO]|^[0-9A-Z]|
E a página mais completa sobre a série Megami Tensei, com detalhes de cada versões (com screenshots/fotos)
http://hg101.classicgaming.gamespy.com/megaten/megaten.htm
+ PLUS
Shin Megami Tensei, um pouco sobre a história (na Retrobits)
http://forum.retrobits.com.br/viewtopic.php?p=10447
gamer_boy[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
As coisas a que a vida de gamemaníaco nos leva…
Seria pedir demais esperar por um guia sobre o SMT 3 (americano) do Playstation 2, sobre síntese de arcanos (pra gerar personas mais poderosos)?
Claro que no caso do jogo que eu tenho, em vez de um nóia que quer tomar Tóquio, tenho estranhos desaparecimentos envolvendo uma hora secreta, escondida entre um minuto pra meia-noite e meia-noite em ponto.
Paulo Aquino[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@Paulo Aquino
Aqui só entra jogo muito velho, Paulo… nem de Playstation 1 a gente fala. Acho que Play2 só aparece por aqui quando meu neto assumir o blog 🙂
Orakio Rob, “O Gagá”[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
esses personas podem ser legais,mas duvido que eles sejam assustadores como essa versão do snes. satanismo,religião,guerra,nudez,genocidio. cara! esse jogo viraria um anime sangunario daqueles que neguinho se caga de medo depois de assistir.já to jogando^^. quero matar uns anjos tb q nem o Gagá fez:)
leandro(leon belmont) alves[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@leandro(leon belmont) alves
Eu fiquei muito surpreso com esse SMT. Escolhi mais pelo fato de parecer bizarro, mas ele é muito mais do que isso, é um RPG de altíssima categoria. Virou um dos meus jogos favoritos.
Orakio Rob, “O Gagá”[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Shin megami tensei,Persona,Devil survivor, Devil Saga, devil summoner, devil children, last bible etc sao series separadas que tem um esquema separado e tem uma linha de tempo unica pra cada serie, sao spins offs? sim! mas nao sao spins offs do Shin megami tensei mas do Megami tensei que veio antes mesmo da atlus comprar a franquia, se informa ae…
L[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@Paulo Aquino
Guia sobre shin megami tensei 3 pra pegar personas mais poderosos? o SMT 3 é o Nocturne do demi-fiend, nao ache que TODOS jogos sao shin megami tensei cara, eles so saem como “shin megami tensei persona 3” fora do japao porque senao aqui nao reconhecem a franquia, ae a galera acha que é tudo a msm coisa, e o persona 3 nao tem “estranhos desaparecimentos”, as pessoas continuam vivas soque ficam que nem zumbis.
L[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
O ano é 2019… Comprei um snes mini pra jogar SMT… E aqui estou relendo o diário de bordo que me fez conhecer a série e jogar muitos dos seus títulos (se tornando a minha franquia favorita)… Finalmente estou pronto pra SMT 1… Behold my Demons!
Vinny Segata Pinheiro[Citar este comentário] [Responder a este comentário]