Saudações a todos!
Esse post é um pouco diferente dos dois primeiros. Podem ficar tranquilos, ainda se trata de pérolas dos arcades (ainda que o jogo em questão seja mais conhecido). Entretanto, não vou comentar sobre uma pérola desconhecida dos Arcades, mas sim sobre o retorno de um pequeno “projeto” meu.
Acredito que alguns de vocês já devam conhecer o “Twin Galaxies”. Caso não conheçam, um resumo rápido: o “Twin Galaxies” é simplesmente o órgão oficial de todos os recordes relacionados aos nossos tão amados jogos eletrônicos. Ainda que muitas de suas práticas possam parecer ortodoxas e nebulosas (quem viu o documentário “The King of Kong” sabe do que estou falando), não podemos deixar de reconhecer o pioneirismo de Walter Day, o manda-chuva da instituição desde a sua fundação, em 1981.
Acessando o site oficial, percebe-se o profissionalismo que é dedicado a ele. O registro dos recordes é gigantesco, abrangendo uma infinidade de sistemas. Além disso, qualquer um de nós pode se registrar no site e explorar todo o conteúdo, além de submeter aquele seu gameplay fantástico que você teve outro dia e que deveria ficar para a posteridade.
Pois bem: apesar do que a minha descrição no site possa dar a entender, não sou um jogador excepcional. Entretanto, posso dizer sem falsa modéstia que consigo ser bom em alguns jogos. E um deles, onde simpatizei à primeira vista na época, foi The King of Dragons, lançado em 1991 pela Capcom. Fazendo um resumo rápido do jogo para aqueles que não o conhecem: ele foi o embrião para que, três anos mais tarde, a Capcom lançasse os seus dois clássicos do beat’em up ambientados no universo Dungeons & Dragons: Tower of Doom e Shadow Over Mystara. Eu o considero um jogo fantástico, que consegue fazer o jogador se ambientar nesse universo tão vasto dos RPG’s de mesa através de uma mecânica simples.
Curiosamente, eu descobri o jogo não através dos fliperamas, ou mesmo do MAME, mas através de sua versão para o SNES, lançada três anos depois também pela Capcom. A adaptação é fantástica, mantendo muito dos gráficos e jogabilidade originais, considerando as limitações do SNES em relação à CPS-1. Muito pela sua semelhança com o arcade (além do fato de que a adaptação para o SNES no nível “Normal” é mais difícil que a versão do fliperama/MAME), o fato de ter jogado compulsivamente a versão de console em casa na época me habilitou a ser um jogador razoável do jogo na sua versão original.
Um dia desses, visitando o Twin Galaxies assim que efetuei a inscrição nele, resolvi verificar os recordes registrados e homologados pela entidade. Como eu me lembrava que era bom no jogo já mencionado aqui no texto, resolvi ver os recordes para ele:
O primeiro lugar é uma pontuação fantástica, quase que impossível (pelo menos na minha atual forma) de ser alcançada, e ela foi alcançada por um brasileiro! E digo mais, um carioca! Quem sabe eu já não esbarrei por ele por aí nas minhas andanças? =D Entretanto, as pontuações seguintes são bem mais baixas, o que alimentou esse blogueiro de meia tigela a traçar uma meta: se posicionar entre os cinco melhores jogadores de The King of Dragons do mundo, de acordo com o Twin Galaxies. É essa busca por essa marca que irei registrar aqui no blog.
Para finalizar, deixo com vocês o meu primeiro registro desse projeto, para que todos vocês comentem, me critiquem, torçam e também me dêem dicas de como melhorar a minha pontuação e o meu gameplay. Fazendo uma autocritica, apesar dos erros cometidos (especialmente nas fases 9 e 10), até que não foi tão ruim. Peço que assistam e que me ajudem a alcançar essa primeira meta.
Até a próxima e viva os Arcades (e o MAME)!!
Não tem Comic Bakery para MSX. Que mierda.
Venom[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Lembro que uma época o recorde para o Tetris de GB era irrisório, coisa de 93 mil pontos.
Jefferson Luiz Emmerich de Borba (Beren)[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
nem imaginava que tinha um ranking mundial desse game.
leandro(leonbelmont) alves[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Dr. Mame blz? Ja vi muita coisa legal no Twin Galaxies, ja fiquei por horas vendo os recordes, e olha que tem cada um cabuloso, em relação a seu projeto fica uma dica, não pensse no recorde a ser quebrado e sim na diversão que o game vá te proporcionar, sem estresse é masi facil de se quebrar um recorde.
Flávio[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Força aí cara!!! Nos faça orgulhosos de vossa pessoa!!! 😀
Falow! 😀
Piga “the ancient alien”[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Venom,
Sim, não há registros de Cosmic Bakery. Mas nada impede de você enviar a seu recorde para lá. Quem sabe eles não incluem o seu registro? =D
Jefferson Luiz Emmerich de Borba (Beren),
Pois é. Mas vi recentemente e esse recorde já subiu e muito.
leandro(leonbelmont) alves,
Claro que não dá para coletar os recordes de TODOS os jogos existentes, mas o Twin Galaxies, pelo visto, procura ter o maior registro possível. Até por isso que resolvi entrar nessa empreitada.
Flávio,
Valeu pelo post, Flávio. Pode ficar tranquilo quanto a isso, não vou me tornar um obsessivo pelo recorde, vou procurar sempre jogar me divertindo.
Piga “the ancient alien”,
Valeu pelo apoio, Piga. Como dizem por aí, “é nois na fita”! =D
Dr. Mame, “O Ranzinza”[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Opa, estamos juntos na torcida, Adney! Rapaz, o Twin Galaxies é o pináculo (parafraseando você comentando em outro blog 😉 do high-score. Se você pintar por lá será sensacional, vi uns trechos do vídeo e putz, já vi que você é ninja! 🙂
Uma pergunta, Adney: eles ainda só aceitam em VHS para comprovação? Lembro que tinha um lance desses, mas posso estar enganado.
Abração, mantenha-nos informados!
Cosmonal[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Cosmonal,
Corrigindo os emoticons automáticos…
“Rapaz, o Twin Galaxies é o pináculo (parafraseando você comentando em outro blog ^_^) do high-score.
Cosmonal[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Cosmonal,
Puxa, valeu pelo incentivo e pelos elogios. Só acho que foi um pouco exagerado, não sou um ninja, ninja é o cara que conseguiu 2500000 pontos no jogo, hehehehe…
Na verdade eles estão aceitando também o arquivo .inp do MAME. Bom, na verdade é o .inp + .wlf, já que eles aceitam somente a versão WolfMAME 0.106. Inclusive, como esse gameplay não foi feito nessa versão do MAME (eu não sabia), acabou que ele não foi aceito. Mas já fiz um outro gameplay (com pontuação semelhante) e enviei os arquivos para eles. Ainda não foi a pontuação suficiente para o top 5 (se eles aceitarem o gameplay, ficarei em sexto, a apenas 100000 pontos do quinto), mas já é um começo. =D
Dr. Mame, “O Ranzinza”[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Cara, não costumo comentar muito no site e estou comentando mais para dar um apoio mesmo o/
Não só desejando boa sorte com o recorde mas também para parabenizar pela seção!
É ótimo ler sobre essas velharias MAMisticas (ainda mais agora que chegou meu joystick de arcade e o MAME atualizadinho não tá tendo descanso, muahahaha) 😉
Marcio “o antigo”[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Pingback:The Twin Galaxies Project #1 – Primeiros resultados
Legal ver vcs falando de um recorde meu. Eu tenho alguns vídeos no youtube de outros recordes ou finais de jogos e tb participod e algund fóruns como o nick de Flutotal.
Eu jogava MUITO esse jogo nos arcades.
Antonio Filho[Citar este comentário] [Responder a este comentário]