Sono gamer nº 12, jogar Pong no Tele-Jogo: realizado!
Sonho gamer nº 12, jogar Pong no Telejogo: realizado!

Como vocês já sabem, ontem foi o dia do RioGameShow, e eu já estou aqui trazendo as informações fresquinhas para nossos leitores que não podem esperar! Vai que aquela febre reumática leva a gente de uma hora para a outra, não é mesmo?

Pensando na transitoriedade da vida, participei do evento como se não houvesse amanhã. Levei a esposa junto, e justamente por pensar na transitoriedade da vida achei melhor não dar muita atenção às meninas em trajes minúsculos que “decoravam” os stands, já que eu me pélo de medo da minha esposa. Vão rindo mesmo, um dia vocês vão casar também. Só olhei acidentalmente para a menina que fazia cosplay da Mai Shiranui, mas foi acidentalmente mesmo, eu juro.

O evento ocorreu no Clube Canto do Rio, em Niterói. O lugar é razoavelmente espaçoso, mas eu diria que não o suficiente. Tinha bastante gente no local, e era difícil transitar. Ver alguma coisa, então, mais complicado ainda. Às vezes você ficava vários minutos tentando garimpar um lugarzinho em frente ao stand para ver alguma coisa.

As mesas redondas, que abordavam predominantemente o desenvolvimento de jogos, pareciam interessantes, mas ao menos a que eu tentei assistir (a segunda do dia) foi inassistível (existe essa palavra?). Ela ocorreu na arquibancada, no mesmo ambiente que a exposição toda, e a acústica somada à barulheira geral tornava impossível entender alguma coisa.

Na parte debaixo a tela, a coisa não parece tão complicada. Mas transitar pelas laterais e pela outro corredor era meio complicado...
Na parte inferior da tela, a coisa não parece tão complicada. Mas transitar pelas laterais e pela outro corredor era meio complicado...

Isso quer dizer que foi uma meleca? Não mesmo! Tinha um montão de coisas interessantes para nós, velhos babões. E não estou falando das meninas com pouca roupa, estou falando de jogos e consoles velhos, muito velhos!

Para começar, havia um stand fazendo um saldão de jogos usados. Cada jogo saía por vinte pratas. Tinha jogo de Atari, Master System, Super Nintendo… até de Odyssey! Por vinte pratas!

E.T., o jogo que quase arruinou a indústria do videogame nos anos 80, à venda no saldão por apenas vinte pratas! Ao lado, Zelda II, a "ovelha negra" da série, por mais vinte pratas! Com apenas quarenta mangos, o sujeito pode afundar até um titanic gamer!
E.T., o jogo que quase arruinou a indústria do videogame nos anos oitenta, à venda no saldão por apenas vinte pratas! Ao lado, Zelda II, a "ovelha negra" da série, por mais vinte pratas! Com apenas quarenta mangos, o sujeito pode afundar seu próprio Titanic gamer!

A nostalgia era forte. Uma TV de LCD exibia o jogo Come-Come 2 de Odyssey. Na época, a Magnavox levou um baita processo da Atari, que detinha direitos exclusivos para versões de Pac-man e achou que era plágio. E o jogo era mesmo mais do que levemente inspirado em pac-man. Só que na minha opinião, e na opinião de muita gente, era ainda mais divertido.

Uau, Come Come 2! Eu tinha esse jogo! A Magnavox levou um baita processo da Atari, que detinha direitos exclusivos para versões de Pac-man. Cara, eu devia ter uns cinco anos de idade quando jogava isso no meu Odissey...
Uau, Come-Come 2 de Odissey! Eu tinha esse jogo! Cara, eu devia ter uns cinco anos de idade quando jogava isso no meu Odyssey...

O tal saldão era bastante interessante, com muitos jogos legais. Mas não tinha só jogo velho, não, tinha console velho à venda também. Não, não tô falando de Super Nintendo não, eu tô falando de coisa MUITO velha, e a preços razoáveis. Como assim, vocês me perguntam? Vejam só:

    Gloriosas tranças de Rapunzel, um telejogo a duzentos mangos? I WANT IT! Se tivesse um banco no local do evento, eu teria assaltado na mesma hora!
Gloriosas tranças de Rapunzel, um telejogo a duzentos mangos? I WANT IT! Se tivesse um banco no local do evento, eu teria assaltado na mesma hora!

Mas vocês devem se lembrar da prometida exposição de consoles antigos, não é mesmo? Amiguinhos, essa foi de chorar… além de dar uma partidinha de PONG! no telejogo que o colecionador disponibilizou para a galera, derramei alguns litros de baba corrosiva sobre este vidro:

Pelo castelo do poderoso Thor! Vejam quantos portáteis! Eu tinha esse Game&Watch do Donkey Kong, mas era muito jovem para saber que um dia ele valeria uma grana...
Pelo castelo do poderoso Thor! Vejam quantos portáteis! Eu tinha esse Game&Watch do Donkey Kong, mas era muito jovem para saber que um dia ele valeria uma grana...

Eu não sabia o nome nem de metade desses portáteis todos. E notem só, ali em cima, à esquerda, um Famicom! Eu já tinha visto em fotos, mas é sempre emocionante encontrar uma celebridade assim, ao vivo. Quando vi, saí dizendo “Famicom, sou seu fã, tenho todos os seus discos”, mas aí minha esposa deu um grito enfurecido no meu ouvido e me tirou do transe.

Saldo final: maravilha de evento para a turma da antiga. Obviamente teve coisa para a nova geração também, como campeonato de Rock band, campeonato de Street Fighter IV, mas… bah, who cares! Como dizia Freddie Mercury, “All we hear is Games do Gagá”!

RioGameShow 2009: o Gagá foi com a patroa!
Tags:     

20 ideias sobre “RioGameShow 2009: o Gagá foi com a patroa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *