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Já diz o ditado: ninguém nasce de chocadeira. Mesmo os grandes sucessos do videogame, que parecem tão inovadores, muitas vezes bebem de uma fonte bem mais antiga. Hoje, aqui no Gagá Games, vamos começar a derrubar mitos sobre os criadores de alguns jogos “inovadores”, buscando o verdadeiro pai dessas crianças. E para começar…

Metal Gear

metal-gear-solid-1Se você não conhece Metal Gear, retire-se imediatamente deste blog, seu spammer miserável! Este é um blog para jogadores de videogame! Se ficou, sabe que Metal Gear é um baita jogo que preza a furtividade. Você deve se infiltrar na base inimiga cuidadosamente, evitando muito barulho, tentando não ser visto. Coisa fina Metal Gear, né? A primeira versão saiu em 1987 para o MSX, e foi muito inovadora com seu conceito de furtividade e…

… peraí, para tudo! Você já jogou Castle Wolfenstein?

Wolfenstein? Aquele 3D…?

Não, pequeno infrator! Estou falando de “Castle Wolfenstein”, lançado para o Apple][ em 1981! Em Castle Wolfenstein, você precisa escapar de uma fortaleza alemã com os planos de Hitler. Três anos depois o jogo ganhou uma continuação, “Beyond Castle Wolfenstein”, e é dela que vamos falar aqui porque passei algumas horas muito divertidas (e tensas) jogando este clássico.

Típico momento de ação do jogo: espere atrás da parede o guarda vir desavisado... quando ele chegar, atire e reviste o corpo.
Típico momento de ação do jogo: espere atrás da parede o guarda vir desavisado... quando ele chegar, atire e reviste o corpo.

Em Beyond Castle Wolfenstein você precisa vasculhar o bunker onde Adolf Hitler está se reunindo com seus aliados. O plano é encontrar uma bomba em algum lugar do bunker e plantá-la na porta da sala em que ocorre a reunião, mandando Hitler pelos ares. Só que você está em menor número e tem que ser malandro para sobreviver!

Logo na segunda tela do jogo você esbarra com um guarda. Se já entrou na tela com arma em punho, dançou: o cara vai ver, gritar alguma coisa que eu não entendo e te matar com um ou dois tiros. O uso de voz não é exclusividade do segundo jogo: no primeiro, os soldados já gritavam um inacreditável “Achtung!” (“Atenção!”, em alemão, numa época em que jogos de videogame NÃO tinham vozes).

Se você for mais prudente, o guarda vai mandar você se aproximar e mostrar seu passe. Aí você para em frente a ele e escolhe um dos cinco passes diferentes com os quais você começa, usando os números do teclado. Se a primeira vez der errado, você vai ter mais uma chance, mas se errar está lascado. Se tiver dinheiro, aperte M e você vai subornar o guarda. Se não tiver… saque a arma e mande bala!

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Rendi o cara da mesa! Só que agora só me resta matá-lo, porque se eu baixar a arma ele dá o alarme e vem todo mundo comer o meu... bom, vocês entenderam.

Se você der mole, os guardas podem soar o alarme, e aí você vai ser caçado que nem um cão, com guardas vindo de outras salas para te procurar. O melhor mesmo é ser discreto e evitar tiroteios. Também é possível render o guarda, escondendo-se atrás de alguma parede e saindo na hora H, com arma apontada para ele. Com o guarda rendido, você pode revistá-lo.

Ah tem a faca também… quando você conseguir encontrar uma, vai poder se aproximar por trás do guarda para matá-lo silenciosamente. Tem mais guardas na sala? Então aproxime-se do guarda morto e arraste o corpo para um lugar mais discreto usando a barra de espaços. E aí, parece com algum jogo que você conhece?

Você também vai encontrar guardas em balcões, em funções burocráticas. É possível suborná-los e obter informações úteis. Também há armários espalhados pelo bunker. Alguns podem ser abertos facilmente, revelando itens úteis como munição e cartões — ou inúteis, como o diário de Hitler, seguido de uma mensagem “mas você não entende alemão” 🙂

Vasculhar armários e pegar os itens não é uma tarefa imediata, leva tempo para o cara fuçar e pegar tudo. Mas o tempo é preciosíssimo quando você entra correndo num quartinho para pegar os itens, e fica rezando para conseguir pegar tudo antes que o guarda distraído lá de cima decida passear em frente à porta do aposento, como a foto abaixo ilustra:

Vai, cara, pega logo essa chave, o guarda tá vindo!!!! Juro que rezei nessa hora.
Vai, cara, pega logo essa chave, o guarda tá vindo!!!! Juro que rezei nessa hora.

Há armários trancados também. Eles podem ser abertos rapidamente com um tiro (burrada!) ou descobrindo a combinação de quatro dígitos. Você digita um número. Se ouvir um “clique”, acertou o primeiro número. Digita o segundo. Nada? Então digite o primeiro de novo e chute o segundo outra vez, até ouvir o segundo “clique”. Mais uma vez, isso não é nada relaxante quando você entra escondido em uma sala cheia de guardas.

Eu estou bem longe de zerar o jogo, mas posso dizer que é muito, mas muito interessante mesmo. Se você quiser pode experimentar online, na versão emulada do VirtualApple — mas não deixe de ligar o CAPS do teclado, senão o jogo não vai aceitar comando nenhum!

Veredito:

Não restam dúvidas: o filho é do vizinho! Kojima pode se achar o bonitão do pedaço, mas o pai biológico de Metal Gear é o falecido Silas Warner, criador de Wolfenstein. Vale destacar que o jogo também gerou outros filhos bastardos, como o famoso Wolfenstein 3D, que nasceu assumidamente de uma tentativa de recriar o clássico do Apple][ em três dimensões.

De quem é o neném: Metal Gear e “papai” Silas Warner

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