Já diz o ditado: ninguém nasce de chocadeira. Mesmo os grandes sucessos do videogame, que parecem tão inovadores, muitas vezes bebem de uma fonte bem mais antiga. Hoje, aqui no Gagá Games, vamos começar a derrubar mitos sobre os criadores de alguns jogos “inovadores”, buscando o verdadeiro pai dessas crianças. E para começar…
Metal Gear
Se você não conhece Metal Gear, retire-se imediatamente deste blog, seu spammer miserável! Este é um blog para jogadores de videogame! Se ficou, sabe que Metal Gear é um baita jogo que preza a furtividade. Você deve se infiltrar na base inimiga cuidadosamente, evitando muito barulho, tentando não ser visto. Coisa fina Metal Gear, né? A primeira versão saiu em 1987 para o MSX, e foi muito inovadora com seu conceito de furtividade e…
… peraí, para tudo! Você já jogou Castle Wolfenstein?
Wolfenstein? Aquele 3D…?
Não, pequeno infrator! Estou falando de “Castle Wolfenstein”, lançado para o Apple][ em 1981! Em Castle Wolfenstein, você precisa escapar de uma fortaleza alemã com os planos de Hitler. Três anos depois o jogo ganhou uma continuação, “Beyond Castle Wolfenstein”, e é dela que vamos falar aqui porque passei algumas horas muito divertidas (e tensas) jogando este clássico.
Em Beyond Castle Wolfenstein você precisa vasculhar o bunker onde Adolf Hitler está se reunindo com seus aliados. O plano é encontrar uma bomba em algum lugar do bunker e plantá-la na porta da sala em que ocorre a reunião, mandando Hitler pelos ares. Só que você está em menor número e tem que ser malandro para sobreviver!
Logo na segunda tela do jogo você esbarra com um guarda. Se já entrou na tela com arma em punho, dançou: o cara vai ver, gritar alguma coisa que eu não entendo e te matar com um ou dois tiros. O uso de voz não é exclusividade do segundo jogo: no primeiro, os soldados já gritavam um inacreditável “Achtung!” (“Atenção!”, em alemão, numa época em que jogos de videogame NÃO tinham vozes).
Se você for mais prudente, o guarda vai mandar você se aproximar e mostrar seu passe. Aí você para em frente a ele e escolhe um dos cinco passes diferentes com os quais você começa, usando os números do teclado. Se a primeira vez der errado, você vai ter mais uma chance, mas se errar está lascado. Se tiver dinheiro, aperte M e você vai subornar o guarda. Se não tiver… saque a arma e mande bala!
Se você der mole, os guardas podem soar o alarme, e aí você vai ser caçado que nem um cão, com guardas vindo de outras salas para te procurar. O melhor mesmo é ser discreto e evitar tiroteios. Também é possível render o guarda, escondendo-se atrás de alguma parede e saindo na hora H, com arma apontada para ele. Com o guarda rendido, você pode revistá-lo.
Ah tem a faca também… quando você conseguir encontrar uma, vai poder se aproximar por trás do guarda para matá-lo silenciosamente. Tem mais guardas na sala? Então aproxime-se do guarda morto e arraste o corpo para um lugar mais discreto usando a barra de espaços. E aí, parece com algum jogo que você conhece?
Você também vai encontrar guardas em balcões, em funções burocráticas. É possível suborná-los e obter informações úteis. Também há armários espalhados pelo bunker. Alguns podem ser abertos facilmente, revelando itens úteis como munição e cartões — ou inúteis, como o diário de Hitler, seguido de uma mensagem “mas você não entende alemão” 🙂
Vasculhar armários e pegar os itens não é uma tarefa imediata, leva tempo para o cara fuçar e pegar tudo. Mas o tempo é preciosíssimo quando você entra correndo num quartinho para pegar os itens, e fica rezando para conseguir pegar tudo antes que o guarda distraído lá de cima decida passear em frente à porta do aposento, como a foto abaixo ilustra:
Há armários trancados também. Eles podem ser abertos rapidamente com um tiro (burrada!) ou descobrindo a combinação de quatro dígitos. Você digita um número. Se ouvir um “clique”, acertou o primeiro número. Digita o segundo. Nada? Então digite o primeiro de novo e chute o segundo outra vez, até ouvir o segundo “clique”. Mais uma vez, isso não é nada relaxante quando você entra escondido em uma sala cheia de guardas.
Eu estou bem longe de zerar o jogo, mas posso dizer que é muito, mas muito interessante mesmo. Se você quiser pode experimentar online, na versão emulada do VirtualApple — mas não deixe de ligar o CAPS do teclado, senão o jogo não vai aceitar comando nenhum!
Veredito:
Não restam dúvidas: o filho é do vizinho! Kojima pode se achar o bonitão do pedaço, mas o pai biológico de Metal Gear é o falecido Silas Warner, criador de Wolfenstein. Vale destacar que o jogo também gerou outros filhos bastardos, como o famoso Wolfenstein 3D, que nasceu assumidamente de uma tentativa de recriar o clássico do Apple][ em três dimensões.
Com ctz, MGS chupou muita coisa desse jogo ae. Mas é a evolução natural dos jogos.
Mario criou um estilo, que foi copiado e melhorado por diversos outros jogos.
Sonic também criou um, que foi copiado também.
Enduro fez história, e foi melhorado de forma fantástica.
E assim segue.
Só Phantasy Star V mesmo é que não sai pra melhorar os antigos ¬¬…
Cosmão[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
O Kojima pelo menos não é igual o Miyamoto, que sai falando pra todo mundo que inventou um monte de coisas que já existiam no MSX e até no Atari. Ele simplesmente fica calado deixando as pessoas pensarem que foi ele.
maxi2099[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Rapaz, eu nem tinha idéia! Tá na cara que Metal Gear chupou muitas idéias daí. Meu respeito pela série acaba de aumentar, hehe.
Vou ver se jogo ele depois.
Fernando “Ancião Kid” Cordeiro[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
O engraçado é que metal gear para o playstation 1, nem melhorou tanto assim a jogabilidade de um jogo de 1981!!!!
Leandro Moraes[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Pelas peças raras do Indiana Jones. Retirado do fundo, do fundo….mas do fundo do baú messmo. Adorei!!
Eu já ouvi falar dessa versão mas nunca ví.
Mestre Ryu Kanzuki[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Concordo com o Cosmão. É como diz aquela velha frase: nada se cria, tudo se copia. Dizem, por exemplo, que foram os portugueses que inventaram o pará-brisas de automóveis, e que os japoneses só aperfeiçoaram o invento: que foi colocar o pará-brisas do lado de fora dos carros, ao invés de deixá-lo do lado de dentro, como tinham feito originalmente os portugueses… uhauhauhaua… 🙂
Silas Warner pode ter sido o criador do gênero Ação/Espionagem, mas foi graças ao Kojima e sua franquia Metal Gear, que o gênero se tornou mundialmente famoso, isto é fato.
André “Caduco” Breder[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Caraca Orakio, que aconteceu no fim de semana? a TV quebrou e a muié viajou?? kkk
Muito bom esse texto cara xD
Não joguei esse ae, comecei no W3D, mas olha, pelo mostrado ai, o kojima chupou mesmo as idéias. Mas é normal! Boas idéias devem ser exploradas com sabedoria, e foi isso que o Kojima fez.
Sabat[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Com certeza. O sujeito não tem que reinventar a roda sempre que lança um jogo, as boas ideias têm mesmo que ser aprimoradas. O curioso é que muita gente (inclusive eu) nem imaginava que esse jogo existia. Muito louco, hein?
Orakio Rob, “O Gagá”[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Eu já tinha ouvido falar, mas sempre foi muito por cima. Nem imagens tinha visto. Bem curioso e interessante; vou tentar jogar, com certeza. hehehe Quando tiver tempo, lógico. huahauhauhua
O Senil[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Lugar comum, esse seria o slogan para esses tipos de games, pois sempre são influenciados por outros é óbvio. Esse C.W, mencionado eu nunca joguei, mas nota-se as semelhanças com Snake e sua gang, ficou dez a matéria.
Abraço !
http://mastersystemgames.blogspot.com/2009/09/sobre-o-blog.html
Myiagi[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
poxa vida! e pensar q eu achava metal gear era original. ter jogo de espionagem tatica naquela epoca era algo inpensavel naquela epoca para mim.pobre ignorante:p
leandro(leon belmont) alves[Citar este comentário] [Responder a este comentário]