Olá jovens! Como prometido, vou principiar uma árdua tarefa de fazer pequenos reviews de jogos conforme as delimitações anteriores. O jogo da vez é, como dito no título, Arslan Seiki conhecido também em inglês como Heroic Legend of Arslan

O jogo é baseado em um anime e mangá de mesmo nome. Para mais detalhes do mesmo, caso interessem, visitem sua entrada na Wikipedia que tem as informações necessárias. Deve ser notado que nunca assisti ou li coisas referentes a ele antes de jogar. Acho isso importante por poder me deter na minha impressão de jogar algo do qual nada sei a respeito.

Inicialmente, o que me chamou a atenção é algo que sempre me cativou no Sega CD: pixels animados. Este cavaleiro e seu cavalo, instantes antes desta imagem andavam com desenvoltura e movimento suave de caminhada. É verdade que algumas linhas podem ser vistas, mas nada que impeça o fato de ser uma arte muito bem feita. Na imagem abaixo, podemos observar bem o cuidado com os efeitos de luz e sombra. Conforme a câmera vai passando por essa sala, a iluminação incide diferentemente de maneira verossímil. Por enquanto, chega de falar de aspectos da introdução que é muito bem feita e que permite um entendimento mínimo do que está acontecendo. A música inclusive ajuda nessa ambientação (a narração também o faria se não fosse em japonês).

Qual é então o estilo do jogo? Ele é um RPG tático com muitas semelhanças a Langrisser e Shining Force. Ainda que seja baseado em um anime/mangá, parece-me que possui muitas caracaterísticas ocidentais. Como podemos ver na imagem ao lado, tem um desenho que tende ao realismo de modo que se assemelha mais a Langrisser do que propriamente Shining Force.

Aqui ao lado vemos o cara de armadura negra, que não deu um passo sequer para o lado, e agora deve escolher qual inimigo, dentro de sua área verde de alcance, pretende atacar. Apesar de gostar deste tipo de jogo, quando tenho tempo para jogar (e diga-se, atualmente tenho pouco tempo restante). Na imagem abaixo, aponto seu principal problema. Olhem com atenção e tentem descobri-la.

Não falo japonês e muito menos leio. Isso atrapalha o principal neste tipo de jogo tático para mim, a história. É verdade que alguns focam somente em conquista de território e coisas simples. Mas um conhecimento mínimo da história auxilia e anima a continuar derrotando inimigos e suportar a barreira idiomática. Em suma, o jogo é agradável e a única coisa na jogabilidade irritante é a velocidade dos personagens andando até o local designado. No mais é um bom jogo do estilo que só não me chamou mais a atenção por desconhecer histórias e personagens. Talvez se eu lesse o mangá ou visse o anime, tudo ficaria mais fácil. Se quiserem tentar essa experiência e relatar aqui seria uma boa.

Enfim, como desenvolvedora, a Sega mandou bem nesse jogo. Pena que está todo em japonês. Se não fosse por isso, teria me animado a jogá-lo mais.

Arslan Seiki (Sega CD)
Tags:     

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.