É, gurizada, o tio Gagá foi mesmo conferir o MSXRio 2009. Como eu já havia anunciado minha presença com antecedência, tive algum trabalho para passar pelas dezenas de jornalistas que se acotovelavam e se esbofeteavam aguardando a minha chegada ao local do evento. Felizmente, a turba de sangue-sugas da imprensa debandou rapidamente diante do mau-hálito que me acometia naquela manhã — problema devidamente apontado ainda na primeira meia hora do evento pela minha sagrada esposa, que foi arrastada me acompanhou alegremente ao evento e logo sacou de um pacote de fandangos para resolver a minha situação.
Logo que você entra na modesta sala reservada para o evento no SESC do Engenho de Dentro, alguém vem logo abordá-lo com simpatia para saber quem você é, e no maior pique para mostrar as novidades todas. E são muitas: a turma do MSX não parou no tempo, e ao contrário de muitos encontros nostálgicos sobre plataformas antigas, no MSXRio se fala mesmo é no futuro da plataforma: jogos novos, adaptadores para cartões de memória e um impressionante kit que aumenta substancialmente o poder do velho MSX são alguns dos exemplos.
Desde que me desfiz do meu Hotbit há quinhentos anos eu “hibernei” em relação ao sistema. Já tinha ouvido que a comunidade era ativa, mas não tinha noção de que as coisas estivessem no pé em que estão. O grau de especialização dessa turma já chegou a tal ponto que se subitamente todos os MSX do planeta entrassem em combustão espontânea e não houvesse ninguém disposto a fabricá-los, talvez eles mesmos fossem capazes de juntar os componentes individuais e montar seus próprios sistemas MSX. E acreditem, eu não estou exagerando. Eu nem imaginava que seria possível fazer tantas alterações nos computadores por conta própria, como esses caras fazem.
Fotos: A demonstração do VSU foi de chorar. Quando o MP3 começou a tocar, a comoção foi geral.
A novidade que mais chama a atenção é o VSU (Video and Sound Unit), um baita kit turbinador que está sendo desenvolvido pelo Ricardo Oazem, e que faz o MSX velho de guerra alcançar níveis estratosféricos. A caixinha do VSU, ao lado do computador, era capaz de coisas inimagináveis para o sistema. Eu vi fotos digitalizadas com qualidade bastante razoável. Vi um joguinho com gráficos melhores do que os de um Super Nintendo e movimentação de vários planos (parallax em uns seis ou sete níveis). E vi o bichinho tocar MP3 num player incrementado. É, meu amigo, MP3. A ideia do Ricardo é vender o kit depois que tudo estiver pronto.
Todo mundo está tão disposto a compartilhar a experiência, e o faz de maneira tão entusiasmada, que a vontade que dá é de sair dali, vender umas coisas de dentro de casa e comprar um MSX usado. Inclusive, havia modelos sensacionais de MSX por lá à venda. Fiquei babando no MSX do Dr. Venom (é, lá todo mundo tem um codinome esquisitão). Não está à venda, mas também é melhor assim, porque o meu olho cresceu tanto para cima daquela máquina que ela provavelmente vai explodir em uma imensa bola de fogo em menos de uma semana. Espero que o Dr. Venom não esteja lendo isto.
Fora isso, ainda havia uma pequena lojinha vendendo camisas e um fanzine interessantíssimo feito pela rapaziada, o MSX FORCE. Na hora eu comprei mais por gentileza do que outra coisa (tá, eu confesso, a capa com a Yuko ajudou), mas quando cheguei em casa e li, me arrependi de não ter comprado outros números. Coisa fina mesmo, com reportagens muito informativas sobre a situação do MSX no mundo, matérias inusitadas (como a que ensina a remover a etiqueta dos cartuchos com álcool isopropílico e instrumentos odontológicos para poder abrir o cartucho sem causar danos estéticos) e afirmações bizarras como “todos sabemos que a SCREEN 4 do MSX2 é idêntica à SCREEN 2 do MSX1, porém com os recursos de SPRITES do V9938, ou seja, multicoloridos e com até oito deles na mesma linha”. Mas é claro que todos sabemos disso, não é mesmo? 🙂
Resumindo a pendenga: o encontro foi ridiculamente divertido e contagiante. Eu adorei, e recomendo a todos que compareçam para bater um papo com a rapaziada e dar uma olhada nas novidades. Além de todas as criações engenhosas para o MSX, o papo é muito divertido e a empolgação dos participantes só pode mesmo dar uma boa alegrada no seu dia. Parabéns, moçada!
Ué, cadê as strippers que você prometeu Gagá? Entrei só por causa disso…
Bom, se eu não morasse em São Paulo e não estivesse com a grana curta, gostaria muito de ter ido, não pela questão de adorar encontros nerds com vários machos se amontoando, longe disso. Mas o MSX ainda é um aparelho místico para mim, gostaria muito de conhecê-lo melhor.
E soube que venderam um PC Engine lá, puxa vida, eu já estaria contente o suficiente em ver um de perto. =|
Sir Kao[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@Sir Kao
“Ué, cadê as strippers que você prometeu Gagá? Entrei só por causa disso…”
A propaganda é a alma do negócio, Kao 🙂
Eu vi o PC Engine, foi o Dr. Venom quem comprou. Some a isso o fato dele ter o MSX bacanudo que eu mencionei no texto, e eu duvido muito que toda a energia negativa gerada pela inveja coletiva dos presentes permita a ele viver mais do que alguns dias. É uma pena, ele é um sujeito legal…
Orakio Rob, “O Gagá”[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Putz cara…
deve ser sido realmente muito foda esse evento.
Me lembro de juntar uma grana pra comprar um MSX, mas demorou tanto pra juntar, quando finalmente consegui a grana, acabei comprando um pc! ehhee..
Gagá… eu sou louco em Monza, mas eu nao tenho MSX pra negociar com vc! ahhuahauhahu
Cledson[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Tenho um msx usado, quer trocar pelo monza ???
Rogerio[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Ehehe foi muito legal, estive lá no evento e pude conferir isto tudo.
Maiores informações aqui, com bastantes fotos.
http://www.romhackers.org/modules/news/article.php?storyid=251
OBS: Para o povo de São Paulo, não percam a MSX JAÚ EM OUTUBRO
http://sites.google.com/site/msxjau/ (Ricardo Oazem promete novidades lá).
gamer_boy[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Ainda terei esse monolito rodando em casa. Ainda bem que funfa com qualquer versão de MSX.
Chupem, gringos! Ficam falando mal dos brazucas pelas costas dizendo que não fazemos nada? Taí!
Mauro “Cyber MSX” Sókrates[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Belo encontro. Já fui um feliz proprietário de um MSX. El Capitan Trueno, Tedoku e Xanrerec não me deixam mentir… Mas cadê a tequila? ¬¬
Andre “Ryunoken” Santos[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
É isso aí, Cyber, Brasil RULES! Eu quero o meu MSX de volta!
Esqueçam o Monza, eu esqueci que já tinha me comprometido a trocá-lo por um poster autografado da Blade do Streets of Rage 🙂
Quanto à tequila e às strippers que eu prometi no Twitter, foi só para fazer propaganda do tópico. Viram só como deu certo? Falou em sacanagem, todo mundo aparece para comentar 🙂
Orakio Rob, “O Gagá”[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Ih Orakio, chegaram na sua frente e já compraram o MSX 2 q vc falou… Mas se vc quiser temos contatos c/ quem consegue de tudo em termos de MSX… Paulo S. Maluf! Não, não é o político, mas ele é zoado pela gente o tempo todo. Mas os zines a gente vai por à venda “no lojinha” em breve, aguardem…
Sir Kao, Jaú vem aí, e nós iremos lá, preparem-se…
Se o Dr. Venom sucumbir a James Burton e a sua Metallion, o XDJ (MSX 2+ da Sony) dele é meu, assim como o LaserActive. O PC-Engine será vendido p/ pagar o enterro dele… 😀
RJP[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
O encontro foi maneiro pacas!!! Conheci o Dr. Venom, o Orákio, o Ozzy (Ricardo Ozeam), o Gamer_Boy do POBRE Romhacks além de muitos outros retrogames. A parada é alto nível!!! Ver aquela VSU em funcionamento é de cair o queixo!!! Aposto se um engenheiro que desenvolveu o MSX original visse aquilo, no mínimo ele choraria ou ia pensar que tinha um SNES “moitado” em algum lugar!!! Fora a camisa, que tava imoral, não resistí e levei uma pra casa!!! Foi o primeiro encontro de MSX que eu fui, e de agora em diante vou fazer o possível para poder ir aos próximos!!! Vale muito a pena!!! Falow!!!!
Piga[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Piga, q bom q vc e outros gostaram. Nossa intenção é fazer em 2010 uns 3 ou 4 encontros como aquele.
RJP[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Poxa, não sabia que minha modesta coleção iria gerar tamanho disturbio na força! 😛
Dr_Venom[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Sobre a capa do MSXForce do Valis, a culpa não é nossa, mas sim da Telenet que transformou a série em jogo hentai (é sério, não é zoação minha!)
Dr_Venom[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Pingback:WarpReviews: Thexder Neo « WarpZona!
@Orakio Rob, “O Gagá”
Ainda bem que não teve Strippers. Imagina!
…
Eu acho essas pessoas dedicadas sensacionais. Se ganhasse na megasena criaria um Fundo de Investimento para essas coisas. Sério.
…
Maldita Minas Gerais que não tem eventos desse tipo e eu que não terei tempo se um dia acontecer. Droga.
GLStoque[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Pingback:Retro Rio – Encontro de retrocomputação no sábado!