Dia 31 de Outubro, o famoso “Dia das Bruxas” ou “Halloween“, como é chamado lá fora. Mesmo sendo uma data que nós brasileiros não damos tanta, ou nenhuma, importância, resolvi mesmo assim fazer uma seleção de cinco games clássicos para aqueles retrogamers que querem passar o final de semana dentro do clima desta data. Segue aí minha seleção de games “horripilantes” para se divertir neste “Halloween“:
Castlevania (NES)
Entre na pele de Simon Belmont e mande ver com seu chicote nas criaturas medonhas que vivem enfurnadas no Castelo de Drácula! Catlevania é um clássico da Konami que traz em seu “elenco” muitos personagens que foram inspirados em filmes de terror, tais como o casal de múmias, a horripilante Medusa, o monstro Frankstein, a entidade Morte (e sua foice afiada para “ceifar” as vidas alheias), e claro, Drácula, o vampiro mais famoso de todos os tempos. Ele não é um jogo do tipo “Resident Evil” ou “Silent Hill”, onde o jogador tem que enfrentar situações de pavor, mas possui personagens e monstros bem horripilantes, e que tem tudo a ver com o Dia das Bruxas ao meu ver.
Jogar este game durante a madrugada desta data pode ser bem interessante… só tome cuidado para que a morte não cisme em te visitar justo quando você estiver fazendo isso…
Alone in The Dark (PC)
Que Resident Evil que nada! O verdadeiro pai do gênero “Survival Horror” é o primeiro Alone in The Dark, lançado para os PCs no ano de 1992. É um game muito bem elaborado, com uma trama complexa, cenários horripilantes e uma trilha sonora assustadora!
A história arrepiante de Alone in The Dark começa quando Edward Carnby, um detetive de casos sobrenaturais, é contratado por Emily Hartwood para investigar a causa do suícidio de seu tio, Jeremy Hartwood, que foi encontrado morto no sotão de sua mansão, chamada de “Mansão Decerto”. Chegando na mansão, Carnby e Emily, acabam por descobrir que a morte de Jeremy, talvez, não fosse mesmo um mero suícidio…
Alone in The Dark é um clássico game de terror que tem tudo a ver com o clima do “Dia das Bruxas”. Jogue-o durante a madrugada e terá muitos sustos! E pesadelos quando for dormir!
Splatterhouse 3 (Mega Drive)
Este é o capítulo final desta série macabra! No game o jogador assume o papel de Rick, um homem escolhido por uma máscara sobrenatural que o transforma em uma verdadeira máquina de desmembrar monstros e outras criaturas saídas do inferno! A trama do jogo é simples: Rick deve (tentar) salvar sua esposa, Jennifer, que mais uma vez (sim esta mulher sofreu muito nos dois games anteriores) caiu nas mãos inimigas.
Splatterhouse 3 pode ser considerado com um dos games mais bizarros e assustadores já concebidos, sendo que o primeiro game da franquia foi um dos primeiros a receber a tarja “Proibido para menores de 18 anos”. E meu amigo, o terceiro está ainda mais tenebroso e violento, portanto só o jogue se você for mesmo um gamer veterano, ou corre o risco de ter pesadelos à noite! Sangue e muita, muito carnificina serão mostradas sem nenhum pudor durante esta aventura pra lá de arrepiante!
Ghouls ‘N Ghosts (Master System)
Um cavaleiro que para vingar a morte de sua amada e livrar sua terra das forças do mal, vai ter que enfrentar toda uma horda de inimigos demoníacos, chefiados pelo pior dos demônios, Loki… esta é a missão que o jogador terá se decidir jogar Ghouls ‘N Ghosts, neste Dia das Bruxas, assumindo o papel do corajoso Arthur.
Mesmo estando longe de ser um game tenebroso, Ghouls ‘N Ghosts tem muitos inimigos infernais a espera do seu protagonista, fazendo dele uma ótima pedida para uma jogatina noturna nesta data. Afinal de contas, um game onde no final temos que brigar com o “capiroto” em pessoa, é digno de ser considerado no mínimo “demoníaco”, não concorda?
Halloween (Atari 2600)
E por último, eu como um gamer que viveu a divertida era Atari, não poderia deixar de sugerir este clássico: Halloween! Baseado no filme de mesmo nome lançado em 1978, e que conta com a famosa atriz Jamie Lee Curtis no elenco principal, o jogo é simples, mas divertido e macabro, muito macabro!
Aqui o jogador entra no papel de uma mulher que deverá salvar as crianças de uma mansão de serem mortas por um assassino mascarado. Se falhar as pobrezinhas terão seus corpos mutilidos. E se der bobeira com o assasino, sua cabeça será decepada, com direito a muito sangue sendo esguichado para todos os lados! É isto mesmo que você leu: sangue e violência em um jogo do Atari 2600, e isto no ano de 1983!
Por conta da violência explícita, Halloween acabou sendo um game que vendeu pouco, mesmo tendo suas qualidades. Muitos lojistas na época de seu lançamento, ficaram com medo de que os pais se recusassem a comprar o jogo para seus filhos, e muitos nem o colocaram a venda por conta disso. Mas estamos no século 21, e se você quer um jogo simples e rápido, que está totalmente dentro do clima do Dia das Bruxas, pega a rom de Halloween, um bom emulador de Atari 2600, e passe muito aperto ao tentar salvar as crianças do game, enquanto luta para salvar também a própria pele! Se bem que eu me divertia mais ao ver a protogonista sem cabeça e espirrando sangue…
Dando continuidade ao Retroween…
Gostou da minha listinha “horripilante”? Quer mais indicações de games macabros para se divertir neste “Halloween”? Então não deixe de visitar nossos amigos do Retrobits e do Retro Fantasy, que também estão participando do Retroween!
Para que a brincadeira não se atenha apenas ao Retrobits, Gagá Games e Retro Fantasy, nós gostaríamos de deixar o Retroween aberto à todos que desejem participar!
Para participar basta copiar o mini banner do Retroween para usar no seu post e comentar em todos os outros blogs participantes para que estes também incluam o seu post na listagem!
Blogs que já estão participando
* Retrobits
* Gagá Games (Post do Caduco)
* Gagá Games (Post do Gagá)
* Alucard Website
* Retro Fantasy
* Shugames
* Ziro Video Game Nerd
* Game Retrô
* Cemetery Games
* Retroplayers
* GLStoque
Pingback:Retroween - Jogos divertidamente assustadores para esse dia das bruxas | Retrobits
Castlevania do NES é clássico eterno! Já o Alone in the Dark realmente dá um medo desgraçado, tem horas que o sujeito fica realmente tenso e os sustos são de lascar! Splatterhouse é divertidíssimo, nada como desmembrar uns zumbis na porrada!
Reza uma certa lenda que se você pegar um LP da Angélica, no refrão da música “Vou de táxi” e colocar o disco para girar ao contrário você ouvirá uma voz macabra dizendo “Joooogue Ghouls ‘n Ghooooosts!”. Quer prova maior de que esse jogo tem parte com o tinhoso? Joguinho difícil dos infernos, acho que esse daí eu nunca vou conseguir zerar sem uma pilha de save states!
Halloween consegue deixar você tenso só pela trilha sonora com essa versão mega sintetizada da música do filme!
Que esse Retroween seja mais divertido do que tenso! 😀
Samuel Batista[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@Samuel Batista
Samuca gostei bastante da lista que vocês fizeram no Retrobits! Realmente a lista de retrogames “horripilantes” e divertidos para jogar neste Dia das Bruxa é grande!
André “Caduco” Breder[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Uuahuahauhauha… bons tempos em que podíamos brincar com os LPs procurando mensagens subliminares… pena que não dá pra fazer isso com os CDs… hehehhee… 🙂
André “Caduco” Breder[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Pingback:Tweets that mention Gagá Games » Retroween: Retrogames para jogar no Dia das Bruxas! -- Topsy.com
Opa!! pode colocar o meu blog (Gameretrô) aí no Retroween!!
Devo publicar a meu post á noite (como deve ser em Halloween)….
Adney Luís[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@Adney Luís
Adney, assim que você fizer seu post, nós dê um toque, que colocaremos o link direto para o seu artigo na listagem “Blogs que já estão participando”.
André “Caduco” Breder[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Cara, eu NUNCA joguei NENHUM Splatterhouse! Aproveitando a dica, vou jogar o III agora mesmo!
Adney, não deixe de mandar o link!
Orakio Rob, “O Gagá”[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Jogue… mas durante o dia ou se for uma jogatina noturna, mantenha a luz da sala acesa… Splatterhouse III é o Beat’n up mais macabro que já vi!
André “Caduco” Breder[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Alguém tem o Alone in the Dark q funcione para m passar pelo amor de deus? por mais q eu tente não consigo fazer funcionar…. e tb quero o splatterhouse III, kd o link? ou a rom mesmo!!!!
Tallarico[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Já jogaram o “Escape from the monster manor” (acho que é este o título), para 3DO? Eu gostaria de saber se é bueno, por que eu ficava piradão nas fotos dele nas primeiras super game power.
E parabéns por colocar a foto do Paizão. É um monstro cabuloso, muito legal duelar com ele.
Leandro Moraes[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Ah coitado… uahuahuahaua… quanto ao Alone in The Dark, eu não tenho como ajudar. Mas em relação a rom do Splatterhouse III, vou te ajudar: entre em um site chamado “Google” ( wwww.google.com.br ), e digita lá no campo de pesquisa “Splatterhouse III Rom Mega Drive” e depois clique em “Pesquisa Google”. Você irá encontrar vários sites com a rom do Splatterhouse III disponível para download… :p
André “Caduco” Breder[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Desconheço este game… ainda mais que nunca joguei nada do 3DO… 🙁
André “Caduco” Breder[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Ho-ho! Boa Sr. Caduco!
Que saudades de Alone in the Dark…
Minha tia meu deu o Trilogy (pacote com os três jogos da série) há anos atrás. O legal é que todos os jogos são em português (textos, dublagem, etc.)! Quando eu voltar para casa nas férias eu vou tentar jogá-los novamente.
E sem querer ser chato mas já sendo: o nome da mansão era “Derceto”, mas “decerto” você já sabia disso! (sacou o trocadilho? 😛 )
Splatterhouse eu já joguei muito, e nunca dei contar de terminar um sequer! Sou ruim mesmo, admito…
E aquela imagem de Ghouls ‘n Ghosts me lembrou algo bastante engraçado…
Alguém aí assim como eu assistia as “Pixeled Parodies” do Randy Solem em meados de 2000? Se sim com certeza associaram a imagem a uma de suas paródias. Aqui vai o link da mesma:
http://www.videogamedc.com/Pixeled_Parodies/Ghouls__N_Ghosts/ghouls__n_ghosts.html
Com certeza é um jeito bem mais fácil de derrotar o Loki! Hahaha!
Eduardo Shiroma[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Opa, cometi uns erros de digitação acima… 😛
E tenho uma pergunta: os comentários aceitam código HTML?
Eduardo Shiroma[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Eduardo, agora fiquei sem entender… você quis dizer que o nome correto da mansão no Alone in The Dark era “Derceto”? Ou seria mesmo “Decerto”?
André “Caduco” Breder[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@Eduardo Shiroma
Ah, e morri de rir aqui com a paródia do Ghouls ‘n Ghosts… uahuahuahuahuahuahua… 🙂
André “Caduco” Breder[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Sem querer compliquei as coisas? Desculpe-me!
O nome certo é “Derceto”. A palavra decerto na língua portuguesa significa “certamente”.
Então, o que eu disse anteriormente foi:
“o nome da mansão era ‘Derceto’, mas ‘certamente’ você já sabia disso!”
Espero ter ficado claro agora!
Hehehe, essa é dos velhos tempos! Inclusive ela teve uma continuação:
http://www.newgrounds.com/portal/view/255704
Tem várias outras paródias do Randy, algumas legais, outras nem tanto…
Caso queiram vê-las, aí está o link com a lista delas:
http://randy-solem.newgrounds.com/flash/
Acho que o trabalho mais “notável” do cara é “Rise of the Mushroom Kingdom”, que demorou anos para o cara terminar.
Eduardo Shiroma[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Muito bem sacada a idéia e deveria se repetir por outras datas e eventos.
Ghouls é de matar, terminar este game duas vezes para ver o verdadeiro final é uma odisséia pra aventureiro algum botar defeito.
Splater 3 é demais, é a continuação perfeita da série, pra mim o melhor dos 3, é meio óbvio, mas as vezes isso não acontece. As “cuts” são um charme a parte, desafiador, muito sangue (poderia ter muito mais na minha opnião), e as músicas são demais, fantástico!
Abraço.
Boca-Fox[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@Eduardo Shiroma
Agora compreendi o que você estava querendo dizer… hehehehhehe….
Quanto as paródias, assim que tiver tempo irei vê-las com calma. Mas já assisti a parte 2 da zueira em cima de Ghouls ‘n Ghosts… uhauahuaha… fiquei com pena do Arthur… uhauhauahua…
@Boca-Fox
Valeu Boca pelos comentários!!!
André “Caduco” Breder[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Pingback:Retro Fantasy ~ O reino dos pixels
Olha, consegui dar final em toda a série Mega Man de NES, e já estava orgulhoso, até a hora que joguei Ghouls ‘N Ghosts, o que diabos é aquilo? Não conseguir passar nem da primeira fase, é zumbi, furacão, pedra, galho, não, não dá.
Sir Kao[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
bem interesante a lista splaterhouse e imcrivel , ghous in ghoust e castlevania nem se falam
fis um post simples no meu blog com algums jogos de terror que me marcaram , visitem o/
zir0[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@zir0
o link : http://emulaziro.blogspot.com/2009/10/retroween-2009.html
zir0[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
ae o link tinha esquesido : http://emulaziro.blogspot.com/2009/10/retroween-2009.html
zir0[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@zir0
Adicionei seu blog na lista de participantes do Retroween 2009.
André “Caduco” Breder[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Pingback:Gagá Games » Retroween: a farra no Gagá Games foi boa…
Ehehe, já joguei todos os 5 jogos da lista, o Ghouls’n Ghosts é superfácil, só exige um pouco de paciência 😀
Splatterhouse 3 é porradaria pura, Alone in the Dark, é assustador, Castlevania é clássico, e mais ainda o Halloween!
Mas para quem tem não tem sangue de barata, deveria jogar de madrugada, sem luzes o jogo DARKSEED! 😀 (Guerreiro é quem encara esse jogo), dica do Salamander, no chat do Po.B.R.E. NO MSN!
gamer_boy[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Pingback:Confira outros sites e blogs que estão participando do RETROWEEN 2009 « Cemetery Games
Pingback:Especial Retroween no Retroplayers apresenta SPLATTERHOUSE - Retroplayers
Pingback:É RETROWEEN TAMBÉM NO RETROPLAYERS! - Retroplayers
Some really fascinating points you’ve written. Aided me a great deal, just what I was searching for : D.
acne treatment[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Regards for this terrific post, I’m glad I found this website on yahoo.
acne[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
You could possibly undoubtedly see your an understanding of the particular artwork you are writing. Your segment hopes for additional enthusiastic freelancers just like you that may not be reluctant to cover how they believe. Continually chase your own soul.
Download Mp3[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Article writing is also a fun, if you know then you can write or else it is difficult to
write.
domain[Citar este comentário] [Responder a este comentário]