bann-cruzada_master_systemComo vocês já sabem, embarquei em uma cruzada pessoal para jogar todos os jogos de Master System. Hoje vou falar sobre alguns dos jogos que joguei nesta primeira semana. Não vou falar de todos porque seria muito chato, só vou destacar os que eu achar que valem a pena.

Já jogaram Alien 3 do Master? Pô, é um bom jogo de ação! Eu sou fãzaço da versão de SNES (que para mim é um dos melhores jogos de todos os tempos), mas a do Master System faz bonito. E os jogos do Asterix? Confesso que nunca tinha jogado nenhum, e eles são ótimos! Quero dizer, tirando o “Great Rescue”, que é um cocô enorme e fedorento. Impossível acertar um soco do Asterix sem levar uns três catiripapos dos romanos no processo.

Joguinho de pistola supimpa: Assault City. E eu achando que Gangster Town era o único de pistola que prestava.

Matem uma dúvida, que por aqui faltou paciência: Back to the Future II é só aquela chatice do Marty no skate pela rua? Nossa, que coisa sem graça. Tem fase diferente ou fica naquilo até o fim? O Back to the Future III também não é grandes coisas, mas pelo menos varia um pouco.

Joguei o tal jogo de basquete que eu mencionei, Basketball Nightmare. Nossa, que coisa confusa, joguinho sem graça. Só tem mesmo as animações de enterradas para mostrar. O Great Basketball é quinhentas vezes melhor. E já que estamos falando em esportes: alguém consegue jogar o Andre Agassi Tennis? Que diabos, a bola bate no tenista toda hora, e é difícil controlar o boneco…

Batman Returns se mostrou bastante divertido, embora os Batmans do NES sejam melhores. E Battletoads in Battlemaniacs? Nem sabia que isso existia para Master System, é versão do jogo do Super Nintendo. E olha, não ficou ruim não.

"Tá limpo" é uma ova, que jogo horroroso!
"Tá limpo" é uma ova, que jogo horroroso!

Agora vem cá, que porcaria é aquela de Jogos de Verão 2? Caramba, o primeiro era tão bom, eu lembro que a molecada toda se juntava para jogar… o dois é cronicamente ruim. Alguém aí gosta? Aliás, e o jogo do Alf? Putz, que coisa terrível. Os controles são péssimos. Os elementos de puzzle são interessantes, mas nossa senhora, o negócio é “injogável”.

Alguns jogos não tem jogabilidade tão boa, mas surpreendem pelo cenário ou pela história. Captain Silver, por exemplo, não é lá nenhuma obra-prima em termos de jogabilidade, mas as fases são interessantes e muito variadas. Acabei tolerando a jogabilidade travada e jogando um bocado só para ver o que ia aparecer depois. Danan também foi um caso curioso: um sujeito é escolhido por Deus para salvar o mundo, e decide fazer isso com uma faquinha miserável, com problemas semelhantes aos já mencionados com relação ao soco do Asterix. Só que o jogo tem um volume surpreendente de texto, e a história é até bem interessante. Joguei até o fim e não me arrependi.

Chuck Rock também foi um caso à parte: o primeiro é um completo desastre, o segundo é um ótimo jogo. Agora por favor, digam para mim que o cara que teve a ideia de fazer aquela coisa grotesca chamada Cyber Shinobi foi demitido uma semana depois do jogo ficar pronto…

Semana que vem tem mais!

Cruzada Master System: alguém quer defender o jogo do Alf?

37 ideias sobre “Cruzada Master System: alguém quer defender o jogo do Alf?

  • 26/11/2009 em 9:12 am
    Permalink

    @Juunin
    Quer dizer que você só ficou sabendo que o jogo existia por minha culpa? Agora estou me sentindo mal. Por favor, não jogue, nem por curiosidade, a culpa vai me corroer 🙂

    @Lord Heizel Diwanji
    Na verdade, se isso fosse uma limitação do Master System, eu levaria em consideração. Só que não dá para entender uma jogabilidade travada como a do Cyber Shinobi quando jogos como Alex Kidd e Castle of Illusion fluem tão bem.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 26/11/2009 em 9:36 am
    Permalink

    Pois é Orakio, esse Alf é terrível. Quando em um jogo andar é difícil, é bom deixar ele de lado…
    Muito bom os jogos do Asterix, né? Tirando esse “Great Rescue”, até a versão de Mega Drive é ruim. Asterix bom mesmo, são esses dois do Master e um beat’em up para Arcades.
    Danan é muito bom, começa parecendo bobo mas a coisa fica interessante. Mas para uma história que envolve até um chefe ciborgue, achei ele bem curto. Matei o demônio final e fiquei “Ué? Acabou?”
    E esse “Battletoads in Battlemaniacs” se não me engano foi lançado aqui no Brasil apenas. Ia ser lançado lá fora mas por algum motivo não o fizeram, daí a Tec Toy trouxe ele pra cá.
    Jogos de verão é ótimo… se for o primeiro, claro.

    Bom, aguarde que sua cruzada ainda lhe trará jogos bem interessantes! (para o bem ou para o mal, hehe)

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 26/11/2009 em 10:46 am
    Permalink

    Algumas observações :
    O Battletoads está incompleto , a Tec Toy comprou o protótipo e simplesmente lançou do jeito que estava , faltando imagens na apresentação e música em algumas fases .
    Se você gostou do Captain Silver , fique sabendo que a versão européia tem muito mais fases que a americana , vai entender … .
    E falando em americanos , é incrÍvel a quantidade de jogos QUE NÃO FORAM LANÇADOS POR LÁ , tudo bem que não fez muito sucesso lá , más é covardia o set europeu comparado com eles .
    E por fim , uma coisa que eu adoro é escutar o FM sound no emulador e ficar comparando , já escutou Phantasy Star , Ys e Galaxy Force ? Parece até som Mega . Valeu …

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 26/11/2009 em 11:10 am
    Permalink

    Pô, pera lá, eu sempre fui apaixonado pelas capas do master system, eu sempre curti os desenhos, o fundo quadriculado, pode ser brega, mas tem um ar muito classico, nao sei explicar, que me fascina demais! Ainda mais aquelas em papelão, onde tinha um “encaixe” pro cartucho, pô, élegal demais!
    e só uma coisa que eu nao concordei, foi sobre o Batman Returns..
    cara, joguei esses dias, eu acho o jogo, o som, os graficos, muito, muito legais, e prefiro mil vezes do MS do que do NES! só queria jogar a do Game Gear, que dizem ser a versão original, e a do MS é só uma versão mixuruca dele! hahaha

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 26/11/2009 em 11:44 am
    Permalink

    Back to Future II é horrível mesmo. Além da fase do skate tem um em side scrolling bem mixuruca e outra fase de skate -_- . O que eu acho mais legal nesse jogo são as fases bônus.

    http://forum.retrobits.com.br/viewtopic.php?f=25&t=910

    California Games 2 do Master é uma porcaria mesmo e ainda por cima a parte do skate é censurada. Eu me diverti muito com a versão do DOS.

    E eu gostava de jogar Cyber Shinobi quando moleque, hoje em dia não agüento nem passar das primeiras fases! Ele tem até umas idéias interessantes, mas o jogo como um todo é uma bela de uma porcaria. Lembro que uns amigos meus falavam que o chefe helicóptero do Shinobi era difícil, eu não entendia porque no Shinobi esse chefe é fácil. Até que um dia eu joguei o tal (Cyber) Shinobi ao qual ele se referia, mesmo assim o chefe não é difícil.

    Master of Darkness e Danan são outros jogos que eu gostava e hoje em dia nem consigo jogar direito.

    @Lord Heizel Diwanji
    Você está comparando as artes das capas japonesas ou americanas? Pois é covardia comparar as capas americanas dos jogos do Master com capas japonesas. As japonesas são legais, olha a capa do Space Harrier (nem vou postar a do Phantasy Star porque é clichê demais):

    http://www.smspower.org/scans/sms/scans/s/spaceharrier-front2.jpg

    Já as americanas são horríveis, mas tem algumas que se salvam.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 26/11/2009 em 12:16 pm
    Permalink

    Por enquanto gagá ta pegando umas bombas XD

    Cara, nem sabia que existia JOGOS DE VERÃO 2 KKKK
    Master System foi o console antigo que eu menos joguei… tembém é uma grande lacuna na minha vida gamística, e o que ajudou muito foi o fato de ele não ter nenhum emulador para console que prestasse, pois teria jogado muita coisa dele no PSx se tivesse!

    Dá pra contar nos dedos o que joguei XD quando vc detonar algum eu comento!!

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 26/11/2009 em 12:41 pm
    Permalink

    Grande tópico, acabei descobrindo Asterix pra arcade!!!!

    As capas do Nes eram horríveis, Mega Man que o diga (as americanas apenas – eu acho – assim como no caso do Master System).

    Essa capa do Space Harrier tá bem legal.

    O jogo do Alf nem tem a voz do “seu Pirú”. Hahahaha. Tá limpo.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 26/11/2009 em 1:04 pm
    Permalink

    Oba! De Master System eu gosto de falar! Joguei quase todos os jogos do console, numa época em que vivia alugando jogos.

    Até hoje me lembro quando minha mãe me comprou o console na extinta D.B. Brinquedos, uma de minhas lojas favoritas na época. Foi exatamente um milhão que minha mãe pagou, só que não lembro se era cruzeiro, cruzado ou cruzado novo… estou ficando igual o Gagá, gagá! Hahaha!

    Concordo com quase tudo o que você disse.
    Alien 3 é um bom jogo mesmo, mas não sei porque na época eu tinha certo medo do jogo, com aqueles caras “pregados” na parede se contorcendo e aquela escuridão dos túneis onde você se surpreendia com o ataque dos aliens. Nunca fui muito longe no jogo.

    Adoro Astérix do Master System, com exceção do Great Rescue, assim como você. Inclusive nem cheguei a terminar este último, do tanto que gostei. Lembro-me que gostava bastante da corrida de bigas em Astérix, a última fase. E gostava também de As Aventuras da TV Colosso, você vai ver por quê…

    Quanto a Assault City, não gosto desse jogo. Prefiro Rescue Mission ou Wanted, mas é questão de opinião mesmo…

    Back to the Future é uma droga e SIM, há mais fases além daquela do skate e elas são diferentes, mas acredite, não vale a pena.

    Quanto a Basketball Nightmare eu gosto desse jogo! Talvez mais por motivos nostálgicos, realmente, mas na época lembro como me admirava com as cenas das enterradas…

    Jogos de Verão 2 é um lixo mesmo, estragaram o clássico.

    Joguei bastante o Alf, pois queria controlar aquele E.Teimoso que eu assistia na Globo e posteriormente na Bandeirantes. Decia literalmente o salame na cabeça dos inimigos! E passei muuuuuuuuuita raiva nas partes da caverna e do lago até chegar ao fim da bagaça. Ainda tenho raiva desse jogo.

    Também gosto de Captain Silver e Danan.

    Nunca gostei de Chuck Rock em nenhuma plataforma, não me pergunte por quê. Provavelmente é pirraça mesmo, tenho que jogá-lo com seriedade algum dia.

    Hahaha! Eu gostava de Cyber Shinobi! Inclusive foi o primeiro Shinobi que joguei, e só depois fui vendo o porque de detestarem o jogo. Porém como a primeira impressão é a que fica, ainda consigo “tragar” o jogo, mas com uma impressão ruim ao comparar com os outros que já joguei.

    @Washington
    Nunca reparei nessa falta de músicas em Battletoads! Talvez seja pelo fato de não ter ido muito longe no jogo…

    @Fernando
    Concordo com você quanto a Batman Returns, é um bom jogo, mas não o acho melhor nem pior que o de Master, pois cada um tem seu estilo. Inclusive acho-o mais difícil no Master System.

    É isso aí… já disse que gosto de falar do Master System? 😛
    Sinto muito, meu comentário acabou sendo maior que o seu post! Vai se acostumando… 😀

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 26/11/2009 em 1:57 pm
    Permalink

    @Eduardo Shiroma
    Alf (…) E passei muuuuuuuuuita raiva nas partes da caverna e do lago até chegar ao fim da bagaça.

    Nem me fale, essa parte é um desastre. Até com save state foi difícil de tolerar.

    Sobre o Batman, eu acho o Batman I do NES um espetáculo, e acho que o do Master perde para ele. Ainda assim, acho o jogo muito bom, que inclusive é bem mais fiel à história do Batman do que o de NES (que cá para nós, tem fases e inimigos totalmente nada-a-ver).

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 26/11/2009 em 2:25 pm
    Permalink

    Realmente, com exceção do Great “shitty” Rescue, os games do Asterix são td de bom, a Sega caprichou!
    E o back to the future II, me lembro q eu aluguei pq eu amei o filme, e ae qdo fui jogar tive vontade de jogar o cartucho na privada e dar descarga. Só não fiz isso pq era de locadora…
    Agora, interessante vc mencionar o Captain Silver. É um jogo mto legalzinho, pena q a jogabilidade não é lá das melhores, mas eu curto mto.

    Fico no aguardo para ver quais outros jogos vão te chamar a atenção. Quero ver a sua opinião sobre o Ninja Gaiden do master.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 26/11/2009 em 3:30 pm
    Permalink

    É impossivel jogar esse jogo, eu não tenho idéia do que é pra fazer, mas ele tem uma boa função: se estiver com raiva de alguém lig a tv no volume máximo com ele funcionando e veja a reação da pessoa com a beleza do soundtrack

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 26/11/2009 em 3:35 pm
    Permalink

    Eduardo Shiroma :
    Back to the Future é uma droga e SIM, há mais fases além daquela do skate e elas são diferentes, mas acredite, não vale a pena.

    De volta ao futuro, digo, de volta a Back to the Future II o jogo só tem 5 fases, sendo que duas são bônus e duas de skate, ou seja, só tinha 3 fases (ainda bem). Êta jogo é muito mal programado, pqp!

    Faço uma menção ao Cyborg Hunter aqui, nunca joguei no console nem peguei pra terminar, mas foi um dos jogos traduzidos pela Tec Toy.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 26/11/2009 em 3:40 pm
    Permalink

    @ANTIDEUS
    “Êta jogo é muito mal programado, pqp!”

    É, deu para notar… decidi dar uma segunda chance ao jogo, depois de muito sofrer cheguei ao que parecia ser o fim da frase, quando o Marty partiu com o skate para cima de um lago e… morreu. Não entendi o motivo da morte, carreguei o save state, fui para a água e… morri de novo, depois de ficar alguns segundos sobre a água. Ninguém me atingiu, o tempo não acabou e não tenho opção além de ir para a água. Ainda estou tentando entender o que aconteceu.

    @0volt
    Eu não submeteria nem o meu pior inimigo a uma sessão de “Alf”. E pensar que quando vi a foto da abertura no folheto do Master fiquei morrendo de curiosidade…

    @Eduardo Shiroma
    É, até que o basquete não é ruim não, só é meio confuso. Os passes não têm o menor critério. Aliás, tem um futebol perebinha também, com visão superior, o tal do Champions of Europe. Impossível controlar a bola!

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 27/11/2009 em 12:15 am
    Permalink

    @Orakio Rob, “O Gagá”
    Imagine o quanto eu sofri na época em Alf, já que não tinha o recurso de emuladores. Até eu me surpreendo como conseguia superar algumas dificuldades em jogos como este, porque hoje não consigo fazer tais façanhas! Creio que seja o fato do aluguel, já que tinha somente 3 dias no máximo para vencer um jogo, e aí eu ganhava “super poderes” para avançar.

    Quanto ao Batman, eu me referi exclusivamente ao Returns. No NES e no Master eles tem suas particularidades. Mas se compararmos o primeiro jogo do Batman aí concordo plenamente contigo, o do NES é excelente, um clássico.

    Sentiste a dificuldade em Champions of Europe? Hahaha!
    Eu joguei pouco esse jogo, mas joguei muito um que tem a jogabilidade praticamente igual, chama-se Super Kick-Off. Gostava porque o jogo era em português brasileiro, e tinha times brasileiros que você podia editar. E eu conseguia jogar e marcar muitos gols! Nem eu acredito para dizer a verdade.

    @ANTIDEUS
    Essa parte da água era um saco, assim como toda a fase…
    Eu ficava pulando que nem um doido para fugir dos vagabundos e passar de fase, talvez funcione contigo Gagá. Mas eu desistiria, Back to the Future Part II é ridículo, nem sei o porquê de ter aqueles pontos de energia sendo que uma trombada e Marty cai morto de seu hoverboard! Eu nunca terminei sem ter de usar truques, e o final… é ver para crer.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 27/11/2009 em 8:15 am
    Permalink

    Danan é um dos melhores jogos de plataforma dos 8-bits, não sei como estava me esquecendo dele. O melhor jogo de plataforma da época mesmo é o primeiro Asterix que você já jogou. Já o Cyber Shinobi eu gosto dele, porém você tem de admitir que as músicas são boas.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 27/11/2009 em 8:47 am
    Permalink

    Como dizem no Orkut, post bombando hahah, minha caixa de email tá ficando lotada de notificação de comentário nesse post!!!

    Agradeço a galera que me mostrou as capas aí do Space Harrier e do Master of Darkness, mas vocês tem que concordar que são exceções.. Eu lembro que a capa do blackbelt tinha só uma mãozinha fechada!! Há quem goste desse estilo minimalista e eu respeito isso hehe

    Mas acho que as capas americanas de qualquer console são sempre meio esquisitas, eu lembro que a capa do Streets of Rage 2 do Mega Drive era meio estranha e a da versão japonesa era bem mais agradável!

    Hey gagá, já jogou Bomber Raid do Master?

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 27/11/2009 em 2:36 pm
    Permalink

    Pegando rabeira no assunto das capas… Prefiro as cadas da TecToy… A tal série azul… Acho que quase todas ficaram melhores que as “originais”… Algumas da série quadriculada não eram tão legais não…

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 27/11/2009 em 3:48 pm
    Permalink

    Alberwood :
    Por falar em jogo lento… Quem já jogou aquele Castelo Rá-Tim-Bum? Muito lento!

    Jogo deveras bugado :S .

    Não curto a maioria das capas com o quadriculado, a maioria é muito mal feita, desleixo em demasia. E pra finalizar o assunto das capas, olhem a comparação da capa NSFW do Miracle Warriors japonês (Haja No Fuuin) e da capa européia do mesmo jogo:

    http://www.smspower.org/scans/sms/scans/h/hajanofuuin-front1.jpg

    http://www.smspower.org/scans/sms/scans/m/miraclewarriors-both3.jpg

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 27/11/2009 em 4:27 pm
    Permalink

    @Alberwood
    Nossa, véio…esse eu joguei sim, é muito lento e muito ruim também. Até que fizeram um trabalho bacana adaptando a série, e dessa vez não fizeram apenas um hack, mas a programação deixava a desejar.

    Quanto as capas, realmente as originais quadriculadas eram bem meia boca. Gosto delas por causa do valor nostálgico, mas tenha dó parecia até que os caras não estavam empolgados em vender os jogos. Agora as capas japonesas eram show de bola, a do Wonderboy por exemplo era muito loca! 😀

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 27/11/2009 em 9:27 pm
    Permalink

    Meu parecer sobre os game que joguei que foram citados pelo Orákio neste seu primeiro boletim:

    “E os jogos do Asterix?”

    Realmente curto muitos os games do Asterix do Master, onde o primeiro é o meu preferido. E claro, também detesto o “Great Rescue”.

    “Back to the Future II”

    Joguinho medíocre mesmo. Horrível. Por causa dele nem tive coragem de ver como era o Back to the Future III.

    “Basketball Nightmare”

    Joguei uma vez, para nunca mais querer jogar novamente.

    “Jogos de Verão 2”

    Este aluguei pensando que poderia ser tão bom quanto o original, e na verdade é um jogo muito, muito ruim mesmo se comparado ao primeiro.

    “Danan”

    Este eu gosto pra caramba, e preciso arrumar tempo para jogá-lo novamente qualquer dia.

    “Cyber Shinobi”

    Esse eu só fui conhecer já na época dos emuladores… e era melhor não ter conhecido tamanha porcaria.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 29/11/2009 em 4:18 pm
    Permalink

    @Orakio Rob, “O Gagá”
    Zerei Alf há anos, satisfeito? 😛

    Captain Silver é um bom jogo para testar suas habilidades.
    Basketball Nightmare só tinha arte de CG nas enterradas, tipo de um jogo de mega drive tb, achoq pat riley’s basketball!

    Danan the Jungle Fighter, já joguei 😀

    @André “Caduco” Breder

    Nem veja o Back to the Future III. a versão do Mega Drive é medonha e difícílima.. Eu tenho o maldito cart.

    @ANTIDEUS
    Miracle Warriors eu tenho o jogo! Legal a capa e vem ainda com um boneco de brinde! 😀 Só Japoneses que conseguem isso.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 01/12/2009 em 9:53 pm
    Permalink

    Danann é um jogo legal pela possibilidades do bichos. Bonanza Brothers eu era viciado. Battletoads e Battlemaniacs foi lançado no Brasil, mas não estranhe: o jogo que a TecToy lançou aqui é beta, não tem final. Captain Silver tem diferença entre as versões: a europeia tem fases e chefes a mais que a americana.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *