Olá velharada do Gagá Games! Aqui é o retrogamer André Breder trazendo até vocês mais uma edição do Recordar é envelhecer! Hoje vou recordar um game de ação muito especial que foi lançado para o NES: Vice – Project Doom. Ele é com certeza, um dos melhores jogos lançados para o 8 Bits da Nintendo e se você não o conhece, leia o texto abaixo e procure por um rom do mesmo o mais rápido que puder! Este é um game que você não pode deixar de jogar! Até a próxima pessoal!

Introdução

Vice: Project Doom foi criado pela Sammy Corporation e lançado em 1991. Tendo uma história intrigante, enredo bem elaborado e excelente jogabilidade, o jogo fez bastante sucesso entre os jogadores do NES. É semelhante aos jogos da clássica série Ninja Gaiden, mas não é uma mera cópia. Suas “cutscenes”, que ocorrem em todas as passagens de fases e quase todas sub-fases são ainda melhores que as da série do ninja Ryu! No Japão, o jogo foi lançado com o nome Gun-Dec.

A história do game é a seguinte: um bando pequeno de alienígenas pousou na terra há alguns séculos. O meio-ambiente da terra era hostil para eles, mesmo com todas as propriedades sobre-humanas que possuíam. Por isso, produziram um Gel verde-neon (chamado de “Gel”) que os supria. No esforço de se misturar com a raça humana, começaram a produzir clones.

Depois de séculos passados, surge a Beda Corporation. Esta empresa produz e distribui produtos tecnológicos, mas por trás disso também é a responsável pela manutenção da vida da raça alienígena na terra. O “Gel” causa diferentes efeitos em humanos. Quando usado, pode tornar um humano mais forte, e também ocasionar algumas mutações. Com isso, o gel é procurado pelas pessoas mais ricas do mundo.

A Beda Corporation então começa a produzir o gel para lucro, mas mesmo com todos os efeitos, prova-se que é letal para usuários humanos.

Autoridades da cidade “Vice” então mandam o oficial Quinn Hart e seu parceiro-detetive Reese procurar os fornecedores e produtores do gel misterioso. Durante as investigações, Reese desaparece.

Seu corpo não foi encontrado e então é dado como morto. Agora, Quinn Hart, com sua equipe, precisa desvendar os mistérios do gel e continuar com sua investigação.

Três modos de jogo!

Um fator interessante é que Vice: Project Doom possui três formas de jogabilidade diferentes:

Modo de jogo Arcade: neste modo de jogo a movimentação de tela é em scroll vertical, onde o jogador deve controlar um carro armado e sair destruindos todos os inimigos que estiverem em seu caminho. A pista é limitada, portanto se o carro atingir o limite da mesma a barra de energia do jogador irá diminuir. No final dessas fases, se enfrenta um chefe, que possui sua própria barra de energia.

Modo de jogo Plataforma: neste a movimentação de tela é em scroll vertical, onde o jogador deve controlar o personagem em visão lateral. Para destruir os inimigos, o jogador contará com 3 tipos de armas diferentes:

– Katana (na versão japonesa) ou Chicote Laser (na versão americana): Arma de pequeno alcance. Infinito uso e super-efetiva contra os chefes. Arma de utilização rápida (principalmente se tiver um controle “turbo”). É a arma principal do jogo, e se o jogador for experiente, pode utilizá-la 100% do jogo, sem fazer o uso das outras armas neste modo.

– Magnun .44: Arma de médio alcance e pouco efetiva contra mestres. Pode ser a arma menos usada neste modo de jogo. Jogadores experientes guardam munição desta arma para o modo de primeira pessoa. O uso da arma é limitada mas ela é recarregada a base de itens.

– Granadas: Arma de longo e excelente alcance, serve para destruir inimigos em lugares dificeis, e geralmente causa danos grandes em chefes. O uso também é limitado e recarregado a base de itens.

As fases, na maioria das vezes, são compreendidas em 3 partes diferentes, sendo que na última acontece o confronto com um chefe.

Modo Primeira Pessoa: Neste modo a movimentação da tela é em scroll horizontal. O controle é em primeira pessoa, ou seja, o personagem é invisível e o jogador deverá controlar uma mira, como se este fosse o mesmo observador do personagem. Nestas fases, é possível optar por duas armas diferentes, a Magnum 44 e as Granadas.

Quesitos técnicos

Os gráficos de Vice: Project Doom são excelentes e possuem cores bem “mórbidas” e escuras, o que reforça o clima de mistério e suspense do jogo. Os cenários de fundo possuem muitos detalhes e todos os personagens e objetos foram muito bem elaborados. As “cutscenes” são um show a parte!

Os efeitos sonoros são igualmente excelentes! Os sons dos tiros, explosões, trovões, etc, tudo muito bem feito!

As músicas, bem, também são excelentes! A trilha sonora de Vice: Project Doom foi muito bem elaborada e suas músicas passam muito bem ao jogador todo o clima de aventura e mistério do jogo.

A jogabilidade é perfeita! Os comandos funcionam sem atrasos e o botão Select alterna as armas de maneira bem rápida.

A dificuldade do jogo é mediana. As fases possuem suas particularidades e desafios, mas não chegam a dar muito trabalho. Há ainda itens que restauram sua energia que são conseguidos ao derrotar alguns inimigos, o que ajuda a amenizar a dificuldade do jogo. Os chefes possuem um esquema repetitivo de ataque, então basta decorar este esquema para vencê-los com uma certa facilidade.

Conclusão

Vice: Project Doom é um dos melhores jogos de ação lançados para o NES. Trazia grandes qualidades e modos interessantes e diversos de jogabilidade, que fizeram com que ele se destacasse entre os outros jogos do estilo lançados em sua época. Um jogo com um enredo bem interessante, digno de um filme, e que é garantia de boas horas de diversão.

Recordar é envelhecer: Vice – Project Doom (NES)

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