Mais um episódio da minha infame cruzada Master System, na qual eu me propus a jogar TODOS os jogos de Master System, mais ou menos em ordem alfabética.
Nesta semana eu joguei mais três jogos do Mickey. O primeiro foi Land of Illusion, que mantém a qualidade de Castle of Illusion e ainda acrescenta algumas coisas, é um jogo excelente. O segundo foi Legend of Illusion (destaque para a criatividade na escolha de nomes), que embora não seja ruim foi um passo atrás na série. Tiraram a bundada do Mickey, e Mickey sem bundada não é Mickey (por mais estranho que essa afirmação possa parecer). Esse negócio de ficar atirando com o Mickey não tem nada a ver, e o jogo perdeu um pouco da graça.
Mas brochante mesmo foi o Mickey’s Ultimate Challenge. É um desses joguinhos que são uma coleção de minigames, mas o negócio é muito ruim, em todos os aspectos: gráficos, músicas… joguinho asqueroso. Obviamente, este não foi programado pela SEGA. Para piorar, dá para zerar em dez minutos. Passe longe, muito longe!
Conheci mais um joguinho interessante, o Lord of the Sword. É um joguinho de aventura com ação lateral, mas tem uns toques de RPG. Tem um mapinha que mostra a região toda, e você precisa visitar castelos, montanhas e outros lugares na ordem certa para terminar o jogo. O problema é que não tem nenhum indicador no mapa dizendo onde você está! Usei de todo o meu poder de dedução para tentar entender onde eu estava, mas não rolou. Lembrei de quando eu era moleque e me perdi dos meus pais na praia. Deu um nervoso danado e eu parei de jogar 🙂
Alguém pode por favor me dizer onde eu estou?
Por incrível que pareça eu consegui me decepcionar com Marble Madness. Eu me amarro nesse jogo de levar a bolinha até o fim dos percursos, é ótimo no Mega Drive. É super simples, não tem onde errar. Quero dizer, tem sim: a versão de Master System é uma meleca, os controles são péssimos.
Os jogos de luta também imperaram na jogatina da semana. “Tentei” jogar Masters of Combat, mas até agora não aprendi a fazer nenhum golpe especial (alguém aí pode me ensinar os golpes do ninja?) e, honestamente, o jogo me pareceu uma droga. Depois que eu achar uma lista de comandos tento de novo. Felizmente o Master System tem outras opções para os fãs de luta…
Joguei Mortal Kombat meio desconfiado… fala sério, né, Mortal Kombat no Master System? Lutadores digitalizados? Pois é, e tá tudo lá. Ou melhor, quase tudo: tiraram o Kano, o jogo só tem dois cenários e vários quadros de movimentação foram cortados. A música é uma afronta, os efeitos sonoros eu nem vou comentar. Tá, não está tudo lá não, mas o jogo me surpreendeu. Dá para jogar e se divertir, dá para reconhecer Mortal Kombat no jogo. E tem sangue e fatalities, obviamente. Impressionante para o Master System.
Por isso fui jogar Mortal Kombat II com uma expectativa bem mais positiva. Infelizmente, o jogo não é tão bom quanto o primeiro. Os caras suaram para encaixar mais dois personagens e dar um trato nos cenários, mas se já era difícil portar MKI, imagine o II? Acho que cortaram mais alguns quadros de movimento, e o jogo não flui tão bem. Mas deprimente mesmo é o Mortal Kombat III… meu amigo, o que é aquilo? Parece que o jogo só saiu no Brasil, lançado pela Tectoy, é isso mesmo? Nossa mãe, a coisa tá complicada… Pica-pau, Crash Test Dummies ou Mortal Kombat III: qual é o pior jogo de Master System? Sério, tira uns cinco minutinhos do seu dia e dá uma partida de Mortal Kombat III. Vale a pena, a coisa é grotesca. Quem quiser bater um papo sobre esses Mortal Kombats de Master System pode dar uma passada no tópico que eu abri lá no fórum Retrobits.
Joguei também o tal do Master of Darkness, clone do Castlevania feito pela SEGA. A fórmula do Castlevania é boa demais, e com uma empresa de qualidade no comando da “clonagem” não dá para errar: o jogo é ótimo, e tem alguns momentos bem interessantes. Quebra um bom galho para a turma do Master System que tem inveja da turma do NES. O jogo também serve para mostrar como a fórmula do Castlevania é perfeita: a SEGA, obviamente, não fez uma cópia xerox do jogo para não ficar feio, e trocou o chicote dos Belmonts por uma faca, uma espada e um machado. E como essas armas são sem graça, meu amigo… uma tem alcance curto demais, a outra tem longo alcance mas é fraca demais… não tem jeito, chicote rules!
Moonwalker de Master System: o que dizer? Honestamente, a única graça que vejo no jogo do Mega Drive é a música, e a música do Master System… no comments. Micro Machines é aquela delícia de sempre, o tipo de jogo perfeito para um console de oito bits. O mesmo vale para Ms. Pac-man, um estouro de jogo, trocentas vezes melhor do que o Pac-man original. Aliás, quase que a Cruzada Master System de hoje não saiu, porque eu não conseguia parar de jogar Ms. Pac-man.
Para fechar a semana xingando os programadores: que diabos é o tal do My Hero? Nossa, que jogo tenebroso! Totalmente implacável, respirou errado, morreu. Até jogando com save states eu tive dificuldades em chegar até o chefe da primeira fase. Aí derrotei o chefe, e começou a segunda fase, que é, basicamente, IGUAL a primeira, só que com mais inimigos e uma mudança ou outra. Asqueroso.
Semana que vem tem mais!
Gagá…
OS MK´s me lembram muitas histórias daquela época hehe.
Bom, eu tinha comprado meu master system super compact e quando – depois de séculos de espera – saiu o MK para o master e consegui achá-lo na locadora (sim, pq todo mundo alugava) eu fiquei doido.
Gastei muitas pilhas – pq na época o meu não veio com eliminador e eu nao tinha grana depois pra comprar).
Joguei muuuuuito. Realmente o primeiro era o melhor!
Cheguei a jogar o MK2 também, mas realmente já teve uma queda na qualidade. O 3 eu so vi mesmo via emulador e, putz… terrível. Era preferível terem tirado akelas vozes e colocado um pouco mais de quadros nos personagens.
Eu quase comprei o cartucho do mk1 pro paster. Só não o fiz, pq ele era absurdamente caro na época.
Cledson[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Gagá, o MK3 do Master Só foi lançado aqui no Brasil mesmo, e parece-me que ele é um port do MK3 do Game Gear, acho que isso explica os gráficos.
Abraços
Nesbitt[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Esse MK3 tem jeito de ser bomba pura, vou ter que conferir…mas tem um jogo de luta bem curioso para o Master que vc vai encontrar quando passar pela letra S.
Ms. Pacman é jogaço! Eu fiquei tão viciado que quando achei o cartucho de 11 in 1 para SNES no mercado livre, comprei na hora! Nada como Ms. Pacman, Super Pang, Top Gear e Star Force no mesmo cartucho para tirar a poeira do meu velho SNES. 🙂
Adinan[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Quando eu não tinha videogame ainda, a solução era ir na casa dos amigos jogar… E eles tinham um Master System. O primeiro Mortal Kombat que eu joguei na minha vida foi o II pra esse console, na casa deles. Me lembro até hoje da mesma música que se repetia nos estágios, e no Shao Kahn no final do jogo explodindo em vários “blocos de gelo”.
Engraçado também que eles tinham lá também o My Hero. Ninguém conseguia passar da primeira fase, não durava nem 2 minutos. Que frustrante. Legal também é a música, que combina perfeitamente com a violência retratada no game (sarcasmo)
00_Agent[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Tente jogar o lord of sword novamente (com auxilio de rapid fire). O jogo só fará sentido na 10ª tentativa. É um jogo bacana.
oicram[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Masters of Combat é o melhor jogo de luta do console, o problema é que você jogou com o personagem com os golpes mais difíceis, eu pessoalmente gosto de escolher o gordo. Um outro muito bom é um jogo coreano chamado Sangokushi 3. Tem quem ache ele melhor que o Masters of Combat. Já os dois primeiros Mortal Kombat são bons também, e eu prefiro o segundo, que jogava contra um amigo meu junto do Masters of Combat, e olha que eu nem gosto das demais versões caseiras e de arcade do jogo.
maxi2099[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Ta sendo muito legal acompanhar essa cruzada! Sobre Mk1, infelizmente em nenhuma das locadoras que eu alugava tinha esse jogo. Apenas babava com a pré-estréia dele na revista Supergame. Quanto aos jogos da Disney, vc jogou Lucky Dime Caper, Gagá? É um “top10” de tão ótimo! Lord of Sword eu joguei muito, mas não terminei porque ficava perdido. Master of Darkness? Jogaço! My hero? ( pausa pra respirar profundamente…) do que eu me lembro, do que me traumatizou, foi realmente o fato de que até a fase 3 ou 4 é tudo igual. IGUAL!!!! Um jogo podre, com fases iguais! Que desgraçados! ( pausa pra respirar profundamente…) e concordo com o 00_Agent, a música parece mais uma cantiga de ciganos, ao redor de uma fogueira, e todos dançando hehehe
Pã-pã- pãrã- pãrã-pampam… Hei!!!!!
Pronto… Desabafei…. Valeu Gagá!
Elielson[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@maxi2099
Dá uma dica aí, Maxi, ensina uns golpes para o seu amigo, e semana que vem eu falo de novo do jogo.
@Elielson
Joguei o “Lucky Dime” sim. Achei legal, vai na veia dos “Illusions” do Mickey, esqueci de comentar aqui. Vou falar dele semana que vem.
Orakio Rob, “O Gagá”[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Eu sempre alugava Master of Darkness quando o master system do meu primo ficou la em casa, era um de meus vícios, pena que ele não rodava no meu conversor de master system para megadrive (eu tenho até hoje e sempre carregava o megadrive pra todos os lados dentro de uma maleta de pintura).
A. Percy[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Eu gosto do MK1 e 2.
Lord of Sword lembra (um pouco) Danan
Master of Darkness é bem legal, pegar o barquinho na primeira fase é interessante.
Vc não citou o melhor jogo de luta de console 8 bits (na minha opinião): Masters of Combat (Buster Fight) que empata com Joe Mecha Fight (de NES).
Daniel “Talude” Paes Cuter[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@Daniel “Talude” Paes Cuter
Uai, citei sim, dá uma olhada… e você sabe me dizer como fazer os golpes? Tem algum site que diga?
Orakio Rob, “O Gagá”[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Pingback:Tweets that mention Gagá Games » Cruzada Master Sytem: sangue (MKI), suor (MKII) e lágrimas (MKIII) -- Topsy.com
Parabéns por ter sobrevivido ao My Hero. Joguei no ano passado e não consegui ficar mais que 5 min nesse jogo.
Fábio Leira[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@Orakio Rob, “O Gagá”
E aí Gagá? Leu o que escrevi a respeito do MK3 ter sido lançado apenas no Brasil?
Nesbitt[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
MK no Master system é sofrivel,recordo de ter parado no MK II, agora Masters of Combat, é legalzin, dificil pakas, hoje nem sei mais como se joga, mas lembro que na época até fazia alguma coisa.
Master of Darkness sou louco para jogar, lí muitos comentarios positivos a respeito desse game!!!
Mas quem sabe, em breve muito em breve eu rejogo esses games.
Cyber Woo[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@Fábio Leira
Pior que eu sou teimoso… sempre que odeio um jogo eu tento de novo no dia seguinte!
@Nesbitt
Li sim, valeu! Eu sempre ouvia dizer que o GameGear era igual a um Master System, mas estou vendo que não é bem assim… volta e meia dá para perceber que um jogo de Master foi portado do Game Gear.
@Cyber Woo
Não é possível, ninguém mais saber fazer os golpes? Eu não achei lista de golpes procurando no Google.
Orakio Rob, “O Gagá”[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@Orakio Rob, “O Gagá”
Um presentinho, senhor Gagá: http://www.mediafire.com/?zz1jv2e2oav
Daniel “Talude” Paes Cuter[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@Daniel “Talude” Paes Cuter
Aê! Valeu, Daniel!
Orakio Rob, “O Gagá”[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Pelo que eu saiba, o Legend of Illusion também foi um port do Game Gear, por isso como você mesmo afirmou, ele é “um passo atrás na série”.
André "Caduco" Breder[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Mais uma vítima do My Hero…
Eu escrevi um review dele na Retrobits há muito tempo…
Hyper Emerson[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Eu lembro do seu review Emerson… graças a ele nunca ousei jogar o famigerado “My Hero”…
André "Caduco" Breder[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
O que eu gosto no Legend of Illusion é que ele lembra os jogos da série Magical Quest da Capcom.
maxi2099[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Cara, nunca joguei nenhum Magical Quest… é bom o negócio?
André "Caduco" Breder[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@André “Caduco” Breder
… e era exatamente nele que eu estava pensando quando fiz esse comentário.
@Hyper Emerson
Legal, vou ler agora mesmo, fiquei curioso…
** procurando **
Achei:
http://forum.retrobits.com.br/viewtopic.php?f=25&t=2168
Vou dar uma lida.
Orakio Rob, “O Gagá”[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@André “Caduco” Breder
Sim, principalmente jogando de 2. Eu conheci a série através do Great Circus Mistery, que foi o único que saiu para o mega, e um pouco depois joguei o Mickey to Donald com meu primo, que é o menos conhecido por só ter saído no Japão mas é o melhor.
maxi2099[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Beleza… depois vou dar uma conferida então.
André "Caduco" Breder[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Opa, Masters of Combat não é assim tão ‘droga’ assim não gente :
http://www.youtube.com/watch?v=K5RjXncOA_k
Tem até um finalzinho descente pros personagens :p
kzduardo Oliveira – 25anos RJ[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@kzduardo Oliveira – 25anos RJ
Você tem toda a razão. Na verdade, depois que o Daniel me passou a lista de golpes eu dei uma segunda chance ao jogo e fiquei muito surpreso. É ótimo! Confere aí depois:
http://www.gagagames.com.br/?p=10705
Orakio “O Gagá” Rob[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@Orakio “O Gagá” Rob
Pois é!hehe… Mas Mortal kombat 1 tem seus meritos tambem, aluguei muito quando Masters of Combat não tava a disposiçao nas prateleiras,e me divertia demais …e detalhe: sem saber a dica pro código de sangue O.o
Só fui saber dessa em 1996,quando o port ja era meio velhinho..
Ja o MK II e 3 eram bem ruinzinhos, o 3 pior ainda, concordo plenamente!
kzduardo Oliveira – 25anos RJ[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Eu sou fui entender o Moonwalker depois de grande. Os inimigos do jogo são, na verdade, agentes da delegacia de proteção à criança.
Otto Teixeira[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@Otto Teixeira
Isso nunca tinha me ocorrido, rs…
Orakio Rob, “O Gagá”[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Populous aluguei na época e acabei comprando de tão viciado q fiquei…kkk Passava semanas jogando…+1 q não fechei(acho q o jogo tinha uns 3.000 fases, ou 300…kkk)Saudades…
celso[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
MK III tem fatalities, mas é tão fácil fazer quanto jogar contra Shen Long em Street Fighter II.
Abraço!
Logan[Citar este comentário] [Responder a este comentário]