“Para quem quer fazer exercícios de reflexão”

Olá crianças!

Esses dias estava pensando em alguns jogos que acompanhei o nascimento no começo da década de 1990. Eu era criança ainda, mas lembro de ter ficado instigado com uma matéria na revista Videogame em que falavam do Sonic the Hedgehog para Mega Drive em fase final de produção.

Fãs do ouriço azul certamente já viram as páginas dessa matéria em algum lugar por aí porque são algumas das poucas imagens oficiais “sobreviventes” da versão beta desse jogo enviado para jornalistas terem uma ideia do que estava por vir e, claro, para os próprios testadores da empresa experimentarem e fazerem seu trabalho tedioso, mas essencial.

E isso me levou a pensar justamente sobre algo interessante. Antes, porém, quero dizer que sei da existência de versões alfa, beta, gama etc. de vários jogos antes de seu lançamento e embora haja diferenças, optei por uniformizar o discurso com “beta” mesmo porque é assim que geralmente são conhecidos pelos leigos da indústria de games (como eu mesmo o sou em muitos sentidos). Além disso, não estou pensando aqui naquelas imagens criadas para mostrar “como seria” o jogo como pudemos ver, por exemplo, com a Dust Hill Zone do Sonic 2: um cenário que sequer foi programado ou desenhado, apenas imaginado e representado com uma colagem de imagens. 

Não irei enveredar pela seara do interesse informativo de tais cartuchos beta que em muito se assemelham aos “discos para imprensa” que distribuíam em eventos de games na década de 1990 com imagens de produção em resoluções imensas para usarem nas matérias e coisas do tipo. E nem mesmo pelo caráter de “sedução” que termos contato com notícias a respeito do “game antes do game” influenciam em nosso interesse de querermos nos entregar a seu mundo ou não.

Quero pensar se podemos considerar uma versão beta como um game nele mesmo (distinto do efetivamente lançado), ou como apenas uma curiosidade técnica do processo produtivo. Para isso, pensei em estabelecer um elo com o “esboço” utilizado nas artes visuais. A razão disso não é porque acho que “bela arte” e “game” são sinônimos, mas porque podemos visualizar melhor o que estive pensando através dessa analogia.

A primeira coisa importante é que um esboço é diferente de um projeto. Um projeto tenta considerar como tudo será feito, quais recursos serão utilizados, eventuais problemas que podem aparecer (e como solucioná-los etc.). O famoso “documento de design” da indústria dos games é, portanto, o projeto de um game a ser desenvolvido (ou em desenvolvimento, já que é algo sempre mutável de acordo com o que encontramos pelo caminho). Até falamos disso aqui na Academia Gamer em algum momento anterior inclusive. Alguns projetos, vale acrescentar, possuem esboços de elementos visuais, sonoros (se for um documento que aceite diversas mídias e não um bolo de papel impresso); mas não é uma regra e a distinção entre ambos os conceitos se mantém.

O esboço seria um “teste” daquilo que queremos produzir de fato. Hoje em dia esses testes nas artes visuais podem até mesmo ser feitos no computador graças aos seus mais variados recursos. Se, por exemplo, ao querermos fazer uma pintura, não sabemos com certeza como determinada tinta comportar-se-á em gesso, podemos usar modelos computacionais e simular essa pintura. Antigamente, provavelmente se usava um pedaço de gesso real e a tinta real para isso, mas a ideia é mais ou menos a mesma.

As versões beta do jogo funcionam similarmente a essa mesma noção: são um tipo de rascunhos do jogo. Ou seja, não são uma obra acabada, mas em vias de completude ainda.

Até aí, parece não haver muitos problemas, mas há sim algo a se pensar a respeito. Muitos rascunhos de pintores, contos inacabados de escritores e muitas obras inconclusas dos mais diversos artistas são consideradas nelas mesmas “obras de arte”. É como se sua incompletude fosse sua característica de belo mais essencial. Mas isso é estranho porque é aquele que produz que deve dizer “está pronto!” quando finaliza seu trabalho e não nós que interrompemos sua tarefa pela metade e dizemos que está perfeito daquele jeito. Presumo que Da Vinci, Michelangelo e muitos outros talvez não gostariam de ver seus testes e obras não-terminadas contempladas como algo feito e completo.

Com relação aos games, é certo que podemos ter acesso a versões beta deles e nos divertirmos da mesma maneira. Mas isso me parece ser muito mais um interesse pela própria produção do jogo (nem que seja pela via do “como era, como ficou e como teria sido”) do que por ele propriamente dito. Para amantes da literatura fantástica, poderia ser uma dádiva, sei lá, ler a primeira versão manuscrita de “O Hobbit” que teria sofrido muitas alterações até sua primeira publicação. Mas percebem que o interesse motivador por isso é de certo modo é em grande parte apenas o conhecimento?

Claro que podemos nos envolver por essas versões e apreciá-las como legítimos jogos, mas a obra mesma feita e concluída vem depois.

“Mas e aquelas revisões que geralmente vemos depois do primeiro lançamento? Só a primeira edição que conta?” vocês podem questionar. Com certeza muitos games, de anos atrás e também recentemente, são consertados em relançamentos. Há um bug da versão inicial de Sonic the Hedgehog para Mega Drive mesmo (que não me lembro qual é) que foi arrumada em novas edições do mesmo game. Pequenas alterações, reformas e detalhes não alteram o elemento essencial da obra feita e concluída.

Arrumar um texto para novas regras ortográficas, restaurar cautelosamente um afresco antigo, ajeitar bugs insistentes em games nada mais é do que pleno respeito pela integridade da obra original. Fora que muitas vezes, esses mesmos detalhes arrumados nem sempre são percebidos, exceto se resolvemos comparar, ou quando alguém nos diz algo a respeito. Uma versão beta, um esboço é algo completamente diferente: se há a obra completa, identificamos claramente sua incompletude. O problema é: e quando essa obra não foi realmente concluída em momento algum?

E quanto àqueles games que nunca foram lançados, mas algumas revistas e profissionais das empresas de desenvolvimento criaram e provaram tais versões de jogos jamais lançados?

É isso que queria trazer hoje para refletirmos. Até o próximo post!

Academia Gamer: Betas e esboços
Tags:                         

61 ideias sobre “Academia Gamer: Betas e esboços

  • 20/11/2012 em 8:30 am
    Permalink

    Isto me lembra sobre a história do Alexei Pajitnov, criador do Tetris. Dizia ele que teve dificuldades para terminar o jogo, pois não conseguia parar de jogá-lo! O negócio ainda nem contava pontos ou aumentava de velocidade, mas a essência do jogo já estava lá, com suas peças geométricas caindo.

    Muitas vezes o jogo está incompleto, mas já tem essa essência. Quando eu ainda tinha meu finado équisboquis 360, gostava de baixar os demos para experimentar diversos jogos. Tinha dia que jogava mais demo do que os completos que eu tinha.

    Joguei muito o Guitar Hero III. Tinha apenas cinco músicas mas me prendia completamente. Tinha outro jogo, um RPG em mundo aberto – Two Worlds, acho – o qual também joguei muito, e o Test Drive. Outros jogos eu pude ver que eram uma porcaria, como Grid.

    Acredito que, mesmo sendo beta, demo, ou qualquer coisa, às vezes a mecânica de jogo já está lá, e esse é um dos elementos mais importantes para prender o jogador. O resto é o refinamento, algo como lapidar um diamante que já está brilhando.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 20/11/2012 em 11:02 am
    Permalink

    não sei falar muito sobre esse assunto, Beta de jogos, pois não joguei muitos desse tipo. mas geralmente esses são muito apreciados pelos fãs que ansiam pelo game completo. mas nos games antigos…ah sim, tenho um exemplo. quando a revista Nintendo World divulgava Turok 3 Shadows of Oblivion no N64. eu achava que ia ser a segunda vinda do messias. já que o segundo game era muito bom, mas quando o coloquei no meu console…decepção. o game não era nada aquilo que a revista bradava a plenos pulmões, me senti enganado.

    não sei se dá para chamar esse exemplo como beta, mas assim como as imagens que foram postas aqui sobre o que ia ser o Sonic, achei oportuno falar isso.

    e assim como Onyas falou, Betas são games que podem ser lapidados. e ainda sim são apreciados. basta ver os exemplos de games famosos dessa geração que quando anunciam uma Demo ou Beta jogável, milhares de fãs se rasgam para experimentar um pouco do tal game.

    Hee-Hoo Mestre Senil

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 20/11/2012 em 2:31 pm
    Permalink

    Lendo isso me lembrou não de jogos incompletos mas hacks que alteram certos jogos tentando recriar outros(projetos amadores feito por fãs), lembrei porque tenho aqui duas hacks de Chrono Trigger bem promissoras, meu problema é que nunca encarei elas até o final. Tenho uma também de Zelda aLttP mas que é extremamente bem feita, tudo mudado, gráficos diferentes para certas coisas, um mapa completamente novo e cheguei a jogar bastante essa. Ás custas de muito save state pois as mentes insanas que o criaram fizeram um gameplay extenso e difícil até o Link conseguir a primeira espada, e depois de consegui-la achei que tudo ficaria mais fácil só que me enganei, a dificuldade permaneceu, só travei no jogo por questão de roteiro, acabei não descobrindo como dar o próximo passo na história e como o jogo não é ‘oficial’ e ‘não existe’ logo não achei detonado nenhum para ele mas tá guardado, quem sabe um dia eu jogue ele novamente.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 20/11/2012 em 7:41 pm
    Permalink

    Se um jogo não foi lançado comercialmente, ele não existe.Tem gente que daria uma pequena fortuna por algum Beta de NES ou MD jamais lançado,mas eu não dou valor pra esse tipo de coisa.
    Um jogo raro e caro,por exemplo,é aquele que foi produzido e comercializado e por algum motivo ficou escasso,aí tudo beleza mas por outro lado…poucas peças,ou única, de games com circulação restrita a empresa que o produziu,não vejo valor.

    Sobre os Betas…
    Pequenas alterações na obra não tem problema algum,desde que se respeitando a essência do conteúdo.

    Sobre os rascunhos e versões primárias…
    Já ouvi muito escritor dizer que não gosta de ler seu próprio livro depois de pronto porque certamente ao fazê-lo encontraria “erros” e teria uma vontade imensa de alterá-lo de alguma forma.Eu penso assim, o que está feito está feito.Qual o interesse de jogar um Sonic Beta versão testes ou ler um livro versão “BIC azul no papel”?Só um interesse(necessidade) muito específico justificeria isso.Obras não acabadas não podem ter um estatus de obra completa pô! 🙂

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 21/11/2012 em 1:37 am
    Permalink

    leandro(leonbelmont) alves

    Talvez você seja um dos poucos que possa me responder isso.

    Está sendo produzido Shin Megami Tensi 4 que será inicialmente exclusivo do 3DS.

    Considerando que a história dos 4 jogos seja correlacionado.

    Qual seria o caminho escolhido em cada um dos 3 jogos anteriores que levariam ao shin megami tensei 4.

    Todos eles possuem finais diferentes.

    Vi um comentario de um cara que falou que existem 2 universos que foram criados pelas escolhas feitas nos jogos anteriores.

    Um dominado pela ordem e os anjos e outro pelos demonios.

    Você poderia me informar o que sabe sobre o assunto, por favor.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 21/11/2012 em 2:20 pm
    Permalink

    Já li muito sobre os “betas games” e um dos mais memoráveis foi (ou iria ser) uma obra prima, era STAR FOX 2 pra Snes onde simplesmente iria estourar a boca do balão. Infelizmente, a Nintendo embargou o projeto e removeu para a plataforma N64, sinceramente não sei se foi uma boa decisão MAS PELO MENOS, foi o período que comecei a diferenciar “poderio” gráfico das plataformas e gráficos do jogo em si, ja que nem sempre o 64 da Big N superava de fato o 32 bit da sony e quando soube deste beta me interessou muito em saber como seria ele rodando no Snes.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 21/11/2012 em 10:50 pm
    Permalink

    Onyas,

    Eita, não sabia dessa do Tetris. hehehe Bacana isso! O que mostra que pontuação e tal nem sempre é o mais importante em um game, mesmo que ele próprio possua pontuação em sua versão final. A ideia de que jogamos para “sermos os melhores” e que muitos propagam por aí não faz muito sentido mesmo nesses jogos.

    Mas demos são um pouco diferentes de betas. Em jogos de demonstração, o jogo “está lá”, mas incompleto: é tipo uma degustação do produto. Não é incomum que betas tenham fases não feitas aindam, uso de códigos debug com facilidade, dezenas de erros e glitches não solucionados… O exenplo de Star Fox 2 mesmo que disseram em um comentártio aqui serve para isso também, mas falarei depois em resposta a quem comentou para não ficar repetitivo.

    Mas concordo com a analogia da lapidação. Dependendo do estágio do beta, o jogo está completo e “no jeito” para ser lançado: tipo uma “última prova”.

    leandro(leonbelmont) alves,

    Realmente também não sei se este seu exemplo seria um beta ou não. Teríamos que ver qual versão a revista usou e tudo mais. Contudo, faz sentido com o post sim! O que me impressiona é que muita coisa bacana no Sonic eles tiraram. hehehe Lembro que ficava procurando que nem um doido uns detalhes da Spring Yard Zone e me questionando porque a Scrap Brain Zone tinha esse nome se na revista era outro. hehehehe

    E hoje em dia, pelo que me parece, a ideia de “beta” geralmente é de uma versão praticamente completa do jogo, muitas vezes lançada para testes. O termo “alfa” acaba se referindo melhor a esse processo ainda em andamento. Phantasy Star Online 2 mesmo passou por fases alfa e beta de testes com diferenças notáveis de um momento para outro.

    Juliano,

    Esses hacks que alteram substancialmente o jogo nunca experimentei… Só aqueles gráficos apenas como os oficiais da Mônica feitas pela TecToy em cima dos games do Wonderboy. hehehehe

    Porém, eu acho a ideia bacana. Muitas vezes acrescenta um desafio que o original não tem, ou coisas novas e acaba entrando naquela de “criar novas tarefas” para o jogo.

    Dactar,

    Penso mais ou menos assim também. hehe Eu só diria que antes do lançamento, o game existe, mas como “esboço”, “incompleto”, ou “beta” mesmo para ficarmos na linguagem usual para esse tipo de coisa. E isso já o diferencia de um demo, ou do seu exemplo muito pertinente de um game com poucas tiragens e raro por essa e outras razões.

    E esse lance do escritor é bem por aí mesmo. Eu até leio meus textos depois de prontos (aqueles mais curtos inclusive releio várias vezes), sempre acho que posso melhorar alguma coisa, mas se já disse que “está pronto”, apenas acerto algumas arestas (torno frases mais claras, arrumo erros de português etc.).

    Odin_Aesir,

    Responde o cara aí Leandro! hehehe Não sei nada sobre isso. hehehe

    Mas não sabia dessa não… Até onde sei, o “final oficial” do Shin Megami Tensei 1 é o herói escolhendo o caminho da neutralidade.

    Richter Belmont,

    Opa, dois membros da mesma família aqui! hehehe

    Sua fala me lembra que nunca ouvi nada de betas de Mario… Será que existem e, se existem, como seriam?… Vou pesquisar depois para ver se descubro alguma coisa…

    Paulo_RN,

    Sanke_pit,

    Esse é um exemplo emblemático mesmo! Na realidade, vazou o beta na internet há bastante tempo. Só que esse beta estava com as fases desordenadas, erros na passagem de uma para outra, problemas de programação etc… Daí alguns fãs pegaram e “ajeitaram” o game e o “montaram” como deveria ter ficado em sua versão final já que ele estava praticamente completo mesmo.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 22/11/2012 em 9:47 am
    Permalink

    Uma versão que ainda gera muita discussão são os jogos baseados no Manga e Anime “Akira” para suner nes, Mega Drive e Game Gear. Péço GaGa que faça uma matéria, pois o material é rico e ao mesmo tempo obscuro.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 23/11/2012 em 3:19 am
    Permalink

    Para Senil.

    O mecanismo de Antikythera é um artefato parcialmente destroído pelo tempo e graças a muito esforço ele pôde ser compreendido.

    Quero dizer que o incompleto nos atrai, rasgando nossos pensamentos, com o desejo de completa-lo.

    Sobre Antikythera eis um documentario no youtube

    /watch?v=zgqGQnNqRoE

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 23/11/2012 em 9:40 am
    Permalink

    Eu respeito a opinião de todos neste website,respeito a opinião de meus amigos e companheiros e do grande gagá.

    MAS COMO DIABOS ALGUÉM TEM PACIÊNCIA DE LER OS ARTIGOS DESTE CIDADÃO? O GAGÁ,CONTRATA UM GAMER DE VERDADE CARA!

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 23/11/2012 em 10:21 am
    Permalink

    ernane,

    Não entendi. O que seria um “gamer de verdade”?

    Também respeito sua opinião. Mas este espaço é um dos raros na internet onde a gente consegue discutir diferentes aspectos do “jogar videogame”, se você não gosta dos assuntos abordados e quer comentar, seria legal se você dissesse o porquê.

    Críticas são importantes, e estes posts da academia são exatamente para gerar discussão. Mas para isso é necessário expôr idéias e você não fez isso.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 23/11/2012 em 10:23 pm
    Permalink

    Eu devo ser meio são-paulino, digo, fresco pra isso haha Se uma versão paralela de um jogo vaza, pra mim não é a mesma coisa que o oficial – é como uma versão “não-contada” e inverossímil de uma estória. Mesma coisa para fangames e betas. Talvez por isso eu jamais tenha interesse em jogar Pier Solar, por exemplo.

    Mas essas versões beta têm um valor histórico, a coisa “making of”, que acrescenta muito pra quem é ligado na produção, em como a equipe imaginou detalhes antes de concluir. Eu realmente não vejo muita graça.

    Isso me lembra um diretor de cinema, agora não lembro quem era, que certa vez disse ser totalmente contra a inclusão de cenas de bastidores e versões alternativas em DVDs de filmes, pois estragava a narrativa verdadeira. Às vezes acho que concordo um pouco com ele.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 24/11/2012 em 12:16 am
    Permalink

    gostei do seu comentário Nicolas, eu ia escrever um depoimento de como conheci o site aleatoriamente e que nem lia os posts do Academia, até isso se inverter totalmente e eu me manter visitando o site por causa do Academia Gamer mas desisti de escrever.
    Ainda bem que a internet é democrática ‘mesmo’ ainda

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 24/11/2012 em 4:16 pm
    Permalink

    eduardo,

    Já tinha ouvido falar de games baseados em Akira antes, mas só fui me lembrar disso após ler seu comentário. Certamente deve ser obscuro. hehehe Mas será que, além de pouco conhecidos, são bons jogos?…

    Paulo_RN,

    Olha, para ser sincerto, quando estava esboçando esse post sobre betas, cogitei falar sobre esses “vazamentos” para pensarmos a respeito. Talvez faça isso nas próximas semanas porque é um tema próximo a esse mesmo. Principalmente quando são casos como esse de Star Fox 2 em que o jogo praticamente finalizado não foi lançado (uma espécie de “livro guardado na gaveta” de um escritor que decidiu não publicá-lo).

    Como sugeriu a mesma coisa, vou pensar com mais cuidado nisso, pode ter certeza.

    Odin_Aesir,

    Caramba! hehehe Não sabia dessa! Vou deixar o documentário carregando aqui para ver depois, porque parece interessante. E eu sempre pensei que foi o Blaise Pascal que deu o início à computação com sua máquina de calcular no século XVI. hehehehe

    Arqueologia é um barato e envolve um monte de especulação na maioria das vezes. Por isso quero ver o documentário com calma para avaliar melhor isso. Mas o assunto é instigante, sem dúvida.

    E uma pergunta: será que tem emulador disso? huahauhauhauhauhauahuahuahuahuaha

    ernane,

    Bem vindo à Academia cara!

    Olha, como meus colegas (pois estamos todos em pé de igualdade aqui – meu post é só um motivo para a disussão) disseram, você pode simplesmente ignorar esses posts se não lhe agradam não é verdade?

    Como eu que sempre pulo o caderno dos esportes dos jornais, deixo o caderno principal para o fim e pego primeiro aqueles relacionados às artes e à cultura geral.

    Sobre “gamer de verdade”, imagino que pense em descrições de experiência diretas com jogos. Recomendo que leia minha dissertação de mestrado que é uma análise disso e, para algo mais curto, algumas das várias resenhas que já publiquei por aqui.

    Ou se ainda preferir algo mais próximo do tempo real, só procurar pelo Youtube. Tenho grandes amigos com canais interessantíssimos abarrotados de jogatinas completas de games clássicos com e sem comentários ao mesmo tempo.

    Tem tanta coisa só reunindo essas sugestões que provavelmente nem arrumará tempo para se incomodar com esse nosso diminuto espaço da teia gigantesca que é a internet.

    Até a próxima!

    Onyas,

    Valeu cara!

    Realmente, aqui é um espaço para conversarmos a respeito do “jogar videogame” e todos os seus aspectos. Sempre foi essa a minha proposta e fico muito contente que existam pessoas que participem há bastante tempo enriquecendo dia após dia esses textos que escrevo. É como sempre digo: a vida da coluna são os comentários de vocês. Aprendo muito com eles.

    Daniel Lemes,

    Penso mais ou menos dessa maneira. Esses betas têm um valor de curiosidade histórica mesmo com relação à forma com que ele foi produzido, seus processos, dificuldades, decisões durante o planejamento etc.

    huahuahauhauhauha Vou tentar convencê-lo! hehehe

    Nicolas,

    Pois é! Exatamente isso mesmo!

    Juliano,

    Fico lisonjeado com isso Juliano! Bom saber que a Academia, como um bom jogo, faz com que queira voltar a esse mesmo espaço constantemente.

    Acho muito bacana o fato de muitas das pessoas que comentam acabam sendo aquelas que mais vezes o fazem por aqui. Isso mostra justamente essa questão da constância e da revisitação que é tão importante.

    Jonatan,

    huahauhauhauhauha PS3 não, mas um XBox360. hehehe Está aproveitando o brinquedo novo antes do Natal com a família. hehe

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 24/11/2012 em 5:15 pm
    Permalink

    Isso me lembrou que no começo da produção do segundo jogo de Sonic iria ter:viagem no tempo,muitas zonas,uma namorada para ele,um novo vilão e uma abertura em estilo anime, porém a SEGA dos E.U.A. queria lançar ele no natal de 1992 sendo assim a SEGA do japão teve que cortar muitas dessas coisas, para deixar o jogo melhor eles adicionaram o personagem Miles, e lançaram o jogo Sonic CD em 1994 contendo todas essas idéias antigas, ou seja Sonic CD veio antes de Sonic 2, isso prova que nem tudo é o que aparenta. Veja: http://www.planetasonic.com.br/2012/11/cronologia-da-srie-sonic/

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 24/11/2012 em 6:41 pm
    Permalink

    Thiago,

    Esse lance da produção do segundo jogo do Sonic que levou ao Sonic CD e ao Sonic 2 é lendária! Muito bacana mesmo.

    E as versões beta do Sonic 2 parecem fazer alusão a isso e a coisas que só vimos no Sonic & Knuckles. Por exemplo, a Wood Zone seria uma Metropolis Zone do passado; a Hidden Palace seria o lugar que o Sonic descobre quando reúne as setes esmeraldas e por aí vai…

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 25/11/2012 em 8:18 pm
    Permalink

    num sou muito ligado em jogos beta, ja vi alguns como o beta do RE 2, para ps1 na época, e do castlevania sotn, mas num tenho conhecimento sobre muitos betas dos jogos, sei que achei interessante os cenarios do RE 2 na versão beta alguns bem mais legais do que do jogo final.
    ultimamente ando investindo em jogos antigos de SNES, NES e MEGA DRIVE, ja tenho mais de 200 titulos de SNES, entre eles castelvania 4, rockman e forte, castlevania x, super metróid, etc…..e alguns titulos de nes como ninja gaidem 2, 3 megaman 6, etc…..
    e castlevania the new generation do mega, e megaman the willy wars, etc….como to desempregado vou comprando aos poucos ou em lotes por preços bons, ja consoles tenho um mega, 4 dynavisions, sendo que 2 são dynavision 4, e o soutros 2 dynavison xtreme, mais adaptador de 72 pinos, dois snes, um baby e um tijolão e um mega drive 1 japones e um mega 3 preto tec toy, tinha umGB classic tijolão preto tbm e um dynavison 3, e um topgame, que acabei por fazer rolo tbm, e tenho 2 ps1, 2 ps2, e 3 dakeles clones fajutos de nes, o tão grandioso polystation….rssssss…..enfim, vou fazendo rolo e assim to conseguindo os jogos dou preferencia mais pra titulos originais, paralelos tenho tbm, mas em menor quantidade, e aos poucos vou montando minha coleção pois gosto de games antigos, da minha época, dos novos tbm, mas se for pra escolher entre os games antigos e o na atualidade fiko com os antigos, até hj pra mim dos consoles que usam, midia, o melhor castlevania sem duvida foi o sotn, tanto em grafico e trilha sonora que até hj no meu ponto de vista, nenhum jogo da série lancado depois dele, conseguiu bater a trilha sonora, mas jogo os novos tbm , pois sempre desde mais novo, nunca susseguei até não zerar um jogo, e até agora tudo que passou na minha mão eu zerei, só não zero jogos como brush roller e pac man se bem que nem sei se es tes tem final, esses são mais pra passar um tempo curto na frente do aparelho, mas dou mais preferencia pra jogos classicos, da minha época, de quando tinha 14, 15 anos, mas sou eclético tbm se gosto do jogo eu vou até zerar, ja castlevania, megaman e ninja gaiden, esses sempre foram kestão de honra zera-los……e tantos outros como gundec, etc……mas jogos beta num falo mal, pois como disse não conheço quase nada a respeito, só os dois que citei a cima, e ainda assim meio que por cima, e por ai vai….abraços a todo deste excelente site retrogamer.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 25/11/2012 em 10:24 pm
    Permalink

    Richter Belmont,

    Seu comment foi um bom resumo da sua experiência gamer,bem legal mesmo!Caraca vc tem vários consoles e jogos hein?!Sobre os clones fajutos de NES um deles seria o Turbo Game?Eu tive um e gostava muito,e acredite era da CCE,he he he.Concordo SONT é mesmo muito bom e em relação aos games da era NES SNES MEGA tem muito clássico que é questão de honra zerá-los,pode crer!

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 26/11/2012 em 1:03 am
    Permalink

    nada amigo eu tive um turbo game por anos e ele era bonzinho, vixi dois slots sem precisar de adaptador muita gente fala que alguns jogos não funcionavam nele o meu nunca negou fogo….rssssss…..e tava com um topgame até pouco tempo, que é um turbogame tbm com o nome trocado, deve saber só mudou o nome de top para turbo pcausa dos controles que eram turbo, mas pra mim foi na época um dos melhores consoles nes que foram lancados isso numa época em que todo mundo falava mal da CCE, ela mostrou bom pelo menos no meu ponto de vista, que pelo menos na época o turbo game não deixava nada a desejar, só pelo fato de ter os dois slots, o meu tinha até pouco tempo, nossa ja debia ter quase 20 anos o meu, depois arrumei esse topgame, e um dynavision 3 o duna comprei por 5 reias….eheheehehehehee……..comprei um mega japones, masi sonic 1, 2, originais, sonic 3, e sonic knucles, com dois controles, fonte, só num tenho o cabo A/V pra infelicdade, mas como tenho um mega 3, jogo no 3 pena que alguns jogos só funcionam no japones, mas enfim comprei esse mega 1 japones com esses jogos por 25 reais, eheheehehe, peguie 4 dynavisons, dois dynas 4 e dois sxtreme, mais alguns jogos em troca de uma caixa do neogeo cd bem surrada, e estéticamente ruim, tbm heheehehehe…….faço rolo, troco, compro lotes, agora msm to pra pegar um lote de 12 jogos originas do snes por 60 reais, mas ninja gaiden 1 original americana da nintendo of america, por 40 reais, eu gosto, num sou nerd de fikar o dia todo jogando até pq num sou mais tão novo pra isso, é mais a noite que jogo cerca de 1 hora ou 2 horas, gosto bastante de the king of fighters de todos eles mas em especial, da versão 2002 unlimited match, tougeki version, e da 98 ultimate match, mas jogos antigos como disse eu sou mais fã msm de jogos em 2D, sempre gostei do estilo corre e atira, um bom exemplo disso é o contra 3 original que adquiri a pouco tempo, tive no passado, mas como ja não tinha mais, peguei uma original, cara, é que num tem como eu fazer a lista de todos os jogos que tenho pq tenho tantos que nem lembro de cabeça, lembro dos mais clássicos, e de nem todos, mas é show de bola, castlevania sotn é um jogo relativamante facil, mas nossa pra mim até hj nem um castlevania da atualidade superou ele, nem em diversão e muito menos no quesito trilha sonora, o jogo não tem a dificuldade dos mais antigos, mas é viciante, e completar ele 100% com level 99 nossa show de bola tem os bugs pra dar mais porcentagem no castelo, mas nunca fiz, eu faço só a porcentagem correta do jogo que é 200.06%, nunca fiz esses bugs o unico que faço nele é o da sword brothers, pra fikar vendendo jóias por librarian master, sem apra e comprar um duplicadorzinho rapidinho…eheeheheheeheh…..os jogos de ps1 e pd2 que tenho são todos baixados, mas eu prefiro cartuchos, originais pois estes num é baixar e copiar precisa de conehcimento técnico pra fazer um cartucho e jogar o jogo na memória dele tava até vendo uns tutos na net sobre isso, mas tem que comprar uns componentes eletronicos ai abandonei, mas tranquilo, a gente vai comprando aos poucos, é que agora to desempregado e a coisa ta meio complicada, mas um rolo sempre aparece, fiz muitos amigos no mercado livre, e assim vou tocando, mas é isso ai, como vc disse num post anterior tem mais um da familia belmont aki é bom….rssssss…..aliás deve ter mais, vi o leon belmont aki ja tbm….rsssss…mas enfim jogo que marcou pra mim msm foi ninja gaiden, castlevania, megaman, os contras, shonobi do mega sempre gostei e ainda mais do shinobi 3 pelas musicas tbm e o grafico que acho lega até hj e jogo bastante no sega genesis collection do ps2, pq ainda num achei um pra rolo ou pra comprar, mas enfim é isso ai, esse site do gagá é ótimo, aki debatemos tudo, muito bom msm, e se fazem amizades muitas tbm por aki, e é um site completamante democrático, ja de jogos beta como disse nunca tive interesse, só vi 2 o RE2 do ps1, e o SOTNO do ps1, então nesse tipo de discussão nem entro pois num entendo de jogos betas, só fiko lendo as postagens, mas mó dahora mano do ms clã…flows e boa noite.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 26/11/2012 em 1:03 am
    Permalink

    Dactar,

    nada amigo eu tive um turbo game por anos e ele era bonzinho, vixi dois slots sem precisar de adaptador muita gente fala que alguns jogos não funcionavam nele o meu nunca negou fogo….rssssss…..e tava com um topgame até pouco tempo, que é um turbogame tbm com o nome trocado, deve saber só mudou o nome de top para turbo pcausa dos controles que eram turbo, mas pra mim foi na época um dos melhores consoles nes que foram lancados isso numa época em que todo mundo falava mal da CCE, ela mostrou bom pelo menos no meu ponto de vista, que pelo menos na época o turbo game não deixava nada a desejar, só pelo fato de ter os dois slots, o meu tinha até pouco tempo, nossa ja debia ter quase 20 anos o meu, depois arrumei esse topgame, e um dynavision 3 o duna comprei por 5 reias….eheheehehehehee……..comprei um mega japones, masi sonic 1, 2, originais, sonic 3, e sonic knucles, com dois controles, fonte, só num tenho o cabo A/V pra infelicdade, mas como tenho um mega 3, jogo no 3 pena que alguns jogos só funcionam no japones, mas enfim comprei esse mega 1 japones com esses jogos por 25 reais, eheheehehe, peguie 4 dynavisons, dois dynas 4 e dois sxtreme, mais alguns jogos em troca de uma caixa do neogeo cd bem surrada, e estéticamente ruim, tbm heheehehehe…….faço rolo, troco, compro lotes, agora msm to pra pegar um lote de 12 jogos originas do snes por 60 reais, mas ninja gaiden 1 original americana da nintendo of america, por 40 reais, eu gosto, num sou nerd de fikar o dia todo jogando até pq num sou mais tão novo pra isso, é mais a noite que jogo cerca de 1 hora ou 2 horas, gosto bastante de the king of fighters de todos eles mas em especial, da versão 2002 unlimited match, tougeki version, e da 98 ultimate match, mas jogos antigos como disse eu sou mais fã msm de jogos em 2D, sempre gostei do estilo corre e atira, um bom exemplo disso é o contra 3 original que adquiri a pouco tempo, tive no passado, mas como ja não tinha mais, peguei uma original, cara, é que num tem como eu fazer a lista de todos os jogos que tenho pq tenho tantos que nem lembro de cabeça, lembro dos mais clássicos, e de nem todos, mas é show de bola, castlevania sotn é um jogo relativamante facil, mas nossa pra mim até hj nem um castlevania da atualidade superou ele, nem em diversão e muito menos no quesito trilha sonora, o jogo não tem a dificuldade dos mais antigos, mas é viciante, e completar ele 100% com level 99 nossa show de bola tem os bugs pra dar mais porcentagem no castelo, mas nunca fiz, eu faço só a porcentagem correta do jogo que é 200.06%, nunca fiz esses bugs o unico que faço nele é o da sword brothers, pra fikar vendendo jóias por librarian master, sem apra e comprar um duplicadorzinho rapidinho…eheeheheheeheh…..os jogos de ps1 e pd2 que tenho são todos baixados, mas eu prefiro cartuchos, originais pois estes num é baixar e copiar precisa de conehcimento técnico pra fazer um cartucho e jogar o jogo na memória dele tava até vendo uns tutos na net sobre isso, mas tem que comprar uns componentes eletronicos ai abandonei, mas tranquilo, a gente vai comprando aos poucos, é que agora to desempregado e a coisa ta meio complicada, mas um rolo sempre aparece, fiz muitos amigos no mercado livre, e assim vou tocando, mas é isso ai, como vc disse num post anterior tem mais um da familia belmont aki é bom….rssssss…..aliás deve ter mais, vi o leon belmont aki ja tbm….rsssss…mas enfim jogo que marcou pra mim msm foi ninja gaiden, castlevania, megaman, os contras, shonobi do mega sempre gostei e ainda mais do shinobi 3 pelas musicas tbm e o grafico que acho lega até hj e jogo bastante no sega genesis collection do ps2, pq ainda num achei um pra rolo ou pra comprar, mas enfim é isso ai, esse site do gagá é ótimo, aki debatemos tudo, muito bom msm, e se fazem amizades muitas tbm por aki, e é um site completamante democrático, ja de jogos beta como disse nunca tive interesse, só vi 2 o RE2 do ps1, e o SOTNO do ps1, então nesse tipo de discussão nem entro pois num entendo de jogos betas, só fiko lendo as postagens, mas mó dahora mano do ms clã…flows e boa noite.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 26/11/2012 em 1:07 am
    Permalink

    Dactar,

    vi seu icone de usuário do site ja tive um dactar até esses tempos atrás achie ele nakeles faxinão que fazem na cidade, jogaram fora peguei e trouxe pra casa, tava com os dois contoles e um cart de 4 jogos, mas passei pra frente, tava funcionaod perfeito as pessoas jogam fora esses consoles antigos mas se verem o preço deles no mercado livre fikam de cabelo em pé ….rsssss…..flows.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 26/11/2012 em 5:06 pm
    Permalink

    blasfemia,

    cara vc deve ser desse tipo que ja nasceu com o celular e o pc na mão né, num era da época em que toda criança tinha o sonho de ter uma bike, então se vc num é da época melhor se calar e parar de falar besteiras procure se informar dos preços desses “ASILOS” , que vc msm disse,isso aki é um site democrático, se vc gosta de games novos eu tbm gosto, mas num sou um pivete que nasceu dos anos 90 pra ká, que só ker saber de graficos etc….pois um jogo ou seja lá o que for antigo vai muito alem de belos graficos então se liga primeiro, se veio aki pra estragar o post, vai procurar sua turma mané.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 26/11/2012 em 6:09 pm
    Permalink

    Richter Belmont,

    O Turbo Game era um ótimo console sim ,sem dúvida,até hoje sinto saudades daquela entrada dupla com 2 slots,meus amigos usavam adaptador 72/60 pinos eu não precisava disso he he he!
    Caramba dá pra fazer muito negócio da hora na internet em relação a games e consoles é só ter paciencia mesmo.Eu também sou mais fã de jogos 2D mas acho que a maioria dos retrogamers prefere mesmo o 2D mas é claro o 3D tem representantes ótimos como Mário 64 que foi um marco nesta transição 2D/3D.
    Que que é isso?Como podem jogar no lixo um Dactar? 🙁
    É complicado,tem coisas que pra alguns não tem valor já pra outros vale ouro!Eu imagino quantos Ataris por acaso não foram ao lixo…lamentável isso.Ainda bem que tem essa gente bacana que coleciona consoles e de certa forma protege um pouco a história dos videogames.
    Abraço 🙂

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 26/11/2012 em 11:17 pm
    Permalink

    Vou responder a cada comentário em separado, mesmo tendo vários de cada pessoa, beleza? Para não me perder nos assuntos que quero comentar de cada um deles e manter a ordem também. hehehehe

    Richter Belmont,

    Muito legal esse seu relato! E bela coleção essa que possui! hehehe Eu tenho muito menos que isso e boa parte das minhas experiências com consoles diferentes (antigos ou não) se deu e ainda se dá na casa de amigos e parentes. Ter em casa seria melhor, mas é o jeito, né?

    Bem lembrado desses betas de Resident Evil 2. Não sei se sabe, mas o resident Evil 4 era para ter o estilo muito próximo da série clássica (até o Code Veronica). Tem até vídeos dessa versão beta por aí. Bem maneiro!

    Abração para você também!

    Dactar,

    Clássicos devem ao menos ser experimentados. hehehe Mas preferencialmente detonados como você mesmo falou! Boa parte da nossa tarefa como pessoas que curtem games antigos é mais ou menos essa, acrdito eu.

    Sabe que preciso jogar o Symphony of the Night? hehehe Comecei uma vez o de Saturn, mas desencanei depressa… Estimo muito a série Castlevania, mas não joguei muita coisa dela até hoje (embora goste muito do Curse of Darkness de PS2 e do Bloodlines para Mega Drive).

    Richter Belmont,

    Ver vocês falando do Symphony of the Night me dá vontade de jogar. hehehehe Está na minha lista, mas sei que ele exige dedicação e não queria jogar de qualquer jeito… Já provou o Rondo of Blood (acho hehe) do PC Engine? Parece que tem um remake para PSP: é ele que “terminamos” no começo do SYmphony of the Night.

    Tem uns cartuchos por aí que servem para colocar roms. Nunca experimentei, mas o povo fala muito bem. É bom para preservar os contatos dos seus próprios que tiver e tal.

    Você falou das trilhas sonoras e eu concordo plenamente: seus exemplos têm faixas memoráveis. Castlevania mesmo eu fico ouvindo, mesmo sem nunca ter jogado o game. Shinobi então, nem se fala. Adoro a série, embora seja péssimo nesse tipo de jogo. huahuahauhauhauahuaha

    Richter Belmont,

    hehehehe Pois é! Difícil de entender esses descartes. Mas sabe o que acho triste também? É quem coleciona, não joga (para preservar dentro da caixa ou qualquer outra coisa) e não deixa ninguém jogar, só olhar.

    Games são para ser jogados, não são? Por isso acho bacana isso que você faz e o foco nas trocas (famosos “rolos” hehe) porque isso acaba servindo para passar adiante games que já temos, que não curtimos tanto e que certamente ajudará outras pessoas a se divertirem.

    blasfemia,

    Tem outros velhos aqui rapaz, não precisa destratar assim os idosos.

    Richter Belmont,

    Deixa quieto isso daí cara. Trolls estão na internet há muito tempo. hehehe O jeito é não deixá-los consumir nossa vida nos irritando e tudo mais.

    Dactar,

    Eu tendo a preferir jogos 2D por serem mais simples (não no gráfico, no estilo mesmo de jogo), mas não tenho nada contra 3D também e isso em qualquer estilo. Gráfico (seja 2D ou 3D) é só um dos elementos de um game: pode ser puro texto, ou polígonos com texturas em alta definição que o jogo é mais que apenas isso.

    Pena que muitos cobram o olho da cara por eles. hehehehe

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 26/11/2012 em 11:17 pm
    Permalink

    Dactar,

    é amigo da msm linhagem dos belmonts que eu…rssss…..infelizmente tem gente que é assim sem escrupulos….rsssss…joga o coitado do aparelho antigo no lixo, e num procura na net ver quanto vale esse lixo que eles acham né, eu tbm fiko imaginando só daki da minha cidade onde foi parar tantos jogos antigos da decada passada que estavam nas locadoras hj todas fechadas pela pirataria, com certeza em algum lixão, reciclagem, ou jogada em algum lugar, as vezes tenho vontade de ir nas antigas locadoras fechadas e tentar a char o dono pra ver que fim deu, tem gente que num sabe dar valor, pra essas coisas mas se vissem preços destas msms na net, iriam ver a burrada que fazem jogando uma reliquia no lixo, mas é isso ai paciencia, eu se acho trago pra casa, e tento arrumar, mas muitas vezes são jogados funcionando, esse dactar que achei msm foi num dia que tava garoando aki, peguei ele todo molhado, dei um trato, e tava normalzinho, dois controles e o cartucho de 4 joguinhos, tem gente que num sabe que um aparelho destes com caixa e completo chega a valer mais que um ps3, a depender do estado, mas ´pe assim msm, flows .

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 26/11/2012 em 11:57 pm
    Permalink

    Senil,

    é amigo eu tbm curto 3D, num falo mal não mas tem gente que vem aqui no site do gagá pra ao invés de fazer um cometario construtivo fikar falando que o asilo ja fechou….ou essa pessoa é sem noção, ou nasceu depois de 95 pra ká, se bem que isso nada haver posi tenho amigos bem mais novos que eu que tbm curtem tanto o velho quanto o novo, isso ja é um preconceito, da parte, se num gosta tudo bem, mas acho que certos elementos, não precisam fikar kerendo tirar uma com a cara de que gosta né amigo?
    mas enfim, shinobi, nossa muito legal eu gosto de todos, mas o que mais curto tanto pela parte grafica e pelo som,e cenarios é o shinobi 3, a pena é que ele fikou mais facil que os outros, e ainda por cima tem um código pra deixar o personagem invencivel, usei isso pra terminar a primera vez que chegou na locadora…eheheeheheh…quando o jogo ainda era lançamento…..mas depois nem usei mais o código, só quando ja tinah terminado umas trocentas vezes, e ja num tinah mais paciencia de fikar me esquivando dos ataques, e só keria curtir o some o cenário do jogo, é eu vi trailers de betas de varios jogos, mas eu gosto de baixar algumas versões, jogaveis outro dia achei o castlevania sotn, pra baixar, o demo da E3, mas falei outra hora eu baixo..ehehehe….resultado perdi o0 link e num achei mais…eehehehehehe…RE2, eu joguei uma versão uam vez, que não dava pra zerar, vc fikava apertando select kkkk eia pulando os cenarios mas quando chegava no final o jogo se encerrava, vi uma vez tbm um RE2, mas esse numa revista da época uma prévia do jogo, que os zumbis policias teriam armas e atirariam contra vc, fora os cenarios que muitis achei mais legal do que o daversão final, mas infelizmente nem policial zumbi, nem cenarios, mas o jogo fikou show de bola msm assim, mas com relação ao ps1, o RE1, continua sendo o mais dificil, o 2 é facil, e o 3 nossa apesar de achar o mais legal do ps1, fikou com uma dificuldade muito abaixo do esperado, sem falar que o jogo é muito curto depois que vc pega as manhas e sabe ir nos lugares certos ja de cara, num se leva nem 1:30 minutos pra zerar, bem menos que isso, ja o 1 nossa esse é demoradinho, o 2, tbm num é grande coisa pra termianr é rapido, lembro quando keria liberar tudo no 2, kkkkkkk….nossa que viagem, termonar o jogo sem salvar na dificuldad normal, cenario A e B, por 6 vezes pra liberar o tofu, akele cahcote com uma faquinha, e chegar até o heliporto depois com ele, nossa, era quase que impossivel, só uam vez consegui…kkkkkk…ja com o hunk era moleza, então eu falo que o tofu era a dificuldade hard do RE2, e depois que saiu a versão dual shock tanto do RE1 quando do 2, ai fikou interessante modo normal e arrange, no RE1 angulos de cameras diferentes, muito mais hunters no jogo pra se detonar, ou jogar o controle no chão quando eles arrancavam a cabeça do personagem…kkkkkk…e o 2 com o akeles jogos paralelos depois que zerava, hj num lembro mais, acho que se chamava extreme battle, onde vc libera o chris, a ada, num me recordo bem, mas enfim, legal demais, mario, do 64 muito legal tbm, nossa pasasava horas era jogando mario kart por tempo, num lugar que tinha aki antigamente, como mario kart no N64, era e é divertido, nunca fui muito fã de jogo de corrida, mas akele na época atingi um grau de vicio que vou te contar, bons tempos, nossa aigo se for msmpegar todas as experiencias com games, daria pra fazer um livro, o castlevania bloodlines nossa show de bola, pena que só sai uma versão dele pros consoles da sega, que foi para o mega, a versão que tenho é a européia, a the new generation, e tenho 2 ainda…rsssss…num tive como comprar a original tive que me contentar com um a paralela, mas peguei duas bem baratas, pois no mercado livre tavam vendedo a 599 o jogo original europeu ou americano, muito caro nas minhas duas paguei 59 reais das duas, e o megaman the willy wars tbm muito caro, peguei duas paralelas pelo msm preço 59 reais tbm, ja meu rockman e forte, essa troquei com um mairo world, e um cartucho de 8 joguinhos do snes, paralela tbm, mas salva normal o jogo, pois o rockman e forte tbm ta caro a original japonesa, agora to pra pegar um lote com 12 jogos de snes originais japoeses, por 60 reais, num são grande coisa, mas o preço ta ótimo, e depois outra pego e vou fazendo rolo, e assim fika esse ciclo vicioso, kkkkkkkk……mas é isso aos poucos eu vou comprando, pois como to desempregado, tenho que saber administrar bem o dinheiro que consigo, até pq, o jogo é pora jogar, e pra colecionar, mas num sou desse tipo que guarda na caixa só rpa fikar olhando não quando pego, é pra detonar msm..kkkkkk…num tem graça comprar um jogo antigo que vc ta kerendo só pra fikar olhando o cartucho, ou que seja um aparelho de videogame antigo como odyssei por exemplo não se comprou dentona joga, pra que guardar, lacrado, a menos claro que vc seja uma pessoa que prentede vende-lo por um preço alto, pois um aparelho desses custa caro pra caramba na caixa, acho que lacrado num deve existir, a menos se foi relacrado né, pq tem gente esperto que faz esse tipo de coisa…kkkkkkk…mas é isso amigo flows e boa noite.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 27/11/2012 em 1:52 am
    Permalink

    Richter Belmont,

    Eu acho o Resident Evil 2 o mais curto dos três para ser sincero. Joguei muito pouco o terceiro, mas o segundo eu terminava em menos de uma hora fazendo tudo correndo e depressa para conseguir o rank A. hehehehe Já o resident Evil 1, eu levava quase duas horas no mesmo esquema.

    Joguei muito Mario Kart 64 na casa de amigos. Ele é divertido ainda hoje.

    Pensamos igual então com relação aos games e cartuchos para coleção. hehehe O nível dos especuladores atingiu tal nível que hoje tem gente que só compra games para revender depois. Jogar é a última coisa que passa na cabeça dele, embora saiba cotar muito bem a raridade de um título e coisas assim.

    Boa noite cara e até mais!

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 27/11/2012 em 8:16 am
    Permalink

    Senil,

    é amigo RE2 é curto, mas o RE3 é muito mais curto e o mais facil dos 3 jogos do ps1, não se encontra dificuldade nele em nada, pelo menos foi isso que senti quando joguei a primeira vez depois que o jogo foi lancado, o RE2, em comparação com o RE3, tem uma dificukdade maior….só ai vc ja imagina como RE3 é facil, e zerar ele é rapidão, se ja tem tudo decorado os lugartes certos, é coisa de começar a jogar e zerar, assim como o RE2, mas o RE2 ainda assim é um pokinho mais dificil……o RE1, esse sim foi o mais dificil dos três jogos, msm num aparentando ser pra que ja tem certo grau de experiencia em games, mas se pesar os 3 titulos, se vc nitidamente que o jogo oi fikando gradativamante mais curto e mais facil, a cada titulo que saia para o ps1.
    é como no caso do ninja gaiden eu particularmente, acho o primeiro bem masi dificil, ja o segudo é facil e o terceiro, bom esse apensar de ser o mais lega da série do nes 8 bits, é o mais bobinho de ser zerado, nem falo do ninja gaiden 1 ser o mais dificil pelos chfes de começo, e sim pelos dois chefões finais, depois que vc derrota o pau do ryu, a primneira fora do chefão é muito dificil, a segunda mais ou menos, mas depois que vc pega a manhã ja num fika mais tão dificil, mas em comparação com o ninja gaiden 2, e o princinpalmente o 3, o primeiro é bem mais dificil os outros dois se termina facil e sem esforço quase, e novamante principalmente o 3, acho o mais legal, mas tbm o mais facil, o jogo praticamante num tem dificuldade, vc termina ele emcoisa de minutos, tendo as manhas de tudo, eu msm ja zerei o 3 em menos de 10 minutinhos, o 2, tbm a primeira forma do ultimo chefe só assusta, mas vc pegou o jeito, nossa é baba, passar, ja a a segunda e aterceira bom essas sem comentarios, num tem dificuldade nenhuma em passar.
    é como no castlevania 3 vc chega no ultimo chefe, ai se diz nossa com essa quantidade de life que se perde passar três formas com uma unica barra de life, tbm é só pra botar pressão, tem chefes muito mais dificeis durante o jogo, do que o ultimo que eu detonava as três formas sem levar dano, então é tudo uma kestão de jeito, e de vicio tbm….rsssss…….mas é isso ai tenha um bom dia amigo, flows….

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 27/11/2012 em 3:01 pm
    Permalink

    Sobre esse “mercado especulativo” na venda de jogos, realmente funciona como um exemplo clássico da “oferta e demanda” do mercado capitalista.

    Uma vez eu vi, num desses sites de leilão, um cartucho americano completo do Earthbound, para Snes. Realmente, muito raro. Realmente, muito caro. R$ 700,00.

    O pessoal xingava o cara, chamava de ladrão e tudo. Mas, pô, é direito dele, soube valorizar seu produto. Se vender, houve demanda e tudo normal. Se não vender… diminui a oferta.

    Mas é preocupante. Um dos meus sonhos era comprar o Chrono Trigger completo americano. Então eu sempre acompanho os sites de venda. A primeira vez que eu vi, estava em R$ 160,00. Justo. Depois comecei a ver em 190, 220, 280… a última vez que procurei tinha um a R$ 360,00. Como eu estou sempre duro, esse “sonho” com o tempo fica cada vez mais distante, hahahahaha!

    Também não vejo sentido algum em comprar um jogo para deixar lacrado numa estante. Somente para alimentar esse mercado especulativo. Isso acaba prejudicando muito quem realmente quer jogar, pois essas raridades ficam cada vez menos acessíveis aos jogadores de verdade.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 04/12/2012 em 2:44 am
    Permalink

    Richter Belmont,

    Ah com certeza! hehehe Às vezes a fórmula parece que de desgasta né? E se você como designer resolve reinventar tudo, é bem capaz dos fãs, ou da empresa não curtirem e boicotarem seu trabalho…

    Ninja Gaiden só conheço mesmo o de Master System… Os de NES eu nunca joguei. hehe Mas falam muito bem deles mesmo.

    Onyas,

    Pois é… Triste, mas é verdade. hehehe Daqui a algum tempo essa coisa de “retrogaming” sai de moda e, quem sabe, as coisas voltem a ter um preço mais aceitável, não é verdade?

    Alguns jogos eu já desencanei também. hehe Chrono Trigger mesmo já foi vendido selado de fábrica por 10.000,00 dólares. hehehe Mas aí cai naquilo que falou: quem compra vai guardar numa estante (ou num cofre), mas vai jogar no emulador, ou a cópia de DS bem mais barata para não “gastar” o cartucho. hehehehe Isso prejudica mesmo a vida de quem quer “apenas” jogar: e não é isso que realmente importa?

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 04/12/2012 em 10:44 pm
    Permalink

    Senil,

    Então amigo eu tenho dois chrono trigger, uma original japonesa, impoecavel, e outra paralela americana, mas que salva o jogo, depois que vc acostuma da pra jogar d eboa a japonesa, se bem que jogo a paralela, pois tem suporte pra bateria e salva normalmente, mas jogo a versão japonesa tbm que é original, as duas estão impecaveis, mas o cuidado maior sem duvida é com a original, mas num sou desse tipo que compra o jogo pra guardar, jogo msm, pois comprei pra jogar não é msm, pra que guardar, isso num tem lógica, tem qued etonar msm o jogo, mas digo detonar os finais e não o cartucho…rssss….
    flows amigo boa noite.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 09/12/2012 em 3:59 pm
    Permalink

    Richter Belmont,

    Que barato! hehe Quando a gente acostuma, o idioma nem importa muito mesmo! Eu sou um pouco assim com alguns jogos também. hehehe

    Ainda bem que detona o jogo e não o cartucho! huahuahuahuahauha Já pensou dar uma marretada nele? hehehe

    Uma pena que a especulação tenha encarecido tanto os jogos… É praticamente impraticável você arrumar alguns games clássicos, mesmo que tenha sido fácil de encontrar na época de lançamento.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 09/12/2012 em 7:11 pm
    Permalink

    Senil,

    então os dois chrono trigger que tenho adquiri a uns par de meses atrás primeiro adquiri a paralela, que salva o prgresso do jogo e é americana, depois de um tempo achei a original japonesa, e peguei tbm mas comprei por preço acessivel, paguei 30 na paralela que salva, e 49 na original japonesa meses mais tarde, agora peguei funal fantasy V, pretendo pegar o IV e o VI, e pegue dragon quest original tbm, to com dois drago quest, peguei todos tbm do snes, agora adquiri, mas ta pra chegar ainda 12 jogos originais de super nes, e o ninja gaiden 1 original americana do NES, ta pra chegar, mas ainda não veio mas num to com pressa pois ainda num paguei….rsssss…..mas tenho um amigo no ML que me vende a prestação.
    O QUE TENHO PRA ELE ME EVINAR AMANHÃ OU TERÇA SÃO 12 JOGOS ORIGINAIS, JAPONESES DE SUPER NES, O NINJA GAIDEN 1 ORIGINAL AMERICANO, 3 CARCAÇASDE JOGOS DE NES PRA COLCOAR UNS CHIPS SEM CARCAÇA, MAIS 3 CARCAÇAS COM CHIP DO MEGA, PEGUEI TUDO COM FRETE, POR 103 REAIS, DO MEU AMIGO DO ML.
    como disse eu to desempregado, mas fiz amziade no ML e o amigo que conheci quando comprei o super valis 4 dele, é show de bola, nunca vi ele pois mora longe é casado etc….mas ele confiou em mim, e eu compro dele assim, pagando como posso, e assim vou tocando, eu sempre dou mais preferencia pra jogos originais, se pego a paralela primeiro tudo bem, mas depois corro atrás da original, num ligo muito se é original americana ou japonesa, sei que japones num jogo de RPG é um pouco mais dificultoso, de pegar as manhas, mas pra mim o importante é ser original, muito legal eu jogo kasi aversão paralela do chrono trigger, ja que salva e é americana, pouco jogo a original japonesa, mas é isso amigo, eu gosto de jogos retro, um console que nunca tive e pra falar a verdade nunca curti muito os jogos deles, só alguns, é o master sistem, mas pretendo, quando tiver trabalhando adquirir um e jogos mas ai é mais pra coleção msm, pois pra mim os jogos bons de master são muito poucos, flows amigo.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 16/12/2012 em 3:23 am
    Permalink

    fiz minha aquisição, peguei ninja gaiden 1 original americana, impecavel, e ninja gaiden 3 americana porém não original, e mais 12 jogos de suér nintendo originais japoneses, num testei nada ainda, mas vou fazer isso logo, só jogão.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 17/12/2012 em 5:49 pm
    Permalink

    Richter Belmont,

    Recebeu os jogos já pelo visto; mas já testou? hehehehe

    Olha o Master System é muito bom: tem diversos games bacanas e para todos os gostos. É o que mais retorno para jogar inclusive. Tem jgoos simples, outros mais complexos e por aí vai. Depende do tipo de game que procura. Uma vantagem é que ele tem poucos games mesmo, então acaba tendo uma proporção melhor entre jogos bons e jogos lançados (diferente do NES, por exemplo).

    Onyas,

    huahuahuahuaha Pode crer! Tem capas japonesas que são excepcionais mesmo! Há exceções, mas no geral são mais bacanas mesmo.

    E essa coisa do idioma é o que complica tudo na maioria das vezes. hehehehe Se os portugueses tivessem colonizado o Japão direito, talvez eles falassem português hoje, droga! hehehehehehe

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 17/12/2012 em 10:45 pm
    Permalink

    Senil,

    eu compor com este amigo mjeu ja tem um ano praticamente, nunca um jogo não pegou, mas se acontecer ele troca pra mim, compro a prestação dele amigo, e outra a gente faz rolos tbm, é de total confiança, e sempre me vende bem abaixo do preço.
    nossa to jogando akele street fighter x megaman que saiu hj no site da capcom pra pc, e é gratis, muito legal, é em comemoração aos 25 anos de megaman e street fighter, nossa tem até o akuma como chefe secreto na final, vc da uns tiros no bison e ele cai em cima do bison o bison explode..kkkkkkk…e vc enfrenta ele, um ultra combo dele detona vc de primeira…kkkkk…muit show……flows amigo.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 24/12/2012 em 12:12 am
    Permalink

    Senil,

    to p´ra pegar mais 12 cartuchos, 11 de nintendinho e um de snes, por 50 reais, mano se num sabe email, do gagá gostaria de mandar a foto com too o meu acervo, pra se possivel postarem no site, pras pessoas verem, pois é muito legal pessoas que gostamd e jogos antigos, e novos sem descriminação alguma, muito legal, pena que nem todo mundo pensa assim, não tiveram infancia, flows mano.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *