Update (10/01/2011): vídeo review do Cybergame aqui.
Notícia quentíssima para a turma que curte emular videogame antigos: console-emulador da Dynacom pode ser ligado diretamente na TV, e o preço é bastante convidativo (RS 249,00). Vários consoles antigos podem ser emulados. Se alguém comprar e quiser relatar a experiência, favor postar um comentário aqui ou entrar em contato pelo email , publicaremos com prazer!
Basicamente, tem entrada DB9 para dois joysticks, slot para cartão SD e entrada miniUSB. Aparentemente, o controle remoto que acompanha o aparelho serve para manipular as funções multimídia (ele toca MP3 e exibe vídeos e fotos).
Os jogos são ROMs, obviamente, e podem ser transferidos através do leitor de cartão SD incluso ou por ligação direta ao PC, via USB. Nem imagino como esses emuladores funcionam, ou que sistema operacional roda no console (se é que ele tem algum).
Foto extraída do manual do aparelho
Se não forem incluídas ROMs dos jogos originais, apenas emuladores, parece não haver nenhum problema legal, já que a lei não proíbe emuladores. Cá pra nós, o bichinho parece incrivelmente apetitoso, e se os emuladores rodarem bem vai ser muito, muito difícil de resistir à compra.
Segue o press-release…
* * *
São Paulo, 22 de novembro de 2010 – Depois do sucesso do multiplataforma portátil Dingoo, a Dynacom, marca nacional de produtos eletroeletrônicos, vem com mais uma novidade para crianças, jovens e antigas gerações de jogadores: o Dynavision Cybergame, console que roda títulos de videogames clássicos como Nintendo, Super Nintendo, Game Boy, Game Boy Color, Game Boy Advanced, Mega Drive, SunMedia 32 bits, entre outros.
“Acreditamos que ele seja uma ótima opção de presente para o Natal, tanto para agradar aos ‘retro gamers’ de todas as idades, quanto às crianças e jovens aficcionados por tecnologia”, diz Junior Riganti, gerente de marketing da Dynacom.
Além de emulador, que permite baixar jogos diretamente da internet, o Dynavision Cybergame é uma plataforma multimída: reproduz arquivos de áudio (MP3, WMA e WAV), vídeo (AVI, MP4, RMVB, WMV, 3GP etc), imagem (JPG) e texto (TXT); roda aplicativos e filmes em diferentes formatos, inclusive, vídeos em alta definição (HD).
“O público mais jovem não quer apenas jogar, ele quer fazer várias coisas ao mesmo tempo e, para isso, precisa de um equipamento que dê esse suporte. Enquanto vê uma foto, ele também ouve uma música, e quando não quer fazer nem uma coisa nem outra, ele pode jogar ou assistir a um vídeo que baixou da internet, tudo em um único aparelho”, observa Riganti. Para armazenar esses arquivos, o Dynavision Cybergame vem com memória interna de 512MB e cartão SD de 4GB.
De qualquer forma, seu principal diferencial é a nostalgia. Para os jogadores veteranos, que começaram com os consoles de 8, 16 e 32 bits, o Dynavision Cybergame é o produto ideal para reunir os amigos e relembrar os velhos tempos. “E, contrário ao Dingoo, que só pode ser usado por uma pessoa de cada vez, o Dynavision Cybergame permite partidas entre dois competidores por meio dos dois joysticks que acompanham o produto. Isso torna a experiência mais emocionante, principalmente quando se trata de games esportivos e de lutas”, enfatiza Riganti.
Com controle remoto integrando o aparelho, o Dynavision Cybergame funciona como uma central de multimídia e de emulação, devendo se tornar um dos produtos mais comercializados pela Dynacom neste Natal. Nas cores cinza e laranja, ele vem acompanhado de adaptador USB/SD para PC, cabo USB, cabo de saída de áudio e vídeo, fonte e manual simplificado.
Com garantia de seis meses para o aparelho e três meses para os acessórios, o Dynavision Cybergame da Dynacom está à venda nas principais redes de magazines do país e também pelo site Dynashop (www.dynashop.com.br), com preço sugerido ao consumidor final de R$ 249,00.
As dúvidas de todo mundo são também as minhas dúvidas.
Só tenho a acrescentar que não encontrei esse console a venda em lugar algum, tentei Extra, Carrefour, Submarino, Americanas, IpirangaShop e o próprio site da Dynacom e nada. Acho que ainda não o lançaram oficialmente, apenas o press-release para aguçar a gente, porém é bom eles se prepararem, ele já se espalhou pela net.
Quase todos os sites/blogs de games da net já estão comentando, o UOL Jogos postou a notícia que copiou do Wii Brasil que por sua vez pegou da onde??? Um cartucho mofado de Atari pra quem acertar!
Do Gaga é claro! rsrs
Só pra não ficar de fora da festa também vou postar no meu bloguinho rsrs.
Marcos Murad[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Espero q tenha saida de video componente, RCA fica uma merda em LCDs…
por isso nem uso o Dingoo na tv :/
Rodrigo Cardoso[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Gagá, onde eu encontro um controle de Sega Saturn com USB que vc tem… Pra mim é o segundo melhor controle do mundo, só perdo pro Dreamcast!!. Acho que vou substituir a compra do meu Dingoo (muito caro) por esse bichinho aí, meu filho vai adorar. Acho que eles só colocaram o dingoo numa caixa, deve ser a mesma coisa deve rodar até CPS1 e 2!!! Dynacom 3 X Tectoy 0
duquerei[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Caraca!! Roda jogos em flash!!!
duquerei[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Gagá, esse console usa o mesmo chipset do Letcool e dos JXD 1000 e V3, o Sunplus 8000… infelizmente o desenvolvimento para esses “consoles” é pífio, a cena está abandonada, há apenas uma versão jogável do Doom. Os emuladores desse “OS” são razoáveis, nos JXD e no Letcool há problema de mapeamento de botões, isso torna alguns jogos ijogáveis. O emulador do SNES não carrega jogos com os chips novos, tipo o Mario RPG e Star Fox, o de nintendinho fica piscando os sprites em alguns jogos e o do Mega Drive é muito bom, só o som do Sonic que fica meio acima do tom… o emulador do GBA que vem é mais ou menos, mas há uma atualização de firmware (não-oficial) conseguido com um chinês que melhora muito o emulador… enfim, espero que já venha com um firmware atualizado com um melhor rendimento dos emuladores…
Um abraço, qualquer dúvida estamos aí.
PS: Eu tenho um JXD V3.
joanilson[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@duquerei
Eu conto detalhes sobre a compra do controle aqui:
http://www.gagagames.com.br/?p=2744
@joanilson
Ah, então Sunplus é o chip… *googlando* Parece que há mais de um modelo desse fabricante… será que o do Cybergame é o 8000 mesmo? Eu estou meio por fora do Letcool. Alguém conseguiu rodar Linux nele?
Orakio Rob, “O Gagá”[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Caras, é desse jeito que eu jogo Master no velho GBA Advance SP.
E rodou todos os jogos que eu coloquei lá até hoje.
E como é um mini emulador dentro de um .gba, tem todas as funcionalidades, como save state, reset do jogo, voltar a tela de seleção de jogos, mapeamento de teclas, etc.
Marcelo Gouveia[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Será que roda arcade?????
Se rodar é compra garantida….embora eu tenha um Wii que comprei mais por causa dos emuladores de Nes, Mega, Master, Snes e PC Engine que ele roda perfeitamente…..só falta mesmo o emulador de arcade que é marromenos…..
Hely[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@Marcelo Gouveia
Engraçado que o bendito Video Game nem foi lançado direito e já estamos discutindo soluções para ele!
Samuel Leite[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Alguém me ensina como dar “Reply” direito! Nunca acerto os comentários aqui no Gagá!
Samuel Leite[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Para quem chegou agora, só queria lembrar que o WordPress separa os comentários em páginas. Tem uma página anterior a esta, então não deixem de conferir.
Ainda estou esperando uma resposta da Dynacom, vamos ver consigo um aparelho para testar.
Orakio Rob, “O Gagá”[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@Orakio Rob, “O Gagá”
Rs… é que você está colocando o seu comentário dentro das tags de link… é para colocar DEPOIS, ou seja, seu texto tem que ficar FORA das tags de link — depois do < / a >, de preferência na linha de baixo.
Orakio Rob, “O Gagá”[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Pessoal, seguem vídeos com reviews do JXD 1000 e do Letcool: http://www.youtube.com/watch?v=gzaL5BUkRa8
http://www.youtube.com/watch?v=v6cTBs_Fu5I
Como o Joanilson comentou, o firmware do Cybergame será o mesmo do JXD 1000 e do Letcool. O que me animou é que a emulação do Mega Drive é muito boa. =D
Adinan[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
E aí, velho Gagá! Esse console emula NES, SNES, GB, GBC, GBA, Mega Drive e SunMedia 32bits
Johnny “ManoGalo” Campos[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
dynacom? video componente? hahaha #vaisonhando!
maximuscesar[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@Adinan
Olhando os vídeos… é, a interface é a mesma, parece que está comprovado o parentesco entre os dois.
Agora é saber se tem alguma modificação no firmware. E o hardware, é igual ou há diferenças?
Valeu pelos links!
Orakio Rob, “O Gagá”[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
No site da Dynacom tem o manual disponível só a título de informação. A saída de vídeo é RCA com suporte a até 720. Além disso no manual muitas coisas são esclarecidas. É só ir lá e dar uma olhada:
http://www2.dynacom.com.br/ (sem menino nem dentista nenhum dessa vez!)
Tem de tudo. Fotos, características, especificações e até downloads de firmwares.
Robson Vieira[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Caras, me ocorreu uma ideia maluca agora, e se juntarmos meia dúzia de caras loucos por jogos “raízes” que manjam de engenharia de hardware e/ou software e tentássemos fazer uma distro linux que sobe vários emuls em pc já tudo configurado…..
Adriano[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@Adriano
Eu já pensei nisso. Dá para sem muitas complicações técnicas, remixando distros como o Ubuntu ou o Fedora (procure no google por “Fedora Spins”). O lance é que dá trabalho…
Orakio Rob, “O Gagá”[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Camaradas, comunico que a Dynacom vai enviar um Cybergame para que eu teste e publique uma análise aqui no Gagá Games. Recebi o email de confirmação agorinha.
Quando chegar, vou fazer um vídeo do unboxing. Depois começo uma intensa bateria de testes, e aceito sugestões. Já me baseei em alguns comentários de vocês para saber o que devo testar:
Mega Drive: testar os jogos do Sonic é essencial. Eles são rápidos e meio pesados, então são um ótimo teste.
Super Nintendo: testar os jogos com chip (Star Fox, Donkey Kong Country) para ver se rodam.
Master System: como o console não tem emulador de Master, vou testar o lance de converter roms de Master em roms de GBA para ver se elas funcionam no aparelho.
Orakio Rob, “O Gagá”[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@Robson Vieira
Ele tem suporte a 720 p mas não tem como passar para a televisão, pois usa apenas um cabo para video de baixa definição. fraquiiiiinho.
Haroldo Curti[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@Orakio Rob, “O Gagá”
Boa!!!
Marcelo Gouveia[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@Orakio Rob, “O Gagá”
Sua mulher vai ficar uma Arara com mais um cacareco na sala hein Gagá! (não rola um sorteio de fim de ano do console não? RsRs), tente também os emuladores específicos para o GBA http://emu-russia.net/en/files/emus-gba/
Samuel Leite[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Se a emulação for decente, acho que chegara a perfeição se tiver controles sem fio.
Marcelo[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
AÊÊÊÊÊÊÊÊ!!!!!!!!!!!
Beleuza !!!!!!!!!!!
Como teste posso sugerir o formula 1 (virtual) do Megadrive aquele do “cartuchão”, vi no Google o nome do jogo é virtual racing, os jogos do 32X e do sega CD também; ainda tenho vontade de acreditar que por algum milagre alguém faça rodar os jogos do Saturn e PSX; outra coisa será que a Dynacom depois não pode lançar uma versão com uma saída de vídeo melhor ou segurar o lançamento (vou levar pedrada por essa sugestão) e vender o console com uma saída de vídeo melhor?
Adriano[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Só pra constar, achei esse depoimento do “Mestrechronos” de 2 anos atrás falando do virtua racing rodando no KEGA 3.6 .
Segue o link:
http://www.thefouron.com/2008/12/15/virtual-racing-do-mega-drive-finalmente-emulado-d/
Uma coisa importante a verificar é se o “Cybergame” vai executar binários direto do cartão SD ou de um pendrive, porque assim as possibilidades de uso do aparelho serão ainda maiores, vai virar “Bombril” na mão do pessoal.
Adriano[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@Adriano
Bem lembrado, o Virtua Racing costuma ser problemático. Coloquei aqui na lista.
Orakio Rob, “O Gagá”[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@Orakio Rob, “O Gagá”
OFF Topic, mas creio que falta boa vontade da TecToy em se relançar um Master/Mega decente (não emulado), no apogeu destes consoles a Dynacon lançou um “clone” deles!
http://saturnoz.blogspot.com/2009/02/megavision-o-clone-de-16bits-da-dynacom.html
*Sim, estou caçando de tudo da Dynacon
Samuel Leite[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Gagá, eu queria sugerir que fossem feitos testes na emulação de GBA. Pelo que eu vi em alguns vídeos a emulação de GBA no JXD 1000 e no Letcool não é tão boa quanto a do Dingoo, ocorrem pulos de quadro (frameskip) e o mapeamento dos botões é zoado (L e R do GBA ficaram mapeados para o X e Y dos portáteis).
Adinan[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@Adinan
Pode deixar, a ideia é testar todos os consoles.
Orakio Rob, “O Gagá”[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@Orakio Rob, “O Gagá”
Só pra constar, o Donkey Kong Country não tem chip (nenhum dos 3 do snes).
Alguns jogos que vc poderia testar que tem chip especial (DSP) e que são antigos e talvez rodem são o Mario Kart e o Pilotwings. Acho que pra chips mais novos como o Super FX (Star FOX), os do Cx4 (Mega Man X2 e X3) e o SA-1 (Super Mario RPG) são quase impossíveis que funcionem.
Pro Mega Drive acho que os Sonic´s são bons jogos pra teste. Tente testar tb Aladim e algum jogo da Konami.
Aguardo ansiosamente seu review!!
Outra coisa que vc poderia ver é se funciona outro controle USB daqueles Xing Ling clone do PS2.
Alisson[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@Orakio Rob, “O Gagá”
Não se esqueça de Street Fighter Alpha 2 do SNES, demorou bastante para que os emuladores conseguissem rodá-lo de maneira aceitável.
Chrono Trigger é outro que pode dar problema por causa do mapeamento de botões naquela parte em que se precisa segurar os botões para abrir as portas, sem falar dos efeitos do Mode7 na corrida de motos (pra facilitar teste aquele “spin-off” do Satella View que só tem a corrida de motos)
Outra coisa interessante seria testar homebrews e demakes como Sonic 2 do Master que está para ser lançado esses dias.
Marcos Murad[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
A lista com a bateria de testes tá ficando grande…. 🙂
Adriano[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Acho que estão esperando Demais do Bichinho. Se emular Street Fighter Alpha 2 compro uma duzia hehehehheh. Se rodar bem os jogos basicos sem chip e com mode7 já ta de bom tamanho.
Falar em mode7, põe f-zero na lista. É um dos primeiros jogos de SNES mas usa totalmente o mode7 que é difícil de emular.
Alisson[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@Orakio Rob, “O Gagá”
Gagá, já que você vai receber o bendito, provavelmente vai receber mais informações dele também. Seria legal um furo com data de lançamento, preço, distribuição, etc.
Marcelo Gouveia[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Gaga, testa o Final Fantasy 6/3 de snes, que tem aquele problema conhecido no som que aconteceu em quase todos os emuladores antigamente e acontece no emulador do OFW do Dingoo, bem na abertura o som fica ruinoso e estridente.
[]´
spyblack[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Gagá, não se esqueça de testar Castlevania 3 e Quattro Arcade no emulador de NES, são jogos que costumam dar problema nos emuladores
Lord Heizel Diwanji[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
jogos do snes que usam muitos efeitos, como castlevania 4, turtles 4;
como é a emulação do gba, e como fica a qualidade de imagem;
e o mais importante : se roda o MAME, se rodar é compra certa.
eduardo[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Se puder, teste as roms que costumam ser mais “pesadas” como Tales of Phantasia do Snes, e verifique a qualidade de áudio.
Aleo[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Gaga, se puder, teste o Megaman wily wars do Mega pra ver se funciona e salva, tanto a ROM “pura” como a com patch de save!
Também não esquecer dos Megaman X2 e X3 do Snes!
Agent13[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
A Dynacom vai fazer o Gagá rico![2]
Ondinha[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Acabei de ver que a Dynacom vai fazer o Gagá rico[3] com tanta matéria patrocinada e, de quebra, ainda vai enviar um aparelho para ele testar e matar a galera de desejo ou de desgosto. Bom, o que deve ser testado:
Super Nintendo:
Bahamut Lagoon (Efeitos Mode 7)
Der Langrisser (Roda apenas no BSNES/Tradução)
Far East of Eden Zero (Maior jogo do sistema, em termos de tamanho)
Star Fox (Chip FX)
Star Fox 2 (Não lançado, mas há rom, Chip FX 2)
Star Ocean (Necessitava de pack gráfico, Mode 7)
Street Fighter Alpha 2 (Necessitava de pack gráfico)
Stunt Race FX (Chip FX)
Top Gear 3000 (Único jogo com Chip DSP 4, difícil emulação)
Vortex (Chip FX)
Super Mario World 2: Yoshi (FX 2 em algumas partes)
Super Scope 6 (Testar como se comporta com periférico)
Metal Combat: Falcon’s Revenge (Testar como se comporta com periférico)
Yoshi’s Safari (Testar como se comporta com periférico)
Vale à pena testar outros DSP, mas acho que o emulador interno não vai rodar metade destes aí e vai dar problema de controle com jogos do Super Scope, coloquei os 3 principais, mas tem mais (creio que Yoshi’s Safari é possível jogar com o joy). Sim City usava mouse do SNES, mas não era mandatório.
Ondinha[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Nossa, esse post está dando pano pra manga!
Sei que todo mundo já deve ter ido atrás do Letcool, mas pra quem ainda não viu: http://www.letcool.net/display/N200-W.shtml
Só que está é a versão “Console” do portátil!
*Detalhe pro comercial no fim da página com o China jogando Street Fighter 4!
Samuel Leite[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Po, poderia testar se roda Atari, se pode trocar o cabo rca por Video Componente (desde que ele não venha “colado” no console) e se ele roda divx e o que ainda não foi falado…….se roda legendas *.srt
Dread[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Gagá, muito provavelmente é o 8000, o menu da imagem é igualzinho ao do meu JXD V3 e o único “console” deste tipo que eu conheço é o Letcool N200 que utiliza esse chipset.
Link do tópico no MP4Nation sobre o desenvolvimento para SPMP8000: http://www.mp4nation.net/forum/viewtopic.php?f=24&t=17095&sid=79404f33f15153c50360be0f34564812&start=255
Incluindo um novo firmware feito por uns chinas ai com um emulador de GBA bem melhor que o que vem no firmware original.
Gagá, boa sorte! Tem um blog em que um cara testou algumas coisas, tem até o FRMorp q é um programa pra fazer o dump do firmware: http://openschemes.com/category/mp5/
Link para o sUNpack Tools, programa que extrai os arquivos do firmware: http://www.mp4nation.net/forum/viewtopic.php?f=24&t=16915
Bom, espero que esses links te ajudem em alguma coisa!
joanilson[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Fiquei com vontade de comprar um só pra fuçar. Será que tem algum SDK pra desenvolver pra ele?
A. Percy[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Opa, se tem pessoal interessado em mexer no SDK, aí então podemos crer que aplicativos e emuladores melhores virão também, o difícil é alguém obter isso legalmente.
Adriano[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Muito bacana isso! Pensando seriamente em comprar…
Bode de Boina[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Estou fazendo um baita listão, mesclando as sugestões de vocês com uma lista interessante que recebi do Heider. Depois eu divulgo. Aviso que os chips de SNES parecem já estar cobertos: Super FX, Super FX-2 (Star Fox 2, valeu por lembrar Ondinha), CX4, DSP-1, DSP-2, DSP-3, DSP-4, S-DD1, S-RTC, SA-1, SPC7110, ST010, ST011 e ST018. Faltou algum chip?
E de NES? Um camarada mencionou que jogos com mappers dão problema. Alguém pode citar exemplos?
E agradeço boas sugestões de jogos problemáticas de GB, GBC e GBA, que são plataformas que não conheço tão bem. Se puderem indicar alguns clássicos não problemáticos dessas três plataformas, do tipo “esses são ótimos e TÊM que rodar” eu agradeço.
Orakio Rob, “O Gagá”[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Do NES com mapper tem vários. Super Mario Bros 3 por exemplo. Castlevania 3 tb é outro.
Acho que vc podia pegar leve na emulação com chips especiais do SNES, dificilmente eles vão funcionar. Como eu disse antes, se o emulador rodar os jogos normais como Super Mario World e jogos em mode7 como FZero já ta de bom tamanho. Se conseguir rodar algum jogo com chip simples como o DSP-1 (Mario Kart) já seria lucro.
Alisson[Citar este comentário] [Responder a este comentário]