Olá galera do asilo mais badalado da internet! Aqui é o retrogamer André Breder para levá-los em mais uma viagem rumo ao passado dos Video Games! Hoje vamos voltar para o ano de 1978! Tenham todos uma boa leitura e até a próxima!
Eventos importantes do ano de 1978
– A SNK é fundada por Eikichi Kawasaki.
– Em 1978, apenas 550.000 unidades do console Video Computer System (Atari 2600) de uma produção de mais de 800.000 foram vendidos, e foi preciso ajuda financeira da Warner para cobrir prejuízos. Isso causou discordâncias e causou a saída do fundador da Atari, Nolan Bushnell. Mas uma vez que o público descobriu que era possível jogar jogos diferentes de Pong e os programadores aprenderam a alcançar os limites do hardware, o futuro Atari 2600 começou a ganhar certa popularidade. Nesse ponto, a Fairchild, responsável pelo console Channel F, tinha desistido do mercado, achando que vídeogame era um mercado de moda passageira. Dessa forma, a Atari pôde ocupar mais facilmente o então crescente mercado.
Lançamentos importantes do ano de 1978
* Games:
– Em Junho a Taito Corporation lança o game Space Invaders para os fliperamas no Japão. Space Invaders foi um dos primeiros jogos de tiro com gráficos bidimensionais. O objetivo do game é destruir várias naves inimigas para ganhar o maior número de pontos possíveis. Para construir o jogo, o designer Tomohiro Nishikado teve como fonte de inspiração o game Breakout da Atari, o livro A Guerra dos Mundos do escritor Herbert George Wells e também o filme Star Wars de George Lucas. Apesar de sua simplicidade perto dos games de hoje em dia, Space Invaders ajudou a expandir a indústria de video game para uma indústria de nível mundial. Space Invaders é considerado como o mais famoso game do gênero “shooting” de todos os tempos e se tornou parte da cultura gamer. O lendário game designer Shigeru Miyamoto considera Space Invaders como o game que revolucionou a indústria dos games, e declara que nunca havia tido interesse em video games até ter contato com Space Invaders.
– A Nintendo lança o game Computer Othello para os fliperamas.
– Em Outubro a Namco lança no Japão o game Gee Bee, seu primeiro jogo para os fliperamas.
– A Konami Corporation lança o título Block Game para os fliperamas.
– A lista de games do Video Computer System (que posteriomente passaria a ser conhecido sob o nome de Atari 2600) continua a se expandir: Back To School Pak, Basketball, Brain Games, Codebreaker, Flag Capture, Football, Gunslinger, Hangman, Home Run, Maze, Outlaw, Slot Racers, Space Combat e Space Wars foram alguns dos títulos que o console recebeu em 1978.
– O game Killer Shrews, baseado no filme The Killer Shrews, é programado em um computador PDP-10 na Universidade de Claremont por Don Daglow.
* Video game consoles e Computadores:
– A Magnavox lança o console Odyssey² (G7000 Videopac), que ficaria conhecido na Europa como Philips Videopac G7000 e no Brasil simplesmente como Philips Odyssey. O Odyssey² seguiu os passos de seus concorrentes, sendo um console que utilizava cartuchos.
– A Nintendo lança o console portátil Color TV Game 15.
– A APF Electronics, Inc. lança o console APF-M1000. O console teve poucos games e logo foi descontinuado.
– A Bally/Midway lança o console Bally Professional Arcade.
– A Elektor lança o TV Games Computer.
– A Entreprex lança o console Apollo 2001.
– A Interton lança na Alemanha o console VC 4000.
– A Warner Communications’ Atari introduz o controle trak-ball no game Football, lançado para os fliperamas; e lança também o console Pinball Game System.
Próxima parada: 1979
No próximo artigo vamos prosseguir para o ano de 1979 onde o mundo dos games continuava sua constante expansão… até lá aventureiros do tempo!!!
Artigos anteriores
*De Volta para o passado dos Video Games – Parte 1
*De Volta para o passado dos Video Games – Parte 2
*De Volta para o passado dos Video Games – Parte 3
*De Volta para o passado dos Video Games – Parte 4
*De Volta para o passado dos Video Games – Parte 5
*De Volta para o passado dos Video Games – Parte 6
Referências: Wikipédia
1978, ano que masci. Fui conhecer o Atari com 6 anos. Meu irmão queria o Intelevision, mas meu pai, que não tinha tanto dinheiro, acabou comprando o Atari mesmo.
Aos 7 anos conheci o Odyssey, adorava aquele jogo da forca.
Sandro[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Melhor série do blog EVER! Nasci em 78 também, e joguei muito space invaders, outlaw, entre outros clássicos. Atari dominava, mas eu ainda cheguei a jogar Odyssey no próprio console: Didi na mina encantada!
Parabéns pelo post!
=D
Nesbitt[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@Sandro
Eu infelizmente nunca tive contato com o Odyssey. Já cheguei a pegar emprestado um “tele-jogo” com o game pong para sentir como era a “geringonça”, mas comecei minha vida como gamer a partir do Atari 2600 mesmo.
Valeu Nesbitt pela consideração… acho que vou até pedir um aumento de salário para o Orakio… 🙂
Bons tempos que não voltam mais. Apesar de ser um pouco mais novo, nasci em 1980, também peguei a época onde o Atari 2600 era uma verdadeira febre no Brasil. Curiosamente nunca tive um Atari 2600 e sim um clone dele, o Dactar.
André "Caduco" Breder[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Ou como costumávamos a chamar: DACTARI!!! hehehe
Nesbitt[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
O meu console era da época em que o nome passou a ser somente Dactar mesmo. Mas eu li na OLD!Gamer #01 que de início o nome dele era mesmo Dactari, mas acho que depois os fabricantes foram obrigados a mudar o nome, porque ficava evidente que o nome Dactari era “chupado” do Atari, acrescentaram apenas o “D” e o “C” no meio… uahuahuaha… brasileiro é fogo! E hoje em dia temos o PolyStation… viva a falta de criatividade! 🙂
André "Caduco" Breder[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Polystation é mesmo uma dose brava de chupação, eu mesmo já pensei em adquirir um já que é difícil encontrar consoles clones de NES, mas em virtude do valor alto para um consolezinho ‘descartável’ , eu mudei de idéia por enquanto.
Mas tirando as coisas ruins, as vezes os Chinas acertam legal, como no caso do Dingoo, se fizesse um console nestes moldes (emuladores e flashcards) e com controles de PSX, seria um ótimo investimento para os retrogamers!
Nesbitt[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Acabei esquecendo de dizer que eu não sabia dessa do DACTARI ser oficialmente o nome, achei que fosse por causa da molecada que insistia em colocar o ‘i’ no final, bom saber!
Na verdade quem teve um Atari 2600 foi meu irmão, e era um console socializável entre os irmãos. Foi o único console que ganhamos de nossos pais, mesmo porque não tinhamos condições. Os que vieram depois, meu irmão que comprava, e eu tinha acesso (mesmo que muitas vezes escondido dele!) hehehe
Bons tempos…..Bons tempos!
Nesbitt[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Como sempre uma excelencia em posts!
Mal posso esperar pelo proximo ano comentado, afinal foi o ano que nasceu alguem muito importante para toda a raça humana, e para toda nação gamer e musical….EU!
rsrrsrsrsrsrs
abraço Gagá!
Nigazallucard[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Eu também sou da turma de nascidos em 78, no mesmo ano em que nascia a SNK! Quem diria que 12 anos depois, eu estaria conhecendo ela através de Art of Figthing! Eu amo a SNK, rapaziada. E não tô bêbado, amo de verdade hehehe
E nesse ano surgiram muitos consoles! E tudo antes do famoso crash, não é? Uma verdadeira aula de história hehehe
e Space Invaders… joguei muito no Atari, mas desconhecia sua importância. Pra mudar a opinião de um ícone da Nintendo sobre o video game, o jogo tem que ser chamado de revolucionário mesmo!
Valeu Breder, e até 79!
Elielson[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Ops! Errei as contas! De 78 pra 92 foram 14 anos, foi mal ae…
Elielson[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Cara, essa série de eventos ta ficando cada vez mais EMPOLGANTE. 1978 foi um ano muito movimentado pelo visto, cheio de obras primas do mundo dos video games.
Sua pesquisa ta excelente Breder, sem palavras.
Fara[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
na verdade, o buraco foi mais embaixo. A warner comprou a atari e resolveu “aposentar forçadamente” o bushnell quando este ficava zanzando pelos corredores e enchendo o saco dos game designers (mandando eles fazerem isso e aquilo, sendo que nem estava acompanhando direito os projetos). O al alcorn, engenheiro chefe da atari desde o começo (ele que desenvolveu o pong) foi um dos principais “colaboradores” da saída do bushnell.
enfim, grande texto e ótima série essa de relembrar os clássicos!
pulselooper[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
È, eu não nasci em 78, mas posso dizer que aproveitei ao maximo o meu Atari quando muleque, foi um dos meus primeiros games, me acabava com River Raid, Enduro, Pitfall(Era muito viciado nesse ultimo).
Telejogo joguei muito pouco só o pong mesmo hahahaha!!
È, quanto ao resto, não posso dizer que sou um grande conhecedor, primeiro porque aqui em minha cidade no passado era dificilimo chegar a obter algum console como esses, hoje é facil adquirir um game de ultima geração!
YEahh!! Nostalgia pura, quase chorei aqui André! 😉
Cyber Woo[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Valeu pessoal pelos comentários! Em breve vamos viajar no tempo para o ano de 1979!
André "Caduco" Breder[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Também amo a SNK, minha empresa preferia, mas odeio a Playmore. Gosto bastante da Nintendo e da anitiga SEGA.
Sandro Vasconcelos[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Já eu tenho como minhas produtoras preferidas a Konami e a Capcom.
André "Caduco" Breder[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Nossa, agora que vi como digitei errado. Mas bem, SNK, Konami e Capcom, juntamente coma antiga SEGA, foram realmente muito marcantes!
Sandro Vasconcelos[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Essa foi boa heim Breder!!! Melhor parte até agora!! XD
Atari rules e várias softhouses começam a mostrar as caras definitivamente! Essas horas por ai, eu tinha 2 aninhos ahUHAhauHAH!!
Sabat[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Realmente o ano de 1978 foi um dos melhores da década de 70 para a indústria dos games!
André "Caduco" Breder[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
1978… Ano em que este humilde ser superior que vos fala nasceu…
Belo post Caduco!
Papaxibé[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Valeu André, já tive esse Odyssey 2 Nacional! 😉
O impagável Turtles era o meu jogo preferido.
gamer_boy[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Opa
@PAPAXIBÉ!
gamer_boy[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Opa
@PAPAXIBÉ!
Apareça no Site do Po.B.R.E., O tiozinho da telesena quer falar com você!!
gamer_boy[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Pingback:Gagá Games » De Volta para o passado… dos Video Games – Parte 8
Um lançamento de 1978 também merece menção: uma imaginativa mas limitada variação de ADVENT chamada Adventureland foi um dos primeiros jogo comercializados para microcomputadores, senão o primeiro. Escrito por Scott Adams, ele formou uma empresa com a esposa e lançou vários outros antes da Infocom mesmo existir.
literativa[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Pingback:Gagá Games » De Volta para o passado… dos Video Games – Parte 12
Pingback:Gagá Games » De Volta para o passado… dos Video Games – Parte 13
Pingback:Gagá Games » De Volta para o passado… dos Video Games – Parte 14
Pingback:Gagá Games » De Volta para o passado… dos Video Games – Parte 18
Pingback:Gagá Games » De Volta para o passado… dos Video Games – Parte 10
Pingback:Gagá Games » De Volta para o passado… dos Video Games – Parte 20
Pingback:Gagá Games » De Volta para o passado… dos Video Games – Parte 11