Outro dia eu postei, quase em prantos, sobre a volta da franquia Shadowrun aos videogames. Sou doido pelos livros (tenho alguns aqui) e adoro loucamente os jogos lançados para Mega Drive e Super Nintendo (até escrevi uma matéria para a Old!Gamer falando sobre eles).

O cara que desenhou esse logo merece os nossos aplausos, não merece?

O projeto do novo jogo da franquia no kickstarter, liderado pelo criador de Shadowrun, Jordan Weisman, conseguiu os 400 mil dólares de que precisava em pouco mais de 24 horas. Porém, como o dinheiro não para de entrar (quase 900 mil dólares foram arrecadados até a publicação deste post), a equipe vai aos poucos prometendo novos recurso. O lançamento da versão para Mac já foi garantido, e se as doações chegarem a um milhão teremos uma cidade extra, trilha sonora caprichada, um editor avançado de níveis e uma versão para Linux!

Diante da comoção causada pelo jogo entre os fãs no kickstarter, fiquei intrigado com a repercussão relativamente pequena da notícia entre os gamers brasileiros.  Não vi alguns dos grandes portais tupiniquins sequer divulgarem a notícia, e isso me entristece… será que os brasileiros não conhecem Shadowrun?

Se o caso for este, aqui vão cinco grandes momentos de Shadowrun do Super Nintendo. São vídeos curtinhos, e todos esses eventos acontecem ainda nos estágios iniciais do jogo, portanto os spoilers são leves. Confiram e me digam se não dá vontade de ir correndo jogar. 

1. A abertura

O ano é 2050. Megacorporações dominam o mundo… e para você que é fã de Blade Runner e Neuromancer eu não preciso dizer muito mais, embora a história que mistura tecnologia e elementos de fantasia como trolls e magia seja longa e interessante.

Que beleza de música, hein?

2. E ele ressuscitou no primeiro dia…

Eu pago um dólar para quem apontar um início mais inusitado para um RPG: logo na primeira cena, legistas engavetam o corpo de um pobre infeliz metralhado por uma gangue. E sabem quem é o presunto? Você, que poucos momentos depois acorda, sai da gaveta e dá um susto miserável nos pobres funcionários do local:

Vale destacar o baixão sensacional da música nesta cena.

3. Encontro com o cão

Ao entrar em uma rua deserta e pouco iluminada, nosso herói testemunha um assassinato a sangue frio. Pouco depois de sobreviver à troca de tiros com o assassino, ele caminha até o beco logo adiante e tem seu primeiro contato com o cão, totem que vai acompanhá-lo pelo resto de sua vida.

Jake ainda não entende o ocorrido, mas nos próximos encontros com o cão ele vai descobrir que é um xamã com poderes mágicos, e que seu totem tem uma missão para ele.

4. O show de Maria Mercurial

Em um tempo onde não tínhamos jogos sandbox, poder entrar com seu personagem em um night club e conversar com outros NPCs enquanto uma banda se apresenta era um delírio. A cantora batendo cabeça no palco, a letra cyberpunk da música passando pela tela sem interromper a ação e a cilada que está à sua espera em uma mesa nas proximidades fazem deste um momento inesquecível.

Essa é uma das minhas sequências favoritas em games.

5. Contagem regressiva

Todo mundo que quer investir seriamente no uso da grande rede de computadores, a MATRIX, precisa implantar um conector de computador na cabeça, o “datajack”. Mas logo no início Jake descobre que tem alguma coisa errada com seu datajack, e visita um médico para saber o que é. Só que…

Parece que o último cliente de Jake preparou uma baita arapuca para nosso herói! A contagem regressiva da bomba na cabeça de Jake dispara quando o médico mexe no datajack, e o jogador tem meia hora para pegar o metrô e visitar o médico especializado que pode desarmar a bomba. Meia hora MESMO! Corra!

Se isso não te convenceu…

… você definitivamente não curte histórias Cyberpunk : P

Mas se você curtiu, que tal fazer uma doação para ajudar no desenvolvimento do novo Shadowrun? Você ainda pode garantir brindes bacanérrimos, como um livro de arte do jogo e até seu nome nos créditos! Para saber como contribuir, leia este post.

Cinco razões para se apaixonar por Shadowrun (SNES)

52 ideias sobre “Cinco razões para se apaixonar por Shadowrun (SNES)

  • 13/04/2012 em 1:00 am
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    Cara me lembro de quando joguei esse game á muitos, muitos anos atrás e…essa ceninha do necrotério ai onde os NPC’s estão colocando o corpo do seu “falecido” personagem na gaveta, é tão foda que ficou cravada na minha memória! E até hoje eu não vi em nenhum outro game, nem mesmo nestas mega produções “cinematográficas” que os video games viraram hoje em dia, uma cena tão épica quanto você saindo da gaveta e assustando os malucos legistas que tinham te colocado lá!

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  • 13/04/2012 em 1:14 am
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    Esses dias atrás estava lendo um review sobre Shadowrun para Mega CD,que é muito diferente das versões de Snes e Mega Drive,é mais puxado para o lado daqueles adventures japonesês tipo Snatcher,ele foi um dos ultimos lançamentos do Mega CD em dezemcro de 1995,parece interessante pena que só foi lançado no Japão.

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  • 13/04/2012 em 6:17 am
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    eu que dei uma pequena parada na cruzada SMT, estou o jogando, e justamente devido a matéria que foi dita aqui, e também pois já tinha ele aqui, mas ainda não deu aquela vontade de zerar ele. é muito massa mesmo. estou evoluindo o Jake no que posso,e prefiro ser um Hacker, é mais difícil do que ser um Samurai super bombado. estou grindando para quando sair do bairro já estar mais forte. e que história é essa de DESARMAR UM BOMBA NA CABEÇA DO JAKE??!!

    se tem partes assim, nem imagino como é a batalha final(na verdade, eu já sei quem é o boss do jogo…mas deixa quieto)

    não joguei a versão do Mega, mas pela Old Gamer, dizem que é muito complicado…preferi a do SNES mesmo

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  • 13/04/2012 em 7:04 am
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    A versão do Mega é excelente também. Eu nem sei qual é a minha versão favorita porque são dois jogos bem diferentes.

    O jogo no Super Nintendo é mais atraente e acessível, tem essa música atmosférica, lugares interessantes… já a versão do Mega não é tão sedutora na parte técnica, mas putz, a complexidade é enorme. É quase um RPG de mesa num videogame. Você pode escolher a classe do personagem no início, mas não é um lance borocoxô não, a forma de jogar realmente muda de acordo com a sua escolha.

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  • 13/04/2012 em 7:59 am
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    Caramba, não lembrava que Shadowrun era tão espetacular assim, acho que na época que joguei não entendia nada do que estava se passando e por isso não dei o devido valor. Falando nisso, existe tool para extração e edição dos textos do jogo, se quiser traduzir é só me falar.

    []’

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  • 13/04/2012 em 11:09 am
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    @bootsector
    O lance do cachorro é meio “tricky”, você tem que explorar bem os cenários para não deixar passar alguns itens que vão ser importantes para ele.

    Você já deve ter notado que o jogo é até meio adventure, porque você tem que achar os itens certos, falar as coisas certas com as pessoas, às vezes você fica empacado… é bacana demais, eu adoro.

    E a quem interessar possa, o jogo é levemente baseado numa trilogia de romances de Shadowrun chamada “Secrets of Power”. A trilogia saiu no Brasil como “Segredos do Poder” e é excelente. Ainda tenho aqui os três livros.

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  • 13/04/2012 em 12:48 pm
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    O que eu acho legal no Shadowrun do Snes é a interface dele. É um jogo completamente diferente de qualquer outro. Diálogos, cenários, a forma de utilizar a arma, de pegar itens, a interação com NPC’s, e tudo isso funciona bem. Além da estória do jogo ser bem desenvolvida – até por ser baseado em um RPG “de mesa”.

    Eu ficaria contente se encontrasse outros jogos nesse estilo, que misturassem RPG, ação e adventure de forma tão natural.

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  • 13/04/2012 em 1:16 pm
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    Cara, eu fui jogar o Shadowrun por que já jogava o rpg de mesa de mesmo nome, e confesso que no começo estranhei o jogo.

    Na época só havia jogado rpgs do estilo Final Fantasy e Phantasy Star, mas com o passar do tempo acabei me apaixonando pelo jogo. Devo ter acabado ele umas 4 ou 5 vezes.

    Um dos meus preferidos.

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  • 13/04/2012 em 3:57 pm
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    Gagá!…
    Que vergonha em confessar que… Nunca joguei o título e, pior, sou muito fan da cultrua cyberpunk.
    Bom, na verdade isso é um presente :). É como se eu nunca tivesse jogado grandes clássicos como Chrono Trigger e agora pudesse jogá-los pela primeira vez novamente!

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  • 13/04/2012 em 7:15 pm
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    Voltei a jogar hoje a versão de Mega Drive. Gente, o negócio é imensamente bom também, é pau a pau com a versão de SNES, cada uma com suas vantagens. Dois jogaços fenomenais.

    Detalhe: os devs do Shadowrun novo acabaram de anunciar no kickstarter que quem doar 125 dólares (mais 15 dólares de frete para brasileiros) fatura uma versão física do jogo, com caixa e cd com trilha sonora, além de uma dog tag USB personalizada do Shadowrun. E isso tudo se soma aos outros prêmios anterior, que incluem nome nos créditos e livro de arte. Holy shit.

    @Cássio “Pé na Cova” Raposa
    Velho, se você curte cyberpunk tem a obrigação moral de comprar um livro do Shadowrun!!!!

    Eu recomendo fortemente a trilogia que eu mencionei aí em cima, mas eu me apaixonei mesmo lendo o resumo do cenário na segunda edição, publicada no Brasil há quinhentos anos. Se você achar a edição de 20º aniversários nos mediafires da vida, baixe e leia a parte que descreve os acontecimentos históricos. É totalmente apaixonante.

    @Raposa16Bits
    Aê, é assim que se faz! Thanks!

    @Paulinho
    A versão original feita pelos programadores sofreu uma série de cortes por causa da Nintendo. Tipo, o necrotério era na verdade chamado de “chop-shop”, que daria um tom “açougueirístico” à coisa, he he… fora a Kitsune, uma “foxy lady” que era mais assanhadinha antes da censura. Essa rom beta corre por aí, mas não sei se o jogo roda inteiro. Até onde eu sei, as versões americana e europeia são iguais.

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  • 13/04/2012 em 9:19 pm
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    E pensar que eu joguei Shadowrun, o RPG de mesa. Tenho o Shadowrun: Segunda Edição até hoje em casa. A introdução histórica realmente é incrível! Quando vi os indígenas se revoltando por conta da construção da Usina de Belo Monte, eu não pude deixar de pensar “Será que ano que vem eu vou acordar e descobrir que eu virei um ork?” hauauhauhahuhauhuauhahuhauhuhhuau
    As duas versões, do Mega Drive e do Snes, são muito legais. São completamente diferentes, mas retratam muito bem o que é Shadowrun. Quem leu Neuromancer e gostou do universo vai curtir pra caramba!

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  • 16/04/2012 em 9:50 am
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    Pessoal, pra quem, assim como eu, quiser se aprofundar no universo SR, recomendo o seguinte:

    http://rpg.drivethrustuff.com/product/78877/Shadowrun%3A-First-Edition

    Está em promoção por causa do Shadowrun Returns! É o scan oficial do primeiro livro. Aproveitei e comprei também a terceira edição, que é 100% digital (não é scan!):

    http://rpg.drivethrustuff.com/product/1893/Shadowrun%3A-Third-Edition?it=1

    Mais uma vez, agradecendo ao Gagá por me introduzir (Ui!) ao universo SR e por me fazer gastar com os eBooks! 🙂

    []s

    bootsector

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  • 16/04/2012 em 12:43 pm
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    Po a versão de snes nao me animo muito, linear demais, xamã com cyberware? Essencia infinita ele tem certo?! =P
    Prefiro a de Mega Drive, não linear, você termina o jogo fazendo a missão principal, ou fica jogando infinitamente em variadas missões por variados mapas, seja um decker e realmente explore a MATRIX, a de snes pelo que eu vi é apenas 1 missao e muito rapido.
    Não mudo minha opiniao, de mega é bem superior, comecei a jogar de snes, quando descobri a de mega, abandonei na hora.

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  • 16/04/2012 em 12:56 pm
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    @Pedro Ivo
    Tem outras incursões pela Matrix no SNES, como ao invadir um prédio lá… tem que entrar no sistema para ativar os elevadores e tal. Mas a Matrix é meio mixuruca no SNES, nem se compara à versão de Mega Drive.

    A versão de Mega sem dúvida é bem mais fiel e complexa; já a de SNES é mais simples, mas muito atraente (eu gosto muito da trama, dos gráficos e da música). São dois ótimos jogos, mas com propostas bem diferentes. E nós é que saímos ganhando, né?

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  • 17/04/2012 em 8:31 pm
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    Zerei! Zerei!!! Cara, só uma palavra: JOGAÇO!!!!!

    Agora tô com aquele pressentimento de que não fiz tudo que deveria fazer no jogo. Alguns Shadowrunners que não encontrei durante o caminho… uma grana preta mencionada que não caiu na minha mão… Acho que vou partir pra um walkthrough agora pra “platinar” o jogo! 😛

    Mais uma vez, valeu pela super dica, Gagá! Agora vou me deliciar com os livros da série (virei fã!)

    []s

    bootsector

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  • 17/04/2012 em 9:25 pm
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    @bootsector

    Ô joguinho estiloso, não é não? Eu adoro esse treco. Inclusive ele papou vários prêmios da imprensa especializada quando foi lançado. Tem uma matéria bacanérrima sobre o jogo aqui:
    http://www.nintendolife.com/news/2011/03/feature_the_making_of_shadowrun

    E velho, vai por mim… se você ler a trilogia “Segredos do Poder”, acabou a sua vida. Você não vai mais querer saber de outra coisa que não seja Shadowrun.

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  • 27/04/2012 em 9:20 am
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    Oi gente! Preciso de ajuda na versão do Mega Drive! Pela décima vez tentei dar uma chance pra essa versão, mas tá complicado hehehe. Talvez tá faltando eu fazer algo…

    Enfim, minha birra é com as andadas que dou na rua, onde sou abordado por dois trombadinhas, que me dão três soquinhos até eu morrer. Minha arma parece estilingue, é inútil! Só me resta correr!!! É isso mesmo?

    Só que as minhas missões pra ganhar neoienes ficam prejudicadas, pois até hoje não consegui matar um Ghoul sequer com essa arminha. Tem alguma arma melhor e grátis em algum lugar? Talvez dentro de alguma lata de lixo? 😛

    []s

    bootsector

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  • 27/04/2012 em 9:49 am
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    @bootsector
    O início é meio dureza mesmo. Matar zumbis é loteria nesse momento: você tem que ficar fugindo deles na diagonal e, ao ganhar distância, arriscar um tirinho para depois correr e ganhar distância de novo. As chances de morrer são bem grandes.

    Eu recomendo que você cumpra primeiro as missões de levar pacotes ou escoltar pessoas. Essas costumam ser moleza, só vez ou outra aparece alguém atirando. Com isso, você junta uma graninha, fora que a cada missão cumprida ganha um ponto de karma para investir na evolução do personagem. Dá para ganhar muitos pontos rapidinho.

    Aí você vai pro hotel, lá tem uma opção para usar os pontos de karma. Dá uma investida nas armas de fogo para melhorar a pontaria do cara, que no início é um terror. Não lembro direito, acho que é mais vantajoso começar investindo em firearms, a categoria genérica.

    Tem uma loja de armas aí perto, ao lado do hotel. Uma das armas vendidas, não lembro o nome, mas diz lá na descrição que é uma arma popular… é uma boa opção quando você juntar uns trocados, porque a arma inicial é bem fraca. Se não me engano, investir em Strenght aumenta o poder dos tiros também… e sim, eu sei que isso é bizarro 0_0. Acho que diz isso na descição de strenght, confere depois.

    Depois que você der uma melhorada em firearms, vai ficar mais fácil de matar zumbis e juntar grana.

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  • 27/04/2012 em 10:08 am
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    @bootsector
    Sim, é melhor fugir dos trombadinhas! Ou faça o mesmo esquema dos zumbis, fuja na diagonal (o personagem é um pouco mais rápido na diagonal, especialmente em zig-zag, os inimigos parecem perder um tempinho na “virada”). Mas se os caras tiverem armas muito fortes, não tem jeito. Seja como for, se entrar em combate, o lance no início é não ficar parado. Se chegarem perto de você, danou-se.

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  • 29/05/2012 em 12:41 pm
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    Realmente Gagá… fiquei “perplecto” com a falta de divulgação maciça sobre o projeto (ainda mais pelo impactante valor arrecadado).
    Shadowrun tem o ar daqueles rpg’s de mesa super complexos, arredondado num game perfeito no que propõe. Esse EU PAGO! rs…

    (to sumidaço daqui… trampo+noiva+pós-graduação+n3ds = 24hs! euheuheue… mas o site tá cada vez melhor… parabéns!)

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  • 29/05/2012 em 3:50 pm
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    Opa! Aproveitando que postaram aqui pra avisar que, um mês depois de começar a jogar o SR do Mega Drive, zerei-o no dia 27 de maio!

    Percebi que sou um runner solitário! No SNES eu não formei parceria com nenhum runner e descobri “na cagada” a obter karma relativamente rápido na mansão dos vampiros, com os Ghouls!

    No Genesis só fui precisar da ajuda de outros runners no final, pra matar o chefão final! Ainda bem que eu tinha grana suficiente pra equipar todo mundo antes da batalha, graças às runs na Matrix (que vai deixar muita saudade tb!).

    E que venha Shadowrun Returns!!! 🙂

    []s

    bootsector

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  • 13/01/2013 em 12:25 pm
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    Pow, não sabia que estavam trabalhando em um novo Shadowrun!
    Valeu a informação, realmente os sites nacionais não comentam nada a respeito :/

    Shadowrun é um dos meus jogos top 5 de todos os tempos. Merece voltar para as novas plataformas em grande estilo \o

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