O diário de bordo não pode parar! Hoje, atravessamos as perigosas cavernas de gelo sob o eterno inverno dezoriano para chegar à vila de Aukbar, habitada por um monte de dezorianos malditos que acreditam em Papai Noel. Tá achando que eu inventei essa? Pois vá lendo!
Antes de mais nada, aviso que a dificuldade cresce sensivelmente em Dezóris. Eu estava jogando de forma meio relaxada, fugindo de um monte de batalhas, e me estrepei todo logo na primeira briga no planeta. Os inimigos muitas vezes vêm em grupos de quatro ou cinco, usam magias que afetam todo o grupo e quem estiver com nível baixo (como eu) vai voltar chorando para a barra da saia do Tajim.
Cáspita, um de cada vez, por favor! Cuidado com o penúltimo: ele tem uma magia que pega o grupo todo.
Dezóris também pode ser um tanto confuso para quem não tem bons mapas. Para se mover entre diferentes regiões do planeta, você vai ter que atravessar um monte de pequenas cavernas. Fique esperto.
Dezóris ficou muito bacana no remake. O efeito da neve caindo é bem feito e dá um toque muito legal.
A ideia agora é chegar à vila de Aukbar. Tajim disse que liberaria a passagem para a vila, e eu espero que ele tenha feito isso mesmo, porque é bastante chão para o grupo percorrer só para dar com a cara na porta. Vá atravessando a sequência de cavernas, rumando para leste assim que tiver a opção de fazer isso.
Fizeram uma passagem bacana para o túnel que leva a Aukbar
Quem jogou o original sabe que antes era só chegar e pronto. Agora não: tem mesmo que falar com o Tajim antes, senão um dezoriano feioso impede o grupo de entrar. Isso contribui para a impressão de que no remake os eventos estão mais “encaixados”, o que pode não ser tão legal, já que diminui a liberdade do jogador. Por outro lado, a história fica mais coesa.
Quando o primeiro Phantasy Star saiu, o JRPG ainda não estava com suas características muito definidas, e a gente notava uma influência maior de RPGs ocidentais, como Ultima. Hoje, o remake bebe mais da fonte do JRPG mesmo, que é notadamente mais linear do que os RPGs ocidentais.
Mas como é a vila de Aukbar? Assim como acontecia no Master System, ela é dividida em duas metades. A turma da esquerda fala a verdade, a turma da direita é mentirosa e só quer confundir o grupo. O lado bom da cidade conta que o Aeroprisma afeta campos magnéticos e permite ver coisas que não podiam ser vistas normalmente; diz que a Tocha Eclipse é necessária para se extrair a Noz de Laerma de uma nogueira, e também que a noz deve ser guardada no Pote Laconiano. Enquanto isso, os vizinhos mentirosos dizem que usando o Aeroprisma diante da árvore de natal você vai achar a Tocha Eclipse! É sério, árvore de natal!
O chefe da vila é um bom camarada, e diz que o grupo vai precisar de todos os itens mencionados acima. Para ajudar, ele vai liberar a entrada no Necrotério Guaron, onde vamos encontrar a chave para a caverna onde vive Frost Dragon, o sagrado dragão do gelo! Pois é, o lagartão guarda o Aeroprisma. Além disso, diz que podemos ir lá na Torre Corona encontrar uns amigos que vão nos ajudar — se for como no jogo original, vamos achar a Tocha Eclipse por lá.
Por enquanto, vamos às lojas de Aukbar… e vejam só, o Cavador de Gelo! Não deixe de comprar, vamos precisar dele!
Guia de compras em Aukbar
ルオギニン, Dimate, 150 mesetas
トリメイト, Trimate, 300 mesetas
ソルアトマイザー, Sol Atomizer, 250 mesetas
アトラス, Mapa, 150 mesetas
トランカーペット, Tapete, 120 mesetas
エスケープクロース, Manto, 25 mesetas
サーチライト, Lanterna, 80 mesetas
アイスデッカー, Cavador de Gelo, 56200 mesetas
マジックスタッフ, Magic Staff, 13200 mesetas
シルクキルト, Silk Quilt, 8890 mesetas
レーザーバリア, Laser Barrier4150 mesetas
Atenção: quando usado como item, o Magic Staff invoca a magia Do-Heal.
Atenção 2: compre o Cavador de Gelo
Semana que vem tem mais!
Boa Gagá! Seu jogo e tradução têm evoluído muito!
Infelizmente não estou conseguindo acompanhar o jogo, empaquei na espada laconiana, desta vez por pura falta de tempo mesmo. Meus personagens estão muito fracos, pra você ter uma idéia só o Odin saiu vivo da batalha da espada, o restante morreu. talvez eu deva fazer uma excursão por Dezoris ou entrar na Torre da Medusa só pra derrubar uma galera e evoluir, mas tudo isso leva tempo ://
Henrique Poyatos[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@Henrique Poyatos
Vai fundo, Dezóris é ótimo para ganhar níveis! Eu avancei uns dois níveis em três batalhas! Mas use e abuse das magias do Noah e do Myau.
Orakio Rob, “O Gagá”[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
No aguardo de ver como o zumbi vomita nesse remake.
maxi2099[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Muito louca essa imagem da batalha contra os Dezorianos… Não vejo a hora de ver isso traduzido! Vou fazer de tudo pra jogar num Play2 de verdade.
J.F. Souza[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
É mesmo! Ainda tem a “parada” do Zumbí!
J.F. Souza[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Pingback:Tweets that mention http://www.gagagames.com.br/?p=17149%3Futm_source%3Dpingback -- Topsy.com
Boas malta.
Estou a fazer uma petição online para ver se a SEGA se decide de uma vez por todas a tratar do remake do PS4 e de lançarem os 3 generation games fora do Japão.
O site da “Phantasy Star 4 Remake / Phantasy Star Generation Games English Localization Petiton” é este: http://www.petitiononline.com/ps4ages3/petition.html
Por favor, passem por lá, deixem o vosso contributo, passem a palavra por todos os fãs de Phantasy Star, ajudem, é para o bem de nós todos. xD
xrick[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Estou a ver que já houve gente aqui que viu o meu apelo.
Por favor, continuem assim e passem também a palavra.
Temos que conseguir desta vez!!! Phantasy Star 4 Remake!!!
xrick[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Olá, pessoal
Sou grande fã desse game e é muito bom ver comentários sobre esse ultra game. Vou deixar minha opnião de não gostar de remake, deveriam ter usado energia e recursos para fazerem um seqüência depois do IV. Mas como eu disse, é sempre bom ver comentários sobre o game. Abraços.
Luciano[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
okok…
é raro d acompanhar gaga mas qto falta ainda pra conclusão do remake??
abraços
MarcelMJDI[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Er…. não sei se isso se encaixa aqui, mas: mês passado saiu PCSX2 0.9.7!
Está significativamente melhor! Confiram: http://pcsx2.net/
Para quem não sabe, PCSX2 é um emulador para PS2.
Agora tem suporte para DirectX 11 tb!
Se vc tem um ps2 na sua casa e não precisa de emulador, por favor não me humilhe :'(
AlexQuidi[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Gagá, quando você diz que o chefe da vila “libera a entrada” está dizendo que ele te fornece alguma chave? para mim não forneceu chave alguma. Qual é o chefe da vila, aliás?:D
Henrique Poyatos[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@Henrique Poyatos
Não sou o Gagá, mas tirei um ss da casa do chefe da vila, talvez dê certo o link:
Uploaded with ImageShack.us
AlexQuidi[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
É, não deu…
Mais uma tentativa:
Uploaded with ImageShack.us
Caso não deu msm, tente usar isso: Screen shot
É o cidadão que mora na casa que fica no meio da parte esquerda.
AlexQuidi[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Não dá chave nenhuma não, o que ele faz é dizer “vou liberar o acesso ao necrotério Guaron para vocês”.
Isso mesmo, e esse link aí funcionou.
Orakio Rob, “O Gagá”[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Estou começando a tomar ódio desse remake… Travei outra vez no jogo, agora, na entrada para o cemitério guaron. Já comprei o anel de dezolis (basta apenas deixa-ló no infantário, certo?), conversei 1000x com todo mundo de skure e com todo mundo de aukbar, inclusive com o chefe da vila, e nada. Tentei o talk, e todos do grupo ficam no mesmo dialogo sempre. Onde posso estar errando? O pior é que tem um carinha que bloqueia a passagem para a caverna do escudo de laconia e torre de corona, com isso, nao resta nada a fazer a nao ser esperar por uma dica salvadora…
Ruan[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Haf, descobri!!! Tem que passar na arvore de laerna antes (mesmo nao adiantando nada, pois nao tem como pegar o pote ainda) – só isso habilita um dialogo diferente, que leva o chefe da vila a liberar a entrada de guaron :s
Ruan[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
eu tou é querendo saber onde fica a bendita árvore para usar a tal torcha para pegar a noz….afff. estou a dias empacado nessa parte. pelo menos o grupo evolui enquanto isso.
leandro(leon belmont) alves[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@leandro(leon belmont) alves
A arvore fica na parte sul de dezoris, localize nesse mapa e va com o cava-gelo, nao tem erro, parece uma arvore de natal no meio da clareira http://www.pscave.com/ps1/images/dezoris2.gif
Ruan[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Só uma curiosidade… de onde veio o nome de Aukbar? Porque no jogo original não existe nenhuma menção ao nome da vila dos dezorianos, e no faq que também estou usando como guia, ele se refere à cidade como “Twintown”.
Alan[Citar este comentário] [Responder a este comentário]