E após algumas semanas de enrolação, finalmente eu tomo jeito e chego ao fim do diário de bordo de Phantasy Star! E como ando de saco cheio da fórmula de diários de bordo, juro que não vou chateá-los tão cedo com outro 🙂
Na edição passada tínhamos chegado ao castelo de Lassic e enfrentado o dragão alado que guardava o local. Hoje nós partimos com tudo para o castelo, mas há um monte de guardas tomando conta da entrada, ou seja: temos que brigar com oito robotcops, divididos em duas lutas diferentes. E não adianta matar os caras, voltar para a cidade para se restaurar e retornar ao castelo, que os moços reaparecem.
Uma das modestas portinhas que Lassic colocou em seu castelo usando dinheiro público… tsc tsc!
Lá dentro a coisa segue bem até a primeira escada. Depois dela, você faz uma curvinha e topa com o último dragão sagrado, Black Dragon. O bicho é forte pra diabo. A melhor estratégia é usar Thunderstorm (equipando os cristais de cura e raio nos personagens e usando a magia pelo item COLLABO do menu, como eu expliquei aqui), paralisando o inimigo por três turnos. Quando os cristais acabarem, erga uma parede mágica com Myau, invoque a magia POWER para dar mais força aos ataques físicos dos seus aliados e dê uma rezadinha básica. As magias de vento são boas contra ele.
Derrotado o dragão, o lance é procurar Lassic, que como todo bom vilão nos recebe cheio de educação, perguntando se gostamos da recepção que ele preparou. E como bons heróis, o grosso do Odin vai logo dizendo que já estava ficando meio entediado, a Alis sai gritando e exigindo explicações… por que será que os vilões sempre são mais educados que os mocinhos?
Putz, que desenho maneiro!
O bacana é que na conversa o Lassic revela aquele papo de que a Alis é filha do Waizz Landale, antigo rei de Algol. Lassic tramava contra a vida da herdeira do trono, e por isso, antes de completar um ano, Alis foi confiada a uma família para viver em segredo, longe das garras de Lassic. Essa história só aparecia no Phantasy Star Compendium, livro oficial da SEGA que conta vários detalhes adicionais sobre a trama (e que você encontra inteirinho na Gazeta de Algol).
A briga com Lassic não tem mistério: Thunderbold na cabeça, quando acabarem os cristais use a barreira mágica do Myau. Magias não ajudam muito, fique com ataques físicos, usando Myau e Noah para curar o grupo. Ah, POWER mais uma vez é útil, use em todo mundo. Com o truque de paralisar Lassic com Thunderbold fica moleza.
Velho, o Lassic ficou muito style!
Quando Lassic morre, faz aquele discurso manjado de “nãaaaaaaao”, e pede a Dark Falz que envolva o sistema Algol em chamas. Eu preferia como era no jogo original, quando a gente achava que o jogo tinha acabado e era surpreendido ao visitar o governador. Mas vamos lá: o grupo é transportado de volta para Camineet, e deve rumar para Paseo.
Antes de falar com o governador, passe na loja de itens de Paseo: agora eles vendem Trifluids por 1000 mesetas! Antes só dava para achar fluids (que restauram MP) em baús nos labirintos.
Quando a gente chega no governador… cadê o homem? O grupo cai numa armadilha, como no jogo original. O labirinto final tem um visual bizarro, e você continua tendo que achar aquela cruel passagem secreta invisível no último andar. Entrando pela última porta do jogo nós encontramos Dark Falz, mais sinistro do que nunca. Adorei o visual do bicho no remake, e curti muito a animação dele atacando também, ótimo trabalho. Com o truque do Thunderstorm a batalha é fácil, fácil.
Olha isso! Excelente trabalho, excelente! Eu quero um pôster dessa cena AGORA na minha parede!
Fim de jogo, ê! O grupo vai conversar com o governador, que pergunta a Alis se ela quer ser a rainha de Algol. Se disser que não, você pode sair e continuar explorando o mapa. Se disser sim, segue o final do jogo. Aparece uma ceninha bacana na qual Odin e Myau dizem que vão ficar para ajudar Alis a governar. Noah diz que não pode ficar porque tem um sonho a realizar: unir outros com os mesmos poderes que ele para manter a paz em Algol. Se você conhece a série Phantasy Star toda, deve saber o que isso significa e eu não vou spoilar :p
No mais, sopa de pardais. Fim de jogo. A tradução está praticamente completa, e praticamente só falta uma alma caridosa dar uma forcinha com o rom hacking, aí a gente faz um patch para o português e lança para todo mundo curtir este ótimo remake!
Todo mundo arrumadinho!
Obrigado a todos que acompanharam o diário de bordo, e vamos trabalhar para essa tradução sair logo!
parabéns muito bom trabalho
rodrigo[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
aeh seu gaga , agora que que tu acha de voltar com o diario do valkyrie profile hein?
leandrogf[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Realmente aguardando a tradução ansiosamente. Fico imaginando como é a animação das armadilhas das dungeons, no Master era uma “transition de baixo pra cima” (que era bem legal), mas como essa versão tem esse uplift, fizeram algo parecido, por curiosidade?
Era divertidamente irritante cair numa armadilha… Se Myau fosse um gatinho mais independente, ele usava trap sem a gente ter de pedir e ficava tudo bem, rs
Eric Fraga[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Agora fico na torcida pela tradução, que dê tudo certo e que ela possa sair em breve. É perigoso eu mostrar o PS Generation 1 traduzido pro meu pai depois e ele querer comprar um PS2 só para jogá-lo… 8)
André Breder[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Bem legal o final, gostei! Agora gagá, seria bom mesm tu fazer um diário de Might and Magic I. O povo ia se amarrar e eu gostaria de saber mais ao fundo como é o jogo e tals, vou baixar a versão de nes e se gostar compro o pacotão no gog.
Lucas Vinícius[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Gagá, se não for abusar muito de você e do Jorge (e também se sobrar tempo, depois de tantos outros pedidos de diário de bordo para outros jogos) tente fazer um diário para o Phantasy Star Generation 2 (não é chantagem, apesar de que você curte mais o PSII). Já comecei a jogar e tem umas coisas legais como produzir armas, utilizar skills (habilidades, como em PSIV), incrementar armas com poder de fogo, água, vento e raio e outras mais.
Veja aí na sua agenda e dê uma força a essa galera que se amarra em Phantasy Star.
Parabéns pelo ótimo diário de PS Generation 1. Sucesso! 😉
Fabio[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Muito maneiro mesmo este diário de PSG1. Está de parabéns!
Gagá, veja se tem como você dar uma revisada na parte do diário onde fala como conseguir o passe ou muita gente vai desistir do jogo japonês e esperar pela tradução! rs 😛
Acho que a sequência correta é: Keith 2x em Parolit, em Scion falar com Joe 2x, Feisu 3x e Joe 3x de novo. Aí vai depois vai na loja e o diálogo vai mudar e na 4ª tentativa aparece o passe. Testa aí pra você ver.
Excelente trabalho com o diário de PSG1. Mandou muito bem, velho! Valew!
Marcos[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Aguardando ansiosamente a tradução… !!!!
Luciano Menezes[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Nunca joguei PS, era Nintendista na época. Agora, depois de DB eu estou interessado em “resolver” essa parada de PS de uma vez por todas.
Rezo pelo patch!
Doidao66[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Que beleza de Diário Gagá, só não pare de fazê-los, lembre-se que prometeu um diário de algum Dragon Quest no passado (sim, vou encher seu saco até você fazê-lo, lero lero).
Quanto ao final, nunca tinha terminado PSTAR, mas gostei das ceninhas ae. Saindo o patch vou procurar pra aplicar na ISO, to na torcida pra que dê tudo certo também.
Cosmão[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Os chefes ficaram show de bola.
Uma pena que o final foi alterado. O texto do final do Master System é bem mais dramático e digno de qualquer herói.
Leandro MOraes[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@Eric Fraga
É o mesmo efeito, Eric. Mas a magia dele é mais espertinha agora, você usa e ela fica um tempo ativa, com um ícone piscando no topo da tela. Passou perto da armadilha, a magia atua. Ficou bem mais prático, eu gostei.
@Cosmão
@Fabio
Dá muito trabalho fazer diários. Além do mais, acho que diário tem graça quando é todo dia — o nome é “diário”, né? :p. Fazer uma vez por semana (e ainda atrasar, como foi o caso deste aqui) não rola, as pessoas perdem o fio da meada e meio que vira uma obrigação. Falta tempo, e para fazer assim, prefiro não fazer.
Além do mais, eu estava me entupindo de trabalhos (postava no GameBlog, ajudava a gerenciar a Old!Gamer, fazia diário + tradução de PSG1)… estou tentando me livrar das obrigações (saí do GameBlog, saí da gerência da Old, acabei o diário, estou quase acabando a tradução)… tinha pensado em repetir a dobradinha diário + tradução do PSG2 (como você disse, o PS2 é meu favorito mesmo), mas primeiro eu tenho que botar a vida em ordem e encerrar os trabalhos com PSG1.
Quem sabe não acaba rolando um diário “em dupla”, com PS2 original + PS2 remake? Seria divertido! Mas não vou iludir ninguém, provavelmente só para o ano que vem, se rolar. Agora é concentrar forças no Gagá Games e na tradução do PSG1!
@Leandro MOraes
Cara, o PS original é o que a gente chama de “um produto do seu tempo”: fortíssima influência ocidental, tanto de Star Wars quanto de RPGs ocidentais como Ultima. Colocaram uma “cobertura” de anime no “sorvete” e saiu aquela coisa linda que a gente conhece.
O remake é uma coisa mais compatível com o cenário JRPG atual: ênfase nas cenas de desenho, maior linearidade, piadinhas típicas de anime… sinal dos tempos. Eu também prefiro o original, mas é o tipo de produto que nunca poderá ser igualado, porque só podia mesmo existir naquela época.
Orakio “O Gagá” Rob[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@Lucas Vinícius
Eu pensei nisso, mas você não faz ideia de como é trabalhoso jogar MM1. Você tem que ficar desenhando mapa o tempo todo! É divertidíssimo, maravilhoso, mas ia levar séculos para sair cada edição do diário, porque a coisa avança beeeeeem devagar. Mas o jogo é o máximo.
Orakio “O Gagá” Rob[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Eu não gostei do novo Dark Force, nada a ver com aquela aparência característica que ele tinha nos jogos clássicos. Ainda bem que, se não me engano, eles mantiveram ela no Generation 2.
maxi2099[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Tipo, se você fala não, aparece algo novo pra se fazer no jogo, ou é só ficar andando mesmo ?
Mauro Martins[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@Mauro Martins
Parece que mudam uns diálogos. Estou traduzindo umas falas extra, que eu não tinha visto jogando o jogo para o diário.
Orakio “O Gagá” Rob[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Muito foda. Ultima foto simplesmente fora de série!
Leonardo[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Congratulations!!!
Agora… Por favor, arranja finalmente os conteudos ripados de ambas as ISOs!!!
E boa sorte com o final do projecto.
xrick[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Enfim o Final!!
Parabéns, obrigado por esse excelente guia!
Trabalho Formidável.
Kzduardo Oliveira – RJ[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Manda o link da tradução ou da iso traduzida pro povo baixar Gagá…
Abraços e excelente trabalho. Merece um merecido descanso
MarcelMJDI[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@MarcelMJDI
Não tá pronta ainda, mas quando estiver eu aviso.
@xrick
Valeu aí pelo apoio e por acompanhar o diário!
Orakio Rob, “O Gagá”[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Parabéns pelo término do diário do PSG1, Gagá! Você é meu herói! :-). Aguardo ansiosamente pela tradução que se tornará possível graças a um esforço conjunto de várias pessoas. Mas, na minha percepção, você é o elemento central de todo esse processo e merece boa parte dos créditos pela realização do projeto.
Novamente, meus mais sinceros parabéns!
Luiz Augusto Vitali[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@Luiz Augusto Vitali
Que nada, eu sou só um cara que realmente ama esse negócio de Phantasy Star… é um jogo importante para mim, e sei que também é para muita gente. Quanto mais material a gente puder traduzir e disponibilizar, melhor.
Thanks!
Orakio Rob, “O Gagá”[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Gagá, parabéns pelo esforço da tradução! Se precisar de revisão ou adequação ao número de caracteres na hora de reinserir o texto, posso ajudar.
Sou revisor de textos e fã de Phantasy Star, vou adorar contribuir para o projeto. Já existe previsão para o diário de bordo do PSG:2? hehehe
Abraço!
KiD[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@KiD
Valeu por oferecer ajuda, Kid! Vou deixar seu email marcado aqui para o caso de precisarmos.
Quanto ao PSG2… eu disse que não ia traduzir porque dá muito trabalho, mas eu gosto tanto de PSII… vamos ver, né? 🙂
Orakio Rob, “O Gagá”[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Oi! Cara adorei o trabalho de vocês e gostaria de saber se vão fazer o mesmo com o PS2?
Rômulo[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@Rômulo
Respondi logo acima do seu comentário, rs… vamos ver, né? Não posso prometer, depende do tempo. E valeu pelo apoio!
Orakio Rob, “O Gagá”[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Salve Gaga…
Como tá indo o processo de tradução? Falta muito?
To ancioso pra ter a minha cópia de PSG1
Abraços
MarcelMJDI[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@MarcelMJDI
Tá indo bem, pode confiar! Resolvemos um problema importante e o trabalho não para!
Orakio Rob, “O Gagá”[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Como fico sabendo, como anda o progresso de traducao?
wesley[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Fala, Gagá. Reafirmo minha disponibilidade pra questões de texto. Bom saber que a tradução não parou! É triste ver como projetos ambiciosos acabam parando perto do final por falta de tempo…
E eu gostaria de ser beta tester quando vcs reinserirem o texto, é possível? 🙂
Abraço
KiD[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Saaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaalve Gagá…
Em 2011 tem que sair a tradução e o jogo traduzido pra download mano…
Estamos aguardando…
Abraços, e feliz ano novo
MarcelMJDI[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Como está o processo de tradução? Estamos ansiosos por esse grande feito!!! Abraços a todos!!!
Cecil Caos[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Amigo! phantasy star detona desde o master system(sega mark3).
mas ver Alis no psx2 humilou! e mais seu trabaho do diário de Algol é o máximo. desejo grande sorteeeeeeeee! na tradução e espero anciosamente pelo PS1 em Português no psx2.
Abração e TUDO DE BOM!
Caerlos Frederico[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@Caerlos Frederico
Valeu a força!
E turma, quem quiser novidades sobre a tradução pode conferir aqui:
http://gazetadealgol.com.br/blog/?cat=30
Orakio Rob, “O Gagá”[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Ocário, boa noite… me fala a qtas tá a tradução? Já to acompanhando e não saiu do 12º evento.
To na angusta d saber novidades…
Abraços
MarcelMJDI[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
*Orákio
PS: Desculpe o engano… pensei q era “Ocário”
MarcelMJDI[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@MarcelMJDI
Podia ser pior, já pensou se sai “Otário”? ^_^
Soltei três eventos nesta semana, depois dá uma conferida. E a turma tá trabalhando a todo vapor nuns programinhas para usar na tradução, talvez em breve eu tenha algo bacana para mostrar para vocês, fiquem de olho!
Orakio Rob, “O Gagá”[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Caro GAGÁ tô ralando no PSG1 no japonês estou em Dezoris(Dificuldade).
Vc te, como fazer o Diário de bordo do PSG2?
Gadecido:Carlos Frederico.
Caerlos Frederico[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@Caerlos Frederico
Falta tempos, meu caro… primeiro eu tenho que tentar acabar a tradução do PSG1, aí eu vejo se brinco um pouco com o PSG2.
Orakio Rob, “O Gagá”[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Salve Okário, blz? O povo quer saber: Quantos arquivos você soltou para a tradução dos 54 do PSG1? Como está a tradução e se até o final do ano sai o jogo traduzido?
Abnraços e desculpa estar amolando.
MarcelMJDI[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Bem Gagá mesmo eu sendo novo aqui, lembro-me que demorei uns 6 meses para concluir este jogo, uns do mais demorados que joguei (o meu RPG peferido é o imbatível Final Fantasy III Snes ou VI) e que é uma das melhores sagas existentes.
Infelizmente ficou de fora o povo do ocidente como é de costume.
Lembro de um Guia Games nessa época lançado pela extina editora Nova Cultural que tinha este jogo detonado e se n fosse isso eu e muitos outros que se arriscaram no jogo não concluiriam esta obra prima da SEGA.
Esse lance de desenhar os mapas era legal mas com a falta de tempo fica complicado, infelizmente ficamos adultos mas guardemos sempre isso em nossas mentes e sempre que possivel reviveremos essa história e muitas outras.
Ulisses Old Gamer 78
Ulisses Old Gamer 78[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@Ulisses Old Gamer 78
Eu sou totalmente fanático por Phantasy Star, mas Final Fantasy VI ocupa uma honrosa segunda colocação na minha lista de jogos favoritos. Já zerei quinhentas vezes, e comprei no Virtual Console do Wii neste fim de semana, tô jogando tudo outra vez… aguarde um post sobre ele em breve aqui no blog!
Orakio Rob, “O Gagá”[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Como usar os eventos?
Grato Carlos Frederico.
Caerlos Frederico[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
pôxa! o Lassic aqui parece até Raoh de Hokuto no Ken. e o Dark falz tá do tubalacobaco! eu finalmente zerei ele aqui no emulador do Master. entrei no exclusivo clube dos gamers que zeraram Phantasy Star 1 🙂
vou comprar amanhã a versão japonesa para o PS2 mesmo e já baixei o Phantasy Star 2, que vocês dizem que é uma pedreira. e querem saber…acho que vou zerar a série inteira. assim quando o pessoal aqui falar sobre Phantasy Star, não vou ficar boiando na conversa.
leandro(leon belmont) alves[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
ALIS RULES IN ALGOL!!!
esqueci de dizer isso 🙂
leandro(leon belmont) alves[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@leandro(leon belmont) alves
Não sei se você vai ter saco para isso, mas não tem coisa mais gratificante que zerar Phantasy Star II sem mapas e sem save states.
Claro, também não tem coisa mais ensandecida que zerar Phantasy Star II sem mapas e sem save states 😛
Seja como for, já que está empolgado com Phantasy Star… você curte Yahoo Groups? A Gazeta de Algol tem um grupo bem divertido sobre a série, a gente bate altos papos por lá todos os dias. Se quiser entrar:
http://br.groups.yahoo.com/group/listadealgol/
Só não repare na quantidade absurda de off-topics, rs… a turma adora bater papo sobre tudo por lá. É todo mundo muito simpático, você vai curtir.
Orakio Rob, “O Gagá”[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Oh captain, my captain!!! Novidades sobre o path? como eu uso esses arquivos de eventos que vcs estão liberando? estava eu lá no fb e um amigo comentou sobre fitas de master system…. dae varias pessoas falaram que não conseguiram zerar phantasy star….. eu achei que era o único que empacou na torre de baya malay!!!! =D forte abraço e parabens pelo trabalho so far!!!
Henrique[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@Henrique
Não dá para aplicar ainda, Henrique, ainda estamos trabalhando na ferramenta de inserção do texto. Tá dando uns probleminhas, mas vai sair.
Orakio Rob, “O Gagá”[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Grande Gaga, graças a sua ajuda (com esse espetacular blog) cheguei hoje, depois de 3 anos e meio de perrengue, ao final de PSG1!!! 🙂
Engrosso o coro agora daqueles que clamam pelo blog de PSG2! (estou parado a mais de 3 anos a procura do jet scooter – li por aí que no remake são necessários diversos passos para obte-lo…)
Ruan[Citar este comentário] [Responder a este comentário]