Faleceu na manhã de sábado Jerry Lawson, criador do Fairchild Channel F, primeiro console de videogame a utilizar cartuchos. Até então, os consoles domésticos (como as máquinas de PONG) tinham os jogos gravados diretamente no hardware, não sendo possível trocar de jogo. O Atari só seria lançado um ano após o Fairchild.
Para quem não conhece bem a história do console, o Senil fez um ótimo post no ano passado mostrando alguns jogos do Fairchild e comentando sobre seus detalhes mais curiosos.
Aparentemente, Jerry Lawson morreu de ataque cardíaco em um hospital na Califórnia. Ele lutava contra a diabetes, que já havia lhe tirado uma vista e confinado a uma cadeira de rodas. Deixa esposa e um casal de filhos. A equipe do Gagá Games agradece ao brilhante Lawson pelos serviços prestados e deixa seus sentimentos aos parentes e amigos.
Lindo… o cara era um gênio… e vai continuar sendo pra mim…
Kaio[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
rapaz, para era o atari o primiro console de cartucho…morria e naum sabia disso fairchil channel f,vou me lembrar desse nome.
leandro(leon belmont) alves[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Nem sabia que esse tinha sido o 1º videogame com cartucho, com certeza deve ter sido uma grande evolução na época.
Mintos[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Que descanse em paz o criador do videogame FC, que introduziu para o consumidor final o conceito de que qualquer jogo poderia rodar numa mesma máquina (desde que fosse compatível com ela, claro).
João Ferreira[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Realmente uma pena. Parecia um senhor bem simpático, mesmo debilitado pela diabetes. Mas deixou um legado que, infelizmente, quase ninguém nota hoje em dia; mas geralmente é assim, não é?
Para mim, o console que mais revolucionou a indústria dos videogames foi o Fairchild Channel F. Se não fosse ele, teríamos somente arcades sensacionais e trocentos consoles diferentes em casa (cada um com um jogo e suas variações). Talvez nem mesmo fosse uma indústria grande como é hoje.
Com um passado tão curto, cabe a nós, jogadores e pesquisadores, mantermos viva a história dos games. Só assim poderemos manter a chama dessa tradição viva. E isso inclui respeitarmos os grandes nomes que ajudaram a construir esse legado. Por isso, lembremos sempre do nome “Jerry Lawson”. É a maior honra que nós, ainda vivos, podemos fazer aos mortos.
O Senil[Citar este comentário] [Responder a este comentário]