kq-silver_lining

Quem jogou os primeiros jogos da série King’s Quest lá pelos idos dos anos 80 certamente perdeu alguns fios de cabelo tentando solucionar puzzles que beiravam o absurdo e morrendo ao atravessar pontes ou subir escadas porque os comandos não ajudavam… mas como sempre acontece com jogos antigos, esses “probleminhas” acabaram se tornando um charme e contribuindo para a imagem mística que se formou em torno da série.

Para quem não conhece, King’s Quest foi o “boom” do adventure, um gênero muito popular nos computadores durante a década de 80, mas que com o passar dos anos foi perdendo popularidade. Lançado pela Sierra, KQ era um fenômeno para a época. Aventura naqueles tempos era telinha preta, texto em branco e você escrevendo para que direção queria ir ou que objeto queria pegar. KQ chegou com gráficos coloridos, personagens animados… e você digitando para que direção queria ir ou que objeto queria pegar. Mas o quente mesmo era a atmosfera de aventura e exploração que a criadora do jogo, Roberta Williams, conseguia criar.

Fã da série? Então você vai adorar esta notícia sobre o novo game da série… fangame, na verdade. Mas a julgar pela bela foto do jogo que você vê no início deste post, a coisa parece bem caprichada.

kq3O projeto King’s Quest: the Silver Lining foi iniciado em 1992. De lá para cá, começou sendo proibido pela detentora dos direitos sobre a série na época (a Vivendi), depois foi liberado mas teve que tirar o “King’s Quest” do nome, aí a Activision comprou a Vivendi e tornou a proibir a coisa toda… felizmente, após um período de indefinição, a Activision liberou a pendenga toda. O primeiro episódio do jogo foi lançado no sábado, e é “di grátis”.

Mas se você pegou o bonde andando como eu, e está interessado em conhecer melhor a série, eu recomendo fortemente a leitura da série de artigos que o GOG.com está publicado sobre o jogo. Aí vão os links do que já foi publicado: parte 1, parte 2 e parte 3. São artigos muito interessantes, que mostram a evolução do gênero adventure e dão uma boa ideia da imensa popularidade que os jogos da série King’s Quest tinham. Dá vontade de ir jogar na mesma hora.

King’s Quest: boas novas para os fãs
Tags:             

7 ideias sobre “King’s Quest: boas novas para os fãs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *