Velharada e nenenzada, evento imperdível para a turma do Rio no sabadão, especialmente para quem mora na zona norte da cidade como o bonitão que vos escreve: MSX RIO 2009 no SESC Engenho de Dentro, ali pertinho do Engenhão.

MSXRio? Mas que diabos é isso?

Bom, espero que você saiba o que é um MSX. Se não souber, dez chibatadas! Leia os posts do Cyber aqui no Gagá Games! Se souber, é um garoto/velhaco esperto e não vai perder essa oportunidade de saber a quantas anda o desenvolvimento do MSX no Brasil.

Foto afanada descaradamente do Baú Pirata. Pelo menos nós demos o crédito, então espero que não processem a gente...
Foto afanada descaradamente do Baú Pirata. Pelo menos nós demos o crédito, então espero que não processem a gente...

Se o MSX morreu? Morreu nada, rapaz… tem um bando de gente talentosa/pirada criando os programas e acessórios mais sensacionais/loucos que você pode imaginar. Eu mesmo estou super por fora das novidades MSXzeiras, e estou disposto a me atualizar indo ao evento. A última coisa bizarra que eu vi foi um MSX rodando Linux e acessando a internet.

Nada de grandes galpões nem de show de raio laser: o evento será em uma sala de proporções modestas, o que favorece a criação de um clima mais intimista. Segundo o Baú Pirata, que esteve no evento passado:

(…) os simpáticos organizadores e demais colaboradores envolvidos no “MSX in Rio”, apesar das dificuldades se destacaram em fazer um encontro onde todos foram bem recebidos, desde os entusiastas aos novatos curiosos. O fato de ser uma sala pequena acabou até deixando o encontro uma coisa mais intimista e dessa forma conseguíamos conversar com cada pessoa presente sem problemas.

Eu nunca participei de nenhuma edição desse evento (que ocorre religiosamente todos os anos, desde 1997), mas dizem que a turma é muito simpática e recebe muitíssimo bem os visitantes. Ou seja, se você não tem mais seu MSX, ou se nunca nem viu e quer conhecer, apareça! A entrada é gratuita.

No evento, entusiastas levam seus MSX turbinados e cheios de balangandãs e demonstram as coisas mais bizarras possíveis. Eu nunca fui, então não posso dizer muita coisa, mas outro que compareceu e curtiu muito foi o Cardoso, do MeioBit:

Já os MSX eram tudo menos peças de museu. A maioria estava com drives IDE, leitor de CD-ROM, havia até um com interface gráfica. O pessoal trocava jogos, comentava a coleção de máquinas de uns e outros, falava de projetos (…) Tive a honra de estar na presença de Verdadeiros Hackers. Gente que faz só pra ver se dá pra ser feito. Gente que não está nem aí pra licenças e discursos ideológicos. Gente que faz questão de parar uma entrevista pra chamar o outro e dizer “olha, esse cara aqui escreveu parte do programa, foi essencial.

Vamos lá, informações sobre o evento:

SESC Engenho de Dentro
Avenida Amaro Cavalcanti, 1661 – Engenho de Dentro.
Rio de Janeiro RJ
Data: 26 de setembro de 2009, sábado
Horário: das 9:00 às 18:00 h
Site oficial: http://www.msxrio.com.br/
Entrada franca

Quem for me avise, quem sabe não marcamos de nos encontrar por lá?

P.S.: não sabem o que é esse tal de “Graphos” que eu mencionei no título do post? Deem uma olhada.

MSXRio, ou “quando o Graphos dominava a Terra” 🙂
Tags:         

9 ideias sobre “MSXRio, ou “quando o Graphos dominava a Terra” :)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *