Antes de tudo, quero deixar claro que este post não se trata de uma afronta ao nosso amigo Orakio, e sim apenas uma forma dos visitantes do blog poderem ver os dois lados de uma mesma moeda: o Gagá já mostrou os argumentos de um gamer que curte o Phantasy Star III em seu post “Derrubando mitos: Phantasy Star III é bom sim senhor!”, e até mostrou cinco motivos para odiá-lo, dos quais eu só discordo da citação que a história do game é fraca: ela é boa sim, mas infelizmente não faz quase nenhuma ligação com os games anteriores .

Pois bem, vocês terão agora então um post de um gamer que pelo contrário, não gosta deste jogo: eu. Vou tentar explicar de modo simples e prático, os principais pontos negativos que me fazem “torcer o nariz” quando penso no famigerado Phantasy Star III. Se o Orakio mesmo que curte o game citou 5 motivos para não gostar dele, eu vou citar outros cinco (alguns o Orakio até citou mas como ele foi mais brando, vou citá-los novamente):

Mais cinco motivos para odiar Phantasy Star III:

Motivo 6: Nem parece uma sequência

Fora o fato de o jogador descobrir posteriormente que todo o game se passa na nave Alisa III que escapou do planeta Palma e da aparição de Dark Force no final, não existe mais nenhuma relação com os jogos posteriores. Não há a menção dos personagens que foram importantes no passado e tampouco dos acontecimentos dos outros jogos, fazendo com que PSIII pareça até mesmo ser um outro RPG qualquer, e não uma sequência de Phantasy Star.

Motivo 7: Os desenhos dos monstros beiram o ridículo

Mas que p*##@ de monstros ridículos são esses!?!?!?
Mas que p*##@ de monstros ridículos são esses!?!?!?

Os dois primeiros games trazem monstros bem bacanas quanto a questão do design, já PSIII isso não ocorreu infelizmente: os monstros são em sua grandiosa maioria totalmente sem graça, e muitos mais parecem rabiscos de criança, de tão mal feitos que são!

Motivo 8: A animação dos monstros, essa sim, é totalmente ridícula!!!

Um dos charmes do primeiro Phantasy Star era o fato dos inimigos animados durante as batalhas. PS II manteve isso e conseguiu ir além, por ser um game com mais recursos, logicamente. Agora neste ponto PSIII deu um passo atrás: a animação dos inimigos se restringe a 2 ou 3 frames no máximo! Na verdade os inimigos são apenas uma imagem na tela que dão uma ligeira “tremida” quando atacam… algo totalmente decepcionante!

Motivo 9: As técnicas (exceto as de cura) são muito fracas

As técnicas utilizados pelos personagens são pouco eficazes, fazendo com que elas quase nunca sejam, ou precisem ser, usadas pelo jogador.

Motivo 10: Contêm um dos bugs mais toscos que já vi em um game

No começo do jogo, antes de se casar com Maia, se você vender suas roupas e botas e, com o dinheiro, comprar um escapipe e usá-lo logo após ser preso na masmorra, você volta à sala do trono e o rei dirá que você fez um truque esperto, porém, devido à isso, o jogo não terá seu rumo normal e você deve apertar o botão “reset” para começar de novo. EPIC FAIL!!!!!!!!!!!!!!!

São por esses, e outros motivos que até mesmo o próprio Orakio já citou em seu post, que eu não gosto do PSIII, e o considero sim senhor, como um jogo ruim, muito ruim. Na minha humilde opinião ele pode até ser um RPG razoável se for colocado como um game isolado, mas compará-lo com os outros games da série clássica da saga Phantasy Star, chega a ser covardia. Somente mesmo o interessante modo de gerações foi algo inquestionavelmente espetacular, mas é uma pena que tenha sido usado em um game tão mal acabado como é o PSIII.

Não é mito, é fato: Phantasy Star III é ruim sim senhor!
Tags:             

58 ideias sobre “Não é mito, é fato: Phantasy Star III é ruim sim senhor!

  • 22/12/2009 em 10:44 pm
    Permalink

    O Senil :

    Eu já sou da opinião de que não são aqueles que fazem resenhas, críticas ou diários de bordo que tem que dizer o que as pessoas devem ou não jogar. Se achamos algo ruim, podemos dizer; se achamos algo bom, podemos da mesma forma. Mas ao criticarmos (negativa ou positivamente) algo, eu realmente espero que a pessoa não se contente com o que leu e ouviu e vá tirar a prova por si mesma.

    Eu também penso desta maneira, mas em relação ao horrendo PSIII eu abro uma exceção… uahuahua… crianças não joguem PSIII! 🙂

    O Senil :

    Para você o jogo é ruim. O que não quer dizer que essa seja sua única essência. Se realmente fosse, não haveria uma única alma na Terra que dissesse o contrário.

    É sempre existem os do contra… uahuahuahuaha… 🙂

    O Senil :

    Não tem MESMO que insistir em jogar algo que não agrada; ainda mais se, como falou, até tentou mais de uma vez. Eu já abandonei muitos jogos por isso. Alguns perto do final inclusive. Mas repito: tem que tentar.

    Tem nada, se a pessoa não quiser tentar é um direito dela também. Ninguém é obrigado a nada. 🙂

    O Senil :

    Se não desce para você, ótimo, passe para outro.

    E eu vou passar para outra pessoa algo que eu considero ruim? Não sou tão malvado assim… 🙂

    O Senil :

    Até hoje acho que perdi um bom tempo da minha vida jogando (e terminando) Final Fantasy VII (e sei que esse jogos tem milhares de fãs pelo mundo todo) e, mesmo achando o jogo ruim, penso que, se não tenho nada a falar dele a não ser que não gostei de seus personagens, da falta de interatividade e do excesso de cutscenes, devo permanecer em silêncio com relação a todo o resto.

    Opa, você primeiramente disse que não iria falar… mas acabou falando.. uahuahauhau… 🙂

    E nesta questão que você levantou eu também penso assim. Tanto é que se eu não gosto de um game procuro não falar nada sobre ele. Todos os games que já analisei aqui no Gagá Games, por exemplo, são todos games que eu curto. Mas em relação ao PSIII eu abri uma exceção justamente para brincar com o post do Orakio. Apesar de eu expressar minha opinião sincera sobre o game, é somente minha opinião. Longe de mim querer ser o dono da verdade nessa questão.

    O Senil :

    E eu não gosto de telas mais realistas e por isso nem vejo sentido em falar delas. Com jogos é (ou deveria ser a mesma coisa). Estarmos atentos a ouvir o que todos os lados dizem, mas só falar daquilo e sobre aquilo a que dedicamos nossa atenção.

    Com certeza, como vejo muitos pontos negativos no PSIII, eu foco em falar deles, pois suas qualidades são mínimas perto dos defeitos, infelizmente. Mas volto a dizer: é apenas a MINHA opinião, e ela não precisa ser levada tão a sério.

    O Senil :

    Assim eu gosto de dialogar; pois é isso que nos faz pensar de verdade, a conversa genuína com o outro que fala e que também nos ouve. Permite que conheçamos outros mundos que, ainda que jamais os visitemos, pode ser agradável ouvir falar deles.

    Putz, meu amigo… me fala aonde você comprou esse bagulho aí, por o negócio é “dus bão” mesmo hein? uahuahuahauha… mas até que falou bonito neste final. 🙂

    Mas o que eu acho mais legal em blogs é isso mesmo: poder ter discussões sadias e que mantenham o respeito entre os seus participantes, e respeitar a opinião do outro, mesmo que ela seja contrária a nossa.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 23/12/2009 em 1:04 pm
    Permalink

    @André “Caduco” Breder
    hehehe Quando falei qu a pessoa tem que tentar, quis dizer para ao menos poder falar alguma coisa sobre o jogo, como você fez. E não ficar só repetindo o que outros disseram sobre ele, manja? Tem gente que é assim. hehehe Lê qualquer coisa num fórum e sai repetindo que nem um papagaio. huahuahauhaua

    E o “passe para outro” não foi para que outro jogasse o mesmo jogo e sim você pegasse outra coisa coisa para jogar. hehehehehe Que é o que faço quando algum deles me desagrada.

    hehehe Então, sobre o Final Fanatsy VII, quis dizer que não tenho nada a falar sobre ele além daquilo que achei que o tornaram um jogo ruim para mim e as poucas qualidades que vi nele. hehehe Mas não poderia dizer a respeito de qualquer outra coisa.

    E sim! Eu sei que seu post foi seriamente para sacanear! huahuahauha Mas é que é bom deixar as coisas claro. hehehe Vai que alguém entrou no blog pela primeira vez e vê uma puta discussão do nada. hehehe

    E eu acho que pelo fato da opinião ser sua, como qualquer opinião, ela tem que ser levada a sério. Assim como a minha e a de todo mundo. Não para ficar batendo boca, mas para ouvir mesmo. Afinal, tudo o que as pessoas têm a dizer sobre qualquer coisa é importante; temos experiências, pensamos e falamos delas. Se isso não fosse importante, a própria vida não seria e até mesmo nós para nós mesmos. hehehe E não, não é aquele chavão “a sua opinião é muito importante para nós”! huahuahuaha

    Ah… Desculpe o “academiquês”. hehehe Como leio e escrevo bastante (não só ficção, mas também ensaios em psicologia e filosofia), às vezes não consigo evitar de usar as palavras desse jeito. hehehe Ainda bem que mesmo assim entendeu o que quis dizer! huahuahauha

    E com certeza cara! Respeito é o que é mais importante; e ele já inclui o saber ouvir o outro, mesmo que ele pense diferente de nós a respeito de uma coisa. Afinal, sob essa perspectiva diferente, o outro pode saber algo daquele jogo que não vislumbramos ainda.

    @Jorge Lucas

    Mas heim? huahuahuahuaha Só vê o BOPE entrando na casa do Orakio do nada, a PM aqui na minha e na do Sabat (este aqui é pêgo sem entender nada. huahuahuahua).

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 23/12/2009 em 1:37 pm
    Permalink

    O Senil :

    Quando falei qu a pessoa tem que tentar, quis dizer para ao menos poder falar alguma coisa sobre o jogo, como você fez. E não ficar só repetindo o que outros disseram sobre ele, manja? Tem gente que é assim. hehehe Lê qualquer coisa num fórum e sai repetindo que nem um papagaio. huahuahauhaua

    Só um idiota para fazer uma coisas dessas na minha opinião, mas realmente existem pessoas que fazem isso…

    O Senil :

    E o “passe para outro” não foi para que outro jogasse o mesmo jogo e sim você pegasse outra coisa coisa para jogar. hehehehehe Que é o que faço quando algum deles me desagrada.

    Nessa daí eu entendi errado então… uahuahua… 🙂

    O Senil :

    E sim! Eu sei que seu post foi seriamente para sacanear! huahuahauha Mas é que é bom deixar as coisas claro. hehehe Vai que alguém entrou no blog pela primeira vez e vê uma puta discussão do nada.

    Estamos discutindo, debatendo ideias, não brigando. E mesmo que eu tenha tido a intenção de sacanear você e os demais adoradores do PSIII, pode ter certeza que cada palavra ou palavrão que proferi a respeito do jogo refletem a minha mais sincera opinião mesmo… uhauahuaha.. 🙂

    O Senil :

    E eu acho que pelo fato da opinião ser sua, como qualquer opinião, ela tem que ser levada a sério. Assim como a minha e a de todo mundo. Não para ficar batendo boca, mas para ouvir mesmo. Afinal, tudo o que as pessoas têm a dizer sobre qualquer coisa é importante; temos experiências, pensamos e falamos delas. Se isso não fosse importante, a própria vida não seria e até mesmo nós para nós mesmos. hehehe E não, não é aquele chavão “a sua opinião é muito importante para nós”! huahuahuaha

    Quanto a essa questão, o que eu quis dizer é que minha opinião sobre o PSIII não é pra ser levada TÃO a sério, como parece que você estava levando. Só porque eu acho o jogo uma bosta, isso não vai mudar em nada o fato de você pensar totalmente o contrário, não é mesmo?

    O Senil :

    Ah… Desculpe o “academiquês”. hehehe Como leio e escrevo bastante (não só ficção, mas também ensaios em psicologia e filosofia), às vezes não consigo evitar de usar as palavras desse jeito. hehehe Ainda bem que mesmo assim entendeu o que quis dizer!

    Ainda bem que é só isso então… achei que eram efeito de drogas mesmo… uahuahuahua… 🙂

    O Senil :

    E com certeza cara! Respeito é o que é mais importante; e ele já inclui o saber ouvir o outro, mesmo que ele pense diferente de nós a respeito de uma coisa. Afinal, sob essa perspectiva diferente, o outro pode saber algo daquele jogo que não vislumbramos ainda.

    É isso aí!

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 23/12/2009 em 1:45 pm
    Permalink

    @André “Caduco” Breder
    Sim, eu levei sua opinião a sério, mas não no sentido de ficar ofendido ou bravo com isso. Somente no sentido de que achei melhor ouvir e ir colocando a minha própria como maneira de dialogar mesmo; acho sempre importante ouvir e não ignorar o que as pessoas têm a dizer (exceto quando não têm mesmo nada a dizer – ou são aquela papagaiada que falei). Até porque com isso, não só o que você acha fica mais claro para mim; o que eu acho também fica um pouco mais claro.

    Neh! huahuahuahuaha As únicas drogas que uso são os remédios que os médicos receitam quando estou com alguma doença. hehehehe

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • Pingback:Tweets that mention Gagá Games » Não é mito, é fato: Phantasy Star III é ruim sim senhor! -- Topsy.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *