E a série de post sobre o vigésimo aniversário do divino NEOGEO continua. Hoje vamos falar sobre alguns personagens marcantes do console. Tentei fazer um apanhado bacana, para reavivar lembranças aos nostálgicos e ao mesmo tempo apresentar um pouco do que era o universo NEOGEO àqueles retrogamers que não tiveram a oportunidade de curtir o console. Boa leitura!
Começamos o artigo recordando do jovem rebelde americano Terry Bogard de Fatal Fury, que quebrava o estereótipo do herói politicamente correto dos anos 90, com seu look ao estilo “born to be wild”. Uma cena marcante da série era quando Terry vencia um combate e arremessava seu boné para o alto dizendo “OK”. O jogo também introduziu outras memoráveis figuras como o irmão de Bogard, Andy, Geese Howard (o temido vilão) e Mai Shiranui, a beldade sexy symbol responsável por muitos calos nas mãos dos adolescentes daquela década.
Da Esquerda para a direita: Geese Howard, Terry Bogard, Mai Shiranui e Andy Bogard
Outra franquia de sucesso que nos deixou personagens incríveis foi Samurai Shodown. Haomaru com seu cabelo à la Cebolinha e seus rivais Ukyo, Genjuro e Nakoruru (a menina que conversava com a natureza) abrilhantavam as telinhas dos fliperamas e dos felizes donos de AES, com seus quimonos e armamentos característicos do século dezoito. Nakoruru até rompeu as fronteiras do universo gamer no oriente, ao aparecer em um dos cartazes da Mitaka City Water Department em 1994. Encontrar menção a jogos eletrônicos em propagandas não relacionadas era algo um tanto inusitado para a época.
Da Esquerda para a direita: Ukyo, Haomaru e Nakoruru
Robert Garcia, Ryo Sakazaki e cia foram revelados em Art of Fighting. Garcia era marrento, cabelinho comprido com rabo de cavalo e gel, e não gostava de sujar sua assentada roupa social com sangue não. Em sua Ferrari, desafiava o submundo do crime em busca de Yuri Sakazaki, sequestrada por uma gangue misteriosa. O hit King of Fighters ainda viria a reunir as mais carismáticas figuras da SNK em um único pacote, mas sem perder a qualidade e o carisma que cada um daqueles personagens tinha em seus games originais.
Metal Slug com seus protagonistas “molinhos”: Marco Rossi, Tarma Roving, Fio Germi e Eri Kasamoto também fizeram história. Os heróis, assim como os inimigos, expressavam emoções como medo, alegria e preocupação. Situações hilariantes, como maldições, transformavam os jogadores em múmias, animais, zumbis etc. Um trabalho de animação realmente primoroso da SNK.
Todos estes personagens do NEOGEO tinham algo em comum: destacavam-se pela criatividade e quebra de paradigmas dos padrões dos anos 90. O poderio gráfico da plataforma e a genialidade dos programadores foram responsáveis pela junção inédita de carisma e visual radical. The Future Is Now não era apenas um slogan usado pela SNK, o NEOGEO era realmente um console à frente de seu tempo.
Baseado no link oficial do aniversário do NEOGEO: http://neogeomuseum.snkplaymore.co.jp/english/whats/index.php
Próximo artigo: NEOGEO chega ao século XXI.
O pessoal tá tão ansioso pelo anúncio de Ono (produtor de SF IV), mas bem que poderia ter um crossover de Samurarai Shodown x Soul Calibur 🙂 Ah, na minha concepção a fonte de inspiração do Metal Slug foi a série Contra da Konami, Particularmente, eu gostei muito.
Charles[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
existe algum retrogamer que não jogou esses jogos/conhece esses personagens?
maximuscesar[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Art of Fighting. O jogo que me fez conhecer o mundo Neo Geo. Dificilmente algum retrogamer não irá cnhecer estes personagens maximusces. Mas pode acontecer de alguém ter ficado recluso, heheheheh.
piga[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@piga
hehehe pois é, nem todo mundo frequentava os fliperamas…rs
época boa que me traz muita nostalgia…
maximuscesar[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Pingback:Tweets that mention Gagá Games » NEOGEO, 20 anos (parte 4) — Personagens Marcantes -- Topsy.com
Dificil mesmo pois, mesmo os mais novos(como eu) conhece atrvés das serie de jogo The King of Fighter e Metal Slug um classsico dos melhores.
Viva Longa Ao NEOGEO(INFELIZMENE VIVO SOMENTE EM PC’S)
RRSRS
Ighor[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@Ighor
Sei que para a grande maioria dos jogadores atuais o lance é ir de emulação mesmo, mas eu ainda prefiro jogar Samurai Shodown 2, Real Bout Special e The King of Fighters 98 em meu glorioso Neo Geo AES. Mas devo admitir que não é fácil e nem barato ter um desses na sua estante, tem que gostar muito.
Contudo o importante é: Independente do hardware ou software de execução dos jogos, o que vale é a grande diversão propocionada por estes games, numa época em que não existiam definições como casual vs. hardcore e outras que apenas definham a comunidade gamer ao redor do mundo e levam a longas discussões infrutíferas. Um abraço ao Ighor e a todos os outros retrogamers!
Robson Vieira[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Com toda a certeza, Metal Slug e Samurai Shodown são jogo que qualquer fã de jogos de luta e aventura não pode perder.
P.S.:Robert Garcia apareceu primeiro em History Of Fight, só pra constar.
Felipão[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@Felipão
Pesquisei e não encontrei nada a respeito deste tal History of Fight.O game a que você se refere seria “Fighters History”? No mais um abraço a todos!
Robson Vieira[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Realmente, Terry Bogard, Haohmaru e Robert Garcia são personagens marcantes. Sempre quando saía um jogo novo com esses personagens, eu sempre escolhia eles, para ver quais eram as novidades, como golpes novos.
Agora, que eu saiba, Robert apareceu pela primeira vez no Art o f Fighting 1, em 1992.
Esse “History of Fight” eu procurei na net e não existe nada.
Fighters history foi lançado depois, em 1993. E não tem Robert.
Elielson[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Só personagens do mais alto escalão, a época que a gloriosa SNK comandava o mundo dos flipers… depois que virou Playmore não tem criado mais nada que preste e cada personagem mais escroto que o outro.
Gattsu[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Robert Garcia apareceu em Art of Fighting…
Fighter History é outra estória, não tem nada haver.
(Mizoguchi, Rai, Lee…)
Gattsu[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
o primeiro jogo da snk que tive contato foi samurai shodown. eu tinha 6 anos na epoca e achava q street fighter 2 era o supra sumo dos jogos de luta e nada iria me fazer jogar outro jogo, até ver a apresentação do jogo. eu e meu irmão(que tinha 5 anos)piramo o cabeção quando vimos aquilo. luta de espadas? com samurai,ninja e outros carinhas? implorei,gritei para a minha mãe para nos 10 centavos para jogar a maquina de samurai. 17 anos depois daquele dia q vimos o game, até hoje eu e o meu irmão fica na etrna disputa: haohmaru ou ukyo,qual o melhor?
leandro(leon belmont) alves[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Muito bom o neo geo( principalmente o aes) jogo bastante no meu dingoo =)
joeycaruzo[Citar este comentário] [Responder a este comentário]