Há semanas a turma que visita o Gagá Games vem me cobrando que fale sobre este jogo. Eu, que mal sei o que é um Nintendo DS, dei uma de José Augusto e fiquei meio naquela de “e agora o que é que eu faço” (lembram dessa música?). Mas depois que encontrei o iDeaS, um emulador malandrinho que roda até no meu Linux, decidi dar uma espiada no jogo.
Retro Game Challenge conta a história muito louca de um garoto (Arino) que era fera nos games antigos, e cansou de apanhar dos amigos nos games modernos. Já se identificou, né? Quase rolaram umas lágrimas por aqui.
A obsessão do rapaz em tornar-se um mestre dos games acabou gerando uma versão digitalizada para Nintendo DS do pobre rapaz, com direito a viagem no tempo para os anos 80, quando bastava responder “o botão atira” para ensinar alguém a jogar um jogo.
Resumindo a história, você foi desafiado pelo rapaz e agora está nos anos 80 disputando altas rodadas de games clássicos.
Games clássicos? Aqueles mesmos, que eu jogava?
Quase isso. O primeiro jogo que você vai jogar é o Cosmic Gate, Veja se a foto parece familiar:
Não, não, PARECE Galaga (ou Galaxian), mas é Cosmic Gate, um genérico de Galaga. Sua primeira tarefa é cumprir uma série de missões nele, como chegar à quinta fase, matar o inimigo que brilha antes dos outros para abrir o portal e coisas do gênero. O negócio é bem divertido, se você quer saber.
Se quiser aprender as regras do jogo, o manual do Cosmic Gate está disponível para consulta em um menu. É tipo um manual de verdade mesmo, ensinando os comandos, dando dicas e tal. E não para por aí: conforme você vai vencendo as missões, nosso amigo oitentista vai liberando a coleção de revistas de games dele, e a coisa toda é muito bem feita. Tem o review do jogo, dicas e coisas do gênero. É de se aplaudir o esforço da fabricante em tornar a experiência a mais autêntica possível. Este é um daqueles jogos que você tem que curtir com calma, saboreando os itens que vão aparecendo.
Eu joguei pouco por enquanto, ainda estou no Cosmic Gate, mas já estou me divertindo bastante.Entre uma partida e outra seu personagem conversa com Arino, e o garoto diz umas coisas engraçadas. Teve uma vez em que eu fui jogar Cosmic Gate e o jogo não entrou, aí o Arino disse para eu assoprar o cartucho 🙂
Além do Cosmic Gate, também estão presentes jogos de corrida, ação e até um RPG! Vou ver se arranjo tempo para dar mais umas partidinhas, e aí posto mais um pouco sobre o jogo, mas desde já recomendo a todos os retrogamers esta pequena pérola. Supondo, é claro, que você seja um traidor do movimento e tenha um Nintendo DS.
… se bem que o DS é um console meio retrô, e às vezes a gente dá uma colher de chá para ele aqui no Gagá Games 🙂
Ah, finalmente Retro Game Challenge! Ja era hora hein? Faltou umas fotos sobre o Haggle man 1, 2 e 3 que são fantásticos!
Outro ponto nostálgico do jogo é quando os personagens comentam sobre “ao perder num game você deve jogar o controle no chão, essa é a lei!”.
Ou mesmo quando um cartucho não funciona, lhe dá a opção “Soprar cartucho” ou “Lamber cartucho”.
Outro ponto interessante, em algumas revistas você pode ver os “cheats” do jogo. Porém, em algumas delas o cheat apresentado vem ERRADO! Sim! Exatamente como acontecia quando você comprava uma revista e ficava puto quando testava ele e não ia de jeito e maneira! Mas o cheat existe, só foi colocado na revista errado de propósito pelos programadores.
RGC é sem dúvida um dos meus jogos favoritos do DS e já está aí disponível o RGC2 pelo nome “Game Center CX: Arino no Chousenjou 2”, esse a disputa é na era SNES/Mega. Só que apenas em japonês é F*da…
Vittor[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Pombas, já tem até o 2? Tô por fora mesmo, valeu a dica.
Conforme eu for jogando os outros minigames vou falando sobre eles aqui.
Orakio Rob, “O Gagá”[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Argh, vou ter q chegar em ksa e colocar essa rom no meu DS urgentemente… o CX 2 é em japa, mas acho q ainda nem saiu, e com o sucesso aparente do 1 vai sair em ingles o 2 tb…
Tallarico[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
O 2 em japa já saiu sim, logo depois do 1 em inglês. Só não se tem previsão da versão americana ainda.
Vittor[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Valeu por finalmente postar o review, muitos agradecerão por compartilhar esta informação! 🙂
gamer_boy[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Eu quero muito jogar essa pérola, mas minha lista de games inacabos está enorme e eu não quero me aventurar em mais um sem pelo menos dar baixa em um da lista!
Se não me engano o joguinho é baseado em uma série de TV japonesa (de onde mais seria?) e dizem que o programa é divertidíssimo! Ah se eu achasse legendado pra assistir..
Samuel Batista[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Não curti esse jogo não, olha só que gráficos podres.
Brincadeiras à parte, RGC foi a coisa mais nostálgicas que já joguei na vida ;_; . Deem uma olhada no programa que inspirou o jogo, Retro Game Master, excelente para os gagás:
http://hadouken.wordpress.com/2009/02/06/retro-game-master-tidbits-um-gostinho-legendado-em-ingles/
Demorou mas você finalmente escreveu sobre o jogo 😀 .
ANTIDEUS[Citar este comentário] [Responder a este comentário]