Quem foi que disse que console novo só presta para jogar FPS?

O meu Wii é uma máquina de retrogaming. A quantidade de velharias que eu jogo nele supera facilmente a quantidade de jogos novos. É, eu sei, bizarro isso de comprar videogame novo para jogar games velhos, né?

Eu decidi transformar o Wii na minha máquina oficial de retrogaming. É claro que dá para jogar todo tipo de videogame com emuladores no PC, mas para mim videogame foi feito para a gente jogar sentado no sofá, com um controle na mão, e não colado no monitor do PC, usando o teclado. Daí a necessidade de arranjar um console que oferecesse meios para que eu desfrutasse de uns bons clássicos do passado no conforto da minha sala.

Neste post, vou passar para vocês a minha experiência com retrogaming no Wii. Espero que seja útil para alguém, e aceito suas sugestões para a gente ampliar o post e deixá-lo mais completo, ok? O espaço dos comentários é todo de vocês!

Virtual Console

A opção mais prática (e a única 100% legal) para quem quer jogar títulos antigos no Wii é o Virtual Console. A loja virtual da Nintendo vende vários títulos de consoles antigos a preços que variam de cinco a 12 dólares (entre dez e 20 reais, mais ou menos).

O procedimento de compra é simples: você conecta seu Wii à internet, acessa o Wii Shop Channel, navega entre os jogos por console ou categoria ou dá uma busca pelo nome do jogo. Quando achar o que deseja, você clica em comprar, informa os dados do seu cartão de crédito internacional, compra “Wii points” (a compra mínima é de 1000 Wii points, ou 10 dólares, sendo que o que sobrar fica no seu saldo para compras futuras) e baixa o jogo. DICA: algumas pessoas têm o cartão recusado na hora da compra. Muitas vezes elas erram na hora de digitar o CEP, que tem que estar IGUALZINHO ao que aparece na fatura do seu cartão. Ou seja, até um tracinho (ou a ausência dele) pode fazer diferença.

A maioria desses jogos permite que você interrompa a jogatina a qualquer momento para retomar mais tarde, exatamente de onde parou. Mas não é save state: quando você retoma o jogo, o ponto de save é apagado, não dá para dar load e tentar de novo a luta contra aquele chefe maldito, por exemplo. Encare o recurso como uma alternativa a ter que deixar o console ligado para continuar mais tarde. Obviamente, os jogos que oferecem save, como os RPGs, preservam a funcionalidade e você pode salvar como faria em um cartucho comum.

O Virtual Console está cheio de velharias deliciosas. Eu não sei quanto a vocês, mas eu adoro Mappy.

Os jogos são bem fieis aos originais. Eu, pelo menos, nunca notei nenhuma bizarrice nos (muitos) jogos que comprei. Gráficos, música, jogabilidade, tá tudo direitinho. Minto: jogos de Nintendo 64 que usam o rumble pack não tremem o controle. Mas no geral a coisa flui muito bem. Quem busca qualidade na emulação pode entrar nessa onda tranquilo. Mas a turma que gosta de acionar mil opções de filtros para melhorar a imagem em emuladores de PC pode tirar o cavalinho da chuva: no Virtual Console a coisa é simples e direta, não há opções extra disponíveis para nada.

Uma coisa legal do Virtual Console é que, além dos clássicos do passado, rolam também jogos que saíram apenas no Japão em seu lançamento original. O exemplo de maior destaque é o famoso Castlevania: Rondo of Blood de PC Engine, que está disponível para venda no serviço.

Vale lembrar que nem todos os jogos podem ser jogados apenas com o Wiimote. Se você comprar um jogo de NES ou Master System até dá, mas para jogos de Super Nintendo ou Nintendo 64, por exemplo, você vai precisar de um controle de Gamecube ou de um Wii Classic Controller Pro. Eu falo sobre os dois mais abaixo, vai lendo aí…

Coletâneas diversas e jogos de Gamecube

O Wii por si só já tem uma boa variedade de coletâneas de títulos antigos lançadas, mas essa quantidade dobra graças a um grande trunfo do console: sua retrocompatibilidade com jogos de Gamecube (recurso que deixará de existir nos novos modelos de Wii, portanto fique ligado).

Se você tem interesse em jogar títulos de Gamecube no seu Wii, é bom avisar que só dá para jogar os jogos dele com o controle do Gamecube. O Wiimote simplesmente não funciona quando o Wii roda um jogo de GC. Se você tiver um aí sobrando, ótimo. Se não tiver, pode gastar menos comprando um usado ou adquirindo um daqueles genéricos vagabundos (não recomendo, o que eu comprei deu problema na alavanca em menos de duas semanas). Se parar um dindin na sua mão, recomendo a aquisição do controle de Gamecube oficial que a Nintendo lançou pensando nos donos de Wii. Ele tem um fio compridão e funciona que é uma beleza, eu recomendo muito. Comprei no PlayAsia.

O melhor de tudo é que, embora títulos do Wii ainda custem caro no eBay, é fácil achar no site de leilões norte-americano jogos usados para Gamecube a preço de banana. E é aí, meus amigos, que nós fazemos a festa. Procurando bem, você consegue uma baita coletânea de títulos antigos até por uns trinta reais (contando com o frete). O único porém é que você precisa ter cartão de crédito internacional. Obviamente dá para achar no Mercado Livre também, mas os preços e a variedade costumam ser mais interessantes no eBay. Brasileiro é fogo e mete a mão 🙁

Seguem algumas coletâneas dignas de nota, tanto para o Wii quanto para o Gamecube, com os respectivos links para as ofertas disponíveis no eBay. Se você sentiu falta de alguma coletânea aqui, diga nos comentários que eu acrescento para a lista ficar completa:

Faltou alguma coisa? Conte aí nos comentários!

Emuladores

Felizmente o Wii conta com um monte de emuladores legais para a gente fazer a nossa festa. O único porém é que você vai ter que desbloquear seu console para instalar os emuladores, não tem outro jeito. O procedimento foge ao escopo deste post, mas olha aí um tutorial bom sobre o assunto aqui. Só tenha em mente que você pode inutilizar seu aparelho se faltar luz durante o processo, e mil outras coisas podem dar errado. Não venha dizer que eu não avisei depois.

Com o console desbloqueado, você pode rodar vários emuladores (vejam só o tamanho da lista). Obviamente você vai ter que arranjar as roms em algum lugar, mas não me pergunte onde!

Aí vão minhas opiniões sobre alguns emuladores:

  • DOSBox Wii: emulador de DOS que aceita teclado USB. Não cheguei a testar, mas nosso amigo Cosmonal diz que é lindo para jogar adventures antigos usando o Wiimote como ponteiro do mouse (“joguei Quest For Glory e King’s Quest VI com ele, funcionou perfeito”, disse ele quase em lágrimas ^_^).
  • Genesis Plus GX: emulador de Mega Drive e Master System, com alta compatibilidade (roda até Virtua Racing). Nos meus testes, os jogos rodaram até um pouco mais rápidos do que o normal… alguém sabe desacelerar esse treco? No geral, um ótimo emulador com um monte de opções para você mexer. Oferece recurso de save state para continuar a partida de onde parou.
  • MednafenWii: este saiu há pouco tempo e não aparece na lista que indiquei acima. Já falei sobre o Mednafen de PC aqui, e felizmente ele foi muito bem adaptado para o Wii. Nos meus testes, rodei jogos de Master System, NES, Game Boy, Game Boy Advance, Game Gear e Neo Geo Pocket com perfeição. E o bichinho ainda afirma rodar Lynx, PC Engine (segundo o desenvolvedor, os jogos de CD ficam lentos), Virtual Boy (!), Wonderswan e PC-FX! Também oferece save states.
  • O2em: uau, emulador de Odyssey 2 no Wii! E funciona que é uma beleza, tem até teclado virtual. Testei uma meia dúzia de jogos (dentre eles “Balão travesso”, que eu amava jogar quando moleque) e rodaram perfeitamente.
  • Snes9x GX: este emulador de Super Nintendo roda Mario Kart na velocidade certa, tem filtros para melhorar a imagem (quando ativados o desempenho cai um pouco) e save states. Nos meus testes funcionou muitíssimo bem, eu adorei.
  • Wii2600: emulador de Atari 2600. Uma beleza, os jogos rodam bem pra diabo.
  • Wii7800: emulador de Atari 7800. Também funciona direitinho, vale a pena conferir.

Cada emulador tem suas próprias exigências em relação aos controles que você pode usar. Mas pelo que eu vi, todos ou quase todos os emuladores dão um jeitinho para permitir a jogatina com Wiimote e nunchuk mesmo, além de oferecer outras opções mais interessantes, especialmente com o Wii Classic Controller Pro.

Controles

Este é um ponto que confunde muita gente, então vamos explicar com calma.

O Wii vem com o Wiimote e o nunchuk para você jogar títulos feitos para o Wii. Com essa dobradinha você pode jogar jogos de ALGUNS consoles disponíveis no Virtual Console, mas não de todos. Para curtir tudo sem medo, você vai precisar do Wii Classic Controller Pro ou do Controle de Gamecube, já que ambos têm mais botões e, se não me engano, são aceitos por todos os jogos do Virtual Console. Se você comprar Ocarina of Time no Virtual Console e só tiver o Wiimote e o nunchuk em casa, meu velho, gastou seu dinheiro à toa. Não vai rolar nem por decreto.

Como você precisa do controle de Gamecube para jogar os títulos de Gamecube no Wii (já falei sobre isso aí em cima, mas repito: jogo de Gamecube no Wii só funciona com o controle de Gamecube) muita gente acaba comprando só o controle do GC e deixando de lado o Wii Classic Controller Pro. Acontece que eu tenho aqui o Wii Classic Controller Pro, e recomendo fortemente.

Wii Classic Controller Pro. Não é uma gracinha?

Ele tem um monte de botões, duas alavancas, pad digital… e os botões estão dispostos de maneira mais convencional, o que é bom para jogos de luta (ninguém merece jogar Street Fighter II no controle do Gamecube). Se estiver com um dindin na mão, pode comprar o Classic Controller Pro que você vai curtir. Mas não esqueça que não dá para jogar jogos de Gamecube com ele! É, eu sei, a Nintendo é uma maldita e faz a gente gastar dinheiro com mil acessórios diferentes.

ATENÇÃO: existe uma versão anterior desse controle, o Wii Classic Controller (sem “Pro” no final). Ele é diferente e eu nunca joguei nele. Minha opinião vale para a versão Pro, que você vê na foto acima.

Uma coisa interessante que muita gente não sabe é que o Wii permite o uso de controles de vários controles de consoles antigos. Não conectando diretamente, mas através de réplicas oficiais ou lançadas por terceiros, ou ainda por meio de adaptadores milagrosos. Isso torna a experiência bem mais autêntica, não é não?

Vamos começar pelos controles que foram adaptados para o Wii. Notem que nem todos são oficiais.

Esses aí são os que eu conheço. Conhece mais algum? Avise aí nos comentários!

Adaptadores de controles

Para quem já tem os controles em casa e não quer gastar uma fortuna nos controles adaptados, uma boa pedida são os adaptadores de controles. Você conecta o adaptador ao Wii e conecta o seu controle velho ao adaptador. Uma beleza.

Nenhum desses adaptadores é oficial, e a qualidade deles pode variar bastante, visto que costumam ser amadores ou fabricados por empresas desconhecidas:

Desses adaptadores, o único que eu tive a oportunidade de testar foi o Wii RetroPad Adapter. O criador dele é brasileiro, e enviou uma unidade de presente para mim. Eu testei o adaptador com controles de Atari, Master System e Mega Drive, obtendo excelentes resultados em todos eles.

O Wii RetroPad Adapter é meio cru, mas funciona bem pra diabo!

Uma vantagem do Wii RetroPad Adapter é que, ao contrário dos outros adaptadores, que se conectam à entrada de controle no Wii, ele se conecta ao Wiimote, permitindo a você jogar bem longe da tela. O adaptador faz com que o controle em questão assuma as funções de botões do Wiimote Wii Classic Controller. Só tive problemas com um emulador de Atari 2600, o Wii2600, que por algum motivo insano usa o botão DOIS como botão de tiro. Como o botão de tiro do controle do Atari conectado ao adaptador assume a função do botão 1, a coisa não dá certo. Escrevi um email para o criador do emulador, e ele me disse que está trabalhando em uma nova versão que permite configurar os botões. Aí sim! Mas no emulador de Mega Drive e Master System os controles originais funcionaram lindamente. Não testei no emulador de SNES porque não tenho controle de SNES aqui em casa.

Ah, o criador do Wii RetroPad Adapter está desenvolvendo uma nova versão do adaptador, com embalagem plástica mais bonitinha (a versão atual é uma placa solta, bem zoneada). Essa nova versão incluirá apenas o conector DB9, que aceita controles de Atari, Master System, Mega Drive e outros. Mas não temam, porque um cabo adicional trará conectores para controles de SNES, Playstation 2 e NES.

Concluindo

Eu acho o Wii bacanérrimo para jogar jogos velhos. E com o preço caindo, o negócio fica ainda mais interessante! Além de todos esses jogos velhos emulados, você ainda pode desfrutar de jogos de Wii e Gamecube, o que não é nada mal, não é mesmo?

Se quiser compartilhar sua experiência retrô com o Wii aí nos comentários, mande brasa! Eu agradeço!

Retro-Wii: compre um Wii para rodar velharias!
Tags:     

90 ideias sobre “Retro-Wii: compre um Wii para rodar velharias!

  • 17/11/2011 em 7:31 am
    Permalink

    Muito trabalho e complicação para fazer algo muito mais simples e eficiente, compre controles de xBox sem fio (humilha todos os do wii) e plugue seu PC na TV por HDMI, emulação de primeira linha com muito mais quantidade, qualidade e eficiência.

    O Wii é um péssimo aparelho para emulação, tem lentidão até em jogos de Mega Drive.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 17/11/2011 em 7:39 am
    Permalink

    Aqui em casa o wii do meu irmão é desbloqueado e em emulação é muito bom mesmo. Já joguei SNES, MEGA, NES. Sinceramente não sou muito fã do wii mas, acho a proposta do console ótima. Contudo, sou da opinião que video game é para jogar sentado, na boa sem se movimentar. Se vc quer se movimentar vá para uma academia ou vá praticar esportes mas é apenas minha opinião. Estava lendo aqui sobre o XBOX, o primeirão e ao que parece ele é o cara da emulação, roda tudo nele. Estou querendo pegar um. Vc sabe se é isso tudo mesmo ou é apenas um mito da net? Abraço e parabéns por mais um ótimo post.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 17/11/2011 em 7:46 am
    Permalink

    Gaga, seu maldito! Vou ter que comprar um Wii agora 😀

    Minha namorada tem um Wii, e já fiquei com ele lá em casa por um tempo. Sinceramente eu desanimei com a maioria dos jogos, sou muito preguiçoso e gosto de jogar deitado. Já os jogos de dança são sempre bacanas. Jogando Just Dance 2 com uma galera eu fiquei tão empolgado na dança que pulei alto demais e dei um soco numa lâmpada incandescente e cortei a mão, doeu pacas.

    Já no quesito de homebrews eu não gosto de mexer nos consoles dos outros, aí deixei de lado. Só tinha o emulador snes9X e alguns jgos do Virtual Console, gostei demais de ambos. A idéia de jogar isso tudo na TV da sala é irresistível, com um adaptador fica melhor ainda! O Wii Retropad Adapter parece muito bom, deve tunar a jogatina de uma maneira espetacular ^^ Belo post.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 17/11/2011 em 7:55 am
    Permalink

    @PH
    O controle do 360 tem um péssimo direcional. Ele é ótimo pra jogos de tiro ou de exploração em 3D, mas pra retrogames fica devendo pro Classic Controller.

    Qual jogo vc testou? Há jogos que são difíceis de emular mesmo. No caso do Snes9xGX ele emula perfeitamente Hamelin no Violin Hiki, um dos jogos que mais exigem processamento do console. Talvez o emulador de Mega Drive seja pior. Já os do Virtual Console que eu testei todos funcionam perfeitamente.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 17/11/2011 em 7:58 am
    Permalink

    PH :

    Muito trabalho e complicação para fazer algo muito mais simples e eficiente, compre controles de xBox sem fio (humilha todos os do wii) e plugue seu PC na TV por HDMI, emulação de primeira linha com muito mais quantidade, qualidade e eficiência.

    Quer dizer que levar o PC para a sala e ligar na TV é simples? ^_^

    Mas sim, sem dúvida o resultado vai ser melhor. Eu não faço isso porque sou casado, e a esposa me mata se eu instalar o PC na sala. Ela não deixa nem o meu Saturn ficar lá ao lado do Wii, quanto menos um PC, he he…

    Quanto aos jogos de Mega Drive no Wii, tente outra vez, PH. Pelo visto o emulador de Mega evoluiu horrores desde que você fez seus testes. Os jogos que eu testei ficaram rapidíssimos.

    Gustavo Lima :

    Estava lendo aqui sobre o XBOX, o primeirão e ao que parece ele é o cara da emulação, roda tudo nele. Estou querendo pegar um. Vc sabe se é isso tudo mesmo ou é apenas um mito da net?

    Nunca testei, mas várias pessoas já me disseram que ele realmente é “o cara” para emulação. Acredito que seja isso tudo sim.

    Heider Carlos :

    Gaga, seu maldito! Vou ter que comprar um Wii agora :D

    É como eu sempre digo, adoro fazer meus amigos gastarem dinheiro ^_^

    Quanto aos jogos de Wii, sei que em termos de quantidade os outros consoles têm muito mais títulos de qualidade que ele. Mas sou um cara de poucos jogos, fico meses jogando a mesma coisa. Ainda nem joguei todos os poucos jogos de Wii que realmente me interessam (comecei Twilight Princess outro dia, e ainda quero jogar Fragile, Sin & Punishment, Silent Hill, Resident Evil 4 e outros). E meu Zelda novo chega semana que vem se Deus quiser!

    E você sabe que eu curto os jogos de dança, he he… o jogo do Michael Jackson ainda é hit aqui com a patroa! Eu me divirto um bocado jogando com ela.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 17/11/2011 em 8:08 am
    Permalink

    Grande Gagá!

    Sobre o Wii RetroPad Adapter, segue uma sugestão de alteração no texto abaixo:

    “O adaptador faz com que o controle em questão assuma as funções de botões do Wiimote.” – Na verdade o Wii RetroPad Adapter “transforma” os retro-controles compatíveis com ele em um “Wii Classic Controller”, e não num “Wiimote”. 🙂

    Sobre a versão 2.0, está tecnicamente pronta! 🙂 Só estou aguardando as plaquinhas de circuito impresso e os cabos extensores pra poder começar a “manufatura”. Como de praxe, te enviarei uma amostra completa (com direito aos 3 diferentes cabos extensores [NES, SNES e PS2]), mas dessa vez, quero um vídeo de “unboxing”, hein! (adoro seus vídeos de unboxing!) 🙂

    Forte abraço!

    Bruno

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 17/11/2011 em 8:30 am
    Permalink

    Bom, pra quem não tem o pc perto da tv, realmente o wii parece ser uma boa pedida pra retrogaming.

    Mas uma boa solução tbm seria arrumar um PSP com o cabo de saída pra TV. Primeiro que o PSP é pequeno, vc não tem problema de ocupar espaço na sala, e 2o que a cena homebrew dele é bem mais desenvolvida do que no wii. (ou seja, tem emulador pra td que vc possa imaginar)
    Fora que ele roda jogos de PS1 nativamente, sem necessidade de emulador nem nada (bom, tem que ser desbloqueado pra rodar jogos baixados da net, claro).
    Não sei como rola emulação de Saturn e de 64 nele, mas de 16 bits pra baixo roda tudo perfeitinho.

    Bom, tem o agravante de que não rola usar com um controle externo… E que não roda jogos de Cube nem Wii XD
    Mas enfim, é uma boa solução tbm

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 17/11/2011 em 9:20 am
    Permalink

    @Jorge Chernicharo
    No caso do PSP a tv tem que ter progressive scan. O cabo é relativamente barato, e a cena homebrew dele é boa, mas bem mais limitada que a do Wii. Ah, ele não roda Saturn ou N64. Só roda PS1 pq foi a Sony que fez o emulador ^^ A bateria vai embora rapidinho nos emuladores 16 bits, pq ele tem que rodá-los a 333Mhz. Eealmente é uma boa escolha, principalmente pela portabilidade. Mas é preciso fuçar um bocado pra achar desbloqueios e emuladores compatíveis ^^

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 17/11/2011 em 9:40 am
    Permalink

    Numa coisa eu concordo com o Gagá, o Wii pra jogar velharias mesmo. Eu uso ele pra jogar mais GameCube do que Wii. Ja que o meu cubo quebrou. Só não o jogo fora pois os controle são compativeis com o Wii e os cabos com o SuperNintendo.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 17/11/2011 em 10:11 am
    Permalink

    @Heider Carlos
    Não acho que o direcional do xbox seja tão muito ruim assim não. Ele é melhor do que muitos que já passaram por aí, como o péssimo direcional do Master System.

    Mas eu citei o controle de xbox como exemplo, existem adaptadores para praticamente todos os tipos de controles já inventados, eu mesmo já coloquei 5 controles de Super Nintendo no PC para jogar emuladores, atualmente jogo com 2 de xbox e 2 de arcade, podendo combinar os 4 para jogar mario kart e bomber man.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 17/11/2011 em 10:20 am
    Permalink

    que coincidência Gagá, meu irmão tá tentando arrumar um rolo ae para nós termos um Wii aqui em casa. usado, mas tá valendo. e agora que você falou que realmente roda jogo velho no console(achava que era boato) tô querendo mais ainda ter o console. espero que o meu irmão consiga

    e eu gosto demais do Mappy. embora seja dificil pra cebola!

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 17/11/2011 em 10:21 am
    Permalink

    @PH
    Pô, comparar com o direcional do Master é covardia, é muito ruim 😛

    E só para deixar claro, eu acho que sua opção pelo netbook para emular na TV é uma ótima alternativa, que certamente oferece mais qualidade. É que cada opção apela a um público diferente: tem gente que não tem notebook, gente que tem um xbox em casa, gente que tem o Wii na sala para a família toda… enfim, há vários caminhos interessantes a seguir, depende do estilo e do bolso de cada um. No meu caso, já tenho um Wii, meu netbook é fraco, fico melhor com o Wii mesmo.

    Eu bem que queria cobrir todas essas possibilidades aqui… no dia em que eu comprar um notebook decente faço um post sobre emulação na TV com PC também. Tem gente que monta um PCzão mesmo ao lado da TV, é sensacional.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 17/11/2011 em 10:25 am
    Permalink

    @Orakio Rob, “O Gagá”
    O do Master é ruim, mas me divertiu horrores na época.

    Eu só dei minha opinião sobre emulação no Wii, como eu tenho um Wii e um notebook poderoso então essa foi a minha história. Por falar nisso quem quiser comprar meu Wii eu vendo baratinho, já desbloqueado via software e como eu sempre usei HD externo o leitor de DVD tá novo.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 17/11/2011 em 11:57 am
    Permalink

    Eu tenho meu velho guerreiro PS2 na TV do quarto de 21′, sempre que quero jogar algo retrô na tranquilidade da cama embaixo das cobertas, vou pra lá (tá lotado de emuladores e roms).

    Agora, uma coisa que não consigo é abandonar a emulação em PC. Tá certo que emular algo na TV é grandioso e tenho muita vontade, pois meu PC fica na sala, praticamente ao lado da TV, mas minha TV não tem entrada pra PC e a placa do meu PC não tem saída HDMI pra plugar ali, pretendo comprar uma placa pra isso em breve.

    Tenho vontade de comprar um notebook e levar meus jogos velho pra todo canto, um dia faço isso ainda…

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 17/11/2011 em 1:29 pm
    Permalink

    Olá Gagá, parabéns pelo post, muito legal!
    Gostei muito, especialmente por ser uma experiência parecida com a minha em quase todos os pontos, inclusive na questão do Saturn. Também tenho um e sofri para minha esposa deixar na sala ao lado do Wii, foi difícil, mas deixou por um tempo, o suficiente para jogar os principais jogos. Agora já está guardado de novo…kkkkk
    Quanto ao Wii, ao lado do Dingoo, é nele que jogo os games antigos, tanto nos jogos de Gamecube (que, como vc, compro no ebay bem baratinho), no emulador ( o meu já veio desbloqueado com homebrew instalado) e no virtual console, porém wads instalados, pois não consigo entrar no Shop Channell, pois pede para atualizar o console, mas tenho medo de perder a destrava.
    De qualquer forma, o Wii é demais para isso, tenho o controle clássico comum (funciona perfeitamente como o seu) e, no PC, só emulo para tirar alguma dúvida ou em jogos que ainda não instalei no Wii.
    Mas é isso ai, Wii e retrogames é pura diversão! Abraço!

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 17/11/2011 em 2:48 pm
    Permalink

    Legal saber q o Wii tem bom desempenho com emuladores… Também sou do tipo
    q prefere jogar na TV do q no PC, apesar de saber q esse último é imbatível
    em vários quesitos, porém nem um pouco “prático” as vezes com configurações
    complicadas e chatas. Já nos videogames a coisa é mais “prática”…
    Enfim, eu tenho a velha caixa preta da M$ aqui e digo com todas as letras: melhor console para emulação (e uma central multimidia tbm) EVER. Roda tudo bem da geração 32/64 bits pra trás (saiu um emu de saturn funcional esses tempos, se melhorar vai ficar em um bom nível,q eu espero xD), além de ter o XBMC como player multimídia completo, com tudo q é tocador (audio, vídeo e o escambau, além do acesso a banda larga (internet), tem uma porrada de homebrews decentes, tem linux, além de aceitar a instalação dos jogos na HD para economizar o leitor de DVD.
    Enfim, apenas elogios a esse console meio “desconhecido” para alguns (PS2 detonou a geração inteira). Pena ainda ser caro de ser encontrado com um bom estado, com os controles originais e tal.
    Vale a pena ter um desses na sala sim (apesar q o meu tá no quarto msm xD).

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 17/11/2011 em 4:14 pm
    Permalink

    O emulador de Nintendo 64 aceita o Remote + Nunchuck, o único problema é que ele não grava as mudanças na configuração dos botões. O Mario 64 rodou bem nele (algumas vezes dava um bug numa corredor do castelo, nada que atrapalhasse muito), o Ocarina of Time dava uns loadings em umas partes, mas como só joguei o começo, não sei se mais pra frente ele rodava bem.
    Tem uma maneira de jogar os jogos do Virtual Console de graça, instalando-os a partir do Wad Manager.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 17/11/2011 em 5:13 pm
    Permalink

    Muito legal o post, detalhou toda a experiência com o Wii como máquina para retrogaming. De fato, nem todo mundo conecta o PC na TV, e o Wii entra como uma belíssima alternativa. Além de tudo que você falou (puxa, tem o2em no já??? Baixando isso agora, valeu :D), aquele homebrew browser é uma delícia, nunca vi nada igual em nenhuma plataforma. Baixar qualquer coisa num local centralizado, com descrição de que controles suporta, etc… receber atualizações… parece um sistema comercial!

    O que pode ser um atrativo adicional para pessoas como eu ou o PH ,que comentou lá em cima: eu mesmo conecto o PC na TV desde 1999 (o que o torna a “principal plataforma da casa”), mas mesmo assim curto muito emular no Wii — como o exemplo que o Gagá cita no post, adventures com Wiimote? Muito divertido 🙂 e brincar com a comunidade homebrew com aquele browser fabuloso. Posso estar falando bobagem caso exista algo similar para os outros consoles modernos, mas o que a comunidade independente fez/faz para o Wii é digno de nota 🙂

    Hoje em dia há tantas alternativas… com um tablet Android 3 e um classic controller, você faz tudo em emulação (já rodei até Black Thorne do MS-DOS no tablet) só precisando daquela “telinha” na mão. Porém, é muito interessante conhecer as particularidades de cada plataforma, e o Wii o negócio é no capricho mesmo.

    Valeu Orakio!

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 17/11/2011 em 7:13 pm
    Permalink

    Olá pessoal!

    Vou tentar resumir minha opinião pessoal sobre o tema, sob a ótica de quem já teve um XBOX e um Wii, mas acabou vendendo o XBOX pra adotar definitivamente o Wii como plataforma oficial pra retrogaming, e que atualmente também possui um HTPC ligado na sala!

    O XBOX, com certeza, é A PLATAFORMA pra emulação de consoles antigos. Afinal, ele é um mero PC, com um processador Celeron de 700Mhz e uma placa de video “mais ou menos” rodando um sistema operacional que, no final das contas, é um Windows “capado”. Logo, o port de emuladores que rodam no Windows pro console se resume a compilar os fontes com o SDK (pirata) do console, criar uma interface de forma que seja possível acessar todas as funções do emulador (seleção de jogos, seleção de save-states, etc…) via joystick e pronto!

    Entretanto, tive problemas com alguns emuladores (principalmente o de SNES) na época (algumas ROMs não rodavam, etc…) e só me restava esperar pelos updates dos emuladores, na esperança de resolver os problemas. Mas a “scene” XBOX estava meio que bastante parada, parece que o pessoal havia perdido o interesse nos updates dos emuladores pra plataforma, então, acabei deixando ele mais de lado. Hoje em dia, não sei como anda os updates de homebrews pra XBOX…

    Foi então que olhei pro outro lado da estante, e eis que lá estava o Wii, branquinho, pequenininho, tímido… Fui pesquisar emuladores pra plataforma. E desde então, foi a melhor coisa que já fiz: os updates dos emuladores são frequentes, as plataformas que mais curto e que fizeram parte da minha infância (NES, SNES, Mega Drive e Atari) rodam perfeitamente e, em pouco tempo, eu já estava jogando os retrogames que eu jogava no XBOX no Wii. Aposentei de vez o XBOX e o vendi. Ficou um “vácuo” que foi a falta do XBMC, um excelente Media Player pra XBOX, mas compensei isso depois com a montagem de um sonho antigo meu: um HTPC baseado em Mini-ITX. Mais sobre isso adiante…

    Pro pessoal que teve uma experiência ruim com alguns emuladores no Wii, recomendo uma coisa: tenta de novo! 🙂

    O emulador de Mega Drive, por exemplo, o GenPlusGX, roda jogos de Master System também. E essa é uma “feature” nova no emulador, coisa que eu descobri a pouco tempo! Aposentei o SMSPlus, emulador de Master System pra Wii, por causa disso!

    Um emulador que sinto falta no Wii, entretanto, é um emulador decente de MAME. No XBOX eu gastava horas e horas nos jogos co-op com a esposa (Cadillacs and Dinosaurs, etc…), mas nada que eu não consiga viver sem! Com o Wii, consigo extrair o máximo do meu sedentarismo, ligando, jogando, e desligando o console do sofá, sem fio, através do Wiimote + Classic Controller (hoje só uso o RetroPad Adapter :P).

    Depois que montei meu HTPC, fiquei com vontade de adotá-lo como plataforma única e definitiva pra retrogaming. Falhou! Os motivos principais? A interface dos emuladores em si: não dá pra ativar as funções dos emuladores (como eu fazia no XBOX) a partir apenas do joystick. Além de ter que lidar com fios do controle, eu teria que ter um teclado (wireless, que seja, mas não deixa de ser mais um “acessório” a ter que lidar também) pra poder selecionar um save-state ou trocar de jogo, por exemplo. Até me arrisquei a criar um front-end (free) bem básico (em contra-partida a uns pagos que tinha por aí e que eu me recusava a comprar), mas que atendia à minha necessidade imediata: trocar de emuladores/jogos, tudo pelo joystick, e com a condição máxima, que era JAMAIS me levantar do sofá. Foi aí que nasceu o SimpleFE (http://www.brunofreitas.com/?q=node/21), mas não deu… Voltei pro Wii! 😛

    Hoje digo, sem pestanejar, que o Wii é a plataforma única e definitiva pra retrogaming.

    E acredito que será, pelo menos pra mim, por muito tempo! 🙂

    []s

    Bruno

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 17/11/2011 em 7:19 pm
    Permalink

    @Orakio Rob, “O Gagá”
    Gagá, vc tem certeza de que vc usou ROM americana (U) e não européia (E)? Recomendo SEMPRE rodar ROMS americanas ou japonesas nos emuladores!

    Outra coisa a se observar é se a ROM não é um “bad dump” ou “overdump”. Existe uma ferramente chamada GoodMerge que identifica as ROMs de diversos sistemas, categoriza elas como Overdump, Bad Dump, Hacks, e ainda renomeia os arquivos pra vc! Recomendo! 😉

    []s

    Bruno

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 17/11/2011 em 7:28 pm
    Permalink

    @bootsector
    Bruno,adorei seu comentário!Foi muito claro e lúcido.Sua experiência com o XBOX e o WII acabaram por complementar de forma brilhante o texto do Gagá.Tenho fortes intenções de comprar um console para emulação,mas ainda vou pesquisar mais,além do mais,tem o PS3 que pode se tornar uma plataforma GOD de emulação em um futuro próximo.Por enquanto meu PSP quebra muito bem o galho. 🙂
    Abraço.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 17/11/2011 em 7:51 pm
    Permalink

    @Dactar
    Grande Dactar!

    Concordo contigo que o PS3 tem potencial pra se tornar a plataforma MASTER pra emulação. Mas, pessoalmente, acredito que isso vai demorar um pouco pra acontecer, até que os itens abaixo sejam resolvidos:

    1 – A $ony pare de fazer terrorismo e ameaçar processar os hackers e criadores de homebrews

    2 – Criadores de homebrews parem de ter “medinho” da $ony

    3 – SDK free (baseado no GCC, até já existe, mas…), com acesso total ao hardware do PS3 (só até pouco tempo conseguiram criar um driver pra Linux com acesso total à GPU), com uma comunidade dedicada no tocante à suporte a desenvolvedores e documentação.

    Nessa ordem…

    Porém, pro ponto 3 acontecer, os dois pontos anteriores precisam ser resolvidos. Daí acho que leva tempo. Mas um dia acontece! 🙂

    Sobre o PSP, também acho matador! É ótimo pro “retrogamer solitário”, heheheh! Preciso botar minhas mãos num Dingoo um dia pra comparar 😛

    []s

    Bruno

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 17/11/2011 em 8:23 pm
    Permalink

    @bootsector
    Muito, muito bacana o seu comentário. E vou dar uma conferida no lance do emulador de Mega Drive. Aliás, este post vai acabar recebendo um update em breve, porque esqueci de cita o browser de aplicativos que o Cosmonal mencionou aí em cima. Vou testar mais uns emuladores, acrescentar umas coisas ao post e divulgar novamente na página inicial daqui a umas semanas.

    @MDA Games
    O meu Saturn e meu Mega Drive estão dentro do armário mesmo. Mas quando quero jogar, levo para a sala. Os fios já estão todos conectados, escondidos atrás do rack. É só levar e jogar. A Fafá só não gosta de zona, para ela basta um videogame na sala. E na verdade eu concordo com ela, se der muita corda a minha paixão por games toma a casa inteira!

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 17/11/2011 em 8:38 pm
    Permalink

    Vou dar minha opinião aqui.

    A melhor plataforma pra se emular alguma coisa ainda é o PC (Windows), pois o suporte da comunidade é monstruoso e o próprio Windows como plataforma é bastante versátil. Pra quem não gosta do controle do Xbox 360, os da Hori (testado: o controle arcade que vem na edição especial de Tekken 6)e os da Madcatz (testado com os Fightpad da Capcom), todos em suas versões para PS3 funcionam como uma luva. O windows (vista, meu SO atual) já reconhece e configura automaticamente. O próprio Sisaxis / Dualshock 3 funciona também, ensino o procedimento nesse link aqui.

    http://www.forum.retrobits.com.br/viewtopic.php?f=17&t=2478

    Eu emulo 8 sistemas no meu PS3 sem Linux ou desbloqueio. Fiz um tutorial a muito tempo, se o gagá quiser pode xerocar e postar aqui. Segue o link pra quem se interessar.

    http://www.forum.retrobits.com.br/viewtopic.php?f=1&t=6126

    O que pega é que ele é muito restritivo. Pra começar só dois modelos de PS3 são capazes de fazer o tutorial: Os FATs de 60gb e 80gb com retrocompatibilidade com o PS2. Os outros modelos FATs e todos os SLIMs sem chances. Outro impecílio é achar um DVD original do Swaper Magic 3 Coder versão 3.8, que hoje em dia é igual a mosca rosa. Pra não me alongar muito, visitem o link e veja quais sistemas emulados e como eles se comportam.

    Eu estou montando ainda um quarto aqui em casa que vai ter uma TV, o meu PC e o meu PS3 juntos em um só lugar. Gosto de jogar alguns jogos utilizando os faqs da Gamesfaqs mais não tô gostando de ter que imprimir.

    Quanto ao Wii, ainda estou pra testar o Dolphin (preguisa de baixar o emulador e algumas ISOs / ROMs), o emulador de Wii e Game Cube, que de acordo com o site oficial de desenvolvimento, já está melhor que o próprio console da Nintendo, rodando os jogos em 1080p, possibilitando que você utilize seu Wii Mote e o nunchuk, basta você ter uma plaquinha bluetooth no PC, por reles R$ 10,00 na esquina. Ou usar o controle de sua preferência. Alem das mamatas de Save States e pra quem gosta, trocentos filtros de imagens e sons.

    Talvez eu compre o Wii-u sse valer a pena. Já o 3DS em breve o no$gba vai estar emulando.

    Falow!

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 17/11/2011 em 8:42 pm
    Permalink

    Para quem é da época do Atari, Xbox360 ta uma festa… Se você têm uma conta de outro país nele (especialmente Europa e States), terá lá na Live o Game Room. Este conta com vários clássicos do Atari, Intelevision e da Konami parece, além de outros. Claro, você vai baixando pacotes com os jogos, mas só demonstrações, o completo têm que pagar um preço, mas da para se divertir muito! Além de que você pode montar suas próprias salas com seus jogos favoritos e escolher o seu design!
    Voltando, todos os consoles têm essa opção, mas no Wii é bem melhor… Well, para mim só faltaria grana para comprar os clássicos da Live, vale muito a pena, e ótimo artigo Gagá o/!

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 17/11/2011 em 8:46 pm
    Permalink

    @Orakio Rob, “O Gagá”

    Só ouvi falar de algo nesse estilo quando li sobre o SLG3000: http://retro.nintendolife.com/news/2011/04/feature_the_slg3000_and_the_glorious_return_of_scanlines

    Mas pelo q eu vi ele tem entrada e saída VGA apenas. Daí pra funcionar no Wii seria necessario um conversor de video componente pra VGA. Daí a brincadeira começa a ficar meio cara, e sem garantias de funcionamento, ate que alguem teste hehehe

    Por isso que eu ainda mantenho uma tubosa de 21″ aqui hehe. Cai como uma luva no Wii, que tem saida de video Standard Definition! 🙂

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 17/11/2011 em 8:54 pm
    Permalink

    @bootsector
    Que bacana te ver por aqui bootsector, foi graças à você (na outerspace e no ovelha inflável) que hoje eu tenho uma bela coleção de roms e emuladores no HDD do meu PS2!

    E também foi graças à você que faço uso até hoje do seu Front-End pra PC, acesso quase todos os meus emuladores apenas usando um joystick!

    Muito obrigado pelo teu apoio à cena e, a propósito, ainda continua postando na outerspace/ovelha inflável?

    Desculpe o offtopic Gagá, mas o bootsector já é um conhecido das antigas hehehe!

    (to vendo uma reunião de velhos pra falar de jogos mais velhos ainda uaheuahuahuea!

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 17/11/2011 em 9:06 pm
    Permalink

    @Cosmão
    Valeu pela receptividade, Cosmão! 🙂

    Fico surpreso em saber que tem gente que AINDA usa o SimpleFE! Ainda mais o Cosmão do Gagá Games! Que honra! 🙂

    Cara, época boa aquela do MegaPack 7 com instalador ultra-automático lançado no fórum OS hein? Tô tentando voltar a postar lá aos poucos, principalmente na Retrospace! O Ovelha infelizmente morreu, mas ainda não foi fechado. Posto muito raramente por lá.

    Bom, chega de offtopic por aqui, senão o Gagá pode “banir” ou “travar” a gente! 😛

    Forte abraço!

    Bruno

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 17/11/2011 em 9:06 pm
    Permalink

    @piga
    Caramba, Piga, maneiro o tutorial! Vou ver se adapto aqui sim, se eu fiz te dou um toque para você dar o “ok”.

    @Dark Classic
    Eu tenho a maior curiosidade com esse Game Room…

    @bootsector
    Olha aí umas fotos que um cara postou, ele ligou no X360 dele:
    http://www.neoseganet.com/forum/index.php?showtopic=47983

    Que bacana o Castlevania 3!
    http://imageshack.us/f/683/c00l.jpg/

    Dá vontade… mas aí penso em quantos dias vou ter que trabalhar para repôr essa grana e desanimo 🙁

    E minha tubosa pifou, comprei a LCD por isso. Quando ela “morreu”, eu sabia que seria i-m-p-o-s-s-í-v-e-l convencer a minha esposa a comprar outra TV de tubo, he he…

    @Cosmão
    Nossa, então o nosso amigo aí já era famoso antes de inventar o Wii Retro Adapter? Que bacana! Ô boot (sentiu a intimidade?), vou acabar fazendo um post só sobre as suas invenções por aqui, rs…

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 17/11/2011 em 10:17 pm
    Permalink

    Desses esquemas do post só joguei legalmente mesmo, usando o Virtual Console. Tô querendo pegar um controle de Gamecube para poder curtir os clássicos dele, e ainda me cago de medo quando penso em instalar o homebrew channel nele, mas um dia ainda pego coragem e instalo esse monte de emulador no meu Wii! =D

    Mas por enquanto uso o notebook conectado à TV, e o PS2 com um monte de emuladores. Infelizmente a emulação de SNES no PS2 não é lá grande coisa, mas já quebra o galho.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 18/11/2011 em 2:34 am
    Permalink

    Olha, para o pessoal que está com dúvida referente a emulação no Xbox 1, está indo de vento em poupa. Os emuladores são atualizados sim, e roda de tudo.

    Rodo aqui Mega Drive, Neo Geo, Master System, NES, SNES e tudo quanto é micro antigo (Apple II, Amiga, MSX, ZX Spectrum), TODOS em 1080i com scanlines através do cabo vídeo componente, fica muito bom em tela Full HD por simular perfeitamente um tubo de CRT plano. Achei até melhor que alguns emuladores que testei no PC. A TV é uma Philips Ambilight 46″ LED, e fica perfeito.

    A emulação do N64 não fica perfeita, mas vários jogos rodam bem em 720p. Isso mesmo, 720p em um Xbox 1!

    Em TV CRT (tubã), joguei emulação no Xbox 1 em uma TV 29″ e fica ótimo também, mas aí é bom desligar os scanlines.

    Em resumo, o Xbox 1 ainda é O CONSOLE para emulação. Não posso dizer que é melhor ou pior que o Wii, mas eu não troco ele por nada.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 18/11/2011 em 5:04 am
    Permalink

    Uso o wii como minha plataforma principal de retrojogos e realmente existe uma limitação nos emuladores de N64, Mame e PSX, porém não vi ninguém falando sobre um emulador que faz toda a diferença de usá-lo no wii que é o SCUMMVM, ele emula jogos point-and-click e tem uma interface muito simples, eu cheguei a usar o SCUMMVM no PS2 porém usar o wiimote como controle melhorou bastante a jogabilidade na minha opinião.
    E os ports de fps clássicos como: Doom, Quake, Hexen e Wolfenstein3D também fazem bastante sucesso aqui em casa jogados na Zapper.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 18/11/2011 em 6:37 am
    Permalink

    Perguntas aos mestres do Wii:

    Alguém ai já conseguiu emular o Nec Pc Engine no Wii?
    Gostaria de saber pois sou fã desse console apesar de só emular ele aqui em casa, roda lindo aqui, tanto que estou jogando Y’s Book I&II, bacana mas achei meio fraco (FF VI é o melhor pra mim ainda).

    Queria saber onde consigo usar o frontend no meu pc pois n consegui instalar ele ainda, não manjo muito.

    Minha opinião do Wii é que um amigo meu tem esse console e é muito bom, tanto que achei mais duradouro e resistente que o Xbox 360 e o PS3.
    Muitos amigos meus que tiveram PS3 e Xbox 360 se lascaram usando alternativos, mesmo usando originais perderam seus consoles em menos de 2 anos.
    O Wii é um console bacana pela retrocompatibilidade mas infelizmente todos sofrem de atualizações o que é um tanto chato de fazer e por enquanto prefiro não ter esses consoles por causa do preço que acho um tanto caro pagar por um produto que não tem durabilidade e também por toda hora ter de atualizar, sendo que pode ferrar o destrave desses aparelhos.

    Para emulação, o PC ainda é infinitamente melhor, tirandoa parte chata de configurações, compensa muito mais do que comprar um único console, fora a economia que é um diferencial e tanto para quem não quer gastar com coleções e ajuda muito no espaço fisico tb.

    Abraço a todos matéria show de bola ainda mais com uma equipe dessas.
    Por isso que volta e meia estou aqui postando meus humildes comentários.

    Ulisses Old Gamer 78

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 18/11/2011 em 8:18 am
    Permalink

    @Dark Classic
    Game Room da Microsoft, muito bem lembrado. Não entendo porque não ficou difundido. Inclusive, haverá um Cosmic Cast (série de vídeos sobre retrogaming que a gente faz) sobre ele. De tudo que está se falando por aqui em emulação de console antigo, tem características que só existem no Game Room da Live do 360, acho que muita gente não tem simplesmente porque não conhece.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 18/11/2011 em 8:30 am
    Permalink

    @PH
    Só eu não acho o direcional do Master tão ruim assim? Ó, consegui terminar R-Type nele na época hein, sem usar o controle do Mega, que não tinha sido lançado pela Tec Toy por aqui ainda 😛 Claro que o polegar esquerdo fica acabado, mesmo com poucas horas de jogo…

    Mas que nada, estou sofrendo ultimamente com Alien Syndrome no Master. Me matando pra evoluir no jogo e tal… todo um esforço pra jogar na plataforma original, com o joystick original… mas a dificuldade imposta pelo direcional já estava me fazendo perder a paciência com o jogo.

    Então lembrei: “ora, na época as pessoas também conectavam o joystick do Mega Drive no Master, pra aproveitar o melhor controle dele”. Então tá, vou fazê-lo! TUM! O personagem só anda para esquerda. Seria meu controle do Mega? Pega outro…. nada… muda de console Master System… nada.

    Ah é? Conecto o cartucho do Alien Syndrome no Mega Drive, com o Power Base. “Agora vai”. TUM! Personagem andando eternamente para a esquerda. Wikipedia:

    “…a few Master System games, such as Alien Syndrome will not function properly with these controllers, and must be played with original Master System controllers, even on a Mega Drive equipped with a Power Base Converter”

    É brincadeira um negócio desses? Ô azar… 😛

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *