Nota: Este artigo é uma adaptação da matéria original pertencente ao site Mushroom Kingdom, publicada originalmente em inglês e traduzida para o português em 26/03/2008, sendo que a tradução foi originalmente publicada no site NES Archive. Contém revelações sobre o enredo.

Traduzido por João Luís

Um segundo e meio extras

Em Super Mario Bros. 3, há um efeito de transição quando você entra em uma fase a partir do mapa. Na versão japonesa não é diferente, exceto pelo fato de também existir outro efeito de transição quando você inicia as fases. Abaixo segue uma animação mostrando tal efeito:

smb3-j_stagestart.gif

Este efeito foi omitido na versão em inglês, reduzindo o tempo de espera no início das fases em aproximadamente um segundo e meio.

Ouch!

No SMB3 japonês, Super/Fire/Raccoon/Frog/Tanooki/Hammer Mario, sempre irão reverter para o Mario pequeno quando você receber um dano de algum inimigo. A versão em inglês é mais tolerante, permitindo que você retorne de Fire/Raccoon/Frog/Tanooki/Hammer Mario, para Super Mario.

Tempo de espera nas Mushroom House’s

A versão japonesa permite que você se mova antes de Toad terminar de falar, mas a versão em inglês lhe obriga a esperar que todo o texto seja mostrado, para então se mover pela tela. Se eles não tivessem mudado esse tempo de espera na versão americana, você poderia se mover logo após o término da segunda linha de texto.

Fortaleza do Mundo 1

O teto de espinhos que sobem e descem, originalmente tinham 4 espinhos a mais após a porta. A parede da direita foi extendida em dois blocos para a esquerda, deletando assim tais espinhos da versão em inglês. Eu diria que isso torna esta parte consideravelmente mais fácil.

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Sala do Rei

Quando entramos na sala onde o Rei aparece transformado, percebemos que a mesma é um pouco diferente. Na versão em inglês, Mario aparece bem perto das escadas, uma pilastra foi deletada, as escadas foram alongadas, e a pilastra do canto direito da tela agora aparece na parte da frente dos degraus. No cenário de fundo, as sombras foram invertidas, e os grandes triângulos foram mudados em cor e tamanho. Além disso, o trono e degraus foram mudados de azul para amarelo-ouro, resultando assim em uma versão um pouco mais colorida.

smb3_king.gif

No caso de você estar se perguntando, Super Mario All-Stars utiliza o trono original da versão japonesa. E Mario também começa na parte esqueda da tela.

Mudança de roupa

Na versão japonesa de SMB3, quando Frog/Tanooki/Hammer Mario recebe um dano, você irá ouvir um som [”bloop”] e o desenho da roupa irá saltar do corpo de Mario. Isso não existe na versão em inlgês, mas reaparece em Super Mario All-Stars.

smb3_suit.gif

Navio de tesouros

Há um truque que transforma os Hammer Brother’s ambulantes do mapa, em navios de tesouro. Se você já fez isso alguma vez, deve ter percebido que existe um estranho símbolo estampado na vela do navio. Acredite ou não, mas esse é um kanji que representa a palavra “tesouro”.

smb3_tship_2.gif takara_kanji.gif

Nuvem de Jugem

Nuvem de JugemO item Nuvem de Jugem permite que Mario atravesse um estágio na tela do mapa sem ao menos entrar nele. No Japão, Lakitu é geralmente referido como “Jugem”. Lakitu voa em uma nuvem similar a essa, daí então vem o nome “Nuvem de Jugem”.

Roupa Tanooki

As transformações de Mario em Raccoon (guaxinim) e Tanooki são baseadas na mitologia japonesa. Um “tanooki” (lê-se tanuki) é um animal japonês indígena que se assemelha a um guaxinim. Em antigos contos japoneses, esse tipo de guaxinim possui um pouco de poder mágico. Um de seus mais renomados talentos era a habilidade de transformar seu corpo utilizando folhas. Eles freqüentemente usavam isso para se transformar em humanos. Outras criaturas, como raposas, também eram conhecidas por terem esses poderes, mas essas utilizavam desse artifício para aplicar truques cruéis em humanos, já os guaxinins eram de uma natureza mais gentil e benéfica.

Do lado direito vemos um tanuki de The Legend of the Mystical Ninja (SNES), e ao lado dele há a transformação de Rocky, de Pocky and Rocky (SNES).

Do lado direito vemos um tanuki de The Legend of the Mystical Ninja (SNES), e ao lado dele há a transformação de Rocky, de Pocky and Rocky (SNES).

Mundo 3 – Japão

No mapa do mundo 3, se você pegar uma canoa e atravessá-lo para o lado mais à direita possível, onde está situado o castelo, irá perceber que esta ilha se assemelha muito com um local familiar: O Japão.


Do lado direito, vemos o mapa original do Japão

Do lado direito, vemos o mapa original do Japão

Por coincidência, a posição do castelo poderia representar a cidade de Kyoto – o local onde situa-se a sede da Nintendo. Lembre-se agora que o rei do mundo 3 é visualmente parecido com Mario (o mascote da Nintendo), sendo assim, tudo se encaixa perfeitamente.

Mundo 5-1

O fim da fase 5-1 foi um pouco mudada. Originalmente, na versão japonesa, neste ponto você poderia atravessar o cano, para então emergir do outro lado da parede e encontrar a área negra com a roleta de fim de fase, a aproximadamente 20 blocos de terreno vago. Este fim foi encurtado na versão em inglês, com a “área negra” sendo movida para além do cano e da parede onde costumavam estar.

smb3_w5-1.gif

A parede foi removida para corrigir um problema que poderia ocorrer caso você voasse além dela após atravessar o cano.

Sapato de Kuribo

Quem é Kuribo? A resposta é simples: no Japão, Goomba é conhecido como “Kuriboo” (pronuncia-se koo-ree-boh). Assim, a versão equivalente em inglês seria “Goomba’s Shoe” (Sapado de Goomba, ou Bota).

smb3_kuribo.gif

Na versão japonesa, se você for de encontro a um inimigo, o sapato ficará vermelho quando você perdê-lo. Diferentemente da versão em inglês, Mario sofrerá um dano no momento da perda. O Mario pequeno irá sobreviver, mas Super/Fire/Raccoon/Frog/Tanooki Mario irão se tornar pequenos. Se lembre que as roupas Frog/Tanooki saltam do corpo de Mario quando perdidas; e caso você perca a roupa e o sapato ao mesmo tempo, verá apenas a roupa saltando.

smb3_akaikutsu.gif

Mundo 8 – Navios

Na segunda “fase” do mundo 8, um bloco foi removido no fim do navio.

smb3_w8-battleships.gif

Mario pula de navio em navio do que parece ser lava quente, mas na verdade esse misterioso líquido é inofensivo e pode-se nadar tranqüilamente. Na versão japonesa, se Mario pular no líquido depois do último navio, será impossível subir de volta, a não ser que esteja usando a roupa Frog Mario. Além disso, nesta fase a tela é “auto-rolante”, então Mario não poderá nadar de volta. Desta forma, na versão em inglês, o bloco foi removido para corrigir este problema.

Sem piadas

A versão japonesa de SMB3 apresenta uma princessa Toadstool mais séria. Na versão japonesa, ela originalmente diz: “Obrigada! Finalmente, a paz retorna ao Mundo dos Cogumelos. O fim!” (”Thank you! Finally, peace returns to the Mushroom World. The end!”).

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Créditos finais

Os nomes de todos os mundos foram alterados para “alguma coisa Land” na versão em inglês. Entretanto, o Mundo 1: Grass Land, também aparece na versão japonesa. Cheque as mudanças abaixo (imagens japonesas do lado esquerdo). E, no caso de você estar se perguntando, Super Mario All-Stars usa os créditos originais da versão japonesa.

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[Alguns de vocês podem ter uma versão em inglês com os títulos originais japoneses, pois existem duas versões americanas levemente diferentes]

Vale lembrar também que, tanto a versão japonesa quanto a americana de SMB3, em Super Mario All-Stars, possuem uma mescla das versões originais de NES – japonesa e americana. Como por exemplo, a fortaleza 1-1, remanescente da versão em inglês, e algumas melhorias gráficas (como o efeito das roupas voando) provenientes da versão japonesa.

Artigo original

http://www.themushroomkingdom.net/smb3_j-e.shtml

Super Mario Bros. 3 – Diferenças entre as versões
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16 ideias sobre “Super Mario Bros. 3 – Diferenças entre as versões

  • 23/11/2009 em 7:37 pm
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    Joguei muito SMB3 no Dynavision 3 do meu amigo. A fita dele era hackeada e em formato da japonesa, dava para o primeiro jogador podia escolher qualquer item do jogo quando estava no mapa. Não me lembro se era a versão japonesa do jogo, porque quando o Mario/Luigi tomavam com qualquer roupa eles ficavam pequenos, mas pelo que me lembro os textos eram em inglês O_o . Não sabia da maioria das curiosidades. Gostava da abertura e dos créditos finais do jogo, são demais ^^.

    Só duas coisas (lá vem): o primeiro gif está inanimado (ou “desanimado” se preferir) e na parte da princesa você pôs “Obrigado” em vez de “Obrigada”.

    Para não perder o costume, outro vídeo do Mega64:

    http://mega64.com/2007/10/31/super-mario-bros-3/

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  • 23/11/2009 em 8:23 pm
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    ANTIDEUS :

    Joguei muito SMB3 no Dynavision 3 do meu amigo. A fita dele era hackeada e em formato da japonesa, dava para o primeiro jogador podia escolher qualquer item do jogo quando estava no mapa. Não me lembro se era a versão japonesa do jogo, porque quando o Mario/Luigi tomavam com qualquer roupa eles ficavam pequenos, mas pelo que me lembro os textos eram em inglês.

    Essa versão que seu amigo tinha era uma versão pirata, hackeada, do game, onde havia este ‘truque’ de escolher itens na tela do mapa. Também tive um colega que tinha um cartucho piratão desses, mas nunca gostei desta versão porque ela tira a graça do jogo, na minha opinião. Serve mais como curiosidade.

    ANTIDEUS :

    Só duas coisas (lá vem): o primeiro gif está inanimado (ou “desanimado” se preferir) e na parte da princesa você pôs “Obrigado” em vez de “Obrigada”.

    Aqui com meu browser (Firefox última versão) o gif está animado. Vai ver que é um problema do seu navegador.

    E na parte da princesa, na verdade eu não coloquei nada, pois todo este artigo foi uma tradução feita pelo “finado” João Luis do NES Archive, portanto o erro é dele… uahauhauhaua… mas você está certíssimo quanto ao lance do “obrigada”, e já alterei isso (só espero que o João Luis não esteja se remexendo no túmulo por eu profanar uma tradução dele).

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  • 24/11/2009 em 1:32 pm
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    Olá! Cara, fiquei a ver navios com esse post magnífico. A tradução ficou impecável e a dedicação é bastante saliente. Me faz lembrar que toda a vez que vejo o Mário Tanooki se transformando em estátua, eu canto a música “Can’t Touch This!”. LOL minha mente explodiu com algumas informações, que serão postadas no Reino do Cogumelo.

    Obrigado por sanar meus olhos sedentos!
    Abraços reais,

    – Jardim

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  • 25/11/2009 em 12:23 pm
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    Juunin :

    Sempre que vejo esse jogo lembro do The Wizard. Com certeza o jogo do Mario que mais joguei na vida (e o único que joguei e não terminei)

    The Wizard é um filme “bobinho” mas que eu adoro, justamente por causa da propaganda explícita dos games da Nintendo. Nostalgia Pura!

    E Juunin, nunca é tarde para terminar o clássico imortal Super Mario Bros. 3… pode ter certeza que vale muito a pena terminar este jogaço!

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  • 25/11/2009 em 8:03 pm
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    ANTIDEUS :

    @Juunin

    @André “Caduco” Breder

    http://www.youtube.com/watch?v=KZErvASwdlU

    Alguém sabe como essa frase foi traduzida para português? Gostaria de saber.

    Faz muito tempo que eu assisti a versão dublada do filme, mas pelo que eu me lembro a “Power Glove” virou “Luva do Poder”… uhauahua… tradução literal… já a frase completa eu não me lembro… 🙂

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  • 28/12/2011 em 2:24 am
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