Kickstarter, eu te amo. Pronto, falei.
Nunca faça acordos com o dragão. Mas com o Kickstarter pode fazer numa boa!
Para quem não sabe, o Kickstarter é um site onde você pode começar um projeto, pedir doações e usá-las para criar sua própria estátua de ouro da Zelda nua, dentre outras coisas. A badalação em torno do serviço começou quando Tim Schafer, criador de vários adventures clássicos como Full Throttle e Grim Fandango, resolveu pedir um dindin por lá para criar um adventure novo e bacanudo. Como vocês devem saber, esse gênero está em baixa há tempos, e por isso nenhuma produtora quer investir grana nele, mas os fãs apoiaram em massa o projeto, que ultrapassou facilmente a meta de doações estabelecida inicialmente.
A história de sucesso de Schafer fez o mundo perceber que o kickstarter pode ser uma excelente maneira de trazer de volta franquias esquecidas pelas produtoras, mas imortalizadas nos corações dos fãs, dispostos a meter a mão no bolso e ajudar a bancar a coisa toda. Na segunda-feira mesmo eu anunciei aqui no retro-rápidas o projeto dos criadores da franquia Tex Murphy, que em maio vai começar a juntar grana no kickstarter para trazer o detetive mais carismático do mundo dos games de volta à ativa.
Pois vejam só quem decidiu seguir o mesmo caminho: Jordan Weisman, simplesmente o criador do mega-maravilhoso-fucking-roller-coaster-awesome-I-love-apples RPG Shadowrun.
Caso você não saiba, além de ter livros incríveis para amantes e não amantes de RPGs de mesa (sério, a história e a ambientação são sensacionais e valem a compra do livro mesmo que você não pretenda jogar nunca), Shadowrun recebeu adaptações inacreditáveis para o Mega Drive e o Super NES. São dois RPGs passados no mesmo universo de tecnologia e fantasia, porém criados por desenvolvedoras diferentes. Por uma feliz coincidência, os dois jogos são igualmente sensacionais. Tenho sérias dificuldades em escolher o meu favorito, e até escrevi sobre eles em uma edição da Old!Gamer.
O Shadowrun de SNES começa com o protagonista saindo de dentro de uma gaveta do necrotério! Best… opening scene… ever!
No projeto que acaba de chegar ao Kickstarter, o criador de Shadowrun diz estar disposto a criar um “um jogo single-player baseado em turnos, com lindos gráficos 2D e uma profunda interação com a história”, repleto de missões criadas por camaradas que escreveram diversos romances baseados na franquia. Você poderá escolher entre quatro arquétipos de personagens, incluindo o popular samurai urbano, e cada um poderá ver o mundo do jogo de uma forma diferente — os xamãs, por exemplo, enxergam o plano astral, “distinguindo a verdadeira natureza das pessoas, plantas, criaturas e objetos mágicos, mas vendo prédios e outros objetos ‘mortos’ como meras sombras.” O jogo sairá para PCs e tablets (Apple e Android).
Ok, levem todo o meu dinheiro AGORA. Peguem logo essa maleta, corram e não olhem para trás.
No Shadowrun de Mega Drive, as incursões pelos sistemas de computador das grandes corporações são caprichadérrimas, e você precisa se equipar com uma ampla variedade de software para violar as defesas do sistema e sair vivo.
Como? Tem mais? Um editor de níveis igualzinho ao usado pelos desenvolvedores, à disposição dos jogadores? Vamos poder criar nossas próprias missões e compartilhá-las online com outros jogadores? E os caras ainda dizem que querem investir mais fundo no sistema de aquisição de informações e diálogos usados na versão do jogo para Super Nintendo? Se isso for um sonho, por favor ligueem para a minha esposa e digam a ela para não me acordar!!!
Agora o mais impressionante: o projeto foi aberto ONTEM no kickstarter, e já conseguiu 355.000 dólares! A meta é de 400.000, o que significa que os caras provavelmente vão fazer muito mais dinheiro do que imaginavam, o que abre a possibilidade de localização do jogo para outros idiomas e muito mais.
Como contribuir
Que tal fazer sua parte? Você pode contribuir com qualquer valor de um dólar para cima, e se doar pelo menos 15 dólares já tem direito a baixar o jogo quando ele sair!
Eu já doei minhas quinze pratas, e vou mostrar a vocês como funciona. As doações só podem ser feitas com cartão de crédito internacional, mas parece que depois que a meta for atingida (provavelmente nas próximas horas) o Paypal é liberado também.
- Acesse a página do projeto e clique no botão verde “BACK THIS PROJECT”:
- Você será levado à tela de criação de conta. Crie sua conta no Kickstarter; confirme.
- Pronto, chegou a tela de doações. Escreva na caixinha o valor em dólares que você quer doar. Note que logo abaixo há uma lista de valores predefinidos, que garantem recompensas. Eu doei 15 pratas, o que já me garante o download do jogo:
- Agora você vai ser encaminhado para a Amazon — os pagamentos são feitos através dela. Se você não tiver conta na Amazon, vai ter que criar uma também.
- Depois de fazer login ou criar sua conta na Amazon, você vai chegar à tela de confirmação de pagamento. Já sabe o que fazer, né? Confirme tudo.
- E seja feliz ^_^
UPDATE: acessem o site oficial do projeto.
UPDATE 2: o projeto atingiu a meta de 400 mil dólares em pouco mais de 24 horas, e agora está de olho em um milhão para acrescentar uma trilha sonora bacanuda e uma nova cidade! Colabore, o projeto já tem quase US$ 800.000!
Ê! Um leitor já doou! ^_^
Orakio Rob, “O Gagá”[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Quem foi???
Falando sério agora, eu estou pensasndo seriamente em adotar o Projeto Y lá da turma da Watermelon, ainda mais porque vai ser pro Mega Drive!!! 🙂
Acho que vou criar um projeto e pedir doação lá também!!! 🙂
Falow!
piga[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@piga
Não sei que foi, mas alguém clicou na enquete aí em cima dizendo que doou… aliás, mais um doou agora!
Orakio Rob, “O Gagá”[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Meu nome nos creditos? Doei $100!! 🙂
Queria doar 10K pra ter um dos criadores vindo aqui em casa pra jogar comigo, mas teria q vender muito RetroPad e RetroVGA pra conseguir… 😛
Agora a melhor parte: To de ferias na casa dos meus pais e tenho 30 dias pra jogar shadowrun. Nunca joguei!! Qual versao de consoles me recomendam? 😀
[]s
bootsector
bootsector[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@bootsector
A versão de Mega Drive é mais complexa e tem jogabilidade bem mais profunda, se aproximando de um RPG de mesa. Por outro lado, a versão de Super Nintendo é incrivelmente atmosférica e charmosa, e tem uma trilha sonora excelente.
Os dois são fabulosos, mas se fosse para indicar um, acho que o de SNES. É mais simples de jogar e a história é muito, muito boa.
Orakio Rob, “O Gagá”[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@bootsector
Ah, vote aí na enquete dizendo que você doou, só para ficar registrado, ok?
Orakio Rob, “O Gagá”[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Valeu Gag’s! Vou começar com a de SNES!
Ja votei, contou aih?
Tentei alterar o valor pra $115, por causa do frete internacional, mas ta dando erro no Amazon… 🙁
Tentar de novo aqui…
[]s
bootsector
bootsector[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@bootsector
Essa enquete tá meio pirada… marcou dois no início, depois marcou um, agora você votou e não marcou, rs… vou tirar do post, o plugin deve estar meio doido.
Orakio Rob, “O Gagá”[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Ótimo esse esquema de financiamento pra fazer jogos! Do jeito que a Square Enix tá lançando porcaria recentemente, daqui a pouco eles estão lançando projeto pedindo dinheiro pra um Revival do Chrono Trigger hahaha
Luis Alberto Paiva[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Caramba, não conhecia esse, gostei muito do que vi pra ambos consoles.
E esse negócio de doação de fã é simplesmente perfeito, que se danem as grandes empresas que só querem fazer esses jogos de hipnotização em massa enquanto esquecem grandes franquias. Se eles não querem fazer tudo bem, vocês(infelizmente eu não tenho 1 centavo pra contribuir) bancam o projeto e todo mundo é feliz.
Agora sobre o jogo, baseado em turnos é tipo o Final Fantasy Tactics?? Pesado de digerir, mas pra quem gosta deve ser um prato cheio…
Guilherme[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Cara muito bom isso ai, eu particularmente acho a versão de Mega Drive muito superior a de snes. Espero que se for pelo menos uns 10% igual ja vou ficar muito satisfeito. Vou doar now!
Pedro Ivo[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
as duas versões são boas!!!!!recomendo!!!!
helisonbsb[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Fantástico! Parece que esse modelo de angariar fundos pra franchises queridas vai dar muito certo! O pessoal já arrecadou, em 28 horas, o necessário pra custear o jogo. Já passou inclusive da marca dos 425K, o que já garante uma versão pra Mac e Linux (aê Gagá!!!).
Bom demais!
[]s
bootsector
bootsector[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@bootsector
Yes, Linux version FTW!!!
Tomara que eles ainda façam muita grana para o jogo sair bem caprichado!
Eu estou a-d-o-r-a-n-d-o esse lance das pessoas bancarem os jogos. É tão empolgante ver esse modelo ganhando força, especialmente para a turma retrô e de nicho. Fantástico mesmo.
@helisonbsb
Sem dúvida, as duas são excelentes! O bacana é que são dois jogos BEM diferentes, ambos de qualidade AAA. Eu realmente não sei dizer de qual gosto mais: o de SNES é mais acessível, você geralmente gosta de primeira. Já o de Mega lembro que não curti num primeiro momento, mas quando fui pegando o jeito fiquei totalmente vidrado. Fora que no Mega realmente faz a diferença jogar com um arquétipo diferente, vale a pena MESMO terminar várias vezes.
Orakio Rob, “O Gagá”[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
E cadê o kickstarter da Rieko Kodama para fazer um novo Phantasy Star?!
maxi2099[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Caramba, o Kickstarter ultimamente tá uma coisa de louco. É aquela história: “leva logo meu dinheiro, estou jogando na tela!!”. Só coisa boa por lá.
Gagá é fanático por Shadowrun, um pecado nunca ter completado ainda mais com a indicação frequente do velhote. Gagá, controle-se pra não vender sua casa e doar tudo pro projeto! 😀
Cosmonal[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@Cosmonal
Olha aí, para você se empolgar… aumente o som!
http://www.youtube.com/watch?v=ItVAyXzWkLM
Aê, simbora abrir um projeto para bancar a vinda da Kodama ao Rio de Janeiro para jantar com o dono do maior site de Phantasy Star do Brasil! ^_^
Orakio Rob, “O Gagá”[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Só eu acho que o Gagá deveria fazer um diário do Shadowrun do SNES?
Cosmão[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Puuuutz, os caras já passaram de meio milhão de dólares! Esse negócio vai ser épico!
Olha, diário eu não pretendo fazer não, mas tô com um treco em mente sim, e meio que pareceria um diário… vamos ver o que sai.
Orakio Rob, “O Gagá”[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@Cosmão
“Só eu acho que o Gagá deveria fazer um diário do Shadowrun do SNES?”
apoio o Cosmão,(Hee-Hoo!) já está mais que na hora de um novo diário de bordo por essas bandas. eu já tinha baixado o Shadowrun do SNES desde que comprei a Old Gamer 4, mas com tantos Shin Megami Tensei,Phantsy Star,Zeldas e Fallouts, sem falar do trabalho, fica difícil arrumar tempo. mas se pintar um detonado por aqui…rapaz, é tentador. e se eu doar 20 Reais, quanto fica em doláres?
leandro(leon belmont) alves[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Já fiz a minha doação de 15 doletas para garantir o download do jogo.
Sobre o Kickstarter: acho que esse é o melhor caminho para angariar fundos para os projetos retrô tão sonhados por nós retrogamers. E o fato deles alcançarem mais de meio milhão em tão pouco tempo mostra exatamente isso!
Adney Luis[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Na moral, bom demás eles tarem fazendo uma nova continuação para o Shadowrun. ANIMAL jogo que não fez feio nem no Snes e nem no Mega. E agora, com esse lance de angariar fundos para galera fazer projetos retrogamers de qualidade é o que há. Tou investindo no Projeto Y da Watermelon, no qual sairá para o Mega Drive, contudo, eu curtiria se tivesse uma versão desse Projeto Y para o Super Nintendo, seria ANIMAL. E quanto a esta nova saga do Shadowrun, se brincar, antes disso acabar, eu irei contribuir com essa bagaça de sucessos!! xD
istemthebronx[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@Adney Luis
Eu também estou amando esse negócio de kickstarter. É uma ótima maneira de trazer as franquias antigas de volta.
Subi a doação para 65 paus, e sinto que em breve subirei para 100. O problema é que se eu fizer isso e a Fafá descobrir eu sou um homem morto ^_^
Orakio Rob, “O Gagá”[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Já prometi alguns trocados nesse projeto desde o primeiro dia, e está indo bem. Tem outros projetos interessantíssimos já no Kickstarter, como o Banner Saga (http://www.kickstarter.com/projects/stoic/the-banner-saga) e o Wasteland 2 (http://www.kickstarter.com/projects/inxile/wasteland-2).
Wasteland 2 é a continuação de Wasteland, que foi o jogo cuja continuação espiritual foi Fallout (basicamente, na época a Interplay queria fazer Wasteland 2 mas os direitos eram da EA, então eles criaram Fallout).
Andrei[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Pingback:Gagá Games » Cinco razões para se apaixonar por Shadowrun (SNES)
Pingback:Outro Shadowrun no Kickstarter…
estou jogando agora a versão snes…recomendo!!!!legal ler esse post!
helisonbsb[Citar este comentário] [Responder a este comentário]