Kickstarter, eu te amo. Pronto, falei.

Nunca faça acordos com o dragão. Mas com o Kickstarter pode fazer numa boa!

Para quem não sabe, o Kickstarter é um site onde você pode começar um projeto, pedir doações e usá-las para criar sua própria estátua de ouro da Zelda nua, dentre outras coisas. A badalação em torno do serviço começou quando Tim Schafer, criador de vários adventures clássicos como Full Throttle e Grim Fandango, resolveu pedir um dindin por lá para criar um adventure novo e bacanudo. Como vocês devem saber, esse gênero está em baixa há tempos, e por isso nenhuma produtora quer investir grana nele, mas os fãs apoiaram em massa o projeto, que ultrapassou facilmente a meta de doações estabelecida inicialmente.

A história de sucesso de Schafer fez o mundo perceber que o kickstarter pode ser uma excelente maneira de trazer de volta franquias esquecidas pelas produtoras, mas imortalizadas nos corações dos fãs, dispostos a meter a mão no bolso e ajudar a bancar a coisa toda. Na segunda-feira mesmo eu anunciei aqui no retro-rápidas o projeto dos criadores da franquia Tex Murphy, que em maio vai começar a juntar grana no kickstarter para trazer o detetive mais carismático do mundo dos games de volta à ativa.

Pois vejam só quem decidiu seguir o mesmo caminho: Jordan Weisman, simplesmente o criador do mega-maravilhoso-fucking-roller-coaster-awesome-I-love-apples RPG Shadowrun. 

Caso você não saiba, além de ter livros incríveis para amantes e não amantes de RPGs de mesa (sério, a história e a ambientação são sensacionais e valem a compra do livro mesmo que você não pretenda jogar nunca), Shadowrun recebeu adaptações inacreditáveis para o Mega Drive e o Super NES. São dois RPGs passados no mesmo universo de tecnologia e fantasia, porém criados por desenvolvedoras diferentes. Por uma feliz coincidência, os dois jogos são igualmente sensacionais. Tenho sérias dificuldades em escolher o meu favorito, e até escrevi sobre eles em uma edição da Old!Gamer.

O Shadowrun de SNES começa com o protagonista saindo de dentro de uma gaveta do necrotério! Best… opening scene… ever!

No projeto que acaba de chegar ao Kickstarter, o criador de Shadowrun diz estar disposto a criar um “um jogo single-player baseado em turnos, com lindos gráficos 2D e uma profunda interação com a história”, repleto de missões criadas por camaradas que escreveram diversos romances baseados na franquia. Você poderá escolher entre quatro arquétipos de personagens, incluindo o popular samurai urbano, e cada um poderá ver o mundo do jogo de uma forma diferente — os xamãs, por exemplo, enxergam o plano astral, “distinguindo a verdadeira natureza das pessoas, plantas, criaturas e objetos mágicos, mas vendo prédios e outros objetos ‘mortos’ como meras sombras.” O jogo sairá para PCs e tablets (Apple e Android).

Ok, levem todo o meu dinheiro AGORA. Peguem logo essa maleta, corram e não olhem para trás.

No Shadowrun de Mega Drive, as incursões pelos sistemas de computador das grandes corporações são caprichadérrimas, e você precisa se equipar com uma ampla variedade de software para violar as defesas do sistema e sair vivo.

Como? Tem mais? Um editor de níveis igualzinho ao usado pelos desenvolvedores, à disposição dos jogadores? Vamos poder criar nossas próprias missões e compartilhá-las online com outros jogadores? E os caras ainda dizem que querem investir mais fundo no sistema de aquisição de informações e diálogos usados na versão do jogo para Super Nintendo? Se isso for um sonho, por favor ligueem para a minha esposa e digam a ela para não me acordar!!!

Agora o mais impressionante: o projeto foi aberto ONTEM no kickstarter, e já conseguiu 355.000 dólares! A meta é de 400.000, o que significa que os caras provavelmente vão fazer muito mais dinheiro do que imaginavam, o que abre a possibilidade de localização do jogo para outros idiomas e muito mais.

Como contribuir

Que tal fazer sua parte? Você pode contribuir com qualquer valor de um dólar para cima, e se doar pelo menos 15 dólares já tem direito a baixar o jogo quando ele sair!

Eu já doei minhas quinze pratas, e vou mostrar a vocês como funciona. As doações só podem ser feitas com cartão de crédito internacional, mas parece que depois que a meta for atingida (provavelmente nas próximas horas) o Paypal é liberado também.

  • Você será levado à tela de criação de conta. Crie sua conta no Kickstarter; confirme.
  • Pronto, chegou a tela de doações. Escreva na caixinha o valor em dólares que você quer doar. Note que logo abaixo há uma lista de valores predefinidos, que garantem recompensas. Eu doei 15 pratas, o que já me garante o download do jogo:

  • Agora você vai ser encaminhado para a Amazon — os pagamentos são feitos através dela. Se você não tiver conta na Amazon, vai ter que criar uma também.
  • Depois de fazer login ou criar sua conta na Amazon, você vai chegar à tela de confirmação de pagamento. Já sabe o que fazer, né? Confirme tudo.

  • E seja feliz ^_^

UPDATE: acessem o site oficial do projeto.

UPDATE 2: o projeto atingiu a meta de 400 mil dólares em pouco mais de 24 horas, e agora está de olho em um milhão para acrescentar uma trilha sonora bacanuda e uma nova cidade! Colabore, o projeto já tem quase US$ 800.000!

Vai um Shadowrun novo aí? Então mande seus nuyens!
Tags:             

27 ideias sobre “Vai um Shadowrun novo aí? Então mande seus nuyens!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *