O anúncio do Cybergame, novo console da Dynacom, causou uma grande comoção aqui no Gagá Games no mês passado. Poucos minutos após o post de anúncio, dezenas de comentários de nossos visitantes já haviam pipocado (passando da casa dos cem comentários), e todo mundo queria saber se o console-emulador da Dynacom que rodava jogos clássicos de NES, Mega Drive, Super Nintendo e outros consoles era mesmo tudo aquilo o que prometia ser.
Diante disso, mais uma vez eu entrei em contato com a Dynacom por meio de sua eficiente assessoria de imprensa, a Pimenta Comunicação. Meu pedido: um aparelho para testes. Em pouco tempo já estava tudo resolvido, e a Pimenta me retornava dizendo que eu receberia o console em alguns dias, cortesia da Dynacom.
O console chegou no fim de dezembro, e eu dei início a uma bateria de testes com o aparelho para ver se os emuladores eram bons mesmo. Esses testes foram devidamente registrados em vídeo, e meu amigo e mestre Eric Fraga, do Cosmic Effect, mui gentilmente se ofereceu para editar tudo, com o talentoso Andrey Santos criando a abertura e as vinhetinhas. O resultado você confere agora: Video Gagá Ep. 1 — Cybergame: presta ou não presta?
O vídeo foi filmado de uma TV LCD de 26 polegadas, com uma câmera sobre um tripé improvisado, e deve dar uma boa ideia de como o aparelho funciona. Mas para você que não tem paciência de assistir a vídeos, e também porque eu acho importante ter um registro escrito do desempenho do Cybergame, nos próximos dias teremos um post mais tradicional detalhando os resultados em texto.
Foi um prazer testar o Cybergame, fiquei inclusive bastante surpreso com o desempenho dele em diversas situações. Se você está pensando em comprar o bichinho, o vídeo acima (que exibe vários clássicos dos consoles emulados rodando no console) é obrigatório para que você decida se “vai ou não vai”.
Para fechar, eu gostaria de agradecer à Dynacom pela enorme consideração que teve ao nos ceder o aparelho para testes, e também à Pimenta Comunicação, que mais uma vez fez um ótimo trabalho intermediando nossa comunicação com a empresa.
Dúvidas? Comentários? Sintam-se à vontade para postar aí embaixo. Responderei o que eu puder, e talvez faça mais alguns testes que vocês sugerirem na minha análise por escrito. Enjoy the show!
ONDE COMPRAR: na loja virtual da Dynacom. E não, eu não ganho comissão, é só utilidade pública mesmo 🙂
Tô sentindo que alguém não viu o vídeo até o fim 🙂 É backup do que já vem instalado.
Adorei essa, he he!
Grafite? Nem sabia dessa… e nem imagino se daria certo.
Sim se você não tiver trauma de mexer com o sistema e fazer instalações, pois os emuladores certamente são melhores e o desenvolvimento de software para é mais ativo. Só vale lembrar que no Dingoo não dá para plugar joystick.
Não precisa ficar triste, rs… foi bem divertido fazer o teste, e honestamente eu achei que o aparelho ia ser muito, mas muito pior. Do jeito que está, dá para jogar NES e até Super Nintendo (ao menos os jogos que rodam) muito bem. Inclusive estou para jogar novamente Chrono Trigger (tem anos que eu joguei), e se não tivesse faturado um Nintendo DS recentemente eu faria a minha jogatina no Cybergame tranquilamente (ando de saco cheio de jogar no PC).
Orakio Rob, “O Gagá”[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
A propósito, eu também gostei da solução do Pentium aí em cima, mas eu gosto mesmo é de jogar na TV…
Essa foi a parte que mais doeu, porque o controle original do Cybergame é muito ruim. Se a Dynacom lançar um melhor, acho que até compro, porque como eu disse no comentário anterior, acho que o console é uma boa pedida para certos jogos. Será que controles de Dynavisions da vida funcionam? Alguém sabe se algum Dynavision atual tem controle bom?
E é como você disse, papai querendo comprar joguinho pro filhote. E nesse caso eu nem acho que seja tapeação como certos consoles que têm pintado: a gente que é cobra nota a diferença e se incomoda, mas quem não tem conhecimento desses consoles antigos tem uma jogabilidade bastante razoável.
Orakio Rob, “O Gagá”[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Gaga,
parabéns pelo vídeo. Assisti todo. Ahh eu quero aquele Michael Jackson Experience do final! 😀
Flavio Freire[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Mas qualquer placa de video com saída para TV ou TV com entrada RGB você pode colocar o computador na sala e mandar ver… Aqui em casa dificilmente jogo no monitor, coloco o computador na sala e faço dele um video game…
Solo Player[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
O problema é que eu sou casado, e isso obviamente não vai dar certo 🙂
Fora que levar o computador para a sala para jogar e trazer de volta ao escritório para trabalhar não é tão simples assim, he he…
@Flavio Freire
Aviso: seus joelhos vão doer um bocado, mas você não vai reclamar!
Orakio Rob, “O Gagá”[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@Orakio Rob, “O Gagá”
O bom pra quem tem grana hoje é o Intel Wireless Display, com o Adaptador correto, ja envia o sinal wireless de Video e Audio do PC para a TV.
Seria uma boa alternativa.
Marcos de Moraes[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Confesso que não assisti o vídeo na integra (fiz uma “leitura dinâmica” dele haha), mas o que me parece mais catastrófico nesse brinquedinho nem é som, falta de frames ou o que for… Afinal, é baseado em rom mesmo, não dá pra esperar fidelidade máxima…
Mas o joystick… Como que uma empresa proposta a montar um console retrô inventa um controle tão metido a modernoso e ruim?
Seria bem melhor manter um padrão “antiquado”, ou seja, algo parecido com o 6B Pad do Mega Drive pô! (Pra mim, o melhor joystick de todos os tempos, tenho um par deles até hoje).
Quem sabe na próxima tentativa aconteça de haver compatibilidade com joysticks externos como eles. Vou continuar no emulador mesmo.
Iceman[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Vale a pena esperar um pouco e comprar o Nintendo 3DS ou usar os antigos mesmos, como o DS e o PSP e emular tais jogos… isso que vale a pena! xD
Vídeo excelente Gagá, de parabéns, gostei muito da análise inteira, e entendo suas palavras sobre o veredito final do aparelho, mas na minha opnião ele não atente aos requisitos para que seja uma compra decente.
Até mais 🙂
Um salve do programadoresdejogos para o gagagames!
Henri Zombie[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@Iceman Pra mim o melhor controle de todos os tempos é o do Sega Saturn. Pegou o do Mega Drive que já era bom e deixou perfeito!
Quem quiser ter um no PC, MAC ou até mesmo no PS3 tem aqui pra vender:
http://shop.ebay.com/items/_W0QQ_fromZR46QQ_sopZ10?_nkw=sega+usb
Bravehunter[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
olha, não é por nada mas se vc comprar um mega drive no mercado livre com alguns desses jogos que o gagá mostrou o custo não chega a 100 reais, digo o mesmo para o super nintendo. fora que o esses videogames antigos tem uma durabilidade excelente, visto que o meu mega drive e snes já tem seus 16/17 anos e funcionam perfeitamente. e não tem preço jogar como antigamente, no console de verdade.
abraços
Griever[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Gagá, usa a versão Europeia do Donkey Kong que funciona na boa. A versão do meu firmware do JXD roda um pouco melhor o GBA, mais fluído, tem jogos que roda até mesmo melhor que o emulador do SNES e do Mega…
O emulador do SNES até que funcionou bem nos seus testes, mas coloco Tartarugas Ninjas ou Castlevania 1 para ver que os sprites piscam demais atrapalhando o jogo…
Agora é cobrar a Dynacom por atualizações de firmware!
Joanilson[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Muito bom o vídeo, vi inteiro. O Cybergame superou minhas expectativas, mas no geral, a emulação do Dingoo é melhor e pretendo comprar um.
PS: Só acho que o Gagá tem que se alimentar melhor, tá um pouco magrinho 😛
Fabiano[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
É o que eu esperava mesmo. Não me entendam errado, o copo não esta meio vazio, mas acho que pagar por algo e não ter uma coisa boa não vale a pena, seria mais ou menos como financiar um protótipo pra depois ter que comprar a versão final. Veja bem, até estes celulares MP5, 6, 7, etc rodam bem nes. Pra falar a verdade, até o emulador de nes para o DS é melhor, e olha que foi feito usando engenharia reversa e com ferramentas de programação feitas por produtores independentes, sem qualquer suporte da Nintendo. Na minha visão, apesar de os jogos estarem rodando em um emulador, eles deveria sim rodar bem. Não digo o SNES que é cheio de chip customizado, mas o mega drive, que tem apenas dois processadores, um de 16 bits e outro de 8 bits e que já foram emulados à beira da perfeição é um tanto quanto inaceitável. Sem falar que eu não vi o emulador de master system rodando, não tem emulador pra ele? O DIVX player também é inaceitável, se bem que pra isto dá pra usar um destes DVD’s toca tudo, que tocam até com legenda. Acho que a Dynacom foi infeliz em lançar esta máquina e tenho um pouco de dó de quem comprar, pois pelo que eu vi, até a própria fabricante tem opções melhores a esta máquina.
Com relação ao review, ficou ótimo Gaga, receba meus sinceros parabéns!
Fermio100[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Pior que isso deve ser genético, meu pai come pra diabo e é magrinho também…
Orakio “O Gagá” Rob[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Na boa, tava sem tempo pra ver daí baixei do vocêtubo e coloquei pra ver agora a noite, laptop ligado a tv de 32 lcd! E é o que eu faço quando quero ter uma sessão retrô! Ficou muito bom a análise, mas a história do joystick me deixou encucado.
Eu queria saber, esse lance do frameskip tem como evitar pra ser perfeito a emulação? Alguns jogos que nem o Sonic onde tem que correr chega a me deixar tonto…
Dinho[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
… e mais um que não viu o vídeo inteiro 🙂
Não tem emulador de Master. Tentei uma alternativa para rodar roms de Master no emu de GBA, mas infelizmente não funcionou. Tá lá para o final do vídeo. E valeu pelo apoio, que bom que gostou!
Fico feliz que vocês tenham curtido o vídeo. Eu imaginei que muitos de vocês teriam uma opinião diferente da minha (eu achei o aparelho bacaninha, então meio que “aprovei com restrições”), mas me preocupei mais em apresentar as evidências para que cada um chegasse às suas próprias conclusões, e pelo visto deu certo. Valeu a todos pelos comentários!
Orakio “O Gagá” Rob[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Eu vi sim, mas estava no iPad e estava passando CSI, dai pensei que pudesse ter perdido esta parte@Orakio “O Gagá” Rob
Fermio100[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Tem certeza que não tá rolando um por fora não?
Solo Player[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Não acho não, acho que o Gaga foi bem realista, se voce nunca jogou o original ou não é tão exigente dá pra encarar, mas no meu caso não dá, eu sou cricri.@Solo Player
Fermio100[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Ta ae, sugestão de nome para DYNACOM… Ao invés de CYBERGAME, pode trocar para DUCKGAME… Ou Videogame Pato… Ou seja, faz de tudo, Voa, Anda, Nada, Mergulha, Corre… Mas não faz nenhuma dessas coisas direito…
Solo Player[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Fala, Gagá! Entrei em seu site pela primeira vez e já me deparei com essa análise maravilhosa que você fez do Cybergame. A qualidade do seu vídeo ficou muito boa mesmo.
Realmente, como você falou no vídeo, o controle modelo PSX do Cybergame é uma verdadeira porcaria para jogar games retro. Eu sei disso pois ja tentei jogar emuladores no PC utilizando um controle desse tipo e me dei muito mal. A sorte é que o meu ainda era um modelo cópia do Dual Shock, ou seja, possuia os direcionais analogicos para dar uma salvada. É como o Streets of Rage que comprei na Live, eu simplesmente não consegui jogar com o controle do Xbox 360. Horrível!
Eu sou meio que exigente para esse tipo de coisa. Se eu não puder jogar o game em seu console nativo, já era. Mas como você disse, se a pessoa não for muito chata ela consegue passar bons momentos com esse console, ainda mais se não tiver muita grana para gastar comprando games originais.
Uma coisa que eu já estava em dúvida antes mesmo de chegar ao final do vídeo era se o controle do Mega funcionava nele, nem precisei perguntar, rs.
Fico no aguardo de seu próximo longa-metragem.
Obs.: Ben Affleck pode ser um ator ruim, mas é um cara do mundo dos games… Basta ver a sua foto no encarte americano do game Last Battle do Mega.
Abraços!
Mario Arroyo[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Cri Cri??? Emulações perfeitas estão ae a alguns anos já, se até hoje eles não conseguem simplesmente copiar o que já funciona, não sei nem o que dizer… Eles não estão inventando nada, não estão fazendo nada além do alcance deles…
Só para concluir e para não virar uma discussão sem sentido, o público principal desses aparelhos deveria ser quem JÁ CONHECE o original, você quer reviver aqueles momentos, e o aparelho vem trazer a comodidade da sua TV, da sua SALA, sem ocupar o computador…
Mas pelos resultados, ele vai ser vendido para quem não conhece mesmo ou não tem condições de adquirir um aparelho moderno, pois a maioria das crianças de hoje se interessam pelos jogos de hoje, modernos…
Solo Player[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Obrigado pelo teste, parabéns. Não vi o video inteiro mas juro que verei até o fim de semana. 😀
Mas fiquei com uma dúvida. Em relação a custo beneficio, é melhor comprar o Dingoo? O que tu acha?
Alessandro[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Gagá, conheci seu blog a pouco tempo e quero parabenizá-lo, pois gostei muito, tenho 31 anos e sou um velho que adora games velhos. Sobre a matéria, quero deixar um pitaco. Lembro que no Mega Drive existia a possibilidade de rodar os cartuchos do Master System com um tipo de adaptador. Sim é verdade, eu tive um. Não seria esse adaptador, um indício da possibilidade de emular o Master System pelo emulador do Mega Drive no CyberGame? Um abraço.
Alexandre[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
E ai Gaga´legal esse video que você fez eu curti mas também notei as mesma coisa que você viu ai mas prefiro ainda jogar os meus emuladores no psp ou no notebook mas valew pelo o teste que fez .
kleber[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Assisti uma boa parte do vídeo até a luz piscar aqui em casa. FFFUUUUUUU
Gostei da análise dos jogos e sempre é bom ver os jogos que emuladores não aceitam, parece que eles usam emuladores antigos ou fora de atualização já que os títulos que não rodam já rodam em emuladores mais atualizados e acredito que o problema de som e o problema gráfico da maioria deles possa vir daí.
Gagá, o manual do videogame informa onde é possível baizar as roms? Ou ele obriga o ilustre desconhecido da emulação a googlear?
Daniel Paes Cuter[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Bom, o fato de ter “apenas” dois processadores já faz uma enorme diferença. Ainda mais se um deles for um 68000. O problema da emulação do Mega é que não há tantos emuladores com código aberto disponíveis (diferente do que acontece com o NES) e, desses emuladores OSS, poucos chegam perto dos 100% (diferente do SNES).
Abraços
Robson França[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Talves se melhorarem a emulação valha a pena comprar mas por enquanto
fico com meu psp e wii para jogar games retro
Mestre pijama[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Meu amigo, se a Dynacom coloca isso quem iria “baixar” lá na empresa seria o Datena, o Marcelo Rezende e o Capitão Nascimento, todos batendo um papinho sobre a “sociedade alternativa” e o uso do saco e da vassoura 😀
Robson França[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Pingback:[Gagá Games] Review do Cybergame – Parte 1 – DingooBR – Tudo sobre o console dos retrogamers!
Orakio, lembrei de uma coisa: vc. tentou rodar este Doom?
http://www.2shared.com/file/vnlJnkCJ/doom.html
Ele só funciona com os arquivos WAD da versão shareware. Se ele funcionar, isso pode abrir um caminho vasto para aplicações nativas rodando no Cybergame.
Abraços
Robson França[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Gagá, a análise ficou show, muito boa mesmo! Parabéns a todos!
A edição tbm ficou show, tem umas partes engraçadas como aquela lá dos carros (naves) do f-zero hehe
Sobre o joy, não se poderia pegar o original, desparafusar, e no lugar dos botões e borracha do original colocar os daqueles “alternativos” de 20$ que se usa para pc???
E sobre o preço… ele sendo 250$, acho q seria mais custo-benefício adicionar mais algum dinheiro e pegar um ps2 q, ao menos o mega drive emula bem… (embora tenha menos emuladores…)
Abraços!
Rafa[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Pelo visto, só se a Dynacom liberar uma atualização do firmware.
Exatamente. Triste seria se os jogos todos rodassem como F-Zero, aí eu não recomendaria nem se custasse dez pratas. Do jeito que está, muita gente pode se divertir bastante, inclusive eu vou usar bastante se a Dynacom não me pedir para devolver o console. É certo que não vou jogar Sonic nele, sei assoviar todas as músicas, mas confesso que nem me lembro e nunca dei a mínima para a trilha sonora do Gunstar Heroes, por exemplo, e a emulação dele no Cybergame ficou mais do que satisfatória para mim (o controle é que atrapalha). No fim das contas, depende do que cada um espera do console.
@Mario Arroyo
Valeu pelos comentários, Mario, e volte sempre!
Eu comento sobre isso no finzinho… se você é cobra e se vira numa boa instalando Linux/Dingux e configurando coisas (e não se incomoda de não poder encaixar um joystick para jogar), vai de Dingoo. É portátil, dá para ligar na TV e os emuladores (via Dingux) são melhores. Se você não tem jeito com essas coisas, ou se o lance de ter um player de filmes com controle remoto ao lado da TV te agradar, o Cybergame vale mais a pena. É só colocar as ROMs na pastinha game, ligar o console e jogar, sem mistérios.
Somos dois com 31 então… bem-vindo ao Gagá Games!
Alexandre, isso me ocorreu, e eu dei uma busca nos sites de emuladores e utilitários para ver se achava algo que me permitisse converter ROMs de Master System para Mega Drive ou coisa do gênero, mas não achei nada. Só o lance que eu já mencionei de converter para ROM de GBA mesmo, mas não funcionou no Cybergame.
Como disse o Robson aí, se o manual dissesse isso o bicho ia pegar feio, he he…
Testando agora…
…
Rodou, só que lento e com uns probleminhas gráficos — parece que o personagem está de porre, vendo tudo meio dobrado 🙂 Qual é o lance desse Doom aí, é adaptação para o processador do Letcool?
Acredito que sim. A turma que manja pode tentar. Eu sou meio ruim com essas coisas, da última vez que tentei usar um ferro de solda quase perdi o nariz 🙂
Orakio Rob, “O Gagá”[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Gagá, no Dingoo também é complicado fazer o movimento diagonal? Tem um vídeo (http://www.youtube.com/watch?v=cu-aLTRUoe8&feature=related) que o cara fez uma simples modificação no direcional. Você acha se fizer o mesmo com o controle da Dynacom ficaria legal? Abraços
Lassic Belmont[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Na boa comprem o Dingoo e sejam feliz, esse Cybergame a Dynacom pisou na bola feio… como disseram aí acima, deveria se chamar DUCKGAME.
E esses joys clones do ‘polystation’???? Caraca meu, a dynacom tem aqueles joys do Dynavision Extreme que são bem mehores que essa monstruosidade aí, apesar se eu achar um pouco grandes demais.
Dynacom, faça um favor a si mesma, contrate alguém que realmente MANJE de retrogames para dar visões melhores de design e desenvolvimento de certos aspectos como o já citado ‘joy clone do polystation’.
Nesbitt[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Nossa, o cara foi engenhoso 🙂 Mas acho que não ajudaria não. O problema do controle do Cybergame não é só a ausência de diagonais, mas o fato de que você precisa apertar os botões com força. De repente até melhora um pouquinho, mas não muito.
Orakio Rob, “O Gagá”[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Ah esqueci…..boa análise Gagá! hehehe
A abertura ficou bem legal também.
Nesbitt[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Como alguns comentaram, também costumo ligar meu Notebook em um televisor (LCD 32), e com a ajuda de um controle sem fio eu emulo desde o Atari até o Dreamcast de boa. Só que vivo no Brasil e sei que o conjunto Notebook (pois como o Gagá disse, arrastar um PC pra lá e pra cá não rola, a não ser que tenha um televisor por perto ^^), TV compatível e controle sem fio não são acessíveis para toda a população. Emulação perfeita e sem problemas? Sim! Praticidade? NOT! A quantidade de cabos e a duração do processo desencadeia na minha mãe um processo de broncas magistrais, só comparadas aos meus tempos de Super Nintendo na hora da novela dela.
Temos que pensar que o Cyber não é um computador em quesitos de programação. O PSP tem poder de processamento e capenga para emular o Super NES!
Concordo com as opniões do Gagá totalmente. Fica a dica para a Dynacon melhorar um pouquinho o controle e o Firmware.
PS. Gagá ninguém me tira da cabeça que você tem a voz do Sílvio Santos!
Samuel Leite[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Adoro Radio Gaga também! Ah outra coisa, quanta disciplina que você tem pra escrever um Blog. Alguns problemas pequenos e não arrumo tempo pra escrever o meu! Prometo perante a vossa pessoa anciã que me dedicarei mais (afinal eu comecei aquele meu blog depois de tanto ler o GagáGames.
PS. Não é por isso que vou colocar um pôster seu no meu quarto.
Samuel Leite[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Obra do Andrey Santos, o cara é uma fera! É o mesmo sujeito que faz as aberturas do vídeos do Cosmic Effect. Twitter dele: http://twitter.com/#!/AndreyBrasil
Juro que vou fechar o próximo vídeo com um “má oeee!” 🙂 E dá um gás naquele blog lá que a ideia é bacana, eu até assinei o feed. Um abraço!
Orakio Rob, “O Gagá”[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Por não ser um videogame portátil (como dingoo,DS,etc.) eu esperava mais, principalmente no controle que parece ser horrível. Pra quem tem um PS2 acho que não vale a pena, pois ou emuladores para PS2 são bem melhores (apesar de não ter o emulador do GBA).
Mintos[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@Mintos
*pois os emuladores
Mintos[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
gagá, tem grande desenvoltura em informatica( que frase linda!) mas não saco nada de linux, seguindo os tutoriais na net eu consigo usar os emuladores no dingoo tranquilamente? instalar não é problema, usar depois é que são elas. é dificil acessar os jogos/emuladores?
e os jogos na tv ficam com resolução boa?
eduardo[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Sobre o Cyber game é muito bom mas eu tenho um mega drive as musicas no emulador ….. Toda zoada! Além que pega só os 3 botões.
Do controle da TV tem um Bug de primeira.
Imagina na hora de jogar SF do GBA ou do Snes/Mega.Vixi.
Mas será que da para jogar num controle do Dynavision?
Parabéns pelo video.
José Thiago[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Parabéns pelo vídeo Gagá. Elucidou a maioria das dúvidas de quem ia comprar um (eu!). Achei q vc foi bem sincero e deixou o veredicto de compra pra quem for decidir isso mesmo.
Em relação ao firmware, parece q a Letcool lançou uma versão mais atual. Tem q ver se funciona mesmo no Cybergame. Uma coisa q eu percebi é: não é possível mexer em “frame skip” nos emuladores, certo??? Isso tira um pouco a chance de “arrumar” eles e deixar os jogos mais “fluídos”…
Também creio q o controle “matou” a jogabilidade dele. Se não tiver como adaptar um outro tipo ou a Dynacom não lançar outro modelo, jogos de luta nele (inclusive era essa minha preocupação), bau-bau!!!
Falow!
Erik Serra[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Exatamente! Tem até um projeto aberto no Google Code com o código fonte dessa versão. Se rodou e tem alguns bugs significa que falta otimizar o jogo para o Cybergame.
Como seria bom se a Dynacom estimulasse a criação de jogos e aplicativos homebrew para o bichinho…
Abraços
Robson França[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Gagá, o Doom foi feito por um cara chamado AleMaxx para rodar em todos os SPMP8000, no fórum MP4Nation.net tem um tópico (http://www.mp4nation.net/forum/viewtopic.php?f=24&t=17095&sid=6ac3ba6100405f3d99836e9d143947ac) sobre esse Doom e sobre o desenvolvimento para essa “plataforma”.
Esse tal de AleMaxx desenvolveu um SDK por conta própria, ele até disponibiliza no tópico, o problema é que tá meio confuso, teria que pedir pra ele fazer um pacote com as ferramentas necessárias e instruções de como usar, se alguém manja de programação, pode conversar com esse cara, ele manja muito, só não tem tempo/disposição para continuar a programação no SPMP8000.
Enfim, é meio complicado programar pra essa plataforma, mas também não é impossível.
Joanilson[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Muito bom o video. Melhor ainda a sinceridade nos comentários. Vocês estão de parabens. Uma pergunta:
Não tem como configurar o controle, posição dos botões, nos emuladores?
Doidao66[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Gagá, assim como a maioria dos comentaristas aqui, gostaria de parabenizar você e sua equipe de produção neste vídeo.
Agora minha opinião: creio que a maioria já tinha um conceito ruim quanto ao Cybergame antes mesmo de ver a sua apresentação, e até você, Gagá, citou que achava que o aparelho seria bem pior do que ele se mostrou. Sendo assim, o pessoal que já tinha sua ideia do console só constatou o que era de seu interesse e demonstrou o seu desgosto quanto a ele em seus comentários. É aí que eu reitero meus parabéns a você Gagá, que criticou o que era ruim e elogiou o que era bom, sem extremos.
O.k., agora estou preparado para ser lapidado! 😛
Uma coisa que só eu posso ter visto aqui, pois não vi ninguém comentar, é quanto a taxa de quadros do vídeo. O YouTube infelizmente compacta nossos vídeos assim que fazemos o upload para o site, baixando sua qualidade original. Em certos pontos do vídeo aqui apresentado acabei não notando a queda na taxa de quadros do Cybergame, provavelmente maquiada pela compactação. Se não fossem os seus comentários, acho que tal fato passaria batido por mim. Em outros casos ficou claro no vídeo a demora na transição dos quadros.
E o que foi aquilo que houve com o Sonic e o Streets of Rage?! Realmente foi lamentável. Espero que futuras atualizações de firmware corrijam estes problemas, mas sinceramente, só pelo fato desses dois dos melhores jogos do Mega Drive não funcionarem, com certeza já foi o bastante para decepcionar muitos jogadores. Por um lado, parece que os vídeos rodam razoavelmente. Toca arquivos de áudio também? Não me lembro de ter ouvido isso em seu vídeo, e caso você tenha dito, peço desculpas antecipadamente.
Bem, é isso. Não o importunarei mais.
Continuem com o bom trabalho aqui no blog, pessoal!
Eduardo Shiroma[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@eduardo
O uso do Dingux é fácil, só a instalação é que confunde a turma mais inexperiente com informática. Acho que você vai se virar numa boa.
Infelizmente não. Só pela configuração que cada jogo oferece mesmo, não há nenhuma tela para mexer em qualquer configuração dos emuladores.
Orakio Rob, “O Gagá”[Citar este comentário] [Responder a este comentário]