Não tô brincando não, rapá, é sério! Olha as fotos aí:
Calma, fã de Zelda, pare de tremer! Olha o coração! Senta que lá vem a história…
Satellaview
O Satellaview é um modem que opera via satélite, lançado pela Nintendo apenas no Japão para o Super Famicom em 1995. O lance é que ele operava meio que como um canal de TV a cabo, e os jogos não eram baixados e armazenados para sempre no seu videogame como acontece hoje em dia. Você só podia se conectar e jogar em horários específicos, como se fosse um programa de TV. Muito louco, hein? Para emular isso, então, é um desastre.
A Nintendo lançou alguns jogos da série Zelda para o aparelhinho. Um foi Zelda 3, grandes coisas… mas outro era um remake do Zelda original de NES, tipo Mario All-Stars! E ainda um Zelda 3 com trama diferente!
O primeiro é basicamente o mesmo jogo do NES, só que com gráficos melhorados, boas mudanças no mapa do mundo e labirintos completamente diferentes. Foram “transmitidas” duas partes, conhecidas como Mapa 1 e Mapa 2. Cada mapa era dividido em quatro episódios, ia um ao ar por semana. Um reloginho marcava a hora na tela, e em horários específicos ocorriam alguns eventos especiais. Parece até aquelas festas doidas que pipocam nos servidores de alguns MMORPGs contemporâneos. O personagem principal não era o link, mas há hacks que permitem jogar com ele.
Mas não parou por aí não… ainda teve o Zelda no Densetsu Kodai no Sekiban (The Legend of Zelda: The Ancient Stone Tablets). Este é basicamente o Zelda 3 de SNES, só que com uma nova trama e um pouco mais fácil. Cada semana uma parte nova do jogo era liberada. Bizarro, hein?
À esquerda, o remake do Zelda original. À direita, “The Ancient Stone Tablets”.
A maior comédia é que como os jogos eram “transmitidos” ao vivo, às vezes um narrador japonês entrava falando umas coisas. Quando o tempo de jogo estava acabando ele ficava mais enérgico, naquela de “vai lá, cara, o tempo vai acabar!”.
Felizmente, essas preciosidades podem ser baixadas neste site. Cada jogo tem uma entrada “Files” no menu da esquerda, onde é possível baixar roms com patches variados. Atenção, pois não há crack para o limite de tempo do jogo, ou seja, não zerou antes do tempo limite é gameover, como se você estivesse jogando no Satellaview. Há várias versões disponíveis das ROMs, algumas com e outras sem limite de tempo. Dê uma boa olhada na página de downloads e escolha bem. As roms podem ser jogadas nos tradicionais emuladores de SNES.
Agora digam aí, o Gagá é ou não é um bom camarada por compartilhar essas coisas com vocês? 🙂
UPDATE: As roms rodam no ZSNES mais recente, mas acho que não no Snes-9x.
Pôxa Orakio, achei que vc já conhecesse esse jogo.
Faz uns 2 anos que achei essa rom no planetemu.net, mas nunca consegui chegar ao final.
É realmente um Zelda 1 melhorado, bem legal de se jogar.
Só não sabia desse lance de hacks ae.
Cosmão, o Velho Piadista[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Faltou dizer que o antigo Gartanta e Torcicolo (ou mesmo HUGO) tinham um jeitão parecido de se jogar, só que por meio de telefone.
Cosmão, o Velho Piadista[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Grande Gagá. Não sou fã de Zelda, mas gostei de ler a matéria. Jamais poderia imaginar que existisse um jeitão de transmitir jogos como esse da nintendo. Show de bola. Só não podia ser no horário da escola.
Leandro Moraes[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Ótima notícia gagá!
gamer_boy[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Oi Gagá, bem legal essa dica! Parece que há também uma rom desse jogo traduzida para o inglês. Não é um problema rodar esse game pois nem é preciso saber japa pra poder jogar, mas fizeram tradução sim.
Adinan[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Tem vários jogos para o Satellaview. Inclusive o bem interessante adventure Radical Dreamers que serve como um “algo a mais” na série Chrono. Esse Zelda eu conheço por imagens e nome (nunca fui lá um grande fã da série, ainda que a respeite muito), mas nunca joguei. Contudo, sempre me falaram muito bem dele.
O Senil[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Mas existe um patch para remover o limite de tempo sim , eu tenho esse jogo aquicom várias modificações(os dois mapas e dizem que tem mais dois ainda). Agora o que eu queria mesmo é esse Zelda no estilo de Ocarina of Time …
Washington[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@Washington
Tem razão, eu entendi errado no site… há várias versões do mesmo jogo, uma com limite de tempo, outra sem, outra com o Link… Já corrigi no post.
Orakio Rob, “O Gagá”[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Eu já falei desse jogo lá no warpzona: http://warpzona.wordpress.com/2009/02/02/emr52209/
maxi2099[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Não tinha visto, Maxi, valeu pelo link!
Orakio Rob, “O Gagá”[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Nuss mANOW nunca fikei tao feliz na minha vida, dia mais feliz da minha vida sniff sniff, se souber de metroid de Nes Melhorado eske-se de mim nao!! Vlw Lek !!
Rafael[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@Rafael
Metroid de NES melhorado? Tipo:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Metroid:_Zero_Mission
🙂
Orakio Rob, “O Gagá”[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Hey! I simply want to give a huge thumbs up for the great info you have got right here on this post.
I will likely be coming again to your blog for more soon.
columbus cosmetic surgery center of ohio[Citar este comentário] [Responder a este comentário]