Quando eu era moleque, meu sonho era ter um texto publicado em uma revista de videogame. Hoje eu trabalho na Old!Gamer, e estou criando fama e fortuna com o salário que recebo. Mas às vezes, quando estou lá no meu iate particular preparando matérias, eu fico pensando em quanta gente ainda quer realizar esse sonho… será que não há nada que a gente possa fazer para ajudar esse povo? Mas é claro que há!
Como vocês já sabem, a Old!Gamer é uma revista que fala sobre jogos velhos. Isso quer dizer que nosso público já é meio coroa, e teve muitos anos para desenvolver seu talento na escrita. Por que não aproveitar todo esse potencial dos nossos leitores, e ainda aproximá-los da revista que fazemos com tanto carinho para eles?
Pensando nisso, a partir da quarta edição da Old!Gamer, reservaremos um espaço para a participação do leitor. É muito simples: você escreve um texto bem bacana sobre um jogo antigo que você curta muito. A cada edição, um funcionário incorruptível e multimilionário da redação da Old vai escolher um texto para publicar na revista. Publicar mesmo, bonito, diagramadinho, não vai ser num encarte preto e branco com papel de jornal não: vai ser PARTE DA REVISTA, como qualquer outra matéria. E com seu devido nome lá, meu amigo. Coisa fina.
O que a gente quer
Estamos procurando textos gostosos de ler, nos quais você você escolha um jogo e conte para a gente como ele é e por que ele é especial para você. Não é para ser um review: tem que ser algo pessoal. A gente quer um texto SEU, que só mesmo você poderia ter escrito. Nada daqueles textos chatos e cheios de blablabla que eu e o resto da turma escrevemos, o seu tem que ser especial, envolvente… pode ser comovente, pode ser nostálgico, pode ser engraçado: seu texto precisa ter alma. E do que você gosta nesse jogo? É da história dele? Dos personagens? Por que ele é tão legal? É óbvio que falar sobre “medalhões” como Chrono Trigger é bacana, mas se você puxar um joguinho que não seja muito famoso também tem boas chances de ter seu texto publicado.
O que a gente não quer
Não queremos textos extremamente técnicos, como a tecnologia phazon-x desenvolvida por Kudo Tanaka foi usada para a criação de modelos poligonais fotorrealistas, e nem textos com declarações que exijam uma pesquisa arqueológica para serem comprovadas, como o jogo “Timothy Leary is a dirty man” foi o primeiro a ter um protagonista que usava drogas para salvar o mundo. Como diabos a gente vai confirmar um negócio desses? 🙂 E por favor, nada de textos que não sejam seus! Não mande textos de terceiros!
E quais são as regras?
- Tamanho máximo do texto: 2.500 caracteres. Não precisa TER 2.500 caracteres, pode ter menos, esse número é só o limite. Mas também não vai mandar um texto de 200 caracteres que não dá para nada, né? Em caso de dúvida, o Word e o OpenOffice/BrOffice contam com recurso de contagem de caracteres no menu, indo em “ferramentas”. E atenção: eu disse 2.500 CARACTERES, e não palavras.
- O texto tem que ser seu: se colar o texto de algum blog, revista ou afins a gente vai descobrir e a polícia logo vai estar batendo na sua casa. Queremos um texto SEU, não de outra pessoa.
- Só vale do Dreamcast para baixo: o resto a gente ainda não considera retrô. Minigames e jogos de computadores velhos também estão valendo, mesmo que ninguém conheça!
- Seu texto pode ser editado pela redação: erros ortográficos ou de sintaxe, uso de palavras inadequadas ou meramente questões de estilo podem nos levar a editar seu texto. Ninguém vai transformar sua elegia à Aeris de Final Fantasy VII em uma ofensa pessoal à Square Enix, mas pode ser que a gente corte um pedacinho, mexa na estrutura de uma frase e outras coisas do tipo. Nada sério.
- Mande seu texto para reviewdoleitor@europanet.com.br, com o assunto “Review do Leitor OLD!Gamer: nomedojogo“ (sem as aspas, e trocando nomedojogo pelo nome do jogo, obviamente). Se não seguir esse formato, seu email pode ficar perdido para sempre no grande buraco negro da internet…
ATENÇÃO: já estamos em cima do lance para fechar a Old#4. Se quiser ter seu texto publicado, não deixe para a semana que vem! Contamos com a sua participação!
Bacana essa idéia da revista. Posso colaborar com a revisão dos textos, como já faço na Game Sênior. Afinal, também quero enriquecer como você. 😀
José Augusto F°[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Bah! Tentarei realizar um dos meus sonhos dos tempos de criança! Cheguei a mandar cartas pra SuperGamePower e pra Ação Games mas nunca foram publicadas! Quem sabe agora? 😀
Daniel[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Pingback:Tweets that mention Gagá Games » A Old!Gamer quer você! Participe! -- Topsy.com
Ótima iniciativa! Desde criança tenho esse sonho de publicar um texto numa revista, vou ver se escrevo algo legal para participar.
Leandro Alves[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
tambem fiquei empolgado… vou pensar em algo…
maximuscesar[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Poxa, irei escrever um hoje a noite com certeza 😀
Alexandre[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Hmmmm, acho que vou escrever algo 🙂
A. Percy[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Serve em japonês?
XD
Bom, gostei disso de “retrô = Dreamcast pra baixo”
Pelo menos o Saturn tá dentro! \o/
Vou ver se escrevo alguma coisa interessante sobre algum joguinho obscuro que eu tenha aqui ^^
Aliás, algum motivo específico pra ter poucos artigos (bom, não lembro de nenhum) de jogos de Saturn no Gagá Games?
Será que o Gagá virou nintendista depois da decepção pelo fato da Sega não lançar uma continuação do Phantasy Star, e abandonou a Sega depois da geração 16 bits? XD
Jorge Chernicharo[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@Jorge Chernicharo
Que nada, eu adoro o Saturn! É que aqui no blog eu ainda não cheguei nessa geração, só falo de consoles anteriores ao PSX e ao Saturn.
Orakio Rob, “O Gagá”[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
ja tive uma materia publicada em uma revista de RPG (tormenta). Se puder ter também em uma de games retro será muito divertido. Pena que não nessa edição, vai ficar pra proxima
lucks[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Puxa vida… Uma oportunidade desejada desde quando eu era moleque, quer dizer, idade cronológica..
🙂
J.F. Souza[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Cacete Orakio, você deu todas as informações necessárias, só faltou o principal: O$ incentivo$! Afinal… Só ter o texto publicado e elogios pagam as contas de ninguém.
Ondinha[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Retificando: “NÃO pagam as contas de ninguém.” LOLOL
Ondinha[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Já mandei o meu, o Gagá não falou do critério de escolha, eles devem olhar o texto e escolher o que eles mais gostarem mesmo.
Dancovich[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Muito bacana a iniciativa. Não sou lá muito eloqüente, mas vou escrever pelo prazer de falar dos jogos que gosto. Estou nessa!
Onyas[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Maneiro!
Felipão[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Gagá, posso utilizar um texto já publicado em meu blog? É uma cópia, mas o texto seria de minha autoria de qualquer forma.
O que me diz?
Fernando Lorenzon[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@Fernando Lorenzon
Ah, obviamente eu faria pequenas adequações no texto.
Inclusive, devo escrever o texto em primeira pessoa, como uma linguagem de blog, para enfocar minha experiência com o game? Ou devo escrever de maneira impessoal, no estilo “tese”?
Fernando Lorenzon[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@Fernando Lorenzon
Pode sim. Quanto à linguagem, não há regras. O lance é fazer um texto gostoso de ler, e que destaque os pontos que você curte no jogo para, quem sabe, motivar o leitor a dar umas partidinhas.
UPDATE: mudei a resposta, leia abaixo. Só textos originais, ainda não publicados.
Orakio Rob, “O Gagá”[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
um texto que eu memso tenha publicado em meu blog (portanto autoria minha) seria aceito?
DJ Yatta[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@DJ Yatta
Eu acabei de responder :p
Mas vou mudar a minha resposta: vamos aceitar só textos originais. Motivo: evitar que alguém visite seu blog, pegue seu texto e mande para a gente dizendo que é você.
Orakio Rob, “O Gagá”[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Opa, espaços para o leitor sempre são ótimas iniciativas!!!
Mas como eu sou bastante preguiçoso para elaborar textos (os textos para os meus blogs eu elaboro na hora mesmo), não sei se arrumarei tempo para enviar algum texto não-publicado nos blogs.
[momento de humildade on] Sem falar que têm gente muito melhor do que eu para elaborar textos interessantes!![momento de humildade off]
De qualquer forma, essa é uma ótima iniciativa mesmo!!
Adney Luis[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Fodão, eu amo a Old!Gamer, tomara q a Game Sênior fassa suceso assim tbm e fassa uma coisa dessas para nós!!!
Bruno Alves de Souza[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@J.F. Souza
[2]
Quando eu tiver saco, talvez tente alguma coisa aí. “Sonhar não custa nada, mas o Sonho são R$ 0,70 na padaria”
Kyo[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Tem de ser apenas texto, ou pode mandar algumas imagens para ilustrar também? No meu caso, as imagens seriam necessárias para digamos, elucidar melhor e deixar o texto mais engraçado.
Tempest[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@Tempest
Só texto mesmo.
Orakio Rob, “O Gagá”[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Gente… quer dizer que do dreamcast pra baixo é retrô?
Cara, to ficando velho mesmo. Nem o primeiro playstation joguei direito!!!
Deixa eu aproveitar e fazer uma pergunta. Posso propor a criação de uma coluna?
Paulo[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Bela iniciativa Gagá!
Vou tentar escrever alguma coisa sobre minha série preferida de jogos da minha infância/adolescência
Marcus[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Orakio, ótima observação de contribuição que permite a abertura real da colaboração de todos os leitores. Conforme o ondinha disse, poderia se for o caso, uma premiação de 3 edições da O!G para o leitor ‘premiado’.
De qualquer maneira, qualquer melhoria nesse sentido é válido, assim como entrevistar o pessoal da RetroGamer e suas matérias fascinantes.
gamer_boy[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Enviei ontem! Uma coisa que notei é que 2500 caracteres não dá margem para reviews muito descritivos. Mas também é interessante por forçar um texto mais conciso. Depois de escrever tive que sair melhorando as frases, escolhendo outras palavras, serviu até para revisar o texto mais eficientemente. Experiencia legal 😀
A. Percy[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Acabei de mandar o meu! 😀
Porcho[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Gagá, tem um texto falando sobre meu amor do Final Fantasy VI no meu blog, posso pegá-lo, modificar um pouco, e mandar? O texto é de minha autoria.
Lobim[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Texto enviado.
Vamos ver se ficou legal.
Valeu pessoal.
Tipow, gagá, se meu texto não for publicado, será que poderia aproveitar para colocá-lo aqui mesmo no blog?
Obrigado
truxton[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Mandei mais um review.
Valeu ae.
truxton[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Fiz um texto falando sobre Day of the tentacle.
espero que tenha ficado bom
Alohawell[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Opa! Li a mensagem no RSS e não perdi tempo… Mandei o meu pequeno review sobre Space Manbow… Espero ter a sorte de aparecer na OLDG… 🙂
Ovídio[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
fiquei muito feliz de ver seu texto na revista, puta surpresa! E como te disse, ficou bom pra c***!
Pulselooper[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Roberto/Gagá, estamos no dia 9 de agosto e até agora nada, portanto pergunto: Tem previsão pra um pronunciamento oficial sobre mais este atraso da revista? Creio que boa parte dos leitores anda insatisfeita com isso e a ausência de resposta de alguém só piora as coisas, pois passa a impressão de que existe má fé e desleixo, algo no qual eu não gostaria de ter que acreditar.
Obrigado desde já!
Fellipe Igor[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@Fellipe Igor
Você está coberto de razão em cobrar, Fellipe. E eu já estou meio que tirando o corpo fora :p Dá uma lida no que eu acabei de postar, é a última notícia do post:
http://www.gagagames.com.br/?p=18757
Orakio Rob, “O Gagá”[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Hello! I simply want to give a huge thumbs up for
the great data you’ve here on this post. I will probably be coming again to your weblog
for extra soon.
Anônimo[Citar este comentário] [Responder a este comentário]