Olá galera do Gagá Games! Aqui é o seu amigo André Breder para trazer até vocês a segunda parte do especial que estou fazendo dedicado ao clássico Jogos de Verão do Master System. Hoje o esquema vai ser quase um tutorial de como se joga, e quais as opções de jogo, deste divertido game esportivo. Tenham todos uma boa leitura e até a próxima!
Um game diferenciado para o público brasileiro
Jogos de Verão não foi, claro, o primeiro game a trazer em um só pacote várias modalidades esportivas. A própria produtora do jogo, a Epyx, já havia feito games nestes moldes antes, como informei no artigo da semana passada. Mas aqui no Brasil foi com Jogos de Verão do Master System que a maioria dos gamers tiveram contato pela primeira vez com um título do tipo, com a possibilidade de até 8 pessoas se revezando no jogo.
Se você que está lendo este artigo é um que deixou este grande clássico do Master passar batido em sua vida, nas próxima linhas estarei te explicando como funciona o sistema do game Jogos de Verão, e espero que isto seja suficiente para deixá-lo empolgado e com uma imensa vontade de jogar este belíssimo, viciante e divertido game esportivo. Agora se você amigo leitor, é assim como eu, um cara que curte muito este game, não custa nada ler o restante do texto, pois não há nada de mal em recordar as coisas um pouco…
Como se joga esse “troço”?!
Começar uma “partida” em Jogos de Verão não é algo difícil, mas na época ele se diferenciava dos demais games por trazer muitas opções de jogo. Ao apertar o botão 1 (Start) do Master, o jogador é levado para uma tela com o título “Select Game”, que traz ao todo 6 opções. Abaixo estarei explicando o que cada opção reserva ao jogador:
– Compete In All Events: Selecionando esta opção o jogador (ou jogadores) irá (irão) competir em todas as seis modalidades esportivas presentes no game, de forma automática, e na ordem já pré-determinada, que é começando pelo evento Half Pipe e terminando na modalidade Flying Disk.
– Compete In Some Events: Aqui o jogador (ou jogadores) não é (são) obrigado (s) a jogar todas as seis modalidades esportivas de Jogos de Verão, podendo escolher de maneira livre, quais e quantas modalidades ele (s) quer (em) jogar. Após marcar as modalidades desejadas, deve-se então selecionar a opção “done” para começar a jogá-las.
– Compete In One Event: Com esta opção só é jogado uma modalidade do game, que deve ser escolhida em uma lista com todas as seis modalidades presentes no jogo. Opção simples e direta.
– Practice One Event: Permite que se possa praticar em uma modalidade específica de maneira contínua. Nos modos normais de jogo, existe um limite de tempo e/ou uma quantidade de chances que um jogador tem de se aventurar pelas modalidades de Jogos de Verão. Aqui o jogador pode jogar cada modalidade até cansar, mas quando isto acontecer basta selecionar a opção “No” para sair deste modo, que surge quando uma falha é cometida ou quando se consegue algum acerto (como na modalidade Flying Disk).
– View High Scores: É o acesso para a galeria de recordes do game, separados por modalidade. Jogos de Verão já traz alguns recordes prontos com jogadores fictícios, mas a medida que o jogador real vai quebrando estes recordes, ele tem seu nome incluído aqui, podendo assim tirar onda com a cara dos seus amigos menos habilidosos.
– View Title Screen: É a opção mais inútil do jogo, pois ela simplesmente faz com que a tela título do game volte a ser exibida.
Nas opções Compete In All Events, Compete In Some Events e Compete In One Event, até 8 jogadores poderão participar, sendo possível cada jogador colocar seu nome/apelido e ainda poder escolher um dos 9 times existentes no jogo (a saber: Maxx-out, Costa del Mar Sunglasses, Kawasaki, Santa Cruz Skateboards, Ocean Pacific, Casio, Auzzie Surf Board, Spin Jammer Flying Disk e Ray-d-o Baxgear). A escolha por um time específico não altera em nada no jogo, e mesmo que dois jogadores, por exemplo, sejam de um mesmo time, isto não os torna uma equipe, sendo que cada um será avaliado separadamente.
Quebre os recordes, e ganhe bonificações!
Algo bacana em Jogos de Verão, e que não pode deixar de ser citado aqui, é a questão de que quando um jogador quebra um recorde, ele pode participar de um jogo onde, caso saia vitorioso, pode ganhar bonificações para algumas modalidades do game. O jogo “da sorte” consiste em três imagens que ficam rodando na tela, sendo que cada uma representa uma modalidade: Surfing, Footbag e BMX.
O jogador deve então apertar o botão de ação para parar as imagens. Caso consiga três imagens iguais, ele ganha então um bônus, que varia de acordo com a modalidade que teve suas três figuras emparelhadas na tela: na modalidade Surfing ganha-se uma prancha nova; no Footbag a bolinha passa a ser mais leve, e portanto pode ficar mais tempo no ar; e na modalidade BMX ganha-se uma bicicleta capaz de executar saltos maiores, podendo assim executar os movimentos mais perigosos com menos riscos de acabar tendo sua cabeça esmagada na pista de areia.
Ganhando troféus…
Em Jogos de Verão, os três primeiros colocados em cada modalidade disputada, terão a honra de ganhar troféus, após o encerramento de cada competição, sendo que cada um representa de uma forma bacana e clara, a qual tipo de modalidade do jogo cada troféu pertence.
O número de troféus ganhos por cada um dos competidores, irá influenciar no resultado final de todas as competições, onde os três jogadores com um maior pontuação durante toda a competição serão condecorados na “cerimônia dos campeões” recebendo os troféus de 1º, 2º e 3º colocados no ranking geral. Os pontos que contam neste resultado final segue a seguinte regra: cada primeiro lugar em uma competição rende ao jogador 5 pontos; cada segundo lugar 3 pontos e cada terceiro lugar 1 ponto. Portanto estar no mínimo entre os três melhores competidores em Jogos de Verão, é o que realmente conta no final das contas.
Na próxima parte!
Na próxima parte deste especial sobre o clássico Jogos de Verão do Master, vamos focar na primeira modalidade do game: Half Pipe. Até Sábado que vem com mais uma edição especial do Recordar é Envelhecer!
as unicas coisas que não curti nesse especial, é ter que esperar uma semana pra ler o resto, e ainda acho que uma matéria assim deveria ter sido feita na época pelas revistas que existiam (tipo supergame)!
amo esse jogo e tá muito bem feito!
Fernando[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@Fernando
Opa Fernando, valeu pela força! Eu até cheguei a pensar em colocar este artigo sobre o Jogos de Verão tudo numa “tacada” só, mas o post iria ficar enorme. Bem, conto com sua paciência e sua leitura nos próximos artigos… uma semana passa rápido até. 8)
André Breder[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Pingback:Tweets that mention Gagá Games » Recordar é envelhecer: Jogos de Verão (Master System) – 2ª Parte -- Topsy.com
Opa1 Ansioso pois no Half Pipe era/sou péssimo! Só sei colocar a mão na borda e virar. 🙁
Leandro[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@Leandro
Fique ligado então que semana que vem você vai aprender a jogar esta modalidade!
André Breder[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@Fernando
Devagar vai se longe. Fernando-san.
Daniel Paes Cuter[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Aguardando também o próximo artigo para aprender um pouco sobre o Half Pipe.
Paulo Mateus[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@Daniel Paes Cuter
Sábias palavras do amigo Daniel-san, discípulo famoso do mestre Miyagi… hehehehehe… 🙂
@Paulo Mateus
Aguarde e confie!
André Breder[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Essa materia esta´demais viu Fernando sou muito fã do Jogos de Verão ja joguei muito quando tinha meu Master que saudade desse tempo viu os jogos era mas divertidos viu .Curto muito a modalidade skate me lembre que mandava muito bem nas manobras fora que também eu jogava surf e era ate´que rasoavel nas manobras na prancha hehehehe .
kleber[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
kleber[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
pensei nisso também, fica legal assim em partes, tipo dossiê california games! hahahaha
mas sério, tá de parabéns! Jogo animal, matéria perfeita, enfim!
Fernando[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Aliás, me lembrei agora: fiz um post sobre a música do jogo, chamada Louie Louie:
http://passagemsecreta.wordpress.com/segredos/california-games-musica-de-abertura-multissistema/
Daniel Paes Cuter[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@kleber e @Fernando, valeu pela força!
@Daniel Paes Cuter
Realmente o riff inicial da música “Louie Louie” é o mesmo utilizado na música de abertura do Jogos de Verão. Bela homenagem da Epyx ao Richard Berry (ou um belo plágio).
Engraçado é que já ouvi uma versão gospel desta música do Richard Berry, cantada em português. Nesta versão a letra lembra o fato de Moisés ter pedido ao Faráo que este deixasse seu povo, que estava sendo escravizado, ir embora do Egito. Neste caso foi uma paródia de um pastor brincalhão… hehehehe… 8)
André Breder[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Parabéns pelo texto, esperando o guia sobre o Half pipe, é a única das modalidades que até hoje eu ainda não entendi como funciona. De vez em quando eu lembro que caía alguma letra do Hollywood no fundo do cenário, mas eu nem sabia o que tava fazendo :p
Não pude deixar de notar o 9.0 no Surfing na screenshot. Score foda!
Victor Alexandre[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@Victor Alexandre
Opa, valeu… e sobre o “guia” da modalidade Half Pipe, aguarde e confie! 8)
André Breder[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Esse artigo sobre os jogos de verão tá cada vez mais supimpa!!!
Ontem inclusive tava emulando no psp as versões do master e do mega… e putz… a versão do master é imbátivel!!!!
Boa Breder… mais uma vez nos fazendo reviver grandes clássicos do passado!
Vinny “Segata” Pinheiro[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@Vinny “Segata” Pinheiro
Também sempre achei a versão do Master de Jogos de Verão bem melhor do que a do Mega. E valeu Vinny pela força!
André Breder[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Um dos poucos jogos que eu comprei sem ter conhecido antes, mas não me arrependi. E lembro até hoje também, de ser um dos raros jogos de 8 bits com voz digitalizada! Participando de todas as modalidades, às vezes você é surpreendido com um narrador falando “Hey dude” “Get trasher” “Hack it” antes da prova. Tudo bem que o resultado era medonho aos ouvidos, mas já era um puta salto tecnológico!
Alan[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
clássico da sega…está entre os meus preferidos cartuchos da sega!!!!bons tempos!!!!!
helisonbsb[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Superb, what a blog it is! This webpage presents helpful facts to us, keep it up.
google plus app download[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Teeth baring and gnashing aside Riley is about to
change the games for the criminal case cheat motion capture technology.
As you go deals are offered by the Diablo pattern which use
cheap d3 gold to buy the premium and free mobile criminal case cheat games have spanned one or a future update.
Precisely what it looks when it hit 2 million, the game of all age
people. Play Modern games Or the ClassicsBecause so much busy in them.
my website: Criminal case cheats blogspot
criminal case cheats blogspot[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
หากคุณ ต้องการ ต้องการ
เป็น ใช้ ข้อเสนอที่ดี จาก
นี้ วรรค แล้วคุณ ต้องใช้ เช่น
เทคนิค เพื่อ วอน ของคุณ เว็บไซต์ .
My website :: sbo666
sbo666[Citar este comentário] [Responder a este comentário]