Aproveitando a onda futebolística criada pela Copa do Mundo, hoje vamos analisar Super Sidekicks 3 — A Próxima Glória, lançado pela SNK para o NEOGEO em 1995. Esta versão é um belo update da anterior, mantendo atributos que deram certo e ainda acrescentando novas e bem vindas opções, que viriam a imortalizar a franquia.
Super Sidekicks 3 não tem por objetivo simular uma partida real de futebol. Pelo contrário: situações totalmente fictícias e hilariantes costumam acontecer. Não se impressione ao ver dribles mirabolantes, comemorações de gol exageradas e atletas soltando “fogo pelas ventas”.
A visão do gramado é fixa e lateral (com rápidas mudanças de ângulo em ocasiões, como faltas, penalidades máximas e cenas especiais). Há 64 seleções à disposição, distribuídas em 8 regiões: Europa A, B e C, África, Américas, América do Sul e Ásia A e B.
Há seis modos de competição diferentes. Além do mundial (estilo Copa do Mundo), temos Copa da Europa, Copa América, CONCACAF, torneio africano e Asian Cup, e você pode selecionar qualquer uma das 64 equipes para disputar estes campeonatos. As melhores performances (vitórias, gols pro e gols contra) ficam registradas no ranking de seleções. Há também um Top 10 para os artilheiros.
O game atribui pseudônimos aos jogadores que remetem aos nomes reais. Por exemplo, nosso Romário se chama Roman, Roul é Raúl da Espanha, Dahlgren seria Dahlin da Suécia e Klinger nada mais é que o Klinsmann da Alemanha.
Eu adorava os gráficos na época e ainda hoje gosto do estilo usado pela SNK. O campo é construído com a técnica multicamadas (como o chão em Street Fighter 2), dando a impressão de profundidade ao ambiente. Os personagens são bem desenhados e diversificados por estilo de cabelo, cor de pele e técnica. O juiz é uma figura participativa com erros e acertos; ele até se atrapalha as vezes, caindo ao chão ou interceptando lançamentos por estar mal posicionado. As animações de torcida, com seus papéis picados, penalidades máximas, faltas na entrada da área, entre outras situações de jogo, parecem ter vida, mantendo a adrenalina do gamer sempre alta durante toda a experiência.
Os efeitos sonoros acompanham a excelente qualidade do visual. A torcida grita e incentiva. O som do chute é peculiar, mais parecendo um tiro de escopeta. A movimentação dos atletas, o trilo do apito e os tombos também acompanham seus respectivos ruídos. Para não perder o pique da competição, algumas músicas em ritmo acelerado, à lá “tema da vitória”, tocam entre os confrontos.
A jogabilidade é simples e direta (ao bom e velho estilo ARCADE), com apenas três botões se faz tudo – diferente das sequências exageradas e dos inúmeros comandos presentes nos FIFAS e PES modernos. O botão A chuta pro gol e realiza lançamentos em profundidade, o B é o responsável pelos cruzamentos e o C faz dribles e adiantadas (toques curtos). Com o manche, as famosas gingas e saltos acontecem naturalmente.
Não espere melzinho na chupeta em SS3 não, pois o desafio deste game é uma pedra no sapato, exigindo muito treino. Conseguir a taça no level 4 (Normal), principalmente no modo Word Cup, não é para qualquer um. O goleiro do time rival parece uma muralha e, diferente do arqueiro da sua equipe, raramente toma um frango. À medida em que o campeonato se desenrola, o desafio cresce exponencialmente, chegando a um nível em que cada milímetro da grama é disputado com sangue, suor e lágrimas.
O que me faz voltar ao SS3 e insistentemente jogá-lo até os dias de hoje é, além das qualidades anteriormente citadas, todo um clima de emoção que o jogo transmite. Um sentimento parecido com o do torcedor presente em estádios, que teme cada ataque adversário e vive um sentimento gostoso de conquista a cada gol do seu time. A narração em português “brasileiro” é outro fator motivante — aliás, várias línguas podem ser selecionadas além do nosso idioma: espanhol, francês, inglês, italiano e japonês. Com a exceção da última, todas as línguas possuem narrações personalizadas. Depois do português, o espanhol é o que mais escolho, devido ao grito de gol contagiante.
Não é necessário ser dono de um NEOGEO para conhecer SS3. Além dos emuladores, o Wii e o Playstation 2 receberam o título através do pacote chamado SNK Arcade Classics volume 1 (já falei dele aqui).
Se você curte rolar a pelota no mundo do divertimento eletrônico, não pode deixar de conferir Super Sidekicks 3. Apesar de não simular uma partida real, o game consegue transmitir a essência do futebol — a emoção. Diferente dos títulos modernos, que me parecem cada vez mais enfadonhos pela complexidade dos comandos, SS3 é simples e direto em sua jogabilidade. Super Sidekicks 3 é um clássico que envelheceu bem, resistiu ao tempo, mantendo-se agradável aos olhos. Méritos para a SNK, que com sua equipe de programadores e seu hardware imortal, produziu pérolas como esta.
num lembrava de narração em “portugues” nesse jogo não… nessa epoca eu detestava futebol então passava longe desses jogos… mas aquele ultimo da serie (ultimate 11) parece ser uma evolução desse, não?
maximuscesar[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Jogão! Esse aí foi um dos comedores de fichas da época que eu era um rato de fliperama. As duas primeiras partidas são muito fáceis, mas depois o desafio aumenta de forma absurda!
O mais comédia mesmo é o juiz, que, quando leva uma bolada, cai morto no chão, não dá pra não gargalhar! Além disso, a versão traduzida para o português tem cada erro tosco… O que torna o jogo melhor ainda!
A única coisa chata é que, se pegar a manha do jogo, ele se torna repetitivo… Mas ainda assim é ótimo pra bater uns contras, principalmente online pelo Kaillera!
00_Agent[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Gagá, faz um post do Hat Trick Hero…
se conhecer é claro, mas acho que você conhece hehehe
Parabéns pelo site
Framil[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@maximuscesar
O Ultimate 11 é uma continuação mesmo, mas ainda sim prefiro a terceira versão. Algo na jogabilidade não me atraiu no Ultimate 11, apesar de também ser ótimo.
@00_Agent
Mas pelo menos a narração não tinha sotaque europeu, parecia ser um brasileiro falando mesmo. Aquela voz me parece conhecida de algum telejornal brasileiro.
@Framil
Provavelmente Super Sidekicks foi baseado em Hat Trick Hero que também era um excelente ARCADE. Eu até faria um review deste game, mas estou limitado ao NEOGEO e Zx Spectrum. Abraço!
Sandro Vasconcelos[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Pingback:Tweets that mention Gagá Games » Super Sidekicks 3 — A Próxima Glória (NEOGEO) -- Topsy.com
Eu gosto da série Super Sidekicks, mas prefiro o último jgo da série, Ultimate Eleven. Muito mais maluco que os outros!
Daniel “Talude” Paes Cuter[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Sabe aquele jogo que vc gostava muito de ver os outros jogarem, mas vc mesmo jogava pouco?
SS3 era um deles pra mim. Apesar de gostar muito de futebol e de jogos de futebol, não peguei “as manha” desse jogo, então eu economizava minhas poucas fichas em jogos de luta mesmo.
Mas eu curtia ver a galera chegando na cara do goo nesse jogo, era bacana.
Elielson[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Puta merda,gastei muita ficha nesse jogo! Era loko quando alguém entrava contra,era uma farra mano! E ficava puto quando um jogador adversário te parava c/ tipo um golpe de karatê kkk muito comédia. Sem dúvida é um clássico! Vlw pela matéria 😉
PS:ainda jogo ele no MAME hehe
sandrosfc[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Esse era um jogo que à medida que seu jogador ia correndo com a bola, ia enchendo uma barra? Se chutasse com a barra cheia, era gol: entrava bola e goleiro. Se não for, podem me falar o nome?
Outro que gostava era um futebol de rua. Uns guris cabeçudos jogando e podia bater à vontade que não tinha falta. A bola também não saia. Alguém sabe o nome?
Otto Teixeira[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Não, o da barra de energia é o Ultimate Eleven que eu falei.
Daniel “Talude” Paes Cuter[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Clááááááássico dos fliperama véio!! ahUHAUhaHAUhauHA Joguei DEMAIS Super Sidekicks 3 XD show de bola mesmo!! velho esqueminha de cruzamento e peixinho infalível kkk
Ótimo review amigo ^^
Sabat[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Clássico dos clássicos!!!
Mto bom esse site e sua análise fora de série!
valeu!
Thiago Felipe[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
SUPER-CLÁSSICO, NUNCA VOU ESQUECER ESSE JOGAÇO. COMO EU PENEI PARA GANHAR A COPA DO MUNDO.ÓTIMA LEMBRANÇA DA MINHA ADOLECÊNCIA VLW!!!!!
carlos otavio[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Esse jogo é maravilhoso, jogo ele até hoje,
gosto muito de jogar ele online pelo Arclive (Arcade Live).
Show de bola.
Rodrigo[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Galera estou atras do room desse jogo para emulador de neogeo o neoragex, mas não consigo encontra-lo em portugues só em ingles.
Era muito massa eu viva no fliperama jogando ele queria muito jogar novemente.
Lucas Soares[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@Lucas Soares
Na verdade, cara, a rom que você baixou tem a opção de linguagem em Português. O problema é que tem que ter a manha de mudar lá nas opções internas da ROM. Ve se você acha no emulador algo relacionado a botão de Dip Switch. E lá que se altera a linguagem do jogo
00_Agent[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Valeu consegui a mudar a linguagem do jeito que vc falou.
Só que outro problema que tenho é que o campo esta fora do
lugar, ele fica em cima da torcida e as linhas laterais estao no
lugar errado? isso é alguma configuraçao? só acontece isso comigo
nesse rom.
Lucas Soares[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@Lucas Soares
Esse problema eu tinha no Kawaks…o único emulador que rodei ele de boa foi o Mame! ;D
sandrosfc[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@Lucas Soares
Eu tive o mesmo problema, resovi a parada rodando a ROM no emulador Final Burn Alpha. Abraço!
Sandro “Matusalém” Vasconcelos[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
quero jogar o mesmo como faco no pc
re[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@re
Dê uma olhada em http://guiamame.blogspot.com/ e http://tutorialmame.blogspot.com/
sandrosfc[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
me ajudem pq eu abro o ssideki3 a pastinha e aparece só DLL como fasso para aparecer o programa mesmo?
lukas[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Pingback:Gagá Games » Cruzada Jaguar: Quem vê gráficos não vê diversão?
Quero baixar esse jogoooo….para pcccc
fernando avila parente da silva[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
COMO FASSO PARA MUDAR O LEVEL DO JOGO??
ALEX[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
00_Agent,
SO QUE LA SO APRECE EM USA EUROPA E JAPAO
NAO TEM PORTUGUES
ALEX[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
cade o Dowload ?
josepaulo[Citar este comentário] [Responder a este comentário]