image

O mundo dos video-games jamais seria o mesmo após a introdução dos gráficos 3D (quinta geração), que começavam a dar as caras na metade da década de 90, oferecendo um novo direcionamento e imersão aos jogos.

As empresas, percebendo esta nova tendência, lançavam seus consoles com as novas tecnologias — baseadas em muitos polígonos, texturas e simulação de movimentos reais (motion capture), o que chamou a atenção do público. O fenômeno também atingia os arcades, que exibiam performances tridimensionais ainda melhores do que as dos hardwares domésticos.

A SNK se aproveitou da onda e, ainda utilizando-se do bom e já velho NEOGEO, ousou com o emprego da técnica “motion capture” num jogo em 2D em 1996. Este game chama-se Art of Fighting 3, um dos mais belos já lançados para o MVS/AES.

image image

Art of Fighting 3

Outras formas de refinamenro continuavam a abrilhantar os lançamentos dessa época, a exemplo de Metal Slug, que mesmo ainda sendo bidimensional, continuava mantendo viva a chama da quarta geração naquela época, com belos gráficos estilo cartoon e animação soberba. Metal Slug fez tanto sucesso que várias sequências da aventura foram produzidas, conquistando fãs por todo o mundo.

Novos e bons softwares continuavam a pintar para o NEOGEO no final dos anos 90, como o fantástico Garou: Mark of the Wolves. Contudo, a SNK, em meio a uma aparente crise, viria a anunciar que King of Fighters 2000 seria o ultimo episódio da série e que faria consideráveis cortes a novos lançamentos para fliperama. Após o fatídico anúncio, não demorou muito para que, em 2001, a empresa fechasse suas portas.

image image

Garou: Mark of the Wolves

Fãs por todo o globo lamentaram muito a decisão, sendo que muito destes se negaram a aderir à onda da tridimensionalidade.

Entretanto, no auge da sexta geração, o console viria a renascer das cinzas através da empresa Playmore (hoje conhecida como SNK Playmore), fundada por alguns funcionários da antiga companhia, que adquiriram os copyrights. Neste renascimento, os três anos seguintes renderam frutos como King of Fighters 2001 e Samurai Shodown V Special em 2004, que foi o último game lançado para a plataforma.

No final do ciclo de vida dos arcades, o sistema de ROMS do NEOGEO foi aprimorado, impossibilitando que os últimos lançamentos fossem compatíveis com a antiga versão do AES/MVS. Este seria o fim da linha para a versão Home, porém, ainda garantiria sobrevida aos fliperamas. Um exemplo de game que utilizou esta tecnologia foi o SNK vs Capcom: SVC Chaos.

image image

SNK vs Capcom: SVC Chaos

A marca NEOGEO, apesar de já estar descontinuada, ainda vive na mente de muitos entusiastas e retrogamers por toda a parte. Permanece um sentimento de nostalgia, oriundo de momentos de diversão inesquecíveis que este hardware proporcionou. Há 20 anos, uma empresa chamada SNK abriria horizontes, apresentando-nos um projeto à frente do seu tempo, que viria a revolucionar a indústria dos jogos.

Assim chegamos ao fim da série de posts sobre o aniversário do AES/MVS, espero que estes 5 artigos tenham trazido um pouco do que foi viver este console magnífico, que sobreviveu a tantos anos e atravessou 3 gerações. Para encerrar, fiquem com as especificações do aparelho.

Especificações principais

CPUs: Motorola 68000 a 12 MHz (16-bit), Zilog Z80 a 4 MHz (8-bit)

Memória RAM: 640 Kb (principal), 680 Kb (video RAM), 16 Kb (para o Z80)

Processador de som: Yamaha YM2610 – 15 canais de som (7 digitais, 4 de síntese FM, 3 PSG, 1 canal de ruídos)

Gráficos

Resolução: 320 x 224 (304×224 sem as bordas de 8px)

Paleta de cores: 65.536 (16-bit de cores)

Cores simultâneas na tela: 4.096 (12-bit de cores)

Sprites: 380 simultâneos, com um tamanho mínimo de 1×2 e tamanho máximo de 16 x 512

Número de planos de jogo: 3

Proporção: 4:3

Saídas de áudio e vídeo: RF, vídeo composto, RGB (opcional).

Energia

Fonte: adaptador DC 9V

Consumo: 5 a 8W

Medidas

Console: 32,5cm (largura) x 23,7cm (profundidade) x 6cm (altura)

Controle: 28,0cm (largura) x 19,0cm (profundidade) x 9,5cm (altura)

Armazenamento

Memory Card removível: 8kb

Compatível com qualquer cartão JEIDA memory card ver.3

Mídia: Cartucho

Baseado no link oficial do aniversário do NEOGEO: http://neogeomuseum.snkplaymore.co.jp/english/whats/index.php

NEOGEO, 20 anos (parte final): NEOGEO chega ao século XXI
Tags:             

22 ideias sobre “NEOGEO, 20 anos (parte final): NEOGEO chega ao século XXI

  • 23/08/2010 em 3:02 pm
    Permalink

    As vezes paro pra pensar: A partir da era 16 bits começou uma corrida pelo “poder de processamento”; videogames com 32, 64 e 128 bits; e vendo as epecificações “modestas” do Neogeo, chego a conclusão que a equipe da SNK fez muito com muito pouco. Tanto que o hardware “ultrapassado” do Neogeo ficou aí nos arcades por muitos anos. Falow!

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 23/08/2010 em 3:09 pm
    Permalink

    Não sei se o Neogeo morreu por alguma infantilidade ou não resolveu jogar feio como certas produtoras fazem hoje criando caça níqueis e dissecando uma franquia até o último centavo (se bem que a Playmore tentou e não conseguiu). Mas o NEOGEO foi essencial a vários anos de diversão ou reunião depois da escola além de fazer história. Merece ser uma das 7 maravilhas do mundo gamístico.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 23/08/2010 em 3:18 pm
    Permalink

    André Breder :
    Grande Neo Geo! Sorte daqueles que puderam um dia ter um console desse nível em casa, já eu tive que me contentar em jogar os games da SNK somente por meio dos fliperamas mesmo.

    OS melhores jogos de NeoGeo são os arcades. Jogo KOF’98 até hoje seja nos flipers, ggpo ou em casa contra os amigos.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 23/08/2010 em 4:02 pm
    Permalink

    Salve salve o grande neo geo… alem dos fliperamas (que eram quase minha segunda casa) tinha uma locadora em parque araruama (a finada super street game) que alem de ter qse tudo dos video games da epoca tinha um aeszao la q nos pegavamos 2 onibus pra joga-lo… tempo bom… depois tbm um amigo nosso arrumou um neo cd e passavamos a tarde toda (e parte da noite hehe) “batendo contras”… hehehe so uma observacao q entre kof 2k1 e samurai v houveram varios outros jogos relevantes…

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 23/08/2010 em 6:23 pm
    Permalink

    Tenho muito orgulho em ter um Neo Geo AES. Realmente é indescritível a sensação de jogar com um amigo Samurai Shodown 2, Real Bout Special e sobretudo KOF 98. Apagar a luz da sala e reviver toda a glória daqueles tempos áureos do mundo dos games! Parabéns ao Azureus também, pois acho mais difícil ainda ter um Neo Geo CD operando bem! Um abraço a todos os demais amigos retrogamers e parabéns ao Sandro pela ótima matéria!

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 23/08/2010 em 9:23 pm
    Permalink

    Grande Neo Geo!!

    Ele era (e ainda é) um dos meus sonhos de consumo. Tive a oportunidade de jogar muito esse video-game numa locadora que tinha perto de casa. [exagero mode on]Como o Gagá diria, foram horas e horas de sessões de jogatina com o Neo-Geo (e com outros video-games também) que me atrasaram um pouco coisas como o “meu primeiro beijo”, ou ainda “a perda da virgindade”. [exagero mode off]

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 23/08/2010 em 9:54 pm
    Permalink

    Eu joguei muito nas locadoras que tinha perto de casa bons tempos viu olha que la tinha sengoku , fatal fury ,art of fighting ,eigth man e uns outros titulos bons viu fora que eu jogava muito fliper do neo geo também como samurai 1 e 2 ,art of fighting ,fatal fury special ,garou mark wolf e tantos outros saudades desse tempo galera hoje a mulecada não sabe o que era bom viu .

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 24/08/2010 em 11:27 pm
    Permalink

    Hj tenho em minha coleção uma placa de fliper adaptada pra Tv com vários “cartuchões” de MVS. É demais esse aparelho… O que “arrebentou” o NEOGEO CD era a leitura mto lenta… Pelo menos nessa época, os cartuchos eram outros quinhentos… inclusive nos preços praticados até hj são altíssimos… Mas vale a pena (se vale…) ter um “fliper” em casa! Abs!

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 24/08/2010 em 11:34 pm
    Permalink

    Grande homenagem ao Neo Geo!!!!!

    Nos fliperamas, com certeza eu gastei muito $ em fichas, e foi um $ muito bem gasto. Lembro até hj quando vi pela primeira vez Art of Fighting 3, lá em 1997. Gráficos maravilhosos, mano. Pena que o jogo não fez sucesso…

    Não tenho mais palavras para descrever a satisfação de ter jogado esses clássicos dos videogames.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 13/04/2011 em 2:47 pm
    Permalink

    é o Neo Geo era fods mesmo. naquela época ate o ano 2000 era jogaço. art of fighting,sengoku,sonic wings,todos os fatal fury(fatal furys,real bout e para mim, o fodástico mark of wolves que zerava com o rock howard direto) samurai shodown e o famigerado king of fighters. que por mim só o 95,97,99,2000 e o 2001 prestaram pra jogar especialmente o 2001,que graças a opçao de colocar 4 vs 3 consegui finalmente aprender a jogar kof. do 2002 pra frente é derrota total! até novas versoes da kof intuladas xi,xii e xiii…putz, a historia oficial acabou na 2003, pq continuar um jogo que ficou tosco desde a saida do Neo Geo? lamentável. vou jogar street fighter mermo q faz bem pra saúde.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 11/06/2011 em 2:12 am
    Permalink

    Neo Geo é Neo Geo mesmo. Tenho um Neo CD mesmo… Quem me dera ter um AES.
    Mas, apesar dos load times excessivos, é o console definitivo dos jogos de luta. Os melhores KOFs eram os antigos, até o 96. 97 em diante começou a ficar chato por demais. O 99 então, achei uma droga.
    Mas, claro. Tem o Real Bout e Samurai 2, que acho excelentes… Adoro esse videogame. Art Of Fighting, com seus sprites enormes… Sem palavras.
    Só não gosta quem nunca jogou.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 15/06/2011 em 8:40 pm
    Permalink

    snk, namco, capcom, midway, são empresas que fazem bons jogos de luta e a snk é uma das melhores em termos do assunto, neo geo era para ser o melhor video game da sua época de ouro,,,,em vez de melhor foi o mais caro para os gamemaniacos….

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *