A palavra “Powerglove” representa para os gamers mais antigos um acessório do NES que não deu certo. Mas para os fãs de Game Music este nome remete também a uma das mais brilhantes bandas do segmento surgida nos últimos anos. Oriunda dos Estados Unidos e praticando um Heavy Metal com muita técnica, a banda Powerglove tem, desde seu surgimento no ano de 2005, ganhado uma grande popularidade no meio musical, tendo até mesmo nos últimos anos tocado ao lado de grupos famosos da cena Heavy Metal mundial. A banda é um quarteto, formada pelos competentes músicos Chris Marchiel e Alex Berkson nas guitarras, Nick Avila no baixo e Bassil Silver-Hajo na bateria.
Antes de tocarem Game Metal, os músicos do Powerglove tiveram uma banda de melodic death metal chamada Revengeance, mas, segundo a banda, eles não eram “legais” o suficiente para tocarem este estilo, e então decidiram se dedicar a tocar video game music. Decisão mais do que acertada, pois dentre as várias bandas da cena Game Music, o Powerglove pode ser facilmente considerada como uma das melhores.
Apesar do nome do grupo mostrar que os músicos tiveram no console NES uma grande fonte de inspiração, o Powerglove não é uma banda que toque apenas temas de games do lendário console de 8 Bits da Nintendo, tendo um repertório bem variado, que passa por músicas conhecidas de games lançados para outros consoles famosos, como o Super Nintendo e o primeiro PlayStation.
O lançamento do primeiro registro de estúdio da banda se deu já no ano de seu nascimento, em Novembro de 2005, com o compacto “Total Pwnage”, que trouxe 7 músicas, a saber: Tetris (Tetris), Mute City (F-Zero), Birth of a God (Final Fantasy VII), The Decisive Battle (Final Fantasy VI), Power Rangers (Mighty Morphin Power Rangers), Storm Eagle (Mega Man X) e Dr. Wily’s Theme (Mega Man 2). O compacto trazia uma produção do mais alto nível e fez um grande sucesso entre os fãs de game music, convencendo definitivamente que os músicos do Powerglove estavam no caminho certo.
Passado 2 anos, em 31 de Outubro de 2007, a banda lançou então, finalmente, seu primeiro álbum completo, intitulado “Metal Kombat for the Mortal Man”, que trouxe 11 novos temas: So Sexy Robotnik (Sonic the Hedgehog 2), Mario Minor (Super Mario Bros. / Super Mario World), Fight On (Killer Instinct), Vanquish the Horrible Night (Castlevania 2 / Castlevania 3), Blasting the Hornet (Mega Man X3), The Duck Grinder (Duck Hunt), Power, Wisdom, Courage (The Legend of Zelda / A Link to the Past / Ocarina of Time), Omnishred (Final Fantasy VII), Holy Orders (Guilty Gear X), Metal Kombat for the Mortal Man (Mortal Kombat / Mega Man 2) e Red Wings Over Baron (Final Fantasy IV). Continuando com uma ótima produção e uma sonoridade pesadíssima, o sucesso da banda só aumentou com este lançamento.
Através do ano de 2008, a banda teve divulgação de seu trabalho em vários sites e revistas, como as publicações Game Informer, Metal Hammer e Gamepro. Todo este reconhecimento rendeu para a banda sua primeira turnê no seu país, ao lado das bandas “Psychostick” e “Look What I Did”. Durante esta série de shows, o grupo aumentou ainda mais seu número de fãs e conseguiu a façanha de impressionar o renomado músico Herman Li, guitarrista da banda de power metal DragonForce, que convidou o Powerglove para fazer a abertura dos shows de sua banda em uma turnê que passou por todo os Estados Unidos e também por cidades do Canadá.
No ano de 2009, a banda se trancou em um estúdio, para a gravação de um novo álbum, que desta vez exploraria outro lado da banda, sendo um trabalho focado apenas em temas oriundos de desenhos animados, séries de TV e filmes que foram importantes na vida pessoal dos músicos.
Neste ano a banda teve que deixar o estúdio, e sair em duas turnês, percorrendo mais uma vez cidades dos Estados Unidos e do Canadá, sendo que a primeira foi ao lado da renomada banda Hammerfall, e a segunda turnê como banda de abertura para a igualmente excelente Sonata Arctica. Todo trabalho e dedicação a game music rendeu para a banda, ainda neste ano, a contratação pelo selo E1 Music, que tem seus artistas divulgados por todo os Estados Unidos, e também na Europa e na Ásia por meio da Universal Music Group. E como prometido, em 28 de Setembro deste ano, o novo álbum da banda, intitulado “Saturday Morning Apocalypse” foi lançado, e para divulgá-lo, a banda se encontra novamente na estrada, tendo shows agendados até o final do ano. Após este período de shows, a banda irá retornar para o estúdio, para a gravação de mais um álbum, que desta vez será mais um trabalho com somente temas de games. Tal trabalho é previsto para ser lançado no ano de 2011.
Como mais um fã do grupo Powerglove, fico muito feliz que a banda esteja alcançando tal sucesso, e torço para que em 2011 eles possam lançar um álbum tão bom e pesado quanto o já clássico “Metal Kombat for the Mortal Man”.
Sites Oficiais:
Pingback:Tweets that mention Gagá Games » Retro Game Music: Powerglove -- Topsy.com
Muito boa a matéria Breder! Não conheço a banda por enquanto, mas já ouvi e gostei de algumas coisas. Valeu mesmo pela ótima divulgação desse achado! Um abraço!
Robson Vieira[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Depois com mais calma vou entrar no site deles pra ver se tem algum MP3 pra baixar. Como se trata de uma banda americana, creio eu que a qualidade da música (a gravada, não a tocada) seja melhor que a do Mega Driver por exemplo, uma vez que eles tem mas recursos (leia-se dinheiro) e melhores equipamentos de gravação. Falow!
piga[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
esses dias tava pesquisando varias covers de game music no you tube como só conhecia nossa querida MEGADRIVER e as musicas da serie guity gear achei varios covers fantaskicos e conheci THEMINIBOSSES ,advantage entre outras cada uma com suas versoes não consigo ter uma favorita adoro tudo quanto é tipo de game music em metal !!!!!!!!
tonshinden[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@Robson Vieira
Valeu! Sempre que possível estarei divulgando aqui no Gagá Games algumas bandas de game music.
@piga
As músicas do Powerglove tem sim uma melhor qualidade de gravação, justamente pelo que você citou xará (dinheiro). Eles são uma banda que possui um contrato com uma gravadora, e antes mesmo disso ocorrer já tinham trabalhos muito bem produzidos em estúdio. Ainda não ouvi o último deles, que é o primeiro lançamento desde que eles passaram a pertencer a uma gravadora, mas acredito que o álbum deva estar com uma produção ainda mais impecável.
@tonshinden
Vou citar mais algumas boas bandas de game music que tocam dentro do gênero heavy metal, com links para seus devidos myspaces, para você curtir:
Game Over: http://www.myspace.com/nesperado
ARMCANNON: http://www.myspace.com/armcannon
The NESkimos: http://www.myspace.com/theneskimos
Year 200X: http://www.myspace.com/year200x
This Place Is Haunted: http://www.myspace.com/thisplaceishaunted
Metroid Metal: http://www.myspace.com/metroidmetal
Vomitron: http://www.myspace.com/vomitron
Depois vai conferindo as bandas aos poucos, tenho certeza que vai gostar.
André Breder[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Caramba não conhecia essa banda muito boa o som deles e ainda metalllllllll que doideira viu esse grupo vai longe se continuar assim nesse ritimo espero que eles apareça por aqui um dia quem sabe ne´.
kleber[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@kleber
Quem sabe um dia isso não ocorre… sonhar não custa…
André Breder[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Olha só! Ainda não conhecia essa banda, nem as outras que citou no comentário ali em cima. Vou ouvir as músicas depois. Ótimo post, valeu pelas recomendações. =]
Patty K[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
O som é realmente mt bom, mas o nome é meio infeliz. Me fez lembrar aquele famigerado acessório pro Famicom “http://www.youtube.com/watch?v=MYDuy7wM8Gk”
Jorge Chernicharo[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Nome infeliz?!?! Jorge eles são uma banda de VIDEO GAME MUSIC, portanto o grupo ter um nome que tenha a ver com um acessório de um video game é algo normal, e digo mais, isso é algo muito comum no meio das bandas de Game Music. Ou você nunca ouviu falar do MegaDriver, ou do NESkimos? 8)
O nome Powerglove foi proposital, numa clara homenagem ao famigerado acessório que não deu certo da Nintendo.
André Breder[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Bom, mas eles podiam ter dado o nome à banda de um acessório decente, nào essa b*…
XD
Pq não Light Phaser (a pistola do Master, inspirada no Zillon), ou memory card, ou “Pachinko Controller” (esse eu tenho pro saturn XD), sei lá
Bom, foi só uma brincadeira, de qqr forma^^
Jorge Chernicharo[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@Jorge Chernicharo
Entendi seu ponto de vista.
André Breder[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Legal conhecer bandas novas de game music, mesmo eu não curtindo essa do post pelo menos ajuda a divulgar o gênero.
Mega Driver toca com mais paixão no meu ponto de vista enquanto esses fazem um som mais enlatado pronto pra ser consumido. IMO.
Yuuki[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
uau a vomitron não conhecia muito obrigado pela informação !!!!
tonshinden[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
interessante!!!!!!
helisonbsb[Citar este comentário] [Responder a este comentário]