Olá amigos leitores do Gagá Games, aqui é o retrogamer André Breder trazendo mais uma edição do Recordar é envelhecer, só que desta vez abordando um game que foi lançado… este ano! Antes que os retrogamers mais “puristas” me atirem pedras, trata-se do game Sonic Generations, que é uma verdadeira celebração dos 20 anos do ouriço super sônico, unindo no mesmo pacote tanto o velho Sonic e sua jogabilidade puramente 2D; quanto o Sonic atual e sua perspectiva em 3D. Bem, tenham todos uma boa leitura e até a próxima!

Introdução:

Lembro como se fosse ontem quando surgiu no mundo dos games o ouriço Sonic, e o estardalhaço que ele causou na indústria. O personagem super veloz da SEGA veio para tentar vencer Mario, o mascote da rival Nintendo, e para muitos conseguiu fazer isso, protagonizando um game de plataforma que mostrava todo o poder do Mega Drive. O sucesso estrondoso do primeiro game do ouriço logo fez com que uma nova sequência fosse lançada quase que na mesma velocidade do personagem, e a partir daí nascia a maior e mais famosa franquia da SEGA.

O tempo passa, e durante a era dos consoles de 32 e 128 bits, Sonic teve que se adaptar aos “novos tempos”, assim como ocorreu com outros personagens dos games, e embarcar para o universo 3D. E foi a partir daí que os games do ouriço começaram a gerar uma divisão entre os fãs, onde de um lado estavam aqueles que conseguiram aceitar as aventuras do personagem em 3D; e do lado oposto aqueles que brandavam que Sonic só tem bons games em 2D.

Para aqueles que gostavam apenas do Sonic em duas dimensões, restou os games lançados para os consoles portáteis, enquanto que a SEGA investia pesado mesmo era nos games em 3D. Contudo em 2010, os fãs mais antigos do ouriço se empolgaram com o anúncio de Sonic 4, que prometia trazer o ouriço em uma aventura em 2D de maneira tão brilhante quanto os velhos jogos do Mega Drive. Após seu lançamento, apesar da maioria das críticas serem positivas, muitos reclamaram que Sonic 4 passou longe de cumprir o prometido, e não é um game digno de figurar entre os clássicos da era 16 Bits. Eis então que chega 2011, e a SEGA lança Sonic Generations, um game que tenta agradar ao mesmo tempo, tanto os velhos quanto os novos fãs. Será que desta vez a SEGA conseguiu “acertar o alvo”?

Sobre o game:

Sonic Generations foi aos poucos sendo revelado pela SEGA mas causou histeria entre os fanáticos mais “idosos” do ouriço quando um trailer foi lançado revelando que o game traria de volta o nostálgico Sonic dos primeiros games da franquia, além do Sonic “moderno”. Se até em Sonic 4 a SEGA havia enfiado o Sonic “marrento” dos dias atuais, a presença do clássico Sonic “barrigudinho” neste novo game foi algo que fez muito marmanjo se emocionar, enquanto que os mais “machões” ficariam curiosos para saber do que resultaria tudo isso. Eis que chega o mês de Novembro, e Sonic Generations é lançado para várias plataformas atuais, mostrando do que se trata o título: tudo começa com a aparição de um novo inimigo chamado “Time Eater”, que coincidentemente surge justamente quando Sonic estava celebrando seu aniversário com seus amigos. O vilão faz com que Sonic vá para em uma estranha dimensão, onde seus amigos são espalhados e aprisionados em diferentes lugares da história da franquia. Para surpresa de Sonic, ele encontra nesta mesma dimensão sua versão mais jovem, juntamente com um Tails mais jovem também. Os dois “Sonics” então unem forças para salvar seus amigos e consertar a linha do tempo que foi prejudicada por “Time Eater”.

Sonic Generations ao colocar o jogador no comando tanto do Sonic Clássico quanto do Sonic atual, faz a união praticamente perfeita do velho e do novo, com fases que ocorrem em uma perspectiva 2D com o Sonic “barrigudinho”, e fases hyper velozes que mesclam o 2D com o 3D com o Sonic “marrento”. Os nostálgicos de plantão vão achar o maior barato poder visitar cenários clássicos como Green Hill (Sonic the Hedgehog), Chemical Plant (Sonic the Hedgehog 2) e Sky Sanctuary (Sonic 3 & Knuckles); enquanto que os novos fãs do ouriço poderão conhecer esta parte da história do herói além de terem a chance de revisitar fases como Speed Highway (Sonic Adventure), City Escape (Sonic Adventure 2) e Seaside Hill (Sonic Heroes). Cada área do game traz fases feitas tanto para o Sonic Clássico quanto para o Sonic atual, permitindo assim que os fãs possam ter toda uma nova experiência com os velhos cenários, pois poderão tanto jogar em uma Green Hill zone toda refeita em 3D, quanto se divertir no modo clássico em cenários mais novos como City Escape.

Ao todo Sonic Generations traz nove áreas, que sempre possuem dois atos, sendo um para o Sonic Clássico e outro para o Sonic atual. O game é dividido em três partes, com três áreas cada um, onde o jogador deve terminar as fases e depois participar de alguns desafios para assim receber as chaves que permitem o confronto com um chefão. Diferente dos games clássicos, aqui não há fases especiais para se obter as Esmeraldas do Caos, sendo que elas são simplesmente obtidas com a derrota dos chefes. Batalhas contra sub-chefes como Metal Sonic e o ouriço Shadow, também são necessárias para se obter as esmeraldas. Felizmente (pelo menos na minha opinião) Sonic Generations coloca o jogador apenas no controle do ouriço, limitando os demais personagens da série apenas para fazer participações especiais durante algumas fases e para travar desafios contra Sonic. Tudo isto ajuda a deixar Sonic Generations com um ar de “clássico”, principalmente para velhos jogadores como eu.

A parte técnica do game é caprichada, fazendo muito bem o uso de toda a tecnologia dos consoles atuais (já que Sonic Generations também tem versões para o PlayStation 3 e Xbox 360), onde os gráficos são facilmente a parte mais chamativa do título. A riqueza e a variedade dos detalhes dos cenários, tanto daqueles com progressão lateral quanto os que são todos em 3D, é de cair o queixo. Mesmo que todo bom retrogamer não veja os gráficos de um game como um dos fatores principais, é legal ver o cuidado que a SEGA teve ao recriar os cenários clássicos da franquia, que graças ao poder técnico do título nos mostram detalhes inéditos além de estarem mais “vivos” do que nunca na tela. A câmera durante o game, possui um zoom automático, e muitas vezes aumenta muito a visão do cenário para facilitar a vida do jogador quanto aos obstáculos que estão em seu caminho. O bacana disso é que graça a este recurso, podemos então perceber de maneira mais clara a grandiosidade dos cenários do game. Em relação aos personagens e inimigos, tudo está muito bem feito, onde é feliz comprovar que o Sonic Clássico ficou muito bem em sua versão em 3D, tanto durante as cutscenes do título quanto durante os momentos em que ele está percorrendo as fases do jogo. Seria uma boa se a SEGA o trouxesse de volta no prometido segundo episódio de Sonic 4, e o colocasse no lugar do Sonic “moderno”. Acredito que a maioria dos fãs iriam adorar isso.

Apesar da franquia Sonic ter tidos altos e baixos durante esses seus primeiros 20 anos, em um ponto os games da série sempre conseguiram acertar: sua parte sonora. Sonic Generations traz um número enorme de canções clássicas, fazendo a alegria e até mesmo causando emoção nos mais nostálgicos. É bacana notar que cada Sonic possui seu tipo de trilha sonora, onde o Sonic moderno normalmente tem suas fases embaladas com um rock pesado bastante empolgante, enquanto que o Sonic “barrigudinho” tem trilhas no estilo música eletrônica e alguns remixes que ficaram bem interessantes. Os efeitos sonoros também se dividem entre dois grupos de acordo com o Sonic que está sendo utilizado, onde os cenários com o Sonic Clássico trazem sons que farão os velhos fãs lembrarem dos bons tempos do ouriço. Ah, e apesar da maioria dos personagens do game terem voz, felizmente o Sonic Clássico é mudo, tal qual ele era nos games lançados para o Mega Drive, que é na minha opinião, a sua melhor fase. Antes isso do que colocar uma voz tosca no personagem.

A parte da jogabilidade também varia de acordo com o ouriço que se está controlando. O Sonic “moderno” possui mais funções e habilidades, como o “Homing Attack”, em que o ouriço pode pular e acertar vários inimigos em sequência; ou o “Sonic Boost”, que funciona como uma espécie de “turbo”, permitindo que o ouriço possa ser capaz até mesmo de planar sobre a água e também destruir todos os inimigos que derem o azar de se meterem em seu caminho.Já o Sonic Clássico possui uma jogabilidade bem mais simples, onde o “Spin Dash” continua dando aquela força para quando o ouriço precisa pegar um impulso e desafiar a lei da gravidade enquanto passa “voando” por loopings. Em ambos os modos de jogo, os controles funcionam muito bem, de maneira precisa, permitindo que a velocidade do título possa ser aproveita em todo o seu esplendor.

E quem pensa que Sonic Generations é um daqueles games fáceis, feito para crianças, está redondamente enganado, pelo menos na minha opinião. Apesar do game ter poucas fases e chefões, eu não o achei nada fácil. Os produtores do game se mostraram muito inteligentes na questão da construção das fases, e ao mesmo tempo bem cruéis, principalmente nas fases do modo desafio. Em certas ocasiões, só há uma maneira de passar por um obstáculo, por exemplo, e se o jogador não tiver o “timing” correto, acaba morrendo em um abismo por conta de sua falta de perícia ou mesmo descuido, mesmo que placas indicativas deste terrível “inimigo” dos games estejam sempre à mostra durante o jogo. Como Sonic Generations é apenas o segundo game com perspectiva em 3D da série que eu jogo (o primeiro foi o regular Sonic Unleashed), confesso que sofri bastante principalmente durante as fases com o Sonic moderno. Perdi várias vidas durante o game por simplesmente “escorregar” com o danado ao tentar passar por plataformas muito curtas e que não tem nenhuma “barra de proteção” lateral para impedir que o ouriço caia para fora delas. Nesta questão o problema não está nos controles do game, e sim na minha falta de habilidade com games em 3D de plataforma. As batalhas contra os sub-chefes e chefes do game variam entre combates fáceis e outros mais “cabulosos”. A luta contra a criatura marinha Perfect Chaos de Sonic Adventure, por exemplo, apesar de um pouco demorada, é “mamão com açúcar”. Já a batalha contra o Dr. Robotnik em que ele utiliza o mesmo robô gigante visto em Sonic 2, é um pouco mais complicada, mas mesmo assim não é tão difícil quanto a batalha original ocorrida no Mega Drive. A presença de uma lojinha que vende “skills” e outros itens úteis para o ouriço, além do fato dos continues serem infinitos, fazem com que a “missão” de terminar Sonic Generations, até mesmo para os jogadores menos habilidosos, seja apenas uma questão de tempo e paciência.

Conclusão:

Apesar das fases com o Sonic “barrigudinho” conseguirem agradar em cheio os velhos fãs, Sonic Generations claramente não foi feito pensando somente neste público, pois ainda há as fases obrigatórias com o Sonic atual, que são totalmente puxadas para o modo de jogo presente nos títulos mais recentes do ouriço. Então se você é um retrogamer mais “purista” que gosta somente das versões em 2D de Sonic, pode passar reto por este game, e torcer para que a SEGA faça bonito no segundo episódio de Sonic 4. Agora para aqueles que gostam de todas as fases do ouriço, Sonic Generations é um título que vai ser divertido do começo ao fim.

Recordar é envelhecer Especial: Sonic Generations (PC)
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48 ideias sobre “Recordar é envelhecer Especial: Sonic Generations (PC)

  • 19/11/2011 em 5:16 am
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    Sonic barrigudinho RULES!!

    Sega, faça um favor a si mesma e lance mais games com essa versão do Sonic.para mim, o novo Sonic saradão só prestou no Dreamcast e olhe lá.

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  • 19/11/2011 em 8:22 am
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    O Sonic “barrigudinho” é infinitamente mais simpático que o Sonic “novo”.

    Infelizmente pra mim o último jogo realmente bom do Sonic foi Sonic & Knucles + Sonic 3. Depois disso, nunca mais…

    Tentei jogar Sonic Adventure, e odiei a mudança de estilo. Achei detestável, lento e muito muito chato.

    Até joguei bastante o Sonic Heroes, gostei da idéia, mas acho que faltou um pouco de capricho por parte da Sega para executá-la…

    Tentei jogar Sonic Advance, mas achei as sprites horrorosas, os efeitos de rotação toscos, e o design dos níveis não chega nem perto dos games do Mega Drive. Parece mais aqueles joguinhos mais-ou-menos do Sonic que sairam para o Game Gear e o Master System.

    Sonic 4, só lamento, não passou de um remake inacabado e mal executado de Sonic 2. Qualquer fan-game tem uma física melhor que este aí.

    E lá vou eu dar outra chance pro Sonic.

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  • 19/11/2011 em 8:40 am
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    É, eu estou puto. Vou falar mais.

    Nota zero pro “Sonic Team” nos últimos anos, conseguiram estragar as duas melhores franquias da Sega: Sonic e Phantasy Star.

    Com os gráficos de Phantasy Star Online, ou Phantasy Star Universe, dava tranquilo pra construir um dos MELHORES RPGS DE TODOS OS TEMPOS!!!!! Mas conseguiram fazer um RPG sem nenhuma história, sem nenhuma emoção, com referências toscas aos personagens do Sonic (nada a ver), cujo único objetivo é dar porrada e pagar items inúteis no chão.

    Tomara que a Sega mantenha Golden Axe, Streets of Rage e Shinobi na geladeira mesmo.

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  • 19/11/2011 em 8:44 am
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    Estou jogando o Sonic Generations e curtindo muito. Mas é inegável que o Sonic “clássico” tem uma jogabilidade bem melhor que a do “moderno”, onde você mais vê do que joga. De qualquer forma, o visual do jogo está impressionante, com gráficos “realistas” e bem coloridos.

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  • 19/11/2011 em 9:19 am
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    @Ronaldo

    @leandro(leon belmont) alves

    Concordo com ambos. Mas parece que a SEGA está até querendo “enterrar” de vez o Sonic clássico. Ouvi falar por aí que Sonic Generations será o último game com o Sonic original, e se isto for mesmo verdade, será uma pena.

    @Cleber

    Cara, também concordo com você. Infelizmente a SEGA não tem feito games como antigamente. É por conta disso que também até prefiro que ela mantenha algumas de suas franquias lendárias no limbo, só para não ter o desprazer de ver games ruins.

    @João Ferreira

    Também gostei de Sonic Generations. Mas acho que se ele não tivesse algumas fases no estilo clássico, seria apenas mais um jogo do ouriço que eu não aguentaria jogar por muito tempo. A presença do “Sonic barrigudinho” é o que salvou este game na minha opinião.

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  • 19/11/2011 em 10:06 am
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    Sobre o Sonic moderno, lembro quando joguei o Sonic Adventure pela primeira vez, por volta de 1999/2000: era um demo que acompanhava o Dreamcast (nunca tive o console, joguei numa locadora) e visualmente o jogo realmente impressionava: 3D, rodando a 60 fps cravados, etc. Realmente parecia promissor. Depois tive a oportunidade de jogar a versão do PC (Sonic Adventure DX, que acho que saiu pra Gamecube e PS2 também). No geral, achei um bom jogo, mas com uma câmera péssima. Os outros que vieram depois joguei bem pouco (e outros nem joguei).

    Dá pra notar que em Sonic Generations, melhoraram o esquema do Sonic moderno, mas realmente continua fácil morrer por erros bobos. E ainda notei alguns bugs, como o personagem volta e meia ficar dando cambalhotas para um lado.

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  • 19/11/2011 em 11:19 am
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    A Sega é Cega, infelizmente esse jogo só serviu pra provar isso.

    O maior chamariz dele é o Sonic clássico, as melhores fases são do Sonic clássico e ela insiste burramente em usar o Sonic moderno como oficial.

    Pra mim esse jogo só valeu a pena pelo Sonic barrigudinho, as fases modernas eu passei correndo só por passar mesmo.

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  • 19/11/2011 em 12:14 pm
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    Estou jogando ainda,

    Acompanhei o insessante vai e vem da sega com as confirmações e desconfirmações da sega sobre a versão para PC do Sonic Generations (isso parece até uma constante em jogos para pc agora).

    Fiquei feliz com o lançamento. Embora jogando novamente pude sentir o destrato com a versão PC por que ela trata o jogador como se ele estivesse jogando a versão console (na hora de referenciar os controles). Isso também aconteceu em outros ports de qualidade duvidosa como Resident Evil 4 (quatro) e o Onimusha 3 (três) da capcom.

    Surpreendentemente estou me divertindi mais com as fases com o Sonic Modermo (raramente joguei os jogos modernos de Sonic) do que os Remakes das fases clássicas 2d.

    Parece que o jogo foi feito para atrair os fans “old School” do Sonic e tentar converte-los para a fase “Moderna” do porco espinho .

    Mas enfim. Pelo menos parece que a Sega vem acertando a mão nos jogos de Sonic ultimamente. Gostei de Sonic 4 (Wii) e parece que Sonic Colors vem sendo bem comentado.

    Enfim parece que o jogo fan Made “Sonic HD Fan Remix” parece ter servido com um puxão de orelha saudável para a Sega .

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  • 19/11/2011 em 12:25 pm
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    Pois é, me decepcionei de novo…
    Estava sonhando com HillTop, Mistic Cave e Oil Ocean em 3D lindamente…
    Parece que a Sega só deu meio acerto…
    Alguém deveria chegar para eles e dizer: Faz um Remake do Sonic 2 assim, que vocês se dão bem…

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  • 19/11/2011 em 12:48 pm
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    Droga, esse jogo não reconhece a placa de vídeo do meu pc, eu não tenho Ps3 nem Xbox… Sobrei.
    Já sobre os jogos de Sonic, eu devo ser um dos poucos que gostou do Sonic R, mas admito, num tem nada a ver com os jogos Sonic clássicos. Tentei esses dias jogar o Sonic Rivals de Psp mas putzgrila, não dá. Tudo que eu quero é o gordinho voltando a ser a estrela principal.

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  • 19/11/2011 em 4:33 pm
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    comprei na pré-order na steam ganhando o S3K e S3dblast. To jogando aos pouquinhos e curti muito, aquele mapinha estilo mario world fazendo aquelas pequenas missões pra destravar as coisas, bem legal.

    Na Chemical Plant dá uns slow down mas não interfere na jogabilidade

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  • 19/11/2011 em 5:35 pm
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    Eu quero muito este jogo, estou aguardando por ele desde o dia em que vi a primeira notícia sobre ele.

    Tenho PS3 e meus planos eram adquirir o game original. Mas meu PS3 é desbloqueado com o firmware 3.55-kmeaw, e há uma semana recebi a desoladora notícia de que esse jogo precisa do firmware 3.70 para rodar. Então, ou eu abro mão do desbloqueio e pego esse jogo, ou mantenho o PS3 desbloqueado mas não pego esse jogo. Triste dúvida.

    Acho que o jeito vai ser pegar pra PC mesmo.

    Mal posso esperar para jogá-lo!

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  • 19/11/2011 em 9:23 pm
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    sério… eu tenho 23 anos… acho que o melhor jogo do Sonic é o 3&Knuckles… e mesmo assim adoro o Sonic moderno,as fases em 3d, a sensação de velocidade… os comandos respondem super bem, nunca vi um jogo de plataforma em 3d com tanta precisão… ainda mais na velocidade em que o personagem se move.
    E o design moderno do Sonic é mais “cool”.
    O Sonic gordinho é o Sonic mais jovem… ele cresceu. Ele corre mais rápido.
    Não entendo o ódio das pessoas… Sonic Unleashed sem o werehog seria maravilhoso.

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  • 19/11/2011 em 10:30 pm
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    Bom, não joguei ainda, mas pelo que vi, é o melhor Sonic desde Adventure 2. Poisé, para mim tanto Sonic clássico quanto moderno são bons. Tanto os 2 para mim são muito divertidos. Os clássicos para mim estarão para sempre no coração, mas é algo que não vai voltar, é uma realidade, afinal, mesmo sendo um estilo que não desgastou e ficou velho, é algo que só vai chamar um público.
    E pelo que eu soube em alguns rumores, para não deixar os dois tipos de fãs chateados, a franquia sempre terá jogos com 3D e outros com 2D.
    Enfim, ótima matéria o/! E lembrando, Sonic clássico já falou MUITAS vezes, e ele falar em Generations não seria problema nenhum, afinal, Tails clássico fala no jogo.

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  • 20/11/2011 em 6:24 am
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    @André Breder

    “Concordo com ambos. Mas parece que a SEGA está até querendo “enterrar” de vez o Sonic clássico. Ouvi falar por aí que Sonic Generations será o último game com o Sonic original, e se isto for mesmo verdade, será uma pena”.

    o mundo da Sega tá perdido mesmo….afff

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  • 20/11/2011 em 8:27 am
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    Cleber :
    É, eu estou puto. Vou falar mais.
    Nota zero pro “Sonic Team” nos últimos anos, conseguiram estragar as duas melhores franquias da Sega: Sonic e Phantasy Star.
    Com os gráficos de Phantasy Star Online, ou Phantasy Star Universe, dava tranquilo pra construir um dos MELHORES RPGS DE TODOS OS TEMPOS!!!!! Mas conseguiram fazer um RPG sem nenhuma história, sem nenhuma emoção, com referências toscas aos personagens do Sonic (nada a ver), cujo único objetivo é dar porrada e pagar items inúteis no chão.
    Tomara que a Sega mantenha Golden Axe, Streets of Rage e Shinobi na geladeira mesmo.

    Bem cara ja saiu o golden axe beast rider para a Ps3/Xbox 360 e agora neste mesmo mês Shinobi para a 3DS

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  • 20/11/2011 em 8:33 am
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    @leandro(leon belmont)alves

    O jeito é fazer um protesto em frente o prédio da SEGA em Tóquio!!! “Bora” todo mundo pegar um “busão” pro Japão! 8)

    Dark Classic :

    E lembrando, Sonic clássico já falou MUITAS vezes, e ele falar em Generations não seria problema nenhum, afinal, Tails clássico fala no jogo.

    O Sonic clássico falou em qual game? Eu pelo menos nunca o vi falar em game nenhum, só o Sonic “moderno” mesmo.

    @Paladino222

    Orakio é um nick tirado do Phantasy Star III… uauhauahua… o nome do Rob é Roberto mesmo. Quanto ao seu sobrenome, acho que ele é de origem alemã.

    Em relação às minhas atividades, só quero deixar claro que sou um homem casado e fiel, portanto a atividade “fazer sexo” é de uso exclusivo da minha esposa. 8)

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  • 20/11/2011 em 8:59 am
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    O jogo parece bom, fiquei curioso. Vou esperar o Steam fazer uma daquelas promoções bizarras, aí eu pego.

    @Paladino222
    Velho, imagina eu aprendendo a escrever um nome desses no colégio! ^_^

    É como o Breder disse, o sobrenome é alemão. Mas o último alemão da família é um tatara-tatara-tataravô, eu já sou todo misturado e não tenho a menor pinta de alemão 🙂

    @Cleber
    Também acho Sonic Adventure um saco… o 4 achei simpático, pelo menos me divertiu, mas nem se compara aos outros.

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  • 20/11/2011 em 11:25 am
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    @André Breder
    Se quer saber, Sonic clássico já falou em Sonic CD, Sonic Jam, Sonic triple trouble, em desenhos e comerciais e ainda em outros jogos menos importantes. Sonic não falava na época, mas não porque a Sega era mais esperta, mas porque a tecnologia da época não permitia isso.

    Pra mim, todos argumentos contra o Sonic Moderno são furados. Todos personagens das antigas falam atualmente, e Sonic não pode. Por que? Só por insistência em não gostar da nova geração mesmo.

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  • 20/11/2011 em 11:45 am
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    Engraçado como as pessoas sempre reclamam…Sonic Generations é o mais proximo de um “remake” que ela ira fazer.Se você for começar a jogar o Sonic Generations já fazendo comparações com Sonic do Mega Drive, então nem jogue. É um EXCELENTE jogo, não perfeito, mas muito bom. Uma pena que uma parte dos gamers não consigam entender que as coisas precisam evoluir, mudar. (Olhem todas as séries mais antigas de games)
    Abraços!

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  • 20/11/2011 em 1:34 pm
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    Excuse-me, Princess! CD-I games não contam! Nem o desenho! Ainda que a série tenha investido bastante em gibberish, sendo que Midna e outros personagens perderiam metade de seu charme sem isso. Sem falar que “Link” (“Nome oficial”? Há!) é bem versado em gritos desde a era 64 bits.

    De qualquer forma, que discussão besta! Vocês são adultos, pelo amor! Basta colocar uma opção no menu principal: volume de voz. Quem quer ouve, quem não quer não ouve. Ponto final.

    Além disso, por mais que eu prefira o barrigudinho, seria tolice da SEGA continuar com isso ad infinitum. Esta formula não é perfeita e não durará para sempre. Deu certo agora por causa desta onda de nostalgia, mas até quando? Eles precisam arriscar, precisam inovar. Isso é um negócio, não o seu quintal.

    Outra coisa, respeito ao autor/dono/mãe/sei-lá-quem. Sonic não é domínio público. Eles fazem o que bem entenderem com ele. Seu dinheiro? Muito bem gasto naquele cartucho de Sonic 2, mas ele não serve para lançamentos futuros. Estragou a franquia? Pois bem, Zelda, Mario e outros grandes por aí têm lá suas ovelhas-negras-de-tão-imundas, mas isso não diminui a grandiosidade dos demais jogos.

    Não, sério. Deixem de ser mimados.

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  • 20/11/2011 em 1:55 pm
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    Eu não entendo o porque dessa insistência em se dizer q os sonics novos não prestam. Eles são tão “bons” (ou ruins, dependendo da ótica) quanto os antigos. Pra mim os jogos do Sonic para mega drive eram joguinhos medianos que na época a gente jogava por falta de ter outra coisa melhor pra jogar. O problema é q se criou um mito em torno desses jogos e hj todo mundo fala q eles são ótimos. Na época mesmo já reforçavam esse mito, tinha propaganda do Sonic 2 até em caixa de Sucrilhos!! Hoje eu não tenho saco pra jogar nenhum daqueles Sonics, talvez só o 2. De tos é oq eu acho mais legalzinho, mas mesmo assim é sem graça. Muito fácil e mto curto.

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  • 20/11/2011 em 1:58 pm
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    Ah, e eu também não gosto dos jogos novos do Sonic. São jogos de andar pra lá, apertar botãozinho, ver o bonequinho pulando em cima de outros bonequinhos, sair correndo… Não vejo graça nenhuma. Se for pra ficar vendo bonequinho andar, correr, pular tudo automático, vejo desenho animado.

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  • 20/11/2011 em 4:17 pm
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    @Zamari

    Essa questão do Sonic clássico não falar em Sonic Generations eu já saquei qual foi da SEGA, e até achei isso bem bacana da parte dela: isso foi feito propositalmente para que todos pudessem remeter o Sonic “barrigudinho” aos games clássicos do Mega Drive, quando o mesmo não tinha voz, por conta da limitação de hardware da época. Foi como se fosse uma homenagem aos velhos fãs do Sonic mesmo.

    Agora, todos os argumentos contra o Sonic Moderno são furados? Você é o dono da verdade por acaso? Não gosto muito do Sonic Moderno, prefiro mesmo o clássico, agora nem por isso acho que a pessoa que possui a opinião totalmente contrária a minha está errada. Tudo é uma questão de opinião, de gosto.

    Quanto a gostar, ou não, da nova geração, isto também, na minha opinião, se encaixa no gosto de cada gamer. Eu gosto de games, sem me importar se eles foram lançados há 20 anos, ou mesmo na semana passada, desde que eles consigam me agradar e me divertir. Gosto de vários games atuais, mas em relação ao Sonic sou mais os velhos games em 2D. Os games atuais do ouriço são ruins por conta disso? Claro que não, pois é apenas a minha opinião. Tenho total consciência que existem centenas de jogadores que gostam dos atuais games do Sonic e que não curtem os jogos antigos do ouriço, e eu não vejo nenhum problema quanto a isto. Cada um na sua.

    @Fabrício Devechi

    Toda série precisa realmente evoluir, mudar, como você disse, concordo inteiramente com isso. Mas temos que ter em mente também que existem aqueles que não aceitarão tais mudanças. Em relação ao Sonic, existem aqueles que não gostam mesmo (onde eu me incluo) dos games em 3D do ouriço, mesmo sabendo que este é o caminho natural da série seguir nos dias de hoje. Para este público, os games clássicos sempre estarão aí para satisfazê-los no final das contas. Ninguém vai morrer por conta do ouriço não voltar a ter um bom game em 2D, como antigamente.

    @Versiani

    A SEGA claro tem todo o direito de fazer os games do ouriço do jeito que ela bem entender. Se eu não gostar, apenas não vou jogar, simples. Não precisa mesmo de nenhum drama. É apenas um jogo. Agora só não entendi quem você está chamando de mimado por aqui…

    @Comarc

    Eu discordo de você quanto aos games clássicos do Sonic só serem considerados como bons, por puro mito. Games que eu joguei no Atari 2600, por exemplo, e que na época eu os achava legais, são games que eu continuo gostando até hoje. O que é bom, na minha opinião, não deixa de ser desta forma com o passar do tempo. Agora, acho totalmente normal alguém deixar de gostar de algo. Pode ocorrer de alguém ter gostado muito do Sonic 2, por exemplo, na época em que ele foi lançado, e hoje não ver a menor graça neste game. Mas aí, na minha opinião, o game não deixou de ser bom, apenas o gosto da pessoa é que mudou.

    No mais é tudo uma questão de gosto.

    @Guilherme

    Se você curte ambas as fases do ouriço, pode comprar o Sonic Generations sem pestanejar, pois você terá nele muitas horas de diversão.

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  • 20/11/2011 em 4:28 pm
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    Saudosistas. Os que vivem de passado, que enxergam através de uma ótica nostálgica. Me refero a estes, André.

    De qualquer forma, Guilherme, “Link” não é mudo. O jogador simplesmente não vê/ouve ele falar.

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  • 20/11/2011 em 7:44 pm
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    André, parabéns por 3 coisas:
    1) Pelo post, que ficou muito bom explicando sobre o jogo e tudo mais;
    2) Pelo jogo abordado, já que mesmo tendo saído em 2011, dá pra considerar um game “meio retrô”, pelo que senti jogando o demo dele;
    3) Por me deixar muito mais ansioso para jogar o jogo todo, já que vou ter que esperar a versão de PS3 baixar o preço.

    Estou bastante confiante de que o jogo está ótimo, gostei da Green Hill em 2D e 3D. O 3D ficou do mesmo jeito como são as fases no Sonic Colors, aliás, quando tiver a oportunidade, jogue este jogo do ouriço no Wii, ficou muito bacana na minha opinião.

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  • 21/11/2011 em 10:30 am
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    Sonic Generations é um bom jogo, mediano, não mais que isso, e foi feito com muito destrato para o PC. Eu, com a minha configuração atual, consegui rodar Modern Warfare 3 a 1920×1280 com tudo no High, enquanto que o SG eu precisei diminuir a resolução para 1024×768 sem anti-aliasing, com sombras no low, sem contar com as inumeras travadas na Chemioal Plant.

    Pode o jogo rodar suavemente nos consoles, mas no PC é péssimo.

    De toda forma, jogando com o Sonic barrigudinho, me traz ótimas lembranças e, pela primeira vez, estou podendo experimentar o Sonic Moderno em suas fases clássicas num só jogo.

    Espero que o Sonic 4.2, eles tragam o barrigudinho de volta e que o pessoal da Sonic Team jogue o Sonic do Mega para saberem como recriar a física do jogo… até hj eu não entendo pq ninguem consegue recriar a física do Sonic do Mega nos outros consoles… será que o Mega é tão potente assim?

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  • 23/11/2011 em 10:13 pm
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    Gosto da era geração Mega Drive do Sonic e da geração Dreamcast do Sonic (era Adventure). Depois disso, deixei de acompanhar. Notei que buscaram trazer cada vez mais história as aventuras do personagem e mudar muito o seu universo. Talvez seje por isso que a mecânica não agradou a todos. Se for notar, a história veio se desenvolvendo mais desde o final de Sonic 2 do Mega Drive. E um processo em crescimento nunca regride, só avança. Mas com a era Remake que vem ocorrendo pode ser que a SEGA dê mais atenção ao Sonic da primeira geração.
    E o Sonic fala desde o primeiro jogo de Mega Drive (lembram de quando ele pega as bolhas de ar debaixo da agua?).

    Muito bem descrito o jogo na crítica. Quase um detonado. Vou correr atrás desse game.

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  • 25/11/2011 em 11:09 pm
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    @Gamer Caduco

    Não sou um cara que curte muito a proposta do Wii, mas no final da vida deste console tem saído cada RPG que parece excelente, que um dia talvez acabe comprando um. E Sonic Colors será um dos games que irei correr atrás para experimentar. Valeu pelo toque!

    @Mestre Ryu Kanzuki

    Mestre, quando eu quis dizer falar, em relação ao Sonic Clássico, eu me referia em o personagem ser capaz de dizer frases completas, não meros gemidos. É como o Trevor Belmont em Castlevania III: o cara já soltava uns grunidos quando era atingido, mas na minha opinião só foi falar mesmo em Castlevania – Curse of Darkness do PS2.

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  • 06/01/2012 em 12:23 am
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    Minha opinião Detesto este sonic cool, Gosto do classico.
    o maximo q eu consegui jogar dos sonics atuais foi o do dreamcast e olhe lá. interessante Mario bros não mudou, continua o mesmo 2d ou 3d.
    a Sega necessita mesmo impurrar esta versão Cool Teen adolecente? com lentes de contato e tenis de marca. aff! classico e classico, se tava tão bem pq colocaram o sonic classico de volta?
    aposto q se o proximo jogo do sonic cool for um fracasso de vendas ela ira repor o velho sonic classico.

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  • 24/12/2012 em 12:32 pm
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    Tive a infelicidade de adquirir este jogo, e vou lhes contar, é terrível meus amigos. Gráficos muito bonitos, é verdade, mas é só. Simplesmente não pode ser considerado um jogo do sonic, pois a jogabilidade não lembra em NADA. E pior, é um jogo que simplesmente não te diverte.
    Os controles são pavorosos e não respondem. O sonic “clássico” não rola se vc apertar pra baixo, se vc apertar para baixo, apertar pulo (spindash) e soltar rápido, ele não pega velocidade. Tem um botão para pular, um botão para fazer o spindash, e um botão para agaixar (daaaa). São tantas plataformas que caem e partes que vc tem q pular rapido e o botão não responde, e poucas partes de velocidade. Já o sonic muderno não rola, apertar pra baixo não faz nada nem na parte 2d, ele pega velocidade instantaneamente com o “turbo”, e tem tantos movimentos absurdamente poderosos e tantos botões pra apertar, que voce nem vai lembrar que esta jogando um jogo do sonic. Nas partes 2d, sonic é tão minusculo na tela,que vai te fazer sentir saudades da competição de sonic 3. A sega insiste nesta jogabilidade do sonic 3d que não funciona. Corre corre corre, cai no buraco, agarra na parede…
    Frustrante, irritante, lento em algumas partes, e em outras, tão rápido que você nem ve o q esta acontecendo. Sério, prefiro jogar sonic de Game Gear que isto.
    É o fim do sonic mesmo. Sem falsas esperanças.

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