Há algum tempo eu tenho tentado bolar algo novo pro Gagá, algo mais relacionado a detonados, que é meu forte no Shugames. Como o Diário de Bordo abrange mais a experiência pessoal e o storyline dos jogos, faltava algo que falasse mais diretamente sobre ONDE ir e COMO chegar lá em alguns jogos mais difíceis. Não que Kenseiden seja um jogo descabelante, mas ele tem suas dificuldades como todo bom jogo.
Kenseiden sempre foi um jogo que dividiu algumas opiniões. Enquanto muita gente gosta do game, outros tantos acabaram odiando o mesmo por um simples motivo: enroscar em alguma fase escolhida erroneamente durante o jogo. Kenseiden é, antes de qualquer coisa, um daqueles jogos que requer planejamento, seja para atacar os inimigos, seja para escolher o caminho correto. No game controlamos Hayato, herói que viaja por várias províncias e vilarejos do Japão feudal em busca dos pergaminhos e da Espada do Rei Dragão, todos artefatos de sua família que foram usurpados pelos Warlocks que dominaram a região.
No jogo temos um mapinha singelo, e nele, existem bifurcações, se o jogador escolher o caminho “errado“, vai acabar parando em alguma fase com algum boss quase impossível de ser vencido. Isso porque o herói do jogo acumula habilidades únicas, como saltar mais alto, um ataque mais poderoso entre tantas outras. Tudo isso vai ser passado no Guia que preparei de forma bastante simples, apenas apontando qual fase seguir e alguns macetes para vencer inimigos e chefes. Portanto, mãos à obra!
O game começa mostrando o mapinha com a primeira fase. Esse início é bem simples, basta seguir matando os inimigos e juntando pontos. Alguns deles podem deixar uma espécie de cantil, que recupera a energia do herói. No final da fase, um inimigo com correntes é o sub-chefe, apenas passe atacando-o sem parar.
Na segunda fase do mapa, as coisas já começam a complicar um pouco. A fase se passa num vilarejo abandonado, típico japonês, com várias casas e templos para entrar. Aperte pra cima para poder entrar nas portinhas. Uma dica valiosa é apertar pra cima também no topo das cabeças das estátuas do buda, pois Hayato será teletransportado para uma sala contendo um cantil para repor as energias.
Nessa fase também se esconde uma ótima espada, bem fácil de se pegar. O inimigo mais chato aqui é o cavaleiro que solta bolas de fogo, é preciso umas três espadadas para matá-lo. O chefe é mais simples: uma bola cercada de fogo azul que fica fazendo zigue-zague na tela. Acerte-a toda vez que vier pra cima, aproveite para passar por ela e acerte-a novamente. Uns 8 acertos dão conta do chefe. Ao vencê-lo, ganha-se a habilidade de saltar mais alto.
Agora aparece a primeira escolha no mapa: com o botão 1, seleciona-se a fase e com o 2, confirma. Vá primeiro para a fase mais ao alto, que é a caverna.
Na caverna, evite à todo custo pisar nos crânios no chão ou cair na lava. Os inimigos aqui são simples de matar, apesar de quicarem no chão. Quando pintar a primeira bifurcação, siga pela porta de baixo e colete o item no final, retornando em seguida. Esse item revive Hayato quando este perder toda a energia. Perto do final, vários daqueles bichinhos saltitantes vão aparecer, tome cuidado pra não morrer aqui.
Ao terminar a caverna, surgem novamente várias opções no mapa. Siga agora para aquela fase mais abaixo, a montanha.
Na montanha, suba três lances de escadas direto pra pegar uma preciosa vida no topo. Desça ao “segundo andar” e siga pela direita. Cuidado extremo na parte das bolas de pedra, principalmente na ponte, pois elas costumam empurrar o personagem pros buracos. Salte sempre usando pulo mais alto para desviar das danadas. Subindo nas próximas escadas, o chefe estará lhe esperando.
Muitos foram os jogadores que desistiam nessa hora. Esse boss foi responsável por deixar muita gente com raiva à ponto de desistir do jogo, pois, numa primeira olhada, ele parece ser impossível de ser acertado. Não existe nenhum padrão visível (inimigo piscar quando é acertado, por exemplo), muito menos um ponto fraco ao alcance. O negócio e que esse chefe tem um diferencial muito bizarro: ele só pode ser acertado quanda PERNA DIREITA estiver para trás. De qualquer outra forma, seus ataques não vão acertá-lo. Sabendo disso, a luta fica ridiculamente fácil.
A habilidade ganha aqui é o poder da espada aumentado, podendo agora atacar segurando para cima, formando uma espécie de arco de cima à baixo.
A próxima fase é mais ao sul, quase no meio do oceano. Ali fica o primeiro treinamento do jogo, indispensável para aumentar a barra de energia. As fases de treinamento consistem em atravessar um bom caminho destruindo ou desviando das flechas que vem em sua direção enquanto tenta se manter vivo. Um mísero acerto e adeus tentativa. Algumas são difíceis, mas nessa primeira, a coisa serve mais pra conhecer como funciona.
Terminado o treino, será preciso passar rapidamente pela fase da montanha e seguir pra caverna novamente.
Dali por diante seguiremos na segunda parte do Guia. Até lá!
Muito foda esse jogo!! Tive ele quando tinha meu Master…
duquerei[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Cara, bela iniciativa. Eu sinto falta destes guias em português nos moldes “revista Videogame”, com fotos e texto, principalmente para jogos antigos que nunca joguei, mas tenho vontade, caso do Kenseiden.
Acho que uma parte da experiência retrogamer que anda perdida atualmente reside em jogar os retrogames com um guia old-school do lado, no estilo das revistas dos anos 90. Sei que hoje estas revistas estão disponíveis para todos baixarem, mas não foram todos os jogos que ganharam esses detonados bacanas. E é sempre um prazer ver detonados escritos sob uma ótica retrogamer. Não que nós, “true retrogamers” não sejamos capazes de terminar um game sem um guia, mas eles sempre trazem informações que às vezes deixamos passar despercebidas, fora o fato de falar algo sobre o jogo em questão, que pra mim é parte integrante da experiência.
Ah, e ficaram bem legais os screenshots com as bordas arredondadas!
tiagoruback[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@tiagoruback
Valeu Tiago 😀 !
Penso da mesma forma que você, acho que por isso gosto tanto de fazer detonados e guias, li muito as revistas Videogame da época e os detonados de lá, mesmo que simplistas, me deixavam sempre com vontade de experimentar os games, além de adquirir algum conhecimento extra sobre os jogos.
Sobre as screenshots, tentei deixar meio arredondado para parecer similar à uma TV de tubo antiga hehehehe!
Cosmão[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@duquerei
Única “fita” que eu tive quando tinha meu Master System foi o Turma da Mônica em O Resgate, o resto era tudo aluguel de fim de semana heheh!
Cosmão[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
“O negócio e que esse chefe tem um diferencial muito bizarro: ele só pode ser acertado quanda PERNA DIREITA estiver para trás.”
PQP, que sacanagem! ^_^ Ainda bem que eu já desistia no chefe anterior mesmo, he he…
Adorei a ideia do guia, e assino embaixo do que o Tiago falou: esse tipo de guia é muito legal. O gamefaqs tem lá um monte de guias imensos (a gente até se perde neles), e eles são extremamente válidos, mas às vezes a gente só quer uma orientaçãozinha, não quer o jogo todo entregue numa bandeja, né? Sem falar que esse tipo de guia é oldschool total.
Orakio Rob, “O Gagá”[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Sempre achei esse segundo chefe o mais difícil do jogo. Todas as vezes que passei dele foi atacando como se não houvesse amanhã até ele ou eu morrermos. É bom saber depois de tantos anos que ele tem um ponto fraco.
E uma curiosidade é que os chefes desse jogo são baseados em youkais populares do folclore japonês, como o Wanyudo, que é essa roda pegando fogo com uma cabeça no meio. Na versão japonesa (com o samurai “loiro” :p) o nome deles aparece corretamente.
maxi2099[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Eu conseguia chegar no último chefe. Mas o desgraçado sempre ficava na parte de cima da tela, onde era impossível acertar, e ficava mandando bolas de fogo cada vez mais rápidas…
Passei muita raiva com com esse jogo.
Michel[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@Orakio Rob, “O Gagá”
Quando eu alugava o cartucho, geralmente não passava desse canalha, por que a Sega foi enfiar um ponto fraco tão escondido assim? Mal dá pra perceber, geralmente quando alguém chegava nele saía atacando feito maluco e o matava na sorte !
Que bom que curtiu a idéia do Guia, Orakio, pretendo fazer outros futuramente 😀 !
Cosmão[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@maxi2099
O segundo chefe é realmente o mais difícil do jogo todo e eu também matava ele na sorte antigamente…
Vou atrás dessa história dos nomes originais, sou apaixonado por qualquer história antiga que envolva o Japão.
Cosmão[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@Michel
Por incrível que pareça, achei o último chefe facílimo…
Cosmão[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Não conhecia, mas gostei do estilo, vou conferir!
cis_negro[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Kenseiden… jogaço!
Um dos games mais difíceis daqueles tempos pois, exigia exatamente como diz aí no texto: Exploração.
Você terá que revisitar estágios e, não raro, o Game Over acontecia lhe obrigando a jogar tudo novamente, fazendo o percurso correto e coletando o iten exigido em determinado ponto.
“Save Points, é o c%$#@*!!! Este jogo é coisa pra macho!”
Heheheh!
Douglas Deiró[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Pow Cosmão, gostei da escolha e aprovei esse novo formato de detonado. Acredito que não seja o único que não sabia do lance de pôr pra cima nas cabeças dos Budas, puts (facilita muito ter mais energia nessa fase).
Vou seguir esse seu detonado. Essas dicas me pareceram bem úteis e agora (enfim) me animei para terminar esse jogão.
Um abraço!
MarCel’[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Cara!!! Gostei tanto deste jogo que batizei um de meus personagens de Kenseiden. Joguei muito este jogo. Vale realmente a pena jogar e a dificuldade é a cereja do bolo deste jogo.
†Yciero†[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Fizeram milagre no Master System quando liberaram esse jogo! Muito bom, consegui terminá-lo, mas, era difícil. O lance de ganhar novos golpes com a katana era massa! (tinha um que ele ficava correndo e girando a espada pelo corpo, matando tudo que era capeta pela frente!)
LordGiodai[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Muito bom o detonado!!
Joguei esse game quando era pivete… acho que tinha uns 6~7 anos.
Foi muito gratificante quando terminei esse game… hehe
Deve ter sido o 1º que zerei…
Gerson[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Muito bom esse jogo tinha ele no meu Master System esse segundo chefe eu descobri o esquema sozinho para derrotalo ficava indo e voltando sempre acertando suas pernas.Cheguei perto do final de Kenseiden mas não consegui zerar lembro de ter emprestado para um amigo e ele ter zerado em um dia só assim eu consegui ver o final desse grande jogo.Pena não ter uma continuação dele seria uma boa idéia se a Sega tivesse feito .
aki é rock[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Sou só eu que tenho saudades do fotolog do cosmo_kramer?
Venom[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
já zerei esse game, a parte do treinamento é para chorar lágrimas de sangue de tão dificil. as fases são mais ou menos. me deu até vontade de joga-lo novamente
leandro(leon belmont)alves[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Uma coisa que me intriga no Kenseiden é que pelo visto ninguém sabe quem desenvolveu o jogo. Não rolam créditos no final, e os sites especializados tipo Moby Games não têm informação alguma. WTF?
Orakio Rob, “O Gagá”[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Eu alugava kenseiden e voltava pra casa com medmo, como se estivesse segurando o próprio livro de são cipriano, o legítimo capa preta. Sempre me deu arrepios quanod era criança. Só chegava no máximo até a segunda fase.
Leandro MOraes[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
vou acompanhar, mesmo já tendo terminado esse game.
leandro(leon belmont) alves[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@Venom Eu também!
Vinnie[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Adoro esse jogo e saiu há poucos anos, a tradução desse jogo em português, imperdível! 😉
Por Devilfox – o Fera 🙂
Tradução
http://www.romhackers.org/modules/PDdownloads/singlefile.php?cid=20&lid=31
Info do Projeto
http://www.romhackers.org/modules/smartsection/item.php?itemid=21
Notícia da tradução
http://www.romhackers.org/modules/news/article.php?storyid=230
gamer_boy[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Esse jogo tem uma qualidade incrível.. as vezes eu nem acredito que ele seja de Master, tive a oportunidade de jogá-lo na época de ouro.. zerei quando tinha uns 9 anos, e realmente os chefes eram fodas, o gigante como a maça era chato mesmo de acertar… mesmo depois de descobrir o ponto fraco as vezes você ficava pressionado e atacava na hora errada e ele passava dentro do ataque como se não tivesse sido atingido.. mais você via a espada entrando na perna dele, era bizarro.
Gattsu[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Gosto muito desse jogo. Esse, Phantasy Star e Alex Kidd são meus favoritos do Master
joeycaruzo[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Eu sei que todo mundo aqui deve conhecer Kenseiden (joguei muito na casa do meu primo!), mas faltou dizer na matéria que o jogo era do Master System.
Gley Riviery[Citar este comentário] [Responder a este comentário]