Cara, esse eu tirei da tumba! Ultima I, lançado em 1981 para o Apple][, o computador que usava um ][ em vez de um II no nome só para bancar o engraçadinho!
Ultima I é clássico total, provavelmente o RPG eletrônico mais importante de todos os tempos. Aqui nasceram vários elementos que nós passaríamos a ver em praticamente todos os RPGs lançados depois. No início da década de 80 não tinha Famicom, Master System, nada disso. Os RPGs começavam a florescer nos computadores, e eram basicamente jogos com visão em primeira pessoa e um mecanismo rudimentar para a movimentação da tela. A impressão que se tinha era a de que o mundo inteiro era um enorme labirinto.
Foi Ultima I que tirou os jogadores de RPG desses “labirintos” e os colocou pela primeira vez sobre um mapinha com a visão de cima, meio inclinada, mostrando as árvores, os rios e cidades, criando o que hoje conhecemos como “world map”. A visão só mudava para primeira pessoa nos labirintos. Ter um quadradinho com umas casinhas desenhadas e que, quando atingido, abria uma nova tela mostrando a cidade por dentro? Ideia de Ultima I. This is the beginning of the dream, my friends… Final Fantasy, Phantasy Star, Star Ocean, tudo isso começou com Ultima I.
Disposto a resgatar as raízes do meu gênero favorito de game, decidi encarar Ultima I. Estou rodando o jogo pelo emulador Applewin, o único emulador decente que eu encontrei e consegui botar para funcionar no Linux (o MESS funciona, mas é um horror para jogos de Apple][). Tenho certeza de que vai ser uma jornada muito interessante, e espero que vocês curtam!
A versão que estou jogando é mais ou menos um remake da original. Na verdade, o jogo que era escrito em Basic foi reescrito em Assembly, o que aumentou a velocidade e permitiu pequenas melhorias e acréscimos. Nada que vá nos afastar do espírito do jogo original, que é basicamente o mesmo. Como um todo, essas modificações servem mais para eliminar os aspectos mais irritantes da jogabilidade do original de 1981, e não invalidam a nossa experiência.
Amanhã vamos ler juntos o manual do jogo!
Finalmente!
Estava aguardando este diário desde que você disse algo sobre o jogo quando comprou aquele livro na Amazon, láááááá atrás!
Pois então, a hora chegou!
Ai meu coração!
Julio[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Tirando a caveira de Lord British!!
gamer_boy[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Opa, esse vai ser interessante!!! JOguei ele há milênios atrás (tanto é que não lembro de quase nada dele!! XD).
Pode contar que acompanharei cada passo desse Diário de Bordo!!
Adney Luís[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Jogo em Assembly? O_o . Esse é velho msm, tanto q o primeiro q vi foi o Ultima IV pro Master System, provavelmente numa revista. Sempre me perguntava pq era o IV XD.
ANTIDEUS[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@ANTIDEUS
O que eu acho engraçado é essa mania de botar nomes com FINAL e ULTIMA em jogos que têm tantas continuações. Sempre que os caras lançam uma parte nova, tenho a impressão de que eles estão dizendo “Só mais umazinha, eu juro, é a saideira”… 🙂
Orakio Rob, “O Gagá”[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Krak, nunca joguei… fiquei curioso… mas ainda bem q vc nao tem problemas respiratorios, pq o q devia ter d pó em cima desse jogo nao é brincadeira…
Tallarico[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Nossa, agora q reli d quando é a primeira versão… eu nao tava nem no saco do meu pai na época,rs…
Tallarico[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Desenterrada MASTER essa !
Gagá, logo eu continuo o Lufia II, fui transferido de seção, o que me impede de jogar durante o trabalho, só uns míseros minutos do almoço 😀 ! Mas logo to voltando e pretendo acompanhar de PERTO esse novo Diário ae !
Cosmão, o Velho Piadista[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@Cosmão, o Velho Piadista
Na verdade, Ultima I estava tão enterrado, mas tão enterrado que eu quase desisti do diário com medo que me acusassem de pornografia na internet 🙂
Orakio Rob, “O Gagá”[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Engraçado, porque eu imaginava que os rpgs tinham começado com essa visão de cima do mapa e só depois foram para a visão em primeira pessoa. Lembro da reportagem do Ultima (acho que era o 4), na edição 3 de SUPERGAME.
Leandro Moraes[Citar este comentário] [Responder a este comentário]