Tela título
Tela Título

Olá mais uma vez, amigos do Gagá Games! Aqui estou novamente, dessa vez deixando cameos e bizarrices de lado, para fazer meu primeiro verdadeiro review. Vou falar de um de meus games preferidos do bom e velho Master System, Jurassic Park, baseado no famoso filme de mesmo nome. Tenham uma boa leitura e até o próximo review!

A história do jogo…

O jogo começa com uma introdução animada muito bem feita, mostrando um helicóptero indo até a ilha. Lá é explicado que o computador central do parque está com problemas, desligando várias cercas elétricas que continham vários dinossauros. O parque está em total caos, e muitas pessoas já foram atacadas. Para evitar mais ataques e para que o parque possa abrir, chamaram o Dr Alan Grant, munido de três armas diferentes e um jipe para capturar os perigosos dinossauros que escaparam.
Isso que é um paleontologista durão, hein? Na verdade, o jogo saiu também para Game Gear, e nele o jogador controla um soldado contratado pelo parque, o que faz muito mais sentido. Mas estou fazendo uma análise da versão para Master System por ser a mais conhecida, e permitir melhores screenshots. Fora o personagem, as diferenças são mínimas.

JPSMSCHASES2
As fases no jipe possuem um bom parallax

Bem vindo ao parque dos dinossauros…

Existem quatro fases iniciais, e pode-se escolher a ordem a seguir. As fases começam com o Dr Grant dirigindo seu jipe por uma das estradas do parque, com vários dinossauros o atacando por todos os lados. Nestas fases, temos uma mira que pode ser controlada com o direcional, e os botões disparam. Estas fases são bem feitas e originais para a época, e preparam muito bem o clima para a fase de ação. Enquanto você deve atingir os dinossauros para se manter vivo e recolher items, deve-se ficar de olho nas pedras que estão na estrada. Quando o jipe bate em uma ele pula e a mira sacoleja, mudando de posição um pouco. Após um curto percurso, um grande dinossauro surge como chefe, e uma mira demonstra o ponto fraco do réptil (mesmo que seja sempre a cabeça). Derrotando ele, vemos Grant saindo do Jeep, iniciando a seção em estilo plataforma do jogo. Aqui, Grant deve derrotar o máximo possível de dinossauros, coletar itens, procurar algumas áreas escondidas, até encontrar o dinossauro final da fase e capturá-lo.

JPSMSSTAGES
Escolha aqui a fase a seguir

Itens

Na perseguição a carro, temos as poções que recuperam energia, galões de gasolina que aumentam o máximo de energia em 1 ponto, e um pequeno boneco que dá uma vida extra. Nas fases de ação temos o boneco de vida extra, e duas poções, a azul recupera 1 ponto, e a vermelha recupera 2. As moedas brancas quando acumuladas em 10 rendem um continue extra. Cuidado com as moedas vermelhas, elas retiram 1 continue! Os items mais importantes são os kits médicos, que podem ser usados no menu para recuperar toda energia, e o logo do Jurassic Park. Se você não pegar todos logos de todas 4 fases, você verá o final ruim ao terminar a quarta fase. Caso contrário, poderá ir até o centro de visitantes e encarar o temível Tiranossauro Rex.

JPSMSSTAGESACT
Fases cheias de detalhes

Gráficos

Os gráficos deste game são ótimos, muito bem feitos e variados. Florestas, montanhas, estações de energia, rios, etc.
A quantidade de pequenos detalhes me impressiona até hoje, principalmente em se tratando de um jogo de 8 bits.
Em uma fase o vento sopra, balançando as árvores ao fundo, enquanto folhas voam longe, e raios abrem crateras fumegantes no chão. Na mesma área, dinossauros surgem do meio das árvores, e fogem entre elas ao serem derrotados. Grandes árvores perdem folhas quando o jogador encosta nelas ao pular, e as mesmas logo pegam fogo devido um raio, obrigando o jogador a desviar das chamas enquanto se move pelos galhos. As cavernas possuem goteiras, no topo de uma montanha pterodáctilos voam ao fundo, bases possuem monitores falhando, ventiladores ligados e luzes de emergência piscando. Dinossauros voadores devoram carcaças, e ao se aproximar muito ou disparar uma arma os mesmo voam para longe assustados. Um trabalho sensacional.

Grant é bem animado, com um bom número de frames, seja correndo, andando agachado, pulando, atirando ou sofrendo dano. Todos dinossauros são bem animados e variados, um dinossauro encontrado em uma área dificilmente surge em outra. Os dinossauros realmente grandes são os chefes de fase: Braquiossauro, Velociráptor, Triceratops, Pteranodonte e T-Rex. Vale mencionar que até a derrota deles foi feita com capricho, a maioria deles fogem correndo, pulando ou voando. Outros simplesmente desmaiam, e permanecem no chão até que sumam de vista.

JPSMSSTAGESACT2
As fases são bem variadas

Design das fases

Não temos fases que pareçam repetidas aqui. Cada fase é diferente, e mesmo suas “sub-áreas” diferem o suficiente. A estação de energia é totalmente diferente do centro de visitantes por exemplo. As fases no jipe também foram tratadas com cuidado, sendo todas diferentes em visual, tendo até dinossauros diferentes. As batalhas contra chefes diferem na estratégia, e todas exigem habilidade para serem vencidas. Destaque para a batalha contra o T-Rex, que é imune às três armas, obrigando o jogador a usar o cenário como arma.

Jogabilidade

Funciona sem grandes problemas, o 1 atira, e o 2 pula. Para cima serve para usar as portas ou para se prender na parte de baixo de plataformas, subindo mais facilmente nelas ou para se prender no teto para encontrar novas áreas e itens escondidos. Finalmente, pode-se andar agachado para passar por áreas apertadas. O maior problema está em acessar o menu, apertando Pause. Sim, nada de mais se for em um emulador, mas no Master System mesmo, é complicado ter que se aproximar do videogame só para abrir o menu. Claro, no Game Gear não há este problema. No menu podemos trocar de arma, usar um kit médico e ver a quantidade de moedas brancas que temos e a pontuação. As três armas são bem diferentes, falando nelas. A principal, mais fraca e mais usada é um rifle que dispara um tipo de arco de energia. A segunda é um lança-granadas, que Grant dispara em diagonal.  Finalmente temos a granada em forma de bastão, arremessada por curtas distâncias, criando uma coluna de fogo em vertical. Armas diferentes, juntamente com a habilidade de andar agachado e se pendurar tornam a experiência melhor do que apenas andar e atirar como visto em outros games.

JPSMSBOSSES
Os chefes podem complicar sua vida

Dificuldade

As fases possuem muitos itens espalhados, e nas partes dentro do jipe praticamente todos dinossauros vencidos rendem itens de energia ou vidas. Mas nem por isso o jogo é fácil, é preciso ficar atento sempre, pois além deles, muitas armadilhas estão presentes. Tornados, tetos que cedem, raios, lava, dinossauros atacando através de grandes buracos, fios eletrificados, etc. Os chefes em geral são complicados de vencer, e o T-Rex vai acabar logo com seu estoque de kits médicos.

Música e efeitos sonoros

Nem tudo são flores, e o jogo peca na parte musical. A música de introdução é bem feita, como também a do final bom combina com o desenrolar da história. Mas a maioria das músicas são muito curtas, repetindo sem parar. Não são todas ruins, mas deveriam ser maiores para não cansarem tanto. Principalmente a música de confronto contra os chefes. O destaque para os efeitos sonoros fica para o rugido digitalizado do T-Rex, ouvido ao iniciar cada fase. O efeitos sonoros restantes porém, não possuem absolutamente nada de mais. Apenas cumprem seu papel.

Conclusão

Um dos melhores jogos de ação do Master System em minha opinião. Gráficos sensacionais, idéias originais, vários inimigos diferentes, uma pequena dose de exploração e procura de itens, e dificuldade na medida certa. A música e efeitos sonoros deixam um pouco a desejar, mas o resto do game é tão caprichado que isso deixa de ser um problema. O maior problema realmente, é o game ser tão curto. São quatro fases, mais uma quinta caso você pegue todos logos necessários. Mas isto é fácil de entender, tanta variedade de cenários e inimigos deve ter lotado a memória disponível, impossibilitando mais fases. Você provavelmente vai querer terminar de novo, mesmo que só para ver o outro final. Os programadores trabalharam muito bem, fazendo ótimo uso do poder do Master System.

Jurassic Park (Master System)

13 ideias sobre “Jurassic Park (Master System)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *