É isso aí mesmo que você não conseguiu ler: Phantasy Star Generation:1 🙂
Este remake do clássico Phantasy Star I (Master System, 1987) foi lançado para o Playstation 2 em 2003, trazendo gráficos refeitos (e bem legais) e trilha sonora refeita (e não tão legal assim). A aventura foi expandida, apresentando algumas novidades para quem já terminou a versão de Master System. O mais importante é que o roteiro foi ampliado, já que o jogo original era bastante econômico nas palavras. O novo script deu ao jogo um ar mais moderno, e se você nunca jogou Phantasy Star I mas não consegue superar a barreira do esses-gráficos-são-primitivos-demais-não-vou-conseguir, esta é a oportunidade perfeita de conhecer o jogo.
Ou melhor, seria.
Quando a SEGA anunciou Phantasy Star Generation:1, divulgou seus planos de criar também os remakes de Phantasy Star II e IV — como vocês podem ver, a reputação do Phantasy Star III é meio negra mesmo, já que nem se falou em remake dele. Os jogos seriam lançados no ocidente também, só que deu um rolo danado, e ficou a promessa de que a versão em inglês seria uma compilação dos três remakes. O problema é que a SEGA desistiu da série depois de lançar Phantasy Star Generation:2, e a tal versão americana virou promessa de campanha política. O Playstation 2 morreu, e as chances do jogo ser traduzido são muito pequenas. E daí a piadinha ridícula de colocar o nome do jogo em japonês no título deste post!
Acontece que o doido do Gagá que vos escreve é alucinado por esse negócio de Phantasy Star, e com a ajuda do Felix do site Po.B.RE Rom Hackers formou-se um pequeno grupo de interessados na localização do jogo para o português. Ignitz e Rodolfo RG são os hackers que lidam com a parte técnica da coisa toda; Jorge Chernicharo é meu amigo-japonês-caído-do-céu que está traduzindo o script para o português a toque de caixa (já está quase tudo concluído). Por fim, eu pego o texto do Jorge e aplico todo o meu conhecimento sobre a série e algumas técnicas de tradução para deixar o texto redondinho e coerente.
No momento, eu estou reescrevendo/revisando o texto do Jorge, e achei que seria uma boa ideia ir jogando o jogo desde o começo, com o texto do Jorge impresso e à mão aqui na minha mesa. Assim eu posso ir vendo como as coisas se encaixam no jogo e ir aparando as pontas. Mas… por que não compartilhar a minha jogatina por vocês?
Por isso, este diário de bordo vai ser bem “incrementado”. A ideia é ir jogando e contando o que eu vi, como de costume. Só que além disso, vou comparar em vários momentos o remake ao original. Além disso, conforme for chegando a cada cidade do jogo, vou apresentando a tradução dos itens e equipamentos à venda no local. Dessa forma, quem quiser pode se aventurar e dar suas partidinhas em japonês mesmo.
Ao fim do diário de bordo, a revisão da tradução estará concluída, e aí caberá aos nossos hackers favoritos, Ignitz e Rodolfo RG, criar um patch com o script em português. Assim, você que tem o jogo bonitinho aí na caixa, vai poder “dumpar” a ISO para o seu computador e aplicar o patch para jogar tudo em português.
Tela do MemoQ, programa que uso para fazer minhas traduções, e que custou mais caro do que um Playstation 3 🙁
Como vou revisar o texto e tudo mais, cada edição do diário de bordo vai me dar bastante trabalho e tomar algum tempo. Isso significa que teremos uma edição por semana, provavelmente às segundas — tudo isso, obviamente, sem interromper o Diário de Bordo Panzer Dragoon Saga que estou fazendo no GameBlog.
Quem quiser saber mais sobre Phantasy Star pode visitar o meu site sobre a série, a Gazeta de Algol. E fiquem ligados, na semana que vem começamos a jogatina!
Vim lhe desejar não só boa, mas ótima sorte nessa sua empreitada. Também sou um grande fã de Phantasy Star e se você conseguir essa missão ingrata vai estar fazendo muita gente jogar esse jogo.
Inclusive existem outros jogos nessa SEGA AGES collection, se não me engano já vi um Golden Axe (o primeiro) refeito com gráficos 3D dessa coleção. Podia pintar aqui no blog um review dessas péloras não?
Dancovich[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@Dancovich
Pois é, Dancovich, nada impede que eles apareçam sim. Afinal, são remakes bem fiéis aos jogos originais. Vamos ver se algum dos nossos velhacos se anima. E valeu a força!
Orakio Rob, “O Gagá”[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@Dancovich
… cara, que blog legal o seu! Estou colocando agora na lista de parceiros e vou divulgar lá no Twitter, muito legal a ideia! Parabéns!
Orakio Rob, “O Gagá”[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Finalmente chegou a hora de especular em torno da tradução.
maxi2099[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
E lá vai o nosso grão-mestre-retrô Orakio em mais uma empreitada envolvendo o assunto no qual ele é PhD: Phantasy Star.
Por isso que só de ter o nome dele já sei que o trabalho vai ser de primeiríssima linha! Mal posso esperar por esse novo diário de bordo!!
Adney Luis[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Participemos! Acompanharei de perto os novos posts por aqui. Abraço!!!
LeWZ[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Agora eu quero ver se 2010 vai superar 2009 em termos de realizações no Phantasy Star.
J.F. Souza[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Que coisa linda *_* Vamos todos acompanhar essa empreitada com muita alegria!!!
Lord Heizel Diwänji[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@Orakio Rob, “O Gagá”
Brigadão Gagá, e pode esperar que Phantasy Star vai estar lá no blog logo logo.
Dancovich[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Aguardo ansioso pelo diário, imagens e, em especial, a tradução desse maravilhoso remake.
Vai, Gagá!
=D
Claudio Prandoni[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@Orakio Rob, “O Gagá”
Que a Força esteja com você Gagá! Boa sorte em mais esta empreitada!
Cara, eu tenho o remake do Golden Axe da SEGA AGES Collection, e vou te dizer… ficou muito, mas muito ruim! A versão original dá de mil a zero neste remake tosco. Qualquer dia eu posso falar mais sobre ele aqui no Gagá… só não espere por elogios…
André "Caduco" Breder[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
cara eu vou qrer muito isso aí. Meu phantasy star esta num dvd com varios sega ages juntos, será q rola aplicar nele?
9-volt[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@9-volt
Aí eu já não sei, dessa parte mais técnica eu não manjo muito…
Orakio Rob, “O Gagá”[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
isso é que é ser fã.
ah muitas jóias que nunca chegam ao Brasil.
ainda bem com internet as coisas facilitam.
primeira de muitas empreitadas?
victor[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Gagá, vou arrumar patrocínio que aceite RPA pra esse projeto sair mais rápido meu!! kkk Nada como um incentívo né XD
Sabat[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Certeza, este será o ANO 🙂
gamer_boy[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Salve gaga!!!! Cara, sou muito fã de phantasy star (os antigos até o 4), pena nao poder dedicar tanto tempo assim para joga-los. Mas depois que eu descobri o Dingoo vou poder joga-los nas horas de ocio em filas e ônibus. Nao conhecia o Ps de game ginie .. vou começar por este. hehe…
Estou ansioso para poder botar as maos neste seu projeto quando estiver pronto. Até hoje não comprei um ps2 pq nao tenho tempo para jogar. Mas depois deste remake vou ser forçado a compar um. 😛
Sucesso na sua empreitada .. e se precisar de alguma ajuda avisa….
ps. Quanto custou o MemoQ???? se precisar de ajuda para financiar o projeto estou disposto a ajudar com uma graninha… se todos que gostam de Ps ajudarem da para cobrir o custo do programa.
t+
Luciano Menezes[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@Luciano Menezes
Valeu a força, Luciano! Mas não se preocupe, eu já tinha comprado o MemoQ mesmo porque trabalho como tradutor (é o meu ganha-pão), então não comprei o programa só por causa do Phantasy Star.
Um abraço!
Orakio Rob, “O Gagá”[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
estou sem palavras para elogiar o trabalho de voces. FORÇA AMIGOS!
elias figueiroa[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@elias figueiroa
Valeu o apoio Elias! Aqui no Gagá Games somos todos doidos por Phantasy Star, vai ser um prazer concluir esse trabalho!
Orakio Rob, “O Gagá”[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
E se alguém não estiver DOIDO por PS lá no asilo do Gagá, é sumariamente despejado depois de 10 chibatadas Òó kkkkkk
Sabat[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@André “Caduco” Breder
Eu tenho Golden Axe e Out Run. Golden Axe realmente ficou muito ruim, nao animei nem de zerar. Já Out Run ficou bem bakana! Recentemente, vi tambem um After Bunner para x-box 360 (disponivel apenas na live) que ficou show de bola, nível de fliperama!!
Ruan[Citar este comentário] [Responder a este comentário]