Vocês devem lembrar daquele papo sobre um Chrono Trigger 3D bizarríssimo desenvolvido por fãs, e que ia de vento em popa até receber a famosa carta de “cease-and-desist” (mais ou menos um “pula fora ou a gente come o seu fiofó”) da Squaresoft. A bola da vez é Crimson Echoes, fangame iniciado em 2004 e que já contava com mais de 30 horas de jogabilidade, 10 finais diferentes e… bem, deem uma espiada no trailer:

E aí, já caiu em prantos ou quer que eu continue?

A carta da Square pode ser conferida aqui, mas você já ouviu esse papo antes: propriedade intelectual, direitos autorais etc… aquele papo que seria ao menos razoável se estivesse relacionado à série Final Fantasy, que já está na versão 13, e não ao Chrono Trigger, um dos jogos mais amados pelo grande público e que vem sendo solenemente ignorado há anos pela empresa. Entende-se que a Square não queira desenvolver uma sequência de um jogo que é tido por muita gente como a coisa mais perfeita a ser lançada para um videogame. Dose é não deixar que os fãs criem trabalhos derivados que não só não custarão um centavo aos cofres da empresa como ainda podem gerar interesse que pode se reverter em lucro para a mesma.

Posso estar ficando gagá, mas para mim esse tipo de atitude só serve de estímulo à pirataria. A gente enche os bolsos dos caras para depois eles usarem essa grana no pagamento de advogados que vão tirar tudo de um bando de fãs tão apaixonados quanto nós pelo trabalho da empresa. Lamentável.

Mais informações sobre a reação dos envolvidos no Chrono Compendium.

A Square vai para o inferno: “Crimson Echoes”, RIP
Tags:                         

14 ideias sobre “A Square vai para o inferno: “Crimson Echoes”, RIP

  • 12/05/2009 em 12:32 pm
    Permalink

    Cara, eu tento nem ficar pensando muito nessas coisas, me emputece demais.
    E isso pq eu nem sou fã do jogo, imagine se fosse…
    Empresinha de merda essa Square, já fez muita coisa boa no passado, hoje só lança jogos emos de 10 emCara, eu tento nem ficar pensando muito nessas coisas, me emputece demais.
    E isso pq eu nem sou fã do jogo, imagine se fosse…
    Empresinha de merda essa Square, já fez muita coisa boa no passado, hoje só lança jogos emos de 10 em 10 anos e acha que ninguém pode fazer melhor que ela.

    PS: Orakio, me faz um favorzão: muda o nome no meu blog ali nos links teus pra Shugames.
    É que o “In the Year of 20XX…” é apenas um “sobrenome”, digamos assim 😀 10 anos e acha que ninguém pode fazer melhor que ela.

    PS: Orakio, me faz um favorzão: muda o nome no meu blog ali nos links teus pra Shugames.
    É que o “In the Year of 20XX…” é apenas um “sobrenome”, digamos assim 😀

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 12/05/2009 em 1:37 pm
    Permalink

    J.F. Souza :
    Maldita cambada de frescos! Vamos fazer divulgar essa notícia e estimulando o não consumo dos produtos da Square…

    Concordo que é pura frescura esse lance da Square-Enix barrar os fãs de fazerem um Chrono Trigger 3D, agora nem por isso vou deixar de jogar os games produzidos por ela. Os últimos RPGs que joguei da empresa estão entre os melhores que já pude jogar (Final Fantasy X, Final Fantasy XII e Dragon Quest VIII), portanto desde que ela continue fazendo games que me agradem, continuarei jogando-os… se bem que todos os três que eu citei eu joguei baixando-os direto da net, ou seja, não dei nenhum centavo a Square… uahuahuahuaha…

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 12/05/2009 em 1:49 pm
    Permalink

    afff… o q eu gostaria de saber é pq eles obrigam a destruir… torço para q alguém tenha guardado em algum lugar… mas ofoda é q pelo q li eles colocaram q se a square pedissem eles iriam parar imediatamente… ai é burrada deles, eles poderiam ter pedido autorização para os frescos… o ct3d era muito foda…

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 12/05/2009 em 8:03 pm
    Permalink

    Bem, bem, meus caros amigos sexagenários… Minha pressão já subiu, tive que tomar o dobro dos remédios por causa desta empresa. Está, que não consegue nem enxergar uma oportunidade tirando a roupa na frente dela. Será que eles não vêem? O povo QUER MAIS CHRONO TRIGGER!

    Me digam. Quantos, quantos jogos foram refeitos em 3D por fãs, com fins realmente sérios? CT tem 2. E quando um fã-game que iria revolucionar os jogadores de RPG de video game ia sair a Square simplesmente o barra. 4 anos suados, sendo desprezados por uma empresa cheia de jogos incríveis e má administrada para um palavrão bem feio (que em portugal significa pão).

    Eu quero ver aonde isso vai dar. Até que ponto uma empresa pode ter controle sobre aquilo que seus empregados criam? Até que ponto podem castrar a criatividade das pessoas que só querem alimentar os sonhos de uma geração de jogadores abandonada por eles? Sinceramente, eu tenho certeza que as leis de direitos autorais deveriam mudar. Estão velhas e enferrujadas para uma geração que faz fanfics e que gosta de ver continuações de histórias.

    E tenho dito!

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 13/05/2009 em 10:42 pm
    Permalink

    hehe Como o companheiro de asilo Kal já falou, a Square está fazendo juz ao seu nome sendo uma empresa bem quadrada (hehe Tá, essa gíria é velha, mas que seja. Eu também pensei nisso. hehe).

    Por essas e outras que não gosto muito da Square como empresa. Admiro muitos caras que trabalharam lá e que, curiosamente, ou saíram ou são freelancers.

    Eu fiquei muito triste porque eu acompanhava esse jogo (cheguei a baixar uma porrada de coisas dele) de uma maneira que não fiz com o Chrono Ressurection. Acho que a Square tem é inveja porque tem gente que aproveita limitações técnicas, personagens e tramas bem elaboradas melhor que ela e de graça.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 27/10/2009 em 10:30 pm
    Permalink

    Hj em dia a Square Enix Só Faz jogo RPG pequeno,uma merda!!!!!!
    Apesar do tempo de lançamento Chrono é um jogo bem interessante e tem a história muito foda. da de 10 a 0 em Tibia (Qual jogo não é melhor q Tibia?)

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • Pingback:Gagá Games » Crimson Echoes: vazou! vazou!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *