Mais uma pergunta “sem vergonha” do seu amigo André Breder: Por que você é um retrogamer?

ENQUETE ENCERRADA: Foram 269 votos e os resultados foram:

Agradeço mais uma vez pela participação em massa da galera! Até a próxima enquete! 8)

ENQUETE ENCERRADA: Por que você é um retrogamer?
Tags:     

41 ideias sobre “ENQUETE ENCERRADA: Por que você é um retrogamer?

  • 24/11/2010 em 12:30 am
    Permalink

    Hum, bem, eu me considero saudosista, mas apesar de valorizar o glorioso passado dos jogos, também gosto de jogos atuais.

    A cada dia surgem mais e mais jogos, e é humanamente impossível jogar tudo. Muitíssimos jogos que despertaram meu interesse durante a infância só pude conhecer agora, quando adulto. Meu saudosismo surgiu daí, pois foi só hoje que pude conhecer muitos bons jogos do passado.

    Os jogos contemporâneos também me despertam curiosidade pelas novas tecnologias empregadas. É incrível ver a evolução dos jogos, em tão curto intervalo de tempo.

    Em resumo, sou gamer (rétro, atual, seja lá o nome que quiserem dar).

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 24/11/2010 em 1:05 am
    Permalink

    Acredito que o que importa não é realmente a idade de um jogo, mas sim a diversão que ele proporciona. e é justamente aí que o movimento retrogamer ganha força: com os recursos mais limitados de outrora, os games tinham que ser divertidos para justificar a compra. É claro que hoje também existem jogos divertidissimos, como o novo F1, Skate, da EA, ou o já não tão novo World of Goo (o melhor dos últimos tempos, na minha opinião), mas uma boa parte dos lançamentos atuais consegue se vender apenas por seus gráficos, sem necessariamente proporcionar algum tipo de diversão (sinceramente, não vejo graça alguma nos Halos e Crysis da vida). A coisa mais importante é ter senso crítico, pois se formos puristas ao extremo, E.T., do Atari 2600 se torna um grande jogo apenas por ser antigo.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 24/11/2010 em 2:34 am
    Permalink

    Gosto de games antigos por alguns motivos…
    1ª Amo a estetica de um jogo antigo, e acho eles mais divertidos, objetivos e mais simples, sem deixar de serem desafiadores.
    2º Não consigo jogar qualquer coisa mais 3D que Sonic 3D, por que? Porque me da vontade de vomitar e começo a ficar tonto, sim, estou falando serio.
    3º Apesar de eu ter meus 16 anos, meu ultimo video game foi um Mega Drive, o qual eu ainda o tenho e o cultuo eternamente <3 /pobri -q
    4º Até esse ano so tive internet discada e um pc bem fraco, então não tinha jeito de rodar algo muito potente
    5º Juntando tudo isso, hoje em dia não consigo mais jogar jogos ultra modernos e tal, simplesmente não consigo me divertir. Enquanto meus amigos se matam no GTA eu prefiro mil vezes passar madrugadas tentando zerar todas as versões de Ys 1&2 que acho por ai <3

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 24/11/2010 em 7:33 am
    Permalink

    No começo eu até me considerava retrogamer pelo fato de gostar mt de jogos mais antigos (principalmente Saturn, Mega Drive e Master). Qts vezes já deixei jogos mais modernos de lado pra jogar os clássicos da minha infância (e mts jogos que eu sonhava em jogar qdo era moleque mas não podia)

    Mas ultimamente eu tenho visto que a maioria dos que se consideram retrogamer são pessoas que repudiam praticamente qqr coisa que saia atualmente, simplesmente pelo fato dos jogos terem menos de 15 anos de idade… E só gostam de jogos novos qdo são do naipe do megaman 9 (Que realmente é um jogo bom. Mas me desculpem a franqueza, eu achei uma idéia completamente imbecil e ridícula… Lançassem uma série “Megaman Retro” ué.)

    Esse é um grupo do qual eu definitivamente não faço parte. Pelo contrário, eu gosto MT de jogos atuais, sempre paro pra ler a edição semanal da Famitsu, fico fuçando o Game Trailers pra ver as novidades e talz… Acompanho desenvolvimento de jogos que eu tenho interesse (maldito fevereiro, chegue logo! Katherine e Marvel Vs Capcom 3 à caminho!). Esses dias msm comprei o novo Dragon Ball e tô me divertindo MT msm com ele… E se tivesse grana teria comprado o Gran Turismo 5 que lançou ontem tbm (parece estar MT bom msm).

    E isso não me impede que eu ligue o meu Saturn pra jogar de vez em qdo… Pelo contrário, atualmente tenho até jogado bastante ele tbm (pq ainda tem mt jogo que eu PRECISO jogar…)

    Sei lá, eu sou um cara que gosta de qqr jogo, independente de ser velho ou novo. Por isso acho que nao posso me considerar retrogamer (pelo menos não um retrogamer “puro” XD)

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 24/11/2010 em 7:47 am
    Permalink

    Não me considero um retrogamer. Eu não gosto de jogos antigos, eu gosto de jogos bons. Qts jogos saem por ano que serão lembrados? Que marcaram a indústria? Que foram originais e divertidos? São estes jogos que eu corro atrás. Óbvio que quando não há preconceito em relação a gráficos antigos, você tem uma biblioteca muito maior a explorar. Mas eu gosto tanto de Bioshock ou Trine quanto de Super Mario ou Star Ocean. Há bons jogos sendo lançados o tempo todo, o que falta é uma filtragem maior.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 24/11/2010 em 7:51 am
    Permalink

    Sou um retrogamer porque comecei a jogar no nascimento dos videogames. Passei a vida jogando e considero games igual eu considero filmes. O que é bom, vai continuar bom independente da idade. Assim como voltar a assistir a um clássico, gosto de voltar a jogar um clássico. Tenho o PS3 e nem por isso fico só no nextgen, ou só no oldgen. Falow!

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 24/11/2010 em 8:18 am
    Permalink

    Tenho um quê de retrogamer principalmente por ter começado a jogar videogame no Atari. Fui passando por todas as gerações subsequentes até chegar no que temos hoje. Como o pessoal tem comentado, eu acredito que um grande jogo nunca envelhece, independentemente do sistema para o qual foi lançado. Claro, tenho um carinho especial por aqueles jogos que joguei durante minha infância, pois eles me trazem muitas lembranças.
    Parabéns pelo blog!
    Abração pra todos!

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 24/11/2010 em 8:28 am
    Permalink

    Coloquei “Outra resposta”, porque acho que me encaixo em uma mistura das três primeiras opções. Vejamos…

    Porque os jogos antigos são melhores que os atuais!
    Sim, mas também porque se você vai procurar um jogo antigo, ou um filme, ou uma música… você inconscientemente vai procurar algo bom! Ninguém pega um game antigo que todo mundo achava horrível para se divertir. Por isso, fica a ilusão de que os jogos antigos tinham mais qualidade, porque esquecemos dos ruins (embora jogos antigos sejam melhores em outros aspectos como, por exemplo, criatividade e jogabilidade).

    Porque sou um saudosista!
    Sou sim, e daí!?

    Porque sou pobre e não tenho dinheiro para ter um console mais recente…
    Além de pobre, sou traumatizado. Passei dois anos da minha vida economizando para comprar um console de última geração. Consegui comprar um XBox 360 para depois ele me deixar na mão… foi dinheiro mais mal empregado da minha vida. Durou um ano, enquanto isso meu velho Super Nintendo continua funcionando firme e forte. Na verdade foi um baita azar, mas isso acabou minando meu entusiasmo com jogos atuais e tornei-me um retrogamer de vez.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 24/11/2010 em 8:32 am
    Permalink

    Putz, Breder, de foder essa perguntinha hein… =S
    Respondi “Outros” porque fiquei entre as 2 opções > “jogos antigos são melhores” e “sou um saudosista!” e apesar de me interessar mais pelos jogos antigos, me interesso por novos tb… então a terceira opção quase atrapalhou tb.
    Mas a verdade é que sou um retrogamer pela minha paixão pelo Master System acima de qq outro console. Pra mim, nenhum outro nunca vai superar, por questões emocionais mesmo.
    Abraço!

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 24/11/2010 em 8:32 am
    Permalink

    Eu escolhi a ultima opção. tenho 33 anos, ganhei o meu primeiro video game 1981 quando tinha 4 anos e era um Odyssey, passei por todas gerações de consoles, mas não considero os games de ontem melhores do que hoje, cada geração tem seu charme e o motivo por ser adorado. Video game é igual a carro, sabemos que os carros do passado eram otimos, feitos de aço (hoje é plastico), potentes, mas se compararmos com os carros de hoje os antigo não eram tão seguros (cinto tres pontos, air bag) e mais cansativos de levar por uma longa viagem ao contrario dos carros de hoje que praticamente dirigem por voce. Eu sou jagador gosto de jogar antigos e novos sem valorizar um e menosprezar outro.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 24/11/2010 em 8:32 am
    Permalink

    Entrei nessa pegada retrogamer por causa da pobreza xD
    Sabe como é, não dava pra ficar pedindo pro seu pai comprar os jogos e consoles do momento, ai a gente ia se virando nos emuladores e tal e quando menos esperava se tornava um sujeito retro.

    Hoje em dia sou menos pobre, afinal não tenho uma familia para sustentar, posso jogar paradas do momento mas mesmo assim continuo jogando os clássicos. O motivo não sei ao certo, é um misto deles, entre eles temos o saudosismo e tbm as limitações que exigem que os desenvolvedores e os jogadores sejam criativos

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 24/11/2010 em 8:55 am
    Permalink

    Eu votei pela opção de que não me considero um retrogamer, mas acho que cometi um “grave” equívoco. Tive 1 Odyssey, Atari, Master System, Turbo Game (similar ao NES, pegava os 2 tipos de cartuchos sem adaptador), Super Nintendo e PS1. Tenho grande parte de todas as ROMs dos consoles que tive ou joguei, ainda hoje jogo Phantasy Star I, II e IV. Como meu PS1 deu pau, copiei os CDs em ISOs e rodo no emulador de vez em quando. Mas isso não me impediu de acompanhar jogos como F1, Fifa, Winning Eleven, Dragon Ball, GTA, Need for Speed, Resident Evil 4 e 5 (esses principalmente, sou fãzaço da série).

    Tem jeito não. Acho que sou um misto de retrô com entusiasta dos jogos modernos. Ainda pretendo ter o meu PS3 pra jogar com meu filho!

    Excelente enquete. Valeu André, parabéns!

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 24/11/2010 em 9:14 am
    Permalink

    Eu gosto dos jogos atuais, mas sou predominantemente um retrogamer e realmente prefiro os antigos. Portanto, opção 1 na cabeça.

    Outro dia, por exemplo, comprei Mario Galaxy para o meu Wii. Pô, o jogo é um barato, muito bom, muito divertido, uma produção fenomenal. Mas eu ainda prefiro os sidescrollers do Mario…

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 24/11/2010 em 9:25 am
    Permalink

    Gosto dos atuais, mas valorizo nos antigos a preocupação com o conteúdo. Conteúdo esse que muitas vezes é deixado de lado hoje, porque acreditam que somente belos gráficos resolvem.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 24/11/2010 em 9:30 am
    Permalink

    Nem sou Tão Retrogamer assim, apesar de preferir os jogos antigos, também jogo os novos!!
    mais nada como me juntar com meus amigos no Domingo pra Jogar um NES
    isso ai, num tem psn, live, nada que se compare 😛

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 24/11/2010 em 9:43 am
    Permalink

    Eu sou saudosista, acho que muitos dos jogos mais antigos são melhores que os mais novos, mas eu votei que é por que eu sou pobre. Tem muitos jogos mais novos que eu gosto, e/ou queria jogar mas não posso pois não tenho.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • Pingback:Tweets that mention Gagá Games » André Breder is watching you: Por que você é um retrogamer? -- Topsy.com

  • 24/11/2010 em 10:16 am
    Permalink

    Jogo não tem idade e diversão muito menos, nem tampouco fico preso a uma única plataforma, pra mostrar como andam as coisas, terminei Phantasy Star 4 e 3 no meu Nokia E51 e em casa joguei Limbo no XBOX360, BRAID e World of GOO no PC.
    Atualmente tô jogando o Prince of Persia (aquele que muita gente critica mal, mas que é um jogão) no XBOX.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 24/11/2010 em 11:16 am
    Permalink

    Não me considero um “retrogamer”… aliás, detesto esses rótulos (retro, casual, hardcore, etc), eu sou um jogador e nada mais. Gosto de qualquer tipo de jogo, seja novo ou velho desde que me desperte interesse, mas devido as minhas condições financeiras que me obrigam a sempre estar uma geração atrasado e a grande parte dos jogos lançados atualmente serem brochantes (para mim), acabo sendo encarado como tal.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 24/11/2010 em 11:26 am
    Permalink

    Cara, ia votar na opção 4 mas sinceramente, oq é um Retrogamer? Um gamer q só joga jogos antigos? Isso praticamente não existe. A maioria das pessoas tem interesse pelos jogos novos tb.
    Então me voto foi outros. Mais especificamente:
    Me considero um retrogamer. Mas tenho tanto interesse pelos jogos antigos, quanto pelos atuais.

    PS: Na verdade, quando eu comecei a jogar videogame [provavelmente em 2000 mas pode ter sido 1999 tb. Nasci em 94] eu era crianca e não jogava direito mais era meio viciado e quando eu descobri os emuladores. Puxa, como eu fiquei feliz! Agora vou poder jogar aquele jogo do Mário q eu nunca passava das primeiras fases! [até hj não zerei Mario Worls nem o 64… 🙁 ] Eu meio q sinto uma nostalgia meio estranha, hehe.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 24/11/2010 em 11:42 am
    Permalink

    Na boa, votei em outra resposta, mas porque eu sou um pouco de cada resposta da enquete !

    Porque os jogos antigos são melhores que os atuais!

    Já defendi à algumas enquentes atrás que antigamente, talvez pelo fato dos contratos serem mais rígidos, havia uma preocupação maior em lançar um produto de qualidade. Então se lançassem um fiasco, f$#$%eu ! Cabeças iam rolar ! E tinham dois extremos se duelando (Sega e Nintendo).
    Outro fator interessante é que havia a necessidade de se tirar leite de pedra e os caras faziam milagres com o que tinham disponível. Hoje em dia é “mole” desenvolver um game, porque existem dezenas de bibliotecas de desenvolvimento, ferramentas, a capacidade dos consoles é comparável à de computadores simples, tem internet com muito material à disposição, temos cursos já voltados para a área.
    Hoje em dia, vejo que a proporção de games de qualidade é bem menor em relação aos games medianos e fracos. Não há mais aquela preocupação em fazer algo bom, bonito e de qualidade.

    Porque sou um saudosista!

    Não tenho como negar que me torno criança de novo quando jogo Super Mario World e vejo aquele mapa fantástico cheio de lugares incríveis para explorar, aqueles gráficos belíssimos ou aquele som de primeira !
    E outra que muito game só vim à jogar agora com a emulação. Games que eu sonhava em poder jogar, que acompanhava detonados… Vi agora o porque de serem clássicos, obras de referência.

    Porque sou pobre e não tenho dinheiro para ter um console mais recente…

    Na verdade, brasileiro é pobre por natureza, porque sempre que sai uma novidade lá fora, depois que já está na versão 10 estamos começando à pegar a versão 1 ! É muito imposto, muita roubalheira, muita burriçe de gestão nesse país, preguiça de mudar o que está errado ! Às vezes até deixo de comprar algo por me sentir lesado. Da última vez que comprei meu gamepad da Logitech, paguei 80 pratas todo feliz em três vezes no cartão de crédito, poxa afinal era um produto de qualidade… Fui depois ver que o mesmo gamepad custa 8 Euros em Portugal… Parei !
    Antes tivesse comprado um leadership por 30 Reais mesmo que pelo menos vem com rumble, turbo e adaptador para Playstation 2 e é um gamepad bom até !

    Não me considero um retrogamer, já que tenho tanto interesse pelos jogos antigos, quanto pelos atuais.

    Felizmente, ainda há coisas boas por aí ! Temos Bioware, Nintendo, Capcom, Konami… Temos gente preocupada em fazer game de qualidade.
    E coisas bem criativas e inovadoras até, que se destacam no meio das igualdades casuais do mercado atual. Temos aí Mass Effect, Metroid Other M, Dragon Age, World of Goo, Modern Warfare, God of War…

    Gosto muito de games e pronto ! Do Enduro ao Need For Speed mais recente !

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 24/11/2010 em 11:45 am
    Permalink

    Lucas Vinícius :

    Cara, ia votar na opção 4 mas sinceramente, oq é um Retrogamer? Um gamer q só joga jogos antigos? Isso praticamente não existe. A maioria das pessoas tem interesse pelos jogos novos tb.
    Então me voto foi outros. Mais especificamente:
    Me considero um retrogamer. Mas tenho tanto interesse pelos jogos antigos, quanto pelos atuais.

    Na minha opinião, ser um retrogamer genuíno é realmente só gostar dos jogos clássicos e antigos. Do contrário, a pessoa por gostar de jogos recentes ao mesmo tempo que curte os “velhos”, passa então a ser um gamer na minha visão. Eu mesmo não me considero um retrogamer por conta de também gostar de vários jogos mais atuais.

    É a mesma coisa que fazer esta pergunta para uma pessoa homessexual assumida: Porque você é gay? Esta pessoa logicamente irá responder que é gay porque tem atração por pessoas do mesmo sexo. Isso é ser gay na minha visão. Já uma pessoa que respondesse algo como “ah, eu sou gay, mas gosto de ter relações com algumas pessoas do sexo oposto só pra sair da rotina”, na minha opinião não seria gay, e sim bissexual. 8)

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 24/11/2010 em 11:51 am
    Permalink

    Cara, questão complicada essa…

    Acabei marcando a última opção, uma vez que são vários fatores que me fazem considerar um retrogamer: a questão financeira + o saudosismo (isso todos nós temos, é inevitável) + o fato de que são poucos jogos atuais que me agradam…

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 24/11/2010 em 12:04 pm
    Permalink

    Sou um saudosista inveterado.

    Como se não bastasse jogar velharias do Super Nintendo (o melhor console já inventado), também sou fã de Advanced Dungeons & Dragons (RPG de 1989) e assisto Changeman sempre que possível =D

    Não sou tão velho assim (23 anos e 12 meses), mas gosto de manter as boas lembranças do passado.

    Além disso, a 3ª opção também é válida pra mim, pois eu nunca tive grana pra comprar os consoles na época em que eram lançados. Quando ganhei meu NES o SNES já dominava, quando ganhei meu SNES já era anunciado o N64, quando ganhei meu PS1 já havia o Dreamcast e o PS2 já estava chegando.

    Hoje em dia, com muito suor pude adquirir o meu PS2, mas o PS3, o xisboca360 e o Wii já dominam o mercado.

    Pelo menos há uma vantagem de atrasar uma geração, pois o catálogo de games que eu tenho pela frente no PS2 ainda é gigantesco e sem o hype do lançamento eu posso aproveitar os jogos melhor ainda.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 24/11/2010 em 12:54 pm
    Permalink

    Krmba…. difícil….
    sou retrogamer pq.. eu gosto de games antigos. PONTO.
    não sou (muito) saudosista, não sou tão pobre assim e gosto de jogos novos também (salve salve god of war / guitar hero e rock band!) \o/

    Simplesmente eu gosto pq assim como jogos recentes, me diverte….
    hehehehe

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 24/11/2010 em 1:23 pm
    Permalink

    Escolhi a primeira opção, embora eu também seja extremamente saudosista e não tenha dinheiro para investir em um console da “nova geração”. Mesmo assim, eu me diverti muito com grandes títulos “modernos”, como Okami, Resident Evil 4 e outros, e sem deixar de comprar algumas coletâneas de jogos clássicos. 🙂

    Abraço!

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 24/11/2010 em 7:10 pm
    Permalink

    Porque os jogos antigos são melhores que os atuais!

    Nunca achei que um dia seria um retrogamer mais com o passar do anos meu interesse por video-games estava sumindo e eu achava que estava “crescidinho” e não me interresava mais por jogos e na verdade os jogos atuais não me interresavam mais.

    Jogos antigos mostram a verdadeira criatividade, fazer um jogo parecer ter 10 milhões de cores, sendo que sua palheta tinha 512, Sons magnificos para maquiar as falhas e na verdade os transformavam em verdadeiras experiencias inimaginaveis.

    E isso o meu amor por jogos antigos!
    Viva os OLD GAMES!

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 24/11/2010 em 7:23 pm
    Permalink

    Jogos antigos são como música em época de ditadura: a impossibilidade de expressar-se como gostaria faz com que seja feito uso da arte de modo a contornar as limitações. Ser retrogamer é como ouvir Chico Buarque dos anos 60 e 70!

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 25/11/2010 em 12:18 pm
    Permalink

    @Robson Vieira
    O problema éq eu sempre “empaco” em alguma parte [agora estou com 29 estrelas e não consigo pegar a 30]. Mas eu acho q vou conseguir algum dia. Quando era crianca me encantei por mario 64 [era tudo muito colorido, atualmente só senti isso com RB-Beatles, nem com MG eu senti isso] mas não consegui pegar nenhuma estrela. :p

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 25/11/2010 em 8:54 pm
    Permalink

    Eu me considero um saudosista nato também hehehe

    E não só com videogame, música também. Eu SEMPRE estou ouvindo música dos anos 80 e 90, ouvindo Energia na Véia na Radio Energia 97 (SP)…

    Se não fosse por esse fator, eu estaria jogando apenas os jogos de PS2, videogame mais atual que tenho. E isso não significaria que eu achasse que os jogos antigos são ruins. Longe disso.

    No próximo sábado, pretendo jogardurantes umas 2 horas. 1 hora de PS2 e 1 hora de emuladores. Na minha opinião, retrogamer é isso: um jogador que dedica parte do seu tempo de jogatina com jogos antigos.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *