É comum na vida de todo gamer, um jogo de muito sucesso acabar passando batido. Eu confesso que tenho vários games que são considerados como imperdíveis, que eu simplesmente não joguei até hoje! Um game que sempre quis jogar até o fim, e que eu até bem pouco tempo havia jogado apenas alguns poucos minutos, é o clássico Final Fantasy VI (Final Fantasy III nos EUA). O game é sempre lembrado pelos fãs de RPG como um dos melhores jogos já feitos, e muito dos fãs da franquia Final Fantasy o têm como o melhor episódio da série! Procurando então “tampar” este enorme “buraco” na minha existência como gamer, comecei a jogar o tão elogiado Final Fantasy VI neste último final de semana, e pretendo jogá-lo, desta vez, até o seu fim!
Já estou com algumas boas horas de jogatina, e consegui passar por várias etapas do game, que eu vou relacionar logo abaixo:
– Terra uma jovem que sofreu lavagem cerebral e mais dois soldados imperiais, Wedge e Biggs, vão para Narshe para verificar os rumores de que um Esper foi encontrado nas minas da cidade. Juntos, eles matam todos os guardas da cidade que se colocam em seu caminho, e facilmente conseguem alcançar o Esper, que acaba tendo uma reação diante da presença de Terra. Biggs e Wedge são destruídos pelos poderes do Esper, enquanto Terra é encontrada mais tarde inconsciente por Arvis, um Returner que vive em Narshe, e que ajuda a moça a escapar dali. Mais tarde ela também é ajudada por Locke, um caçador de tesouros/ladrão que também faz parte dos Returners, e por uma gangue de Moogles que vivem nas cavernas de Narshe.
– Locke e Terra se dirigem para o castelo de Figaro, onde a moça é apresentada ao rei Edgar. Posteriormente, Edgar e Locke decidem levá-la para ver Banon no quartel general dos Returners. Antes que eles pudessem partir, porém, Kefka, enviado por Gestahl para reaver Terra, chega em Figaro. Kefka primeiro tenta diplomacia, depois, furioso, resolve atacar o castelo. Porém, por meio de uma avançada tecnologia o castelo de Figaro submerge na areia do deserto que o cerca e vai para o subterrâneo, enquanto Edgar, Locke e Terra escapam cavalgando chocobos. O trio é atacado por Armaduras Magitek, mas Terra consegue vencê-los facilmente usando mágica. Nunca tendo visto mágica antes, Edgar e Locke ficam mais convencidos do que nunca de que terra pode ser de grande ajuda para os Returners!
– Os três passam através da caverna Figaro para South Figaro, onde conseguem uma pista de Shadow. Uma cabana próxima parece conter muitas coisas que fazem Edgar se lembrar de Sabin, seu irmão. Eles entram no monte Kolts, mas são abordados por Vargas, filho de Duncan. Sabin aparece para defender seu irmão. Vargas ataca Sabin, acusando-o de roubar os favores de seu pai, o que Sabin nega. Vargas é derrotado e Sabin decide seguir junto com Edgar, Locke e Terra para o QG dos Returners.
– Um homem já bastante rico em Figaro, tentado por ainda mais dinheiro, trai South Figaro ao império, que se apodera dela.
– Banon convence Terra a se unir aos Returners, mas antes que qualquer plano concreto pudesse ser feito, notícias chegam de que South Figaro foi tomada pelo império. Locke é enviado a South Figaro para reunir informações, enquanto que Edgar, Sabin, Terra e Banon pegam uma jangada no Rio Lethe e decidem rumar na direção de Narshe.
– Eles são atacados por um estranho monstro chamado Ultros; Sabin, enfurecido, pula na água atrás dele, mas acaba sendo arrastado pela correnteza, deixando os outros três na jangada.
– Terra, Edgar e Banon conseguem chegar à casa de Arvis através das cavernas Narshe.
– Locke rouba o uniforme de um soldado e encontra um caminho através de uma passagem secreta em Figaro. Lá ele encontra a general Celes, acorrentada na prisão e sendo torturada, por ter se rebelado contra Gestahl. Locke a salva e eles viajam juntos para Narshe através da caverna Figaro.
(Nota: O texto acima foi extraído do site Final Fantay Brasil, e é uma tradução do resumo da história do FF6 que foi publicado originalmente em inglês no site Final Fantasy Compendium.)
Como não irá ser possível eu jogar o Final Fanasy VI todos os dias, não irei fazer um diário de bordo do game, mas de tempos em tempos pretendo fazer um relatório para mostrar o meu progresso aqui no blog. Desta vez eu jogo este clássico até o fim!!!
Pingback:Tweets that mention Gagá Games » Antes tarde do que nunca: Final Fantasy VI (Parte 1) -- Topsy.com
Eu AMO Final Fantasy VI. Depois de Phantasy Star, é meu jogo favorito. Tem cenas incríveis, vale muito a pena ir até o fim.
Orakio Rob, “O Gagá”[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Poisé meu caro Breder, um dia, cedo ou tarde, a gente tem que desencalhar. =D
Eu sou um dos fãs que defende com unhas e dentes que Final Fantasy VI foi o melhor jogo da série já lançado, com um enredo fantástico e personagens carismáticos de uma forma nunca mais vista na série, nem mesmo em Final Fantasy VII, e tenho dito.
FFVI sim merecia ter virado um filme, mas sabe, até acho bom que isso não tenha acontecido, pois deixa-o com um status mais “cult”, algo que eleva o seu valor perante a velharada.
Sir Kao[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Amo esse jogo, mas, ele não me ama. Já tentei jogar inúmeras vezes e sempre abandono (quase sempre por motivo de forca maior) em algum ponto aleatório antes de terminar.
qualquer hora vou me arriscar com ele novamente.
Boa sorte na jogatina.
fredtoy[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Eu também sou um que nunca jogou a contento Final Fantasy…Taí mais uma pra minha lista de pendências…
Cpt.Guapo[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
É, minha intenção é essa: mesmo que demore, vou tentar jogá-lo até o fim!
Desencalhar? Como assim? Você arrumou uma namorada? 😛
São comentários como esse que me fizeram jogar este game… e agora vou até terminá-lo!
Valeu!
Existem vários jogos “famosos” que eu espero ser capaz de terminá-los antes de ir para o caixão. Espero que o Final Fantasy VI seja o primeiro de uma longa lista… 🙂
André "Caduco" Breder[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Vai te **** no meio do seu **** que ce nunca jogou FF6, seu *****
Não dá pra dizer que é o melhor jogo do mundo. Mas é o melhor RPG do mundo. Sem sombra de dúvida.
Chrono é excelente. Mas é segundo lugar.
Mateus[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
E daí seu #$%$#$%#$? Eu sou obrigado a jogar tudo seu cabeça de #$%@!!!! Vai tomar no @#!!!! Cara de @#$%¨&*!!!! 😛
Esse lance de pior, melhor, é relativo. E apesar de que foi a fama que o Final Fantasy VI possui que me fez querer jogá-lo, eu não estou esperando que ele seja realmente o melhor game que já joguei, me divertindo já terá sido suficiente.
André “Caduco” Breder[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Em fim, mais uma alma está salva!
FFVI é o MELHOR ENREDO, TRAMA E HISTÓRIA DE TODA A SÉRIE!!! Para mim fica atraz, no conjunto da obra, para FFVII, que também possui enredo, trama e história fantásticos, mas reconheço que não tão quanto o jogo anterior.
Parabéns pela conquista Breder XD é um jogasso!
Sabat[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Amém! 🙂
Até agora gostei mesmo da história do jogo. Mas por equanto, Final Fantasy VII continua sendo meu preferido.
Ainda não conquistei nada não… estou bem no começo do jogo… hehehhehee 🙂
André "Caduco" Breder[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@André “Caduco” Breder
Se vai adorar a história do jogo, muito boa mesmo!
Não terminou ainda?? Então vai jogando que eu vou acompanhando, esse jogo merece XD
Sabat[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Uma coisa que adoro no Final Fantasy é que todos os personagens têm muito destaque. Embora haja um pouco mais de atenção à Terra e à Celes, todo mundo recebeu uma boa dose de carinho dos programadores.
Kefka = melhor vilão de todos os tempos. Piradaço e terrivelmente perigoso. Imagine o Coringa com uma bomba atômica nas mãos. E a música tema dele consegue ser engraçada e grandiosa ao mesmo tempo, descreve a personalidade dele com perfeição. É uma das músicas mais adequadas que já vi em um RPG, trabalho de gênio.
E tem uma cena… e aquela outra… e aquela… cara, zera logo isso para a gente conversar 🙂
Orakio Rob, “O Gagá”[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
ta ai outro rpg que quero zerar
conheci rpg por meio do final fantasy tactics
ai depois joguei outros ffs e rpgs
os unicos ff que eu zerei foram o tactics, e o ff9 (vergonha)
acho que tem uma traduçao do ff6, melhor jogar na lingua tupiniquim ne
Leandro Gonçalves[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Eu também estou jogando esse jogo pela primeira vez já faz pouco mais de um mês.
maxi2099[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Eu também nunca joguei Caduco, somos 2 infiéis com nossas raízes RPGísticas gamerias oldiênicas !!!!!!!!
!!!!!
!!!!!!!!!
!!
Ok, exagerei !
Mas boa sorte no game, e não deixe de ir postando os acontecimentos ! 😀
Cosmão[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Fala André!!
Graças a esse post já escolhi qual game detonar depois que acabar o maravilhoso/estrondoso/perfeito Chrono Trigger…hehe
Devo acabar CT em uns 15 dias e já começarei esse!!
Para quem acabou esse FF, fica minha dúvida, será que esse jogo é mais demorado que o Chrono Trigger?
Acho que estou jogando CT a uns 5 meses…rs
Infelizmente não tenho muito tempo (porque temos que crescer né?!) e só me resta algumas horas por semana.
Parabéns pela análise e aguardando os próximos posts.
Abraços
Fecker[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@Fecker
Fecker, na primeira vez eu zerei FFVI em uma semana. Mas eu jogava o dia inteiro, e ainda matei aula três dias seguidos 🙂
Orakio Rob, “O Gagá”[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
E vendo a empolgação da velharada ai, ta me dando vontade de jogar denovo, só que dessa vez, alguma versão traduzida!
hummmmmmm to pensando!!
Sabat[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Gosto não se discute, mas pra mim o VI é um dos mais fraquinhos FFs. Terminei do 1 ao X-2 passando por Tactics e Adventure. O IV é muito melhor, a história o desafio…o chefe final do VI é uma piada de tão fácil e aquela cara de palhaço não põe medo em ninguém…Até o V é bem melhor com as Jobs e tudo mais. Gosto é gosto eu sei, mas não vejo porque essa idolatração ao VI os outros são bem mais desafiadores e cativantes.
Daniel[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
“não vejo porque essa idolatração ao VI os outros são bem mais desafiadores e cativantes.”
A resposta você já deu: gosto não se discute. Para mim, é exatamente o contrário: o FFVI é mais desafiador e cativante. Só joguei parte do IV, não dá para avaliar bem. O V eu zerei, e honestamente, achei meio chatinho. Mas o VI foi um momento especial, eu fiquei doido com o jogo. Sem falar que as músicas… vou te contar, o Uematsu nunca mais vai fazer um negócio desse nível.
Orakio Rob, “O Gagá”[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Isso, sem spoiler por favor… uhauahuahua… 🙂
Valeu Cosmão!
Bons tempos que não voltam mais…
André "Caduco" Breder[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@Gagá
Hehehe, ae Gagá, deixa sua mãe ler isso, ficar matando aula pra jogar videogame…rs
Bom, quem nunca fez isso na vida, né?!
Se eu for somar o tempo que consigo dedicar ao Chrono, deve dar umas 6 horas por semana.
O jogo já faz até parte do meu dia a dia, estou jogando pelo PSP, então quando tenho um tempinho livre mando ver, o dia que eu terminar ele vai me dar uma baita depressão…rs
Bom pra vc, que agora está com o Dingoo também fica bem mais fácil jogar. Gagá, ouvi vc dizendo que o emulador do SNES no Dingoo não é muito bom, mas é algo que chega a tornar o jogo injogável?
@Sabat
Vou jogar a versão traduzida, mandei um email pro André pra ver se ele têm alguma rom que esteja 100% traduzida para o nosso querido português brasileiro, baixei algumas, mas tem alguns erros bizarros de acentuação e tradução…
Se ele tiver e puder postar aqui já ajuda.
Fecker[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Bom, não preciso ler os comentários dos outros pra saber que falam a mesma coisa que eu direi: REALMENTE, antes tarde do que nunca. Final Fantasy VI É um jogo que só pode ser comparado com Chrono Trigger no snes. A trama é densa, os personagens são carismáticos, até chorei jogando (e olha que sou machão que nunca chorou num filme, hehehehe).
Ótima escolha, deleite-se com essa obra prima da Square
Cassio[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Posso fazer uma sugestão (meio off-topic)?
Coloque Snatcher na sua fila de jogos, e também Policenauts (agora traduzido para inglês :). Não vai se arrepender. Quando terminei Snatcher fiquei o dia inteiro jogando, umas nove horas que não parei nem pra ir ao banheiro!
Cassio[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Respondi agora a pouco seu email, e infelizmente não poderei ajudá-lo. Estou jogando a rom em inglês mesmo, e não conheço nenhum local com uma rom traduzida que seja realmente confiável e que tenha sido traduzida da maneira correta.
Valeu pela sugestão, mas acho que não vou jogar o Snatcher… não posso mais ficar viciado em um game, ou a patroa vai brigar comigo… hehehehehhe… 🙂
André "Caduco" Breder[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@Cassio
Posso fazer uma confissão? Correu uma lágrima naquela cena… não, não posso contar agora! Espera o Caduco terminar o jogo.
@Fecker
Dá para jogar numa boa, Fecker. Mas por exemplo, eu adoro Castlevania IV. Quando jogo, noto algumas falhas na música, e não consigo jogar sabendo o que estou perdendo. Por outro lado, ontem dei uma partidinha de Dragon Quest V e tudo me pareceu ótimo. O emulador tá legalzinho. Você nota as falhas, mas dá para jogar. Mas isso no emulador do Dingux, o nativo do Dingoo é uma porcaria…
@Cassio
Eu enrolo pra caramba para jogar Snatcher, mas sei que um dia eu vou jogar… adoro tramas cyberpunk. Uma verdadeira pérola do gênero é “Shadowrun”, do SNES.
Orakio Rob, “O Gagá”[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@André
Eu vi cara, muito obrigado mesmo assim! =)
Bom, não sei se posso postar links de roms aqui, achei uma que o projeto está em 90% para PT-BR e 100% (dizem que está perfeita com acentos e tudo mais) só que é para PT-PT.
Qualquer coisa deem uma pesquisada no http://www.brgames.org
Fecker[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@Cassio
Policenauts e Snatcher são sensacionais. Sem sombra de dúvida excelentes em todos os aspectos.
Quanto ao FFVI, eu acho que ele tem a melhor história e drama de todos os Final Fantasies já criados. Bons personagens e tudo mais. Gostei muito do FFV também (a história é mais simples, mas adoro os personagens e o esquema de profissões – é o FF que mais joguei e salvei até hoje) e até do FFIV (pelos personagens somente). Só que aquela coisa, com a geração Playstation a série (não só ela, mas toda a tendência do mercado dos games) acabou caindo na tentação de oferecer tudo de mão beijada para o jogador; não me senti jogando FFVII ou FFVIII, por exemplo; me senti movendo um personagem, ficando irritado com batalhas aleatórias constantes e vendo umas cenas contarem a história. Por isso que acho que o filme Final Fantasy Advent Children é bom porque capturou bem a essência do jogo: não se admire com o que pode fazer e sim com o que vai assistir.
Mas volto a repetir, FFVI é o meu favorito. É o raro jogo em que personagens masculinos são bem delineados em seu passado e história (e não são só jovens adolescentes de cabelo espetado e comportamento antissocial). Cyan, Setzer, Locke e Shadow são os meus favoritos, com toda a certeza.
O Senil[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@Gagá
Ah tá, entendi. É, realmente parece que a cena em volta do Dingoo é grande, muita gente programando, isso é ótimo!
É demais essa mobilidade para jogar, hj eu posso dizer que se não fosse isso quase não conseguiria mais jogar videogame.
@Cassio
Tava vendo esse Snatcher no Youtube, me lembrou do Akira, gosto demais desses cenários e estilo de história.
Por favor galera, vamos parar com as indicações, a mão tá coçando já, eu preciso de um dia que tem umas 35 horas…rs
Fecker[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Eu considero esse o melhor final fantasy da série…
J.F. Souza[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Nunca fui até o fim em nenhum Final Fantasy, joguei um pouco de FFVI no passado, e fiquei com aqele gostinho de quero mais 🙁
Meu maior problema mesmo foi a falta de tempo para jogar,
Isso porque ainda nem casei, fico até temeroso com o meu futuro no mundo dos jogos. hsuahsuahsuah!!
Mas sou brazuca e não desisto nunca, e irei detonar FF ainda.
Cyber Woo[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Qual é aquele Final Fantasy que tem o cavaleiro negro?
Cavaleiro negro que viveu mistérios
Cavaleiro marginal banhado em ribeirão
Conheci as torres e os cemitérios
Conheci os homens e os seus velórios
Paisagem na Janela
Esse “VI” eu conheci pelo detonado da supergamepower. E Kefka é bem mais vilão que o clichê ambulante do Sephiroth.
Os outros da série eu não conheço.
Leandro Moraes[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
É o Final Fantasy IV (II na versão americana que foi lançada para o Super NES), e o nome do cavaleiro negro (Black Knight) é Cecil Harvey.
André "Caduco" Breder[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@O Senil
hahahaha, a gente sempre falava pra meu camarada que tava jogando FF8 na época: “e aí, vai assistir sua novelinha?”. Sem contar que o Squall é muito frouxo, fala a verdade! hahahahaha
Cassio[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@Fecker
Foi mal, foi mal, paro de indicar aqui, heheheh.
Cassio[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Isso ai não é um jogo, . . é um FILME !
Um dos melhores games que já joguei em minha vida ! E o mlehor da série Final Fantasy !
Sirlon Hayate[Citar este comentário] [Responder a este comentário]