Fala pessoal! Sou conhecido como Piga, e jogo videogames desde que me dou como gente. Frequento alguns blogs como o Retroplayers, o Gagá Games, a Gazeta de Algol e dois fóruns. Um deles a maioria aqui deve conhecer, é o Retrobits e o outro é o Playstation 3 Fórum, do qual sou moderador. Já fui colecionador, porém hoje em dia meu único console é um PS3, o restante eu emulo no PC.
Sempre achei importante nunca defender uma camisa e sempre apreciar o que cada sistema tem a oferecer. E agora cá estou integrando a grande equipe do patrão Orakio Rob, o Gagá, pra falar de um sistema que poucos tiveram a oportunidade de conhecer na sua plenitude no início da década de 90: o Neo Geo.
Para meu primeiro post sobre a plataforma Neo Geo e seus jogos, talvez fosse mais interessante dissertar sobre um jogo que é a “Top of Mind” da SNK-Playomore, ou seja, qualquer um da série The King of Fighters. Mas não. Escolho um que também é conhecido pela maioria dos gamers que viveram a era de ouro dos 16 bits, e que foi o motivo para eu querer um Neo Geo: Art of Fighting.
A tela de seleção. Apenas Robert e Ryo são selecionáveis.
A SNK lançou Art of Fighting em 1992 para os arcades MVS, um ano após a estréia arrebatadora do arcade Street Fighter II da Capcom (1990), e fez o que parecia impossível para a época: personagens gigantes. Essa era a primeira coisa que chamava a atenção. Tudo era grandioso, desde os níveis de detalhes dos cenários até o zoom quando os personagens mudavam de plano. Simplesmente de encher os olhos e a tela! E para a alegria daqueles que possuíam um Neo Geo AES, em 1993 estava disponível o cartuchão pelo precinho singelo de 350 dólares.
Foram implementadas algumas coisas inéditas até então num jogo de luta. Havia uma segunda barra de energia, e quanto mais cheia ela ficava, mais forte ficava seu ataque especial. Outra grande sacada da SNK foi tentar deixar o jogo mais “informal”. Usando como plano de fundo uma história pra lá de piegas, durante a luta podia-se provocar o adversário fazendo com que essa segunda barra de energia diminuísse, diminuindo o efeito dos golpes especiais do adversário. Mas se engana quem pensa que isso era privilégio do jogador: o computador também se utilizava desse artifício para minar suas chances de vitória.
Os personagens são enormes. Repare nos “amassados” na calça do Robert!
E falando da história, vamos a ela: a irmã de Ryo Sakazaki foi raptada, o que faz com que Ryo e seu amigo Robert Garcia varram a cidade em busca dela. Antes e depois de cada luta havia um diálogo que dava pistas aos heróis em torno do paradeiro da moça. Sendo sincero, a criatividade no quesito história passou longe. Posso citar um monte de jogos que usam isso como base (Final Fight, Double Dragon, Ghosts N’ Gobblins, Haunted Castle, Mario Bros., Donkey Kong e muitos outros têm uma donzela que precisa ser salva)!
O que acontece é que ao contrário de Street Fighter II, no qual se podia escolher entre oito personagens, em Art of Fighting somente dois eram jogáveis (Ryo e Robert). Para muitos na época, isso tirou um pouco o brilho do jogo, pois seu irmão mais velho por diferença de alguns poucos meses, Fatal Fury, tinha três personagens para jogar. O que muita gente não se deu conta foi que, devido à quantidade de sprites que se movimentavam na tela, principalmente os dos personagens (comparando grosseiramente, os do Art of Fighting eram bonecos da linha Falcon, enquanto os do Street Fighter II eram da linha Playmobil), provavelmente a equipe que trabalhou no jogo resolveu alocar mais memória para que o som e a jogabilidade excepcional do game ficassem à altura da parte gráfica.
Zoom out > Zoom in… simplesmente fantástico!
Temos que levar em conta também que o Neo Geo ainda engatinhava com os seus mais de um ano e poucos de vida. Nessa época, nem a SNK sonhava com o “Giga Power” que veríamos em jogos posteriores como The Kings of Fighters 2003, o último jogo da série baseado no hardware do Neo Geo. Vale a pena conhecer Art of Fighting!
art of fighting é muito legal… na epoca eu achava estranho só ter 2 personagens selecionaveis (e 3 no falatl fury) mas se eu parar pra pensar na minha epoca street fighter só era jogado por ken e vez ou outra por ryu o restante só estava lá “pra encher”…
maximuscesar[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Excelente artigo, Piga! Foi uma boa escolha pra começar a falar do Neo Geo. Art of Fighting foi um “colírio para os olhos” na época. Não tinha como não se impressionar com os lutadores ocupando toda a tela, o zoom, as vozes…e a jogabilidade é excelente tb.
Acho a história desse jogo legalzinha, já que poucos jogos de versus na época incluiam uma história além de ganhar o torneio. O que esse jogo peca na minha opinião é a semelhança dos lutadores com Street Fighter, o Ryo e o Robert eram praticamente o Ryu e o Ken da SNK.
Adinan[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Alou Piga! Bem vindo à família… Quando eu vi o Art of Fighting a primeira vez rodando num Neo Geo, eu tomei um susto por causa do tamanho das coisas, dos personagens e do cenário, tudo era diferente do que eu tinha visto até então, principalmente com Street Fighter (Se bem que cada game apresentou uma novidade espetacular, desde o Street Fighter, World Heroes, passando pelo MK e por aí vai), o controle do console também era uma surpresa, pois diferia completamente dos controles dos consoles caseiros da época (Perfeito pra jogar WH2Jet), mas era idêntico ao dos Arcades. Outra coisa interessante nesse jogo que eu consigo me lembrar agora era quando você derrotava a King com um Haoushoukouken e a blusa dela se rasgava e aparecia o sutiã dela, a galera da época ficava o tempo todo tentando fazer isso…
:-p
J.F. Souza[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Começou com o pé direito Piga (só espero que não seja canhoto, rs).
Art of Fighting é um dos meus preferidos no NEOGEO, esta primeira versão, na minha opinião, é a melhor das 3. Gosto do impacto das porradas, da jogabilidade “sequencial” (sempre é a mesma sequencia que se usa para derrotar um inimigo, não sei o por quê, mas acho isso legal). Curto os gráficos realísticos, as narrações entre as fases.
Eu já vi este game ser injustiçado em um monte de revistas especializadas, incluindo a IGN e a Gamespot. Eles colocam como ponto negativo a escolha de apenas 2 personagens, eu, por outro lado, não ligava para isso. Colocam também como contra a pouca quantidade de estágios, ah, mas Art of Fighting não enjoa nunca, será que “eles” não percebem? Já perdi as contas de quantas vezes já zerei este título.
Enfim, é um jogo que encaixa naqueles 10 minutinhos que faltam prá sair de casa, naquela volta do trabalho no ônibus, naquela sala de espera do dentista, etc.
Bem fico por aqui!! Abraço, bem vindo ao Gagá Games!
Sandro[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@maximuscesar
Eu quando jogava Street Fighter, ou usava o Ken, ou o Ryu, ou muito raramente o Guile. Por isso na época não me importei do Art Of Fighting ter apenas dois selecionaveis. Falow!
piga[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@Adinan
Realmente vc tem rezão nesse ponto. Apesar de eu achar a história batida, inovou por usá-la num jogo de luta que como vc mesmo disse, em jogo de luta a história é ganhar o torneio. Falow!
piga[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@J.F. Souza
Obrigado pelas boas vindas Souza!!! Realmente no Neo Geo tudo era grande. Lembro quando meu pai trouxe ele dos “states” ele ligou do aeroporto perguntando se podia jogar a caixa fora. Eu falei, “tu tá maluco???” Ele ficou pau da vida, pois teve que pagar taxa de bagagem extra, e além do mais, vc tem alguma noção do tamanho da caixa do Neo Geo Série ouro??? Pense: Dois controles arcades + o console + o cartucho + as miudezas! rssss….. Grande p/ baralho!!!!
piga[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@Sandro
Obrigado pelos elogios sandro. Não sou canhoto, rsss….
Dois pontos que a maioria das pessoas achava negativo nesse jogo são sempre esses: 1°) Ter só dois personagens selecionaveis. 2°) A sequencia da batalha é sempre a mesma. Se parar pra pesnsar, fica um pouco “mecânico”, porém toda a parte audiovisual e a jogabilidade abafa fácil esses “defeitos(?)”….. Falow!
piga[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Raios, Piga, por que diabos você não era meu vizinho nessa época? 🙂
Eu joguei muito Art of Fighting no SNES, porque mal tive contato com o NeoGeo e porque, como eu já disse em outras ocasiões, eu sempre fui totalmente prego nos fliperamas! Mas até que a versão de SNES era bacana, eu me diverti bastante com ela. Por incrível que pareça, nunca joguei a versão de NeoGeo. Pretendo corrigir esse erro em breve…
Orakio Rob, “O Gagá”[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Art of Fighting eu possuo o de SNES e o de MegaDrive (meu favorito), mas, nunca tive a oportunidade de ter o do NEO GEO (POR ENQUANTO, heheh)…
Até já fiz o cospla y do LEE PAI LONG que eu ainda uso em alguns eventos, e sessões de fotos, uhauhahuauh
DJ Yatta[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@DJ Yatta
Cadê as fotos? Estamos curiosos!
Orakio Rob, “O Gagá”[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Já te passei o link do emulador e das Roms. Não tem mais desculpa!!! kkkkk…
Piga[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@Orakio Rob, “O Gagá”
o original: http://i49.photobucket.com/albums/f271/henrikepoeta/382396-leepailong_ngbc_large.jpg
http://i49.photobucket.com/albums/f271/henrikepoeta/leepailong-ngbust.jpg
meu cosplay:
http://i49.photobucket.com/albums/f271/henrikepoeta/SDC12849.jpg
http://i49.photobucket.com/albums/f271/henrikepoeta/SDC12850.jpg
http://i49.photobucket.com/albums/f271/henrikepoeta/SDC12853.jpg
http://i49.photobucket.com/albums/f271/henrikepoeta/SDC12856.jpg
http://i49.photobucket.com/albums/f271/henrikepoeta/SDC12857.jpg
http://i49.photobucket.com/albums/f271/henrikepoeta/SDC12865.jpg
http://i49.photobucket.com/albums/f271/henrikepoeta/SDC12868.jpg
http://i49.photobucket.com/albums/f271/henrikepoeta/SDC12870.jpg
http://i49.photobucket.com/albums/f271/henrikepoeta/SDC12877.jpg
http://i49.photobucket.com/albums/f271/henrikepoeta/SDC12879.jpg
http://i49.photobucket.com/albums/f271/henrikepoeta/SDC12880.jpg
http://i49.photobucket.com/albums/f271/henrikepoeta/SDC12882.jpg
Acho que estas são as fotos mais legais do meu cosplay de LEE PAI LONG… fiz em 2005, mas, as fotos são de 2 semanas atrás, heeheh
DJ Yatta[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@DJ Yatta
Caramba, que maneiro! Dá um autógrafo 🙂
Orakio Rob, “O Gagá”[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Piga… que que é isso amigo…
Democracia…. manda o link do emu e das rons p todos…
Parabéns pelo post
Vaca Velha[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@Orakio Rob, “O Gagá”
Opa! Sem problemas, heheheh…
Estou com projeto de fazer mais cosplays de games antigos, porque, com certeza, assim que chegar meu Chroma Keyer aki em casa (o tecido especial,e tals), vou começar a fazer vídeos cômicos de crossovers de jogos antigos, heheh…
ainda pretendo fazer capacete de Alex Kidd um dia, heheh
DJ Yatta[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
As versões de SNES e de Mega Drive até parecem ser boas, mas só enquanto não se conhece a de NEOGEO. Nada se compara a jogar Art of Fighting na plataforma da SNK, a diferença é MUITO GRANDE, quase um estupro!
Sandro Vasconcelos[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Fala. Não sei se posso postar esse tipo de coisa aqui. Se o Gagá der sinal verde, eu disponibilizo o link do Emulador NeoRageX5.2a + o do Fullset Completo. Falow!!!
Piga[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@Piga
Link para emulador pode colocar, só não pode colocar para as ROMs.
Orakio Rob, “O Gagá”[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Antes de mais nada bem vindo a “tchurma” Sr. Piga.
Sobre o Art of Fighting, eu confesso que dentre os games de luta da SNK, esta franquia é a que menos me agrada. Sei muito bem de toda as inovações que o primeiro Art of Fighting trouxe para os jogos de luta, mas sou fã mesmo é das franquias Fatal Fury e Samurai Shodown, sendo que a versão arcade deste último eu até já fiz uma análise aqui no Gagá Games, e abaixo segue o link para quem quiser conferir:
http://www.gagagames.com.br/?p=4353
André Breder[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Pingback:Tweets that mention Gagá Games » Art of Fighting: você nunca tinha visto nada parecido! -- Topsy.com
Ótima Estréia.
Sou KOFista. Só joguei AOF no Snes e
era uma bela porcariazinha.
Tentei encarar os outros no MAME, mas
já estava estragado pelo rei dos lutadores.
Arrasa Nem!
GLStoque[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Bom, eu não acredito nem um pouco em coincidências! Quando finalmente terminei meu longo e exaustivo estágio pelo mundo das confecções, eis que vejo um novo integrante no Gagá Games! Eita lalá, seja bem vindo meu amigo ao gagá! Se o nosso grande lider escolheu você é por que tens realmente o dom para os jogos de Neo Geo (ao qual sonhei muito em meu tempo de moleque!). Adorei seu Primeiro artigo, excelente mesmo, do balacobaco! Art of Fighting é um clássico que merece ser jogado infinitas vezes seguidas!!! !! Espero ver muitos artigos seus por aqui, chapapa! Um grande abraço!
Kal "Bangagá"[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@Kal “Bangagá”
Eu também vou escrever sobre o NEOGEO e o Zx-Spectrum aqui, estou bem feliz em poder contribuir.
Sandro Vasconcelos[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
AoF é um jogo muito bom, cheguei a jogar os 3 do neo(emulados, heh) só que eu achei eles muito difíceis! ou eu que sou ruim hehe…
Ótimo post, eu sugiro falar de Last Blade e Magical Drop! meus favoritos do Neo Geo 😀
Tiago_Franck[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Considero Art Of Fighting meio que injustiçado, é pena que um jogo tão legal tenha rendido somente 3 episódios…Uma das coisas que acho mais legal no game é o fato dos personagens se parecerem mesmo com lutadores de rua (diferente de Street Fighter) lembra bastante aqueles filmes de porrada dos anos 80/90 produzidos nos EUA.
Eu só joguei a versão do Snes mesmo, e mesmo no console da Nintendo com menor potência o jogo era bem avançado, incluindo até o efeito de zoom.
A barrinha de força pros especiais também sempre me pareceu bastante lógica, afinal quanto mais você usa os golpes, mais ela diminui, o que é mais próximo da realidade ao contrário de outros games onde quanto mais você bate, mais acumula força para usar em um especial.
Mas é isso, parabéns pelo post de estréia, e espero poder ler mais resenhas sobre games do Neo Geo.
João do caminhão[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
a de NEO GEO com certeza não se compara, né… é a melhor delas! mas, se for comparar de SNES e de Mega, o do MegaDrive foi bem melhor mesmo! ^^”
Tenho a de sNES e a de MegaDrive, e um amigo está para me vender a versão do neo Geo, mas, preciso achar quem ainda tenha o aparelho, pois o que eu tinha se foi para sempre (não deixem seus aparelhos á vista quando tiver visitas de primos e primas com filhos… X.x)
DJ Yatta[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Eu agradeço de coração as boas vindas e espero atender suas espectativas. De todos os colaboradores aui vocês verão que eu sou o que tem menos talento, rsss…….
Piga[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Piga era conhecido antes como Mr. ROM!! KKK
Manda bala no neo geo Piga, boa sorte na nova casa XD
Sabat[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@Sabat
Valeu Sabat. Quanto ao Mr. Rom, acho que continuo sendo, ainda mais agora que estou com um HD de 1,5 Tb só pra emulador e jogos, ehehhehe!!! Abraços!!!
piga[Citar este comentário] [Responder a este comentário]